O Mundo Sobre Ford Fiesta


Amaciamento de motor

Compartilhe

tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2374
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 37
Localização : Mossoró/RN

Amaciamento de motor

Mensagem por tomazsena em 18/3/2012, 08:29

Até eu descobrir o problema com o motor de meu carro e corrigi-lo eu ouvi diversas opniões para a falta de força e dentre uma delas, a forma de como o carro foi "amaciado."

Diziam a mim que o meu carro era daquele jeito por conta de um amaciamento mau feito. Que carro amaciado da forma correta tem mais torque e é mais disposto.

Então gostaria de perguntar para a galera que ja tem pratica nessa área. Um carro fica diferente de outro do mesmo ano, com o mesmo motor e opcionais, porque o amaciamento não foi o mesmo?

Procede essa informação?

E Se procede, qual a forma correta de maaciar o motor do carro para que ele fique com a potencia dele desenvolvida ao maximo de seu potencial?


_________________



Minha Garagem Atualizada 22/01/2012




Throyer
Need For Speed Driver
Need For Speed Driver

Mensagens : 705
Data de inscrição : 29/02/2012
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Throyer em 25/3/2012, 00:17

Ta aí... também estou com essa dúvida...
Alguém sabe explicar?

barigonta
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/01/2012
Localização : Curitiba - PR

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por barigonta em 5/4/2012, 23:55

Há diferença sim, pois todos os carro "se adaptam" conforme seu uso, mas voce vai houvir falar que tem que andar "no pau" para o motor maciar e outros vão falar que quando o carro é 0km já vem amaciado, vou explicar a para carros 0km e para motores retificados.


Para entender por que eu afirmo isso, é necessário entender duas coisas: o que é o amaciamento de um motor e qual a diferença entre um amaciamento “na boa” e um amaciamento “no pau”.

Diferença entre amaciamento “na boa” e “no pau”

O amaciamento “na boa” é um amaciamento feito de modo suave, promovendo um pequeno e lento desgaste nas peças, em condições de baixa vibração.

O amaciamento “no pau” é um amaciamento feito de modo violento, promovendo um grande e rápido desgaste nas peças, em condições de alta vibração.

As diferenças, portanto, são duas: a velocidade e a profundidade do desgaste das peças, devidos respectivamente ao número total de giros realizados e ao nível de vibração a que o motor foi submetido durante o processo de amaciamento.

- Mas e a história do motor “empacado”?

Ora, não é verdade. Quem diz que o motor fica “empacado para sempre” se for amaciado “na boa” simplesmente não conhece física.

O amaciamento em alta rotação "no pau" desde o princípio vai desgastar rapidamente as peças e dar a impressão de que o motor ficou “bem amaciado” porque o motor ficará “leve” ou “solto” em pouco tempo, mas isso é apenas sinal de desgaste precoce. Em breve este motor aumentará seu consumo e com certeza vai exigir manutenção mais cedo que um motor corretamente amaciado.

O amaciamento em baixa rotação "na boa" no princípio vai desgastar lentamente as peças e dar a impressão que o motor está “amarrado” porque o motor ainda não foi amaciado em alta rotação, que é a segunda etapa do amaciamento.

Portanto, para não prejudicar a vida util do motor, o amaciamento deve ser realizado em duas etapas:

E é ai que ta o macete. As pessoas não costumam dizer isso desta maneira, mas na prática é isso que significa amaciar “na boa”: primeiro se amacia em baixas rotações e depois se amacia em altas rotações.

Amaciar “na boa” não tem nada a ver com dirigir como uma múmia paralítica, mas cumprir as etapas adequadas para que todo o processo de amaciamento transcorra com o menor nível de vibração possível, o que só ocorre se o amaciamento é gradual.

Quando realizado após o correto amaciamento em baixa rotação, o amaciamento em alta rotação ocorre com um nível de vibração muito menor que quando é realizado desde o princípio, o que desgasta menos as peças e garante melhor desempenho, menor consumo, menor custo de manutenção e uma vida útil muito maior ao motor.

Tá, mas como faço isso?

Motores novos

Motores novos:

Ao ligar o veículo, deixe que ele trabalhe uns 20 ou 30 segundos antes de colocar o pé no acelerador. Isso é para que o óleo circule e lubrifique as peças antes de colocar o veículo em uso, aumentando a vida útil do motor. Este conselho vale para toda a vida útil do automóvel, não somente para o período de amaciamento. (E vale até mesmo para os veículos de “partida imediata a frio”, que é um recurso emergencial ótimo para situações de necessidade, mas não deve ser usado diariamente.) Alguns veiculos equipados com injeção eletronica, existem dispositivos que mantém a rotação do motor elevada por alguns minutos quando é dada a partida a frio, principalmente se abastecido com alcool.
Outro caso prejudica é aquecer o motor com o carro parado, mas também não vale sair com o carro com o pé atolado no acelerador, pois isso prejudica o brunimento dos cilindros "acentamento dos cilindros no bloco do motor. Imagine você no meio do inverno ( pelo menos aqui em curitiba é frio pra caraca) levantar da sua cama e sair correndo, talvez no terceiro passo vc de com a cara no chão kkkkk, ou levantar da cama ficar pulandinho do lado da cama, isso no cenario de todos os dias, passaria um tempo, vc estaria arrebentado por dentro, com o carro é a mesma coisa.

