bem galera, coloquei um volante espotivo no Fiestinha, gostei do resultado. interior deu outro aspecto...
mas vim aqui falar como foi a parada toda, to ruin aidna de colcoar fotos aki, quando aprender mostro o passo a passo com foto...
não aconselho a fazer em casa por que a chave que solta o volante da ford é sextavada e quase ninguém tem.... mas tendo a chave pra uma porca sextavada se não me engano de tamanho 15' fica moleza...
antes do passo a passo, quero dizer o seguinte, comprei um volante shutt no mercado Livre (so vi gente malhando a shutt, mas eu curti o volante)
enfim, vei com um cubo da cougar .... o cubo é direitinho, mas tem um problema, com ele perde-se a buzina do carro... no fiesta ao redor da base do volante tem dois circulos de metal que servem para dar o contato da buzina, não passa um fio por dentro do volante como em alguns carros.... com esse cubo da cougar que vem no mercado livre, teem-se que tirar uma parte do volante original do fiestinha, e colocar no cubo novo, para ai sim, ter contato eletronico da bozina... na foto ficaria melhor de mostrar (se aguém puder me ajudar a postar as fotos seria muito bom)
no meu caso eu fui a uma loja e comprei o cubo da propria shutt que no caso vem completo para os ford's (não é propaganda não, o cubo da shutt foi mais cara, 90 pratas, porem ficou mais facil para montagem) o outro cubo fica igualzinho, porém vem sem o lance da buzina gastei mais um pouco mas poupei o trabalho de desmontar o volante do fiesta.
quando coloca-se o cubo esportivo aparece um outro problema que quase me fez dsistir, o meu carro estava alinhadinho volante retinho tudo beleza, mas quando prende o cubo novo , e coloca-se o volante, ele fica virado pra esquerda ou direita em um grau de 1 hora aproximadamente.... mas isso foi resolvido levando o carro para o alinhamento, falei com o cara e ele reajustou a direção.
1º´passo
é tirar a capa da buzina - puxando-a com uma certa força e medo de quebrar puxei pelas laterais primeiro em cima, deposi a parte de baixo são 4 pontos de pressão que seguram a buzina
2º passo
é o parafuso no fundo da cavidade do volante vai estar uma porca que é bom ter alguém pra segurar o volante para dar o primeiro desaperto, e o ultimo aperto quando for colocar novamente.
soltando esse parafuso o volante sai....
3º passo
instala-se o cubo, se o cubo foi baratinho teem-se que tirar o sistema da bozina de trás do volanete original e colocar no cubo novo... se for um cubo já com esse esquema é bem plug'n play
então coloca-se o cubo, a posição não varia muito, a entrada da direção é sextavada, vai sempre ficar aparente uma folga, que some quando se aperta o parafuso.
colocar o cubo e vai apertando a porca até ela começar a dar pressão....
nessa hora.... vai com calma para não esgaçar a direção do carro.... preanda firme o cubo e ele ficará sem folga alguma....
4º passo
com o cubo preso, é so colocar o volante, caso tenha a buzina, os dois fios dentro do cubo serão presos no botão tipo fliperama e colocados por ultimo na montagem... depois de prender os 6 parafusos do volante.... ele ficara torto para um lado, escola o lado que ficara menos torto... no meu caso foi pra esquerda... cerca de 1h de grau.....
prendi os fios... coloquei uma fita isolante nos contatos do botão da buzina. achei muito exposto o contato no botão... bem preso, mas fiquei com receio de girar o curso do volante e um fio soltar e torar no outro contato... preferi botar uma fita isolante. e coloquei por cima e prendi no volatne o botão da buzina... ficou lindão, so que com o problema da falta d alinhamento, ai levei na loja onde alinho o carro, e o cara re alinhou o volante....
avaliação do volante esportivo...
direção mais pesada, porem, você sente bem mais o caro, a respsota parece be mais imediata
pego muita estradas e serras com o carro, uso rodas aro 17 então já tenho uma grande sensibilidade do chão, mas com o volante menor, o carro fica mais esportivo e com uma aparecina agressiva nas manobras.
