por Alexandre França 8/11/2012, 23:25
Não recomendo colocar ar, experiencia própria. Eu tinha um MK6, sem ar. Morava no Rio de janeiro; e no Rio vira e mexe tem um clima bem ameno e não precisava do ar, só que quando era verão lá em Bangú, o bixo pegava, mas não era 365 dias do ano não. Aí a empresa que trabalho me transferiu pra Belem-PA. Cara! Muito quente e úmido pácas!!Lá chove todo dia, sempre no mesmo horário (14:30 e 16:30, religiosamente). E precisei de um carro com ar. Como a grana tava curta pra trocar, optei em comprar um ar original (valeo), kit completo (comprei em sampa, custou 1900 reais mais 240 de frete; instalação em Belém: 350 reais) e mandei instalar! Show de bola, gelava que era uma beleza. Mas começaram meus problemas.....com o passar do tempo o carro começou a dar pane elétrica; queimou uma peça que regula a tensão e corrente (240 reais) e a perda de potencia era gritante! Parecia que o ar sugava toda a força do motor! Quando ligava o ar, o giro do motor caía drasticamente mas o PC de bordo compensava, mas quando desligava o carro ficava acelerado e nao voltava ao normal. Eu tinha que desligar o carro, esperar uns minutos pra voltar ao normal. Levei num eletricista, expliquei todo o PS e ele chegou ao seguinte veredicto:
- PELO AR SER DE FABRICA MAS O CARRO NAO VEIO COM AR DE FÁBRICA, ALTEROU O COMPORTAMENTO DO MOTOR E PARTE ELETRICA. O PC DE BORDO NAO ESTÁ PROGRAMADO PRO CARRO COM AR, E POR SUA VEZ, OS CARROS 1.0 COM AR DE FABRICA VEM COM UM DISPOSITIVO QUE INTERPRETA A NECESSIDADE DE POTENCIA, QUANDO É EXIGIDO, E DESLIGA, TEMPORARIAMENTE O COMPRESSOR; RELIGADO-O QUANDO ALCANÇAR MAIOR VELOCIDADE COM UMA ROTAÇÃO MAIS BAIXA. COISA QUE O CARRO COM AR ADAPTÁVEL NÃO TEM.
Perguntei a solução, daí eu teria que gastar uma nota pra ajeitar o problema (E em Belém é uma cidade extremamente cara, os caras são sem noção)
Veridicto II. Vender o carro e comprar outro com motor mais potente e com ar de fábrica. É o que recomendo a vc!