então resumindo:

**motor novo

0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

1ª de 0 km/h até 25 km/h

2ª de 25 km/h até 45 km/h

3ª de 45 km/h até 65 km/h

4ª de 65 km/h até 85 km/h

5ª de 85 km/h até 110 km/h

- Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?

Motores retificados:

- Multiplique todas as quilometragens acima citadas por dois, mas mantenha a troca de óleo dos 1.500 km e faça outra aos 3.000 km.
Últimos conselhos

A partir dos 3.000 km para os motores novos e dos 6.000 km para os motores retificados, se você seguir os conselhos acima, você terá um motor 85% amaciado. Os últimos 15% serão atingidos com o dobro ou até o triplo destas quilometragens, quando você já não estará muito ligado na história do amaciamento, portanto:

- Seja paciente. Compensa.

- Não se habitue a esticar as marchas, isso é apenas um método para elevar os giros sem elevar a velocidade durante o período de amaciamento.

- Se você tiver muita pressa para “desempacar” o motor, siga o método acima. Eu já estou descrevendo o mínimo, não “adapte” as quilometragens segundo os conselhos do seu vizinho picareta de automóveis que “manja tudo” sobre o assunto.

- Se você quiser ser mais lento e cauteloso ao amaciar o motor de seu carro, ótimo, some 30% ou 50% em todas as quilometragens. Não existe isso de um motor ficar “empacado” por ter sido amaciado “na boa”, o que acontece é que o motor tem que ser amaciado em todas as velocidades de giro, começando pelas mais baixas. Para “desempacar” um motor que sempre andou em baixa rotação basta passar a amaciá-lo em alta rotação, mesmo após anos de uso em baixa rotação.

Quanto mais “na boa” o motor for amaciado, maiores serão seu desempenho e sua durabilidade e menores serão seu consumo e seu custo de manutenção.(Arthur Golgo Lucas, 2009)

Texto adaptado por mim!!!!

Se falei de mais e niguém entender postem ai!!!!!



Convidad
Convidado

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Convidad em 6/4/2012, 00:02

Perfeito...foi isso mesmo que fiz quando refiz o motor do MK3

Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagens : 2362
Data de inscrição : 22/12/2011
Localização : São Gonçalo/RJ

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Alexandre França em 6/4/2012, 00:15

Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagens : 2362
Data de inscrição : 22/12/2011
Localização : São Gonçalo/RJ

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Alexandre França em 6/4/2012, 00:17

Toreto escreveu:Perfeito...foi isso mesmo que fiz quando refiz o motor do MK3
Caraca toreto, tú é Sao paulino?????

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Hugo Sena em 6/4/2012, 00:55

Eu nao fiz nada disso no meu..rsrsrs....


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

barigonta
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/01/2012
Localização : Curitiba - PR

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por barigonta em 6/4/2012, 01:08

jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

Cara paciencia é uma virtude.

quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

pisando com a unha do dedão kkkk

s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

Atolando pé:

s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

*** Motor 1.6 8v rocam

anthonyrodry
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 62
Data de inscrição : 11/01/2012
Idade : 25

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por anthonyrodry em 6/4/2012, 04:54

como uma luz clareando minhas ideias, perfeito e bem explicado. Meu fiestinha to com ele a 3 anos, então ja peguei um carro todo macio HAHAHHA, ele é 99, se é que me entendem...


_________________
Visite MINHA garagem!

geovbiten
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 360
Data de inscrição : 16/09/2011
Idade : 43
Localização : Jaraguá do Sul/SC

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por geovbiten em 7/4/2012, 16:35

barigonta escreveu:

**motor novo

0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

1ª de 0 km/h até 25 km/h

2ª de 25 km/h até 45 km/h

3ª de 45 km/h até 65 km/h

4ª de 65 km/h até 85 km/h

5ª de 85 km/h até 110 km/h

- Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?



