Gustavo, vou colocar aqui o meu desespero:
O objetivo é de apenas mostrar para todos o que estou passando com a Ford por causa do meu carro novo, que comprei 0 kilometro.
Não estou querendo com este site incentivar você em não comprar um carro da Ford, pois a decisão é sua e cada um faz o que quiser de sua vida. Estou querendo apenas alertar como um cliente Ford o sacrifício que você também poderá passar caso o seu carro apresente algum defeito.
Tentarei colocar de forma resumida tudo o que estou passando, pois se eu contar tudo daria para escrever um livro e talvez você não tenha tempo de ler tudo.
A Ford promete em seus comerciais que os seus carros são potentes e que fino acabamento, pois bem, estou enfrentando problemas justamente nos dois itens.
Quando comprei o meu Fiesta Sedan 1.6 ano 2011/2012 na Barrafor, o mesmo veio com diversos problemas de acabamento, onde até a luz do porta luvas veio caída, onde eu mesmo arrumei. Porém, alguns problemas maiores somente as autorizadas poderiam arrumar, pois o carro todo fazia diversos ruídos e a porta ficava batendo.
Depois de levar diversas vezes o carro na Barrafor, vários problemas de ruídos foram resolvidos, mas o principal, da porta, ainda não. Depois de eu ter me enchido com o problema eu mesmo reparei que a porta do motorista estava desnivelada e somente assim conseguiram corrigir o problema, mas isso teve um custo, dois adesivos do acabamento do carro e mais o meu insufilme foram rasgados.
Obriguei a Barrafor trocar e fizeram isso, mas de uma forma muito porta, pois os adesivos ficaram todos cheios de bolhas.
Ainda neste tempo enquanto brigava por ter uma qualidade no acabamento do meu Fiesta, um problema muito mais grave apareceu, comecei a sentir que o motor estava perdendo desempenho, tanto com o ar-condicionado ligado, quanto desligado.
De todas as vezes que eu mostrei este problema para a Barrafor, ela sempre se recusou em verificar o problema de forma decente, ou seja, dar uma volta com o carro na rua, tentar alcançar velocidades maiores.
Desde o início de tudo, eu sempre fiquei mantendo contato com o atendimento 0800 da Ford, mas também não tive muito sucesso, pois sempre falavam que iriam acompanhar o caso e que no outro dia dariam um retorno, coisa que depois de dezenas de ligações, nunca sequer retornaram a promessa de que manteriam contato comigo, ou seja, fui totalmente abandonado pelo atendimento 0800 da Ford.
Muito bem, reclamei mais algumas vezes do motor e agora dos adesivos que tentaram trocar de novo, mas mais uma vez foi muito mal colocado e não aceitei. Novamente liguei para o 0800 da Ford para mostrar o meu descontentamento com a Barrafor e então indicou outra autorizada, a Bracom Veículos.
Levei o carro para verificarem o motor, alguns problemas de acabamento e também os adesivos que foram rasgados pela Barrafor. Ligaram o meu carro e imediatamente informaram que não havia nada de errado com o motor, o que já me deixou muito chateado, pois mais uma autorizada não queria dar atenção para o problema que eu estava enfrentando. Além disso, ainda disseram que não poderiam trocar os adesivos, pois os mesmos foram estragados pela Barrafor, sendo assim, depois de horas de negociação entre eu e as duas autorizadas, a Bracom ficou responsável por trocar os adesivos e a Barrafor acertaria com eles, mas o motor que eu mais precisava de atenção, não quiseram verificar.
Alguns dias depois, o motor começou a perder ainda mais o desempenho, mas de forma alternada. Muitas vezes ele está bom e algumas vezes ele está ruim, mas o pior de tudo, é que ele começou a fazer um barulho como se estivesse arrastando uma corrente. Descobri que este barulho era batida de pino e levei novamente o carro na Bracom e disseram que isso era característico do carro e que o problema era que eu estava usando gasolina. Pois bem, se o carro é flex o motor apresenta problema por estar utilizando gasolina? Estranho, não?
Recomendaram então eu sempre encher o tanque e colocar pelo menos 5 litros de álcool. Fiz isso 5 vezes e o barulho da batida de pino era cada vez maior e o carro ainda alternava entre momentos em que motor tinha um desempenho razoável e desempenho ruim.
Levei novamente o carro na Bracom e novamente o gerente dos mecânicos disse que o carro estava como motor perfeito e que não havia ouvido barulho algum. Sinceramente me irritei e pedi para que o gerente da autorizada desse uma volta comigo e logo ao dar uma arrancada ele comentou que o carro estava bom por ser 1.0 e assim alertei que o carro era 1.6. Ele achou muito estranho e enquanto estávamos dando uma volta ele ouviu o barulho de batida de pino bastante forte.
Dessa forma, deixei o carro novamente com eles e dessa vez resolveram dar mais atenção. O motor que até então insistiam em não ter nada, foi necessário trocar de cabeçote para que o barulho parasse. Enfim, se você tem um Fiesta e que esse barulho também acontece, ele não é normal e sim porque o motor realmente tem problemas.
De fato o barulho parou completamente, mas o principal, que é a perda de desempenho em diversos momentos, não.
Essa perda de desempenho aleatória está deixando o carro perigoso, pois já três vezes quase me envolvi em acidente pelo fato de eu dar uma arranca de simplesmente o carro dar uma parada como se tivesse alguma coisa prendendo e o mesmo andar bem de vagar, quase como se estivesse andando em falso.
Novamente levei o carro para verificarem e novamente disseram que estava tudo bom e que o carro não tinha nada. Acho que a Ford está esperando que um grave acidente aconteça para poderem tomar alguma ação.
O carro perde tanto desempenho, que muitas vezes em uma pista plana como a da Av. Salvador Allende o carro sofre para se manter nos 80 km/h e nas pequenas subidas da Linha Amarela, manter 80 ou chegar aos 100 km/h é quase impossível, o que não é aceitável para um carro motor 1.6.
Em todos os momentos, o 0800 da Ford foi avisado, foram abertos chamados e em todas as vezes negligenciaram tudo, deixando eu, um consumidor na mão, onde simplesmente não estão se importando de forma alguma com o problema.
Para piorar a situação, estive pensando em entrar na justiça não para tentar alguma indenização ou trocar de carro e sim somente para solicitar um pouco mais de atenção com o problema do meu carro e levar a sério de que ele está perigoso. Não quero absolutamente nada além da resolução do problema, mas mesmo assim a resposta do 0800 foi de que não poderiam fazer nada por mim.
Sendo assim, você interessado em um Ford, não estou dizendo para que não compre um carro desta marca e sim apenas pense que qualquer problema que você tiver com o seu veículo, você ficará na mão e muito difícil você terá o problema solucionado.