Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+14
Francisco Vasconcelos
brunovilelafranco
Teles
Marcell_RJ
fwporto
clusterinformatica
m4fioso
tomazsena
murrox.03
Roberson
Florisval
aguilar
Ithallo Tanabe
Oscar Sousa
18 participantes

    Ventoinha disparando com o motor frio

    Oscar Sousa
    Oscar Sousa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 26/11/2011
    Localização : Salvador BA

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Oscar Sousa 25/2/2012, 18:56

    Saudações a todos.

    Toda vez que ligo o a/c a ventoinha está disparando na velocidade máxima, desligando cerca de 5 segundos depois, voltando a disparar depois de uns 20 segundos, e assim sucessivamente, mesmo com o motor estando frio. Já me informaram que é normal a ventoinha ligar quando o a/c é acionado, mas acontece que antes isso não ocorria.

    Alguém já teve esse problema ou sabe o que pode estar causando?

    avatar
    Ithallo Tanabe
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2178
    Data de inscrição : 08/06/2011
    Idade : 39
    Localização : Maceió/AL

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Ithallo Tanabe 25/2/2012, 19:00

    Com o A/C ligado é normal, mas não sei te informar quanto a frequência!
    aguilar
    aguilar
    Charles Bronson Style
    Charles Bronson Style


    Mensagens : 988
    Data de inscrição : 17/07/2011
    Idade : 37
    Localização : londrina - pr

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por aguilar 25/2/2012, 19:59

    tbm tenho observado isso no meu carro. o mecanico falou o seguinte
    quando vc liga o ar, a ventoinha já liga junto (SEMPRE)... mais se por algum motivo, geralmente em dias muito quentes, a pressão do gas dentro da tubulação passar de um determinado valor que eu não lembro (acho que 220 BAR) aí a ventoinha vai para a segunda velocidade, por motivo de segurança. isso num quer dizer que a agua do seu radiador está muito quente.
    muito raramente essa pressão pode estar subindo devido a algum problema do sistema do ar condicionado, mais em dias muito quentes isso é extremamente normal.

    isso tudo segundo o mecanico....
    Oscar Sousa
    Oscar Sousa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 26/11/2011
    Localização : Salvador BA

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Oscar Sousa 26/2/2012, 11:57

    Valeu pelas respostas, procarioto e aguilar.

    Vocês acham então que pode ser que a primeira velocidade da ventoinha não está funcionando e por isso já liga direto na segunda, que é mais barulhenta? Tou achando que pode ser isso.
    avatar
    Florisval
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/01/2012
    Localização : Salvador /ba

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Florisval 28/2/2012, 11:57

    O meu é um fista 1,6 2011/2011 e tb acontece isso, porém, o barulho é absurso, já tive outros carros, de outras marcas e nenhum apresentou esta característica com o motor frio e com ar ligado, alías, nem com o motor quente e com ar ligado apresentou esta intermitencia da ventoinha.
    O grande problema é que nos primeiros meses de uso não apresentou esta caracteristica, só depois dos 8 meses que pode ser notada.
    Roberson
    Roberson
    CFC Auto-Escola
    CFC Auto-Escola


    Mensagens : 268
    Data de inscrição : 18/08/2011
    Idade : 43
    Localização : Curitiba/PR

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Roberson 28/2/2012, 12:02

    tbm estou com esse problema quando ligo o ac, a ventoinha liga quase q direto e faz o maior barulho, parece q vai decolar, e as vezes cai a rotação e volta do nada.....
    Oscar Sousa
    Oscar Sousa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 27
    Data de inscrição : 26/11/2011
    Localização : Salvador BA

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Oscar Sousa 28/2/2012, 19:10

    Galera, levei o carro na autoelétrica e o problema, como desconfiei, era na primeira velocidade da ventoinha, que não estava funcionando.

    O mecânico, um cara competente, trocou uma resistência do eletroventilador (ventoinha) e ficou filé. Agora voltou ao normal. Quando ligo o a/c a ventoinha liga, mas na 1ª velocidade, sem aquele barulhão. Recomendo aos colegas que estão com o mesmo problema que levem suas máquinas à oficina para resolverem logo esse problema, pois pode chegar ao ponto de a ventoinha parar de funcionar totalmente e prejudicar partes importantes do motor.

    Valor do serviço:
    - resistência do eletroventilador: R$ 65
    - mão de obra (incluindo outros serviços que fiz): R$ 40

    murrox.03
    murrox.03
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 05/11/2011
    Idade : 34
    Localização : Pirassununga

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por murrox.03 2/3/2012, 15:21

    Ae galera o meu foi igual do Oscar, levei na auto-elétrica e o cara trocou a resistência. Ficou show de bola, o valor ao certo eu não lembro por que tive que trocar a valvula termostática. Mais tudo fico R$400 e pouco!
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por tomazsena 2/3/2012, 15:31

    é isso mesmo. O supercharger que tive tinha esse problema. So ligava na velocidade 2 direto.