Comprei o meu faz uns dois meses. Fiz o que voce falou acima. Aliás, o mecanico da revenda me falou tudo isso com o manual aberto.
Inclusive disse para que se eu usasse alcool, usasse somente alcool e deixasse ele ligado por 10 min e parado, para que a injeção fizesse o remapeamento.
O meu esta fazendo 11,5 na cidade com gasolina. Sem arrancadas violentas e cumprindo a tabela acima.
Sem esticar. Usando as velocidades minimas. A ideia é deixar o motor acima de 1500 tambem para não forçar seu funcionamento. Lembrem que se voce esticar vai prejudicar mas se voce deixar ele abaixo da rotação ideal vai ter o mesmo efeito negativo. Por isso uso a 5 somente quando quero manter a velocidade perto dos 60.
Não deixe o motor falar grosso, ou seja, trabalhar abaixo de 1500.

Flw

Convidad
Convidado

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Convidad em 8/4/2012, 08:07

geovbiten escreveu:
barigonta escreveu:

**motor novo

0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

1ª de 0 km/h até 25 km/h

2ª de 25 km/h até 45 km/h

3ª de 45 km/h até 65 km/h

4ª de 65 km/h até 85 km/h

5ª de 85 km/h até 110 km/h

- Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?



Comprei o meu faz uns dois meses. Fiz o que voce falou acima. Aliás, o mecanico da revenda me falou tudo isso com o manual aberto.
Inclusive disse para que se eu usasse alcool, usasse somente alcool e deixasse ele ligado por 10 min e parado, para que a injeção fizesse o remapeamento.
O meu esta fazendo 11,5 na cidade com gasolina. Sem arrancadas violentas e cumprindo a tabela acima.
Sem esticar. Usando as velocidades minimas. A ideia é deixar o motor acima de 1500 tambem para não forçar seu funcionamento. Lembrem que se voce esticar vai prejudicar mas se voce deixar ele abaixo da rotação ideal vai ter o mesmo efeito negativo. Por isso uso a 5 somente quando quero manter a velocidade perto dos 60.
Não deixe o motor falar grosso, ou seja, trabalhar abaixo de 1500.

Flw

Meu carro é anormal, por sem o inflow, na gasolinha, ele fazia 12 a 13km/l. Agora com inflow, está fazendo entre 13 a 14km/l

ALEXANDJ
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 5
Data de inscrição : 29/04/2012
Localização : GOIÂNIA

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por ALEXANDJ em 29/4/2012, 17:44

Olá a todos . Bem vou resumir uma receita oriunda de um colega, engenheiro de motores da FORD e de outro, da RENAULT. Se puder , dirija seu carro de forma bem tranquila nos primeiros 2000km . Se tiver paciência , vá até os 5000km. Após isto, vejam que não estou fazendo apologia a pegas ou rachas, se quiser ter o melhor rendimento deste motor :
Leve-o para uma estrada e estique todas as marchas atá a rotação máxima , preferencialmente corte o giro em 3a. ou 4a.marchas (não haverão danos ao motor). Por fim , acelere o veículo até a velocidade máxima (claro que muita gente não conseguirá fazer isto que estou propondo). Com isto , a central da injeção memoriza as rotações máximas e suas respectivas velocidades. Depois da 1a. troca de óleo , você perceberá um desempenho muito diferente. E mais que isto , pegue uma boa estrada pelo menos 1 vez por mês.

Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagens : 2362
Data de inscrição : 22/12/2011
Localização : São Gonçalo/RJ

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Alexandre França em 30/4/2012, 00:03

Show de bola Senhores, esclareceu minhas dúvidas! obrigado!


_________________
NEW FIESTA, UPGRADE!!!!

Minha garagem!
http://www.fordfiestaclube.com/t2462-garagem-new-fiesta-vermelho-arizona#38725

O coração planeja, mas a resposta vem do SENHOR!
Salmos.

eduardo_djr
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 39
Data de inscrição : 06/04/2012
Localização : Curitiba

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por eduardo_djr em 1/5/2012, 12:12

Excelente tópico e explicações..
Porem, para simplificar tudo o que foi explicado tenho a segunte teoria:

Nos primeiros Mil KM até 1500 KM, não ultrapa-se os 3.000 RPM do motor, feito isso seu motor estara amaciado perfeitamente.

Após os primeiros 1500km, faça a primeira troca de oleo e filtro, mesmo que o fabricante indique com 10mil ou com 5 mil km...


Simples...

Felipe_Paulo
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 12
Data de inscrição : 27/03/2012
Idade : 26
Localização : Teresina

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Felipe_Paulo em 2/5/2012, 11:27

Tomaz cara, confere aí no YT essa reportagem do Auto Esporte. O Engenheiro sabe o que diz, sou mais ele! Rolling Eyes Fik'a'dik.

http://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE

Abraço, boa sorte!

vitorcivil
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 60
Data de inscrição : 24/04/2012
Idade : 30
Localização : Vila Velha - ES

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por vitorcivil em 6/5/2012, 22:25

Felipe_Paulo escreveu:Tomaz cara, confere aí no YT essa reportagem do Auto Esporte. O Engenheiro sabe o que diz, sou mais ele! Rolling Eyes Fik'a'dik.

http://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE

Abraço, boa sorte!