mas vim aqui falar como foi a parada toda, to ruin aidna de colcoar fotos aki, quando aprender mostro o passo a passo com foto...
não aconselho a fazer em casa por que a chave que solta o volante da ford é sextavada e quase ninguém tem.... mas tendo a chave pra uma porca sextavada se não me engano de tamanho 15' fica moleza...
antes do passo a passo, quero dizer o seguinte, comprei um volante shutt no mercado Livre (so vi gente malhando a shutt, mas eu curti o volante)
enfim, vei com um cubo da cougar .... o cubo é direitinho, mas tem um problema, com ele perde-se a buzina do carro... no fiesta ao redor da base do volante tem dois circulos de metal que servem para dar o contato da buzina, não passa um fio por dentro do volante como em alguns carros.... com esse cubo da cougar que vem no mercado livre, teem-se que tirar uma parte do volante original do fiestinha, e colocar no cubo novo, para ai sim, ter contato eletronico da bozina... na foto ficaria melhor de mostrar (se aguém puder me ajudar a postar as fotos seria muito bom)
no meu caso eu fui a uma loja e comprei o cubo da propria shutt que no caso vem completo para os ford's (não é propaganda não, o cubo da shutt foi mais cara, 90 pratas, porem ficou mais facil para montagem) o outro cubo fica igualzinho, porém vem sem o lance da buzina gastei mais um pouco mas poupei o trabalho de desmontar o volante do fiesta.
quando coloca-se o cubo esportivo aparece um outro problema que quase me fez dsistir, o meu carro estava alinhadinho volante retinho tudo beleza, mas quando prende o cubo novo , e coloca-se o volante, ele fica virado pra esquerda ou direita em um grau de 1 hora aproximadamente.... mas isso foi resolvido levando o carro para o alinhamento, falei com o cara e ele reajustou a direção.
1º´passo
é tirar a capa da buzina - puxando-a com uma certa força e medo de quebrar puxei pelas laterais primeiro em cima, deposi a parte de baixo são 4 pontos de pressão que seguram a buzina
2º passo
é o parafuso no fundo da cavidade do volante vai estar uma porca que é bom ter alguém pra segurar o volante para dar o primeiro desaperto, e o ultimo aperto quando for colocar novamente.
soltando esse parafuso o volante sai....
3º passo
instala-se o cubo, se o cubo foi baratinho teem-se que tirar o sistema da bozina de trás do volanete original e colocar no cubo novo... se for um cubo já com esse esquema é bem plug'n play
então coloca-se o cubo, a posição não varia muito, a entrada da direção é sextavada, vai sempre ficar aparente uma folga, que some quando se aperta o parafuso.
colocar o cubo e vai apertando a porca até ela começar a dar pressão....
nessa hora.... vai com calma para não esgaçar a direção do carro.... preanda firme o cubo e ele ficará sem folga alguma....
4º passo
com o cubo preso, é so colocar o volante, caso tenha a buzina, os dois fios dentro do cubo serão presos no botão tipo fliperama e colocados por ultimo na montagem... depois de prender os 6 parafusos do volante.... ele ficara torto para um lado, escola o lado que ficara menos torto... no meu caso foi pra esquerda... cerca de 1h de grau.....
prendi os fios... coloquei uma fita isolante nos contatos do botão da buzina. achei muito exposto o contato no botão... bem preso, mas fiquei com receio de girar o curso do volante e um fio soltar e torar no outro contato... preferi botar uma fita isolante. e coloquei por cima e prendi no volatne o botão da buzina... ficou lindão, so que com o problema da falta d alinhamento, ai levei na loja onde alinho o carro, e o cara re alinhou o volante....
avaliação do volante esportivo...
direção mais pesada, porem, você sente bem mais o caro, a respsota parece be mais imediata
pego muita estradas e serras com o carro, uso rodas aro 17 então já tenho uma grande sensibilidade do chão, mas com o volante menor, o carro fica mais esportivo e com uma aparecina agressiva nas manobras.