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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Rodas de liga ou de aço! Tire suas dúvidas!

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    Diogo XsharkX
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    Rodas de liga ou de aço! Tire suas dúvidas! Empty Rodas de liga ou de aço! Tire suas dúvidas!

    Mensagem por Diogo XsharkX 3/2/2012, 17:26

    Concessionárias e lojas de acessórios concordam: as rodas de liga leve são o segundo acessório mais cobiçado, perdendo apenas para o rádio. E não são raros aqueles que fazem questão de andar sempre com os “calçados da moda”, trocando as rodas até três vezes em um único ano. No outro extremo, há gente que pensa diferente e não abre mão de uma das duplas mais tradicionais da indústria automotiva: a roda de aço com calota. Ao contrário do que se pensa, a diferença entre os modelos de aço e de liga leve não está na resistência, mas em três pontos principais: peso, estética e custo. Conheça oito mitos e verdades sobre rodas.

    1 A roda de aço é mais resistente?
    São equivalentes. No desenvolvimento de um carro, a escolha das rodas leva em consideração uma série de fatores. “Além do efeito visual que elas causam no conjunto, as rodas são peças móveis submetidas às mais variadas e severas condições, principalmente em países como o Brasil, com ruas e estradas tão esburacadas”, diz Klaus Mello, engenheiro responsável pelo desenvolvimento de novos produtos da Ford. Assim, não importa se a roda utilizada será de aço estampado ou de liga: elas passam pelos mesmos testes. Choque térmico, resistência a agentes químicos e salinidade são as provas mais leves. Dureza mesmo é o teste de impacto: deve-se subir, bater e ralar em guias e cair em buracos em diversas combinações de velocidade, ângulo e calibragem.

    2 A roda de liga melhora o desempenho do carro?
    Achar que seu carro vai acelerar e parar muito mais rápido porque você trocou as rodas originais de aço por um belo conjunto de liga é um engano: a melhora é imperceptível em carros “normais”, como afirma César Urnhani, piloto de testes da Pirelli:“Pouco modelos têm rodas construídas com ligas nobres a ponto de apresentar uma redução significativa de peso. Essas ligas são caras, ficando restritas a exemplares de alto luxo ou esportivos de marcas como BMW e Ferrari, por exemplo. Para carros de competição, as ligas podem ser ainda mais ‘aliviadas’, favorecendo acelerações, retomadas e frenagens”. Por mais que um carro de passeio não vá andar mais, a opção por rodas de liga oferece outra vantagem, como explica Klaus: “As rodas fazem parte do que chamamos de massa não suspensa, ou seja, que não se encontra apoiada na suspensão. Na prática, é correto dizer que rodas mais leves submetem a suspensão a um esforço menor. E isso a longo prazo faz diferença”. Por um tempo prolongado, os freios também agradecem a opção por uma massa girante aliviada. Mas novamente: em rodas de liga comuns, essa diferença na prática vai ser bem pequena.

    3 Roda de liga é mais leve?
    Na balança, a roda de liga leva vantagem sobre a de aço: é, em média, 15% mais leve. Porém essa diferença pode chegar a 50% no caso de modelos maiores utilizados em supercarros ou bólidos de competição. A relação entre peso e preço é evidente: uma italiana OZ aro 18 pesa cerca de 7 kg e custa 2500 reais, enquanto uma nacional TSW do mesmo aro pesa 12 kg e sai por 1 100 reais – cada uma. Achou um exagero? Na concessionária Mercedes, uma roda original do jipão ML AMG (aro 21) custa 8 200 reais.

    4 Por que as rodas de aço não podem ser bonitas?
    Outra vantagem da roda de liga está no desenho. Por ser fundida – processo pelo qual o metal é aquecido para se tornar líquido e então ser despejado em um molde –, ela permite mais criatividade no visual que as de aço, criadas a partir de uma chapa prensada. Para obterem o mesmo nível de resistência que uma roda de aço, a face das rodas de liga é mais espessa. É aí que está o pulo do gato: ainda que com faces mais “volumosas”, elas conseguem ser mais leves.

    5 Elas valorizam o carro na revenda?
    Roberto Francki, dono da rede de lojas Colonial, diz: “Um modelo de liga custa pelo menos o dobro do que um similar de aço. Ainda assim, vale a pena pelo efeito visual. O design é um dos fatores determinantes na compra de um carro”. Se você tem um carro zero e pretende comprar rodas fora de uma concessionária, cuidado: a maioria das fábricas alerta que não há como manter a garantia nesse caso, já que o componente é capaz de alterar a dinâmica do veículo mesmo respeitando-se todas as medidas originais. Algumas concessionárias consultadas, porém, disseram que nem relatam o tipo de roda que há em um carro ao solicitar peças em garantia para a fábrica. Ou seja, na prática não se sabe de alguém que tenha perdido a garantia por isso, mas não custa ficar atento. Independentemente de onde tenha comprado as rodas, saiba que o valor investido não altera o valor na hora da revenda – são, no máximo, um chamariz de potenciais compradores. Um jogo de aro 14 na concessionária gira em torno de 1 500 reais, enquanto numa loja independente fica nos 900 reais – de quebra, há um catálogo quase infinito de modelos.