Felipe, valeu por compartilhar a reportagem, ainda não tinha visto... mas realmente ela da uma virada nessa opinião nossa sobre o amaciamento. Ainda fico com a pulga atrás da orelha porque na reportagem eles se restringem ao "amaciamento" no sentido ajuste do encaixe das peças, das imperfeições de usinagem etc. Mas tem uma coisa que vale a pena pensar também... se essa questão do amaciamento ainda tivesse que ser feita da forma antiga, acredito que o manual do carro diria alguma coisa a respeito (pelo menos deveria dizer já que isso influenciaria em vida útil, consumo e etc).

De qualquer forma, na dúvida tb não custa ter um cuidado especial nos primeiros meses de vida do garoto né.


_________________
________________________
Vitor Holetz Aguiar
MK 6,75 SEK2
12/12 Prata
Se puder, vá de bike! =)
________________________

gchiorato
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/05/2012
Localização : guaçu

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por gchiorato em 8/5/2012, 15:52

barigonta escreveu:
jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

Cara paciencia é uma virtude.

quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

pisando com a unha do dedão kkkk

s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

Atolando pé:

s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

*** Motor 1.6 8v rocam


oo barigonta

cara o computador de bordo do meu fiesta marca igualzinho o seu

s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.
Motor 1.6 8v rocam

identico, mas com gasolina e ar desligado ja consegui media de 13km/l na estrada, pisando bem na unha
a media geral é isso ae que vc escreveu.
Percebi que se o oleo estiver novo recem trocado aumenta a autonomia! que foi o dia que consegui essa media de 13km/l durante os 190km de estrada e 4 pessoas no carro + bagagem hehehe

valeo falow
Gio

barigonta
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 22/01/2012
Localização : Curitiba - PR

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por barigonta em 7/6/2012, 13:50

gchiorato escreveu:
barigonta escreveu:
jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

Cara paciencia é uma virtude.

quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

pisando com a unha do dedão kkkk

s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

Atolando pé:

s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

*** Motor 1.6 8v rocam


oo barigonta

cara o computador de bordo do meu fiesta marca igualzinho o seu

s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.
Motor 1.6 8v rocam

identico, mas com gasolina e ar desligado ja consegui media de 13km/l na estrada, pisando bem na unha
a media geral é isso ae que vc escreveu.
Percebi que se o oleo estiver novo recem trocado aumenta a autonomia! que foi o dia que consegui essa media de 13km/l durante os 190km de estrada e 4 pessoas no carro + bagagem hehehe

valeo falow
Gio

Cara, isso é uma média, como aqui em curitba temos as 4 estações do ano em 1 só dia!! kkk isso varia de cidade para cidade devido ao clima, por exemplo:

Quando aqui está frio, com o motor quente o carro tende a andar + devido ao ar frio entrar no motor proporcionando um volume maior de ar/combustivel (não chega dar um aumento considerável mas vc sente a diferença do que quando o clima está quente) fazendo com que o carro gaste mais combustivel, devido a demora de aquecer o motor e esse "aumento" se é isso que posso dizer de ar/combustivel para dentro do motor.

Quanto a troca de óleo, eu não senti diferença quando mandei o meu para a troca, "do jeito de foi, voltou"

Espero ter ajudado, pois essa média que citei, é com base no computador de bordo do carro e também calculado no método antigo, no papelzinho, caneta e calculadora kkkkk.

Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagens : 2362
Data de inscrição : 22/12/2011
Localização : São Gonçalo/RJ

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Alexandre França em 7/6/2012, 15:46

Bem Senhores do conselho "clube ford fiesta"!

Vi alguns videos no "youtube" sobre este assunto; uns dizem que é necessário e outros dizem que não. Bem fiquei com
mais dúvidas ainda. Segue logo abaixo os links para os referidos videos; solicito a opinião dos nobres amigos, pois to precisando saber exatamente como proceder. Grato, "jalex"!

http://www.youtube.com/watch?v=II9dlLc7E3o

http://www.youtube.com/watch?v=97TxxKRHGOQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=yziHbzNgjP8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE&feature=related

João Paulo de Mendonça
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagens : 226
Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 31
Localização : Boa Esperança

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por João Paulo de Mendonça em 7/6/2012, 17:49

Bom, quando eu peguei meu carro a orientação foi "dirija normal" como faz no dia a dia. Meu carro esta com 1500 e roda bem. É só "mostrar o pé" e ele vai a 140 muito fácil. Nunca tentei passar disso.


_________________
"Eu sou a voz do que clama no deserto:Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." (Jo 1:23)

Conteúdo patrocinado

Re: Amaciamento de motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:20


    Data/hora atual: 7/12/2016, 14:20