Ida e volta pra Campinas no Domingo, 16km/l, indicador de temperatura quase no mínimo, show de bola, 110/120Km/h pela Bandeirantes. Ótimo né e olha que na ida tinham 4 adultos (dois cavalões) dentro! Show de bola. Fui dormir á noite super contente com o meu Matusalém Prateado, rss.
Hoje cedo (Segunda) vou trabalhar e não é que após 3km rodados o indicador de temperatura estava na metade do curso!!! Como se eu checara tudo na véspera e todo o sistema estava OK?
Abri o capo e não é que faltava água no reservatório do sistema de arrefecimento! Peguei a garrafinha de mineral que sempre tenho no carro (pra eventuais congestionamentos, quando bate a sede) e despejei no reservatório e toquei o Matusa de novo, demorou um minuto começou a indicar aquecimento evoluindo, resolvi tocar bem na maciota até o serviço e lá veria melhor!.
Estaciono, deixo pra hora do almoço, ai o motor estaria frio e ficaria mais fácil e seguro encostar nas mangueiras, etc.
Percebi que logo ao adicionar água (destilada. antes coloquei a mineral porque era a única que dispunha no momento. Observar que o correto é usar água desmineralizada e o aditivo na proporção correta) vazava imediatamente sob o motor do carro e olha que ele nem estava ligado.
Levo pro mecânico mais próximo (não muito limpinho, mas felizmente de confiança)e o diagnóstico foi "vazamento pelo selo do motor que fica entre o motor e o câmbio"
É que quando o fabricante faz o bloco do motor as máquinas precisam acessar o bloco por um orifício no centro do bloco, que é fechado depois por uma tampinha (o tal selo) parecido com uma tampinha de lata de fermento.
Este bendito selo custa super barato ( até uns R$ 5,00 dependendo do carro), mas para acessar o local onde ele está e substitui-lo tem que se desacoplar o câmbio do motor preço da mão de obra R$ 300,00.
Fazer o que !!! Recomendo a todos sempre utilizarem água aditivada e na proporção correta, no sistema de arrefecimento, para não ficarem na mão!
Mas estou contente, apesar de tudo, pois o Matusa me levou pra passear na boa e deixou pra dar mancada num momento que foi fácil providenciar solução.
Abraço a todos do FFC.
Hoje cedo (Segunda) vou trabalhar e não é que após 3km rodados o indicador de temperatura estava na metade do curso!!! Como se eu checara tudo na véspera e todo o sistema estava OK?
Abri o capo e não é que faltava água no reservatório do sistema de arrefecimento! Peguei a garrafinha de mineral que sempre tenho no carro (pra eventuais congestionamentos, quando bate a sede) e despejei no reservatório e toquei o Matusa de novo, demorou um minuto começou a indicar aquecimento evoluindo, resolvi tocar bem na maciota até o serviço e lá veria melhor!.
Estaciono, deixo pra hora do almoço, ai o motor estaria frio e ficaria mais fácil e seguro encostar nas mangueiras, etc.
Percebi que logo ao adicionar água (destilada. antes coloquei a mineral porque era a única que dispunha no momento. Observar que o correto é usar água desmineralizada e o aditivo na proporção correta) vazava imediatamente sob o motor do carro e olha que ele nem estava ligado.
Levo pro mecânico mais próximo (não muito limpinho, mas felizmente de confiança)e o diagnóstico foi "vazamento pelo selo do motor que fica entre o motor e o câmbio"
É que quando o fabricante faz o bloco do motor as máquinas precisam acessar o bloco por um orifício no centro do bloco, que é fechado depois por uma tampinha (o tal selo) parecido com uma tampinha de lata de fermento.
Este bendito selo custa super barato ( até uns R$ 5,00 dependendo do carro), mas para acessar o local onde ele está e substitui-lo tem que se desacoplar o câmbio do motor preço da mão de obra R$ 300,00.
Fazer o que !!! Recomendo a todos sempre utilizarem água aditivada e na proporção correta, no sistema de arrefecimento, para não ficarem na mão!
Mas estou contente, apesar de tudo, pois o Matusa me levou pra passear na boa e deixou pra dar mancada num momento que foi fácil providenciar solução.
Abraço a todos do FFC.