    6 Pode-se consertar roda de liga?
    Rodas de liga também têm maior tolerância a reparos, de acordo com Francki: “Desde que a mão-de-obra seja especializada e os materiais e equipamentos empregados sejam de ponta, não há problema”, afirma. Mas o especialista faz questão de alertar: “Antes de iniciar o reparo, é preciso submeter a peça avariada a uma série de medições a fim de verificar se o dano não empenou sua zona de contato, região central por onde passam os parafusos. Em seguida, é feito um exame de ultrassonografia para caçar eventuais fissuras. Somente se aprovada nesses dois passos a roda é liberada para conserto”. Quanto ao reparo de uma roda de aço, Roberto é direto: “O custo de uma peça nova é tão baixo que raramente compensa”. Uma roda de aço aro 13 custa cerca de 130 reais.

    7 Roda de liga estraga mais fácil?
    Apesar de ser tão resistente a impactos quanto a roda de aço, a de liga é mais frágil quanto a danos superficiais. A mesma raladinha na guia que deixa um arranhão na primeira provoca profundas cicatrizes na segunda. Mas, como já foi dito, as rodas de aço geralmente são acompanhadas de calotas que, aliás, riscam com ainda mais facilidade que as rodas de liga leve.

    8 Como fazer para a roda durar mais?
    No balanceamento, a regra é clara: na roda de aço, os pesos devem ser fixados por pressão na borda do aro. Na de liga, por questão estética, deve-se usar os chumbos tipo pastilha auto-adesiva, colados no aro. É preciso limpar bem a área para evitar que saiam na primeira lavagem. Se utilizar qualquer tipo de solvente para retirar sujeira impregnada, faça isso com as rodas fora do carro, evitando danos aos componentes de suspensão e freios. Ainda assim, é importante enxaguar bastante para evitar manchas. Ao trocar um pneu furado, nada de subir na chave de roda para apertar um parafuso: utilize apenas as mãos.
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    Mensagem por w0rd 3/2/2012, 20:29

    TSW aro 18 por 1100 reais?

    Onde fica a loja desse cara?
    Eu cotei umas 14 pra substituir as de ferro e sairam em média 1100~1200 reais.
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    Mensagem por Hugo Sena 4/2/2012, 00:07

    Sai por 1100 cada uma.......
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    Mensagem por w0rd 5/2/2012, 16:08

    Hugo escreveu:Sai por 1100 cada uma.......

    Realmente.
    Muito ingênuo meu comentário.
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    Mensagem por Hugo Sena 5/2/2012, 17:25

    w0rd escreveu:
    Hugo escreveu:Sai por 1100 cada uma.......

    Realmente.
    Muito ingênuo meu comentário.

    Q nada...todos nós nos enganamos...e já q mora no Rj,to vendendo minhas rodas 17..se interessar...1500 reais..só precisa desempená-las...
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    Mensagem por w0rd 5/2/2012, 17:45

    Hugo escreveu:
    w0rd escreveu:
    Hugo escreveu:Sai por 1100 cada uma.......

    Realmente.
    Muito ingênuo meu comentário.

    Q nada...todos nós nos enganamos...e já q mora no Rj,to vendendo minhas rodas 17..se interessar...1500 reais..só precisa desempená-las...
    Na verdade eu queria comprar as suas rodas 14". Aquela que você colocou na foto da sua garagem quando o carro furou o pneu.
    Não tem como andar de 17 nessas ruas cheias de buraco.
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    Mensagem por Hugo Sena 5/2/2012, 17:51

    As 14"(inclusive tenho o estepe de liga tb) não posso vender pois é com elas q meu carro vai...
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    Mensagem por w0rd 5/2/2012, 17:57

    Vai vende-lo?
    Eu gostaria de comprar essas rodas, se você puder me indicar algum lugar no RJ que eu as encontre, eu agradeço.

    No Salim eles não tem, só se eu ficar monitorando até alguém ir lá trocá-las por alguma roda maior e dar como pagamento.
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    Mensagem por Hugo Sena 5/2/2012, 17:59

    Cara,as minhas já vieram no carro,eu tive a sorte de arrumar o estepe de liga num borracheiro q o cara deixou a roda pra consertar e não foi buscar..aí eu arrematei..tive sorte..se por um acaso eu for vender meu carro com as 17 eu faço negócio com vc nas 14".
    Grande abço.

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