    Era problema na resitencia e problema tambem na valvula termostatica.
    murrox.03
    murrox.03
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 38
    Data de inscrição : 05/11/2011
    Idade : 34
    Localização : Pirassununga

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por murrox.03 2/3/2012, 15:35

    Entao, quando eu peguei o meu ele só ligava na 2º velocidade. Levei em uma auto-eletrica e o cara disse que era normal e que carros nacionais só tem uma velocidade( que burrice do cara), depois levei na especializada BOSCH aí o cara falo que com ar-condicionado elas tem duas velocidades, foi onde ele viu que a resistência tava queimada!
    avatar
    m4fioso
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 25/02/2012
    Localização : ceara

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por m4fioso 4/3/2012, 00:36

    estava com esse mesmo problema semana passada, acionava direto na velocidade 2 e ficava acionando de 10 em 10 segundos com o ar ligado. fui num eletricista, resultado a tomada ou conetor do ventilador tinha dado um curto e queimou literalmente....
    avatar
    clusterinformatica
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 08/03/2012
    Localização : santa catarina

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por clusterinformatica 8/3/2012, 16:00

    ola, tive esse problema no meu fiesta 2011 e fui ate a autorizada onde comprei o carro e me disseram que era a bonda do ar condicionado travado
    ou seja meu carro ficou parado por 5 dias ate a troca da peca
    fwporto
    fwporto
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 6
    Data de inscrição : 10/12/2011
    Idade : 45
    Localização : Bahia

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Ventoinha disparando a cada 20 seg problema resolvido.

    Mensagem por fwporto 1/7/2012, 12:42

    Bom dia galera.
    Meu Fiesta 2008 com 45.000 Km apresentou o seguinte defeito , bastava ligar o ar e já disparava a ventoinha na velocidade 2 que é aquele barulhão então eu deixava sempre o ar desligado só que um dia ele ficou com a ventoinha na velocidade 2 ligado com o ar desligado e não parava mais, ficou travado na alta era insuportável , dai levei num elétrico que condenou uma válvula que fica próximo ao protetor do Carter junto a um tubo de aluminum que vai para o ar e o radiador , coincidentemente ele trocou a válvula e por alguns dias ficou bom , depois de uma semana voltou o problema ,então pensei não era aquela peça que estava com defeito , levei num outro elétrico e ele fez uma limpeza nas válvulas inclusive a válvula nova e pronto na mesma hora a ventoinha começou a disparar a velocidade 1 toda vez que ligo o ar e depois de um bom tempo quero dizer uns 20 minutos é que liga a ventoinha velocidade 2 que demora uns 20 seg ligada e depois só com mais 20 min é que vai disparar de novo o que é mais que sensato e normal , não faz sentido uma ventoinha que dispara a cada 20 seg , isso acontecia porque a velocidade 1 estava parada travada então o sistema elétrico precisava resfriar com urgência e ligava toda hora a velocidade 2.
    Conclusão elétrico 1 foi um burro e me fez gastar R$ 50.00 isso porque comprei dele a peça, pois na autorizada custava R$ 470,00
    Elétrico 2 foi sensato e fez primeiro a limpeza dos componentes elétricos e o que parece que resolveu gastei R$ 20.00 mão de obra.
    Ventoinha disparando com o motor frio Img0970uc
    avatar
    Marcell_RJ
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 23/07/2012
    Localização : Rio de Janeiro

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Marcell_RJ 28/7/2012, 14:19

    Com o ar-condicionado é absolutamente normal isso acontecer... Aliás em todos os carros....
    avatar
    Teles
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 25/09/2012
    Localização : SP

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Ventoinha x Ar condicionado

    Mensagem por Teles 25/9/2012, 19:02

    Tenho um 2008/2009. Está disparando a ventoinha a cada 10 segundos. Alguém pode me dizer onde fica este sensor para eu tentar fazer a limpeza? ou será que realmente é a tal resistencia da ventoinha?
    Muito Obrigado.
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por tomazsena 6/10/2012, 00:17

    tenho um ka 2010, No meu caso o motor estava frio e quando dava partida a ventuinha disparava na velocidade 2 . Me falaram que era o sensor de temperatura que fica ao lado esquerdo do motor . troquei a peça e continuou o problema, liguei na concesionária e o eletricista me falou que 90% desses casos é o sensor de pressão do ar cond. que fica ao lado direito do motor na parte de baixo ( plug que vai no cano de aluminio ) levei em uma loja que trab. com ar cond. e era exatamente essa passa que estava com defeito. Troquei a pç e funcionou normalmente. a pç na concessionária é +- 220 reais e nas loja especializadas em torno de 80 reis (o preço que paguei em Goiânia ) Espero ter ajudado.


    Membro:
    FabioBento
    avatar
    brunovilelafranco
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 29/12/2011
    Localização : Uberlandia

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por brunovilelafranco 6/5/2013, 08:14

    Ontem numa viagem a ventoinha travou na fase 2 e não desligou, mesmo com o ar condicionado desligado ela ficou a viagem inteira ligada, em movimento não escuta o barulho, mas quando esta parado o barulho é alto.
    Mas quando ela estava normal e com o ar ligado ela dispara a cada 10 ou 20 segundos, normal.
    Agora não é normal ela ficar ligada o tempo todo.
    Vou legar na consercionaria para verificar o que pode ter acontecido
    avatar
    Francisco Vasconcelos
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 07/03/2013
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Francisco Vasconcelos 13/8/2013, 11:27

    O meu 2008 1.6 8v esta disparando a ventoinha na velocidade 1 a cada 1 minuto com o motor quente, sem ligar o a/c é normal.

    obrigado
    alysson27
    alysson27
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 32
    Data de inscrição : 14/08/2012
    Localização : Imperatriz

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por alysson27 10/9/2013, 00:13

    Eu estava com esse mesmo problema, a solução foi trocar o sensor de temperatura..tudo voltou ao normal.


    Ventoinha disparando com o motor frio Vnb6

    avatar
    phabioandre
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 11/08/2014
    Idade : 43
    Localização : Recife

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por phabioandre 22/11/2014, 13:26

    Tenho um fiesta rocam 2012/2013 50.000km que aprensentou o mesmo problema. Quando ligava o ar-condicionado, a ventoinha do radiador ligava e parecia uma turbina de avião por conta do barulho. Passava alguns segundos ligado e depois desligava, ficando nesse ciclo o tempo todo.
    Durante a última revisão, falei com o mecânico sobre isso e ele insistiu que era, que vários carros da ford chegavam na oficina com esse comportamento. Insisti que quando o carro era novo ele não fazia esse barulho e expliquei a ele sobre esse resistor que falaram aqui nesse tópico. Meio contrariado ele foi investigar e voltou com um resistor novo na mão, trocando o que estava no carro. Ao ligar, ele se comprotou do mesmo modo. Triste contrariado, pedi para ele recolocar o que estava no carro e fechar para eu ir para casa. Depois disso ele foi atender outra pessoa, paguei a conta e fui embora.
    Contudo, no caminho pra casa, percebi que o barulhão tinha sumido, mesmo com o ar ligado. Ao chegar em casa, mantive o motor ligar (junto com o ar condicionado) e levantei o capô. Para minha surpresa, o ventilador estava rodando como deveria, numa velocidade menor, sem fazer o barulhão!
    Minha conclusão foi que devia haver algum mal contato ou coisa assim que quando ele recolocou a resistência no lugar, sumiu. Só não sei explicar o motivo de não ter funcionado com a resistência nova, mas não duvidaria de ter sido por conta da má vontade do mecânico...
    azevedo.flavio
    azevedo.flavio
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 20/03/2015
    Idade : 45
    Localização : Rio de Janeiro

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Resolvido

    Mensagem por azevedo.flavio 20/3/2015, 21:38

    Lendo os comentários do tópico me dei conta do defeito que meu carro apresentava.
    Ha uma semana convivo com esse barulho infernal. No GNV o giro ia para quase 500.
    Fui ao eletricista e ele notou que uma ponta do terminal estava escura e a parte de encaixe estava toda arregaçada. Ele fez uma limpeza e deu uma pressão maior no encaixe e o carro voltou a funcionar o primeiro estágio da ventoinha.
    ilya.uisla
    ilya.uisla
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 03/08/2015
    Idade : 43
    Localização : São Paulo

    Ventoinha disparando com o motor frio Empty VENTONHIA DISPARANDO QUANDO COLOCO GASOLINA

    Mensagem por ilya.uisla 3/8/2015, 08:41

    [quote="Oscar Sousa"]Galera, levei o carro na autoelétrica e o problema, como desconfiei, era na primeira velocidade da ventoinha, que não estava funcionando.

    O mecânico, um cara competente, trocou uma resistência do eletroventilador (ventoinha) e ficou filé. Agora voltou ao normal. Quando ligo o a/c a ventoinha liga, mas na 1ª velocidade, sem aquele barulhão. Recomendo aos colegas que estão com o mesmo problema que levem suas máquinas à oficina para resolverem logo esse problema, pois pode chegar ao ponto de a ventoinha parar de funcionar totalmente e prejudicar partes importantes do motor.

    Valor do serviço:
    - resistência do eletroventilador: R$ 65
    - mão de obra (incluindo outros serviços que fiz): R$ 40

    [/quote

    Pessoal preciso saber se é normal , notei que quando abasteço com alcool o ventonhia funciona menos, agora quando coloco gasolina, liga a todo momento e demora para desligar, alguém sabe me dizer se é normal?

    Conteúdo patrocinado


    Ventoinha disparando com o motor frio Empty Re: Ventoinha disparando com o motor frio

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 11:17