O Mundo Sobre Ford Fiesta

Consumo do Fiesta

Compartilhe

igor.mr
Nascituro
Nascituro

Re: Consumo do Fiesta

Mensagem por igor.mr em 1/5/2013, 18:04

Galerinha "fiesteira";

Tenho um sedan 1.0 2009 e até o consumo no alcool aceitável, em uso misto (estrada - cidade) ele faz uns 9 km/l e só cidade, andando sempre de pé em baixo, faz 7,5 no álcool.

O problema é que ele está bebendo igual, ou ligeiramente mais na gasolina, como pode isso.

Sinto uma boa diferença no rendimento quando uso gasolina, o carro fica perceptivelmente mais fraco na gasolina.
A injeção se "auto regula" de imediato na troca de um tanque de álcool para um de gasolina ? Pq uso muito mais o alcool pelo desempenho, por exemplo, estou rodando no álcool, aí ao colocar um tanque de gasolina, a injeção demora a "entender" e continua bebendo como se fosse no álcool ?? Acho que não né ?

gustavo
Discípulo de Chuck Norris

Mensagem por gustavo em 1/5/2013, 18:24

demora sim, pra ser imediato precisa zerar a injeção

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

filipe.lima
Nascituro
Nascituro

Mensagem por filipe.lima em 1/5/2013, 18:27

gustavo escreveu:demora sim, pra ser imediato precisa zerar a injeção

mas para zerar a injeção tem algum procedimento? ou tem que remapear ela?

http://www.fordfiestaclube.com/t4885-fiesta-street-mk5

gustavo

Mensagem por gustavo em 1/5/2013, 20:58

nahh, só desconectar a bateria e deixar varar a noite assim e religar no dia seguinte.

no caso do focus da pra fazer isso só retirando alguns fusíveis, da uma olhada no manual do fiesta, talvez seja possível também.

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

igor.mr
Nascituro
Nascituro

Mensagem por igor.mr em 1/5/2013, 21:14

Eu li por aí que precisa virar a chave no estágio de acender o painel, fazer mais um detalhe que não lembro e desconectar a bateria, mas não vi sentido nisso, já que independente da posição da chave, desligou a bateria corta a alimentação.

filipe.lima
Nascituro
Nascituro

Mensagem por filipe.lima em 1/5/2013, 23:11

gustavo escreveu:nahh, só desconectar a bateria e deixar varar a noite assim e religar no dia seguinte.

no caso do focus da pra fazer isso só retirando alguns fusíveis, da uma olhada no manual do fiesta, talvez seja possível também.

já vi esses procedimentos quando o carro simplesmente não liga, tipo não faz aquela checagem... na terça feira estava na Rodovia Ayrton Senna(SP) tava em 5ª naão consegua sair de 90Km/h não sei se estava injetando muito combustível a ponto de afogar, sei lá...só sei que meu carro tá parecendo aqueles Opalas de 6 canecos;;kkkk olha que eu trpquei as velas e limpei os bicos...

igor.mr
Nascituro
Nascituro

Mensagem por igor.mr em 2/5/2013, 00:21

Mas e se fosse o contrário ? Andasse só na gasolina e de repente mudasse para o alcool, o carro ia ficaR trabalhando com mistura pobre uns 3 tanques ? e bebendo pouco ?

Estranho, eu acredito que a central regule mistura e ponto quase que instantaneamente.

dkfuji
Nascituro
Nascituro

Mensagem por dkfuji em 2/5/2013, 07:32

Há 2 meses esse carro era da minha esposa, e o consumo de 9,6 na gasolina era apurado pelo CB. Trajeto 80% era da escola das crianças para casa (3km cada trecho).

Desde que se tornou meu, aumentou para 12-13 na gasolina, e depois da central ajustar ao meu pé e meu pé se ajustar ao carro 1.0 o consumo foi para 15km/l.

Aí tentei ir para o álcool.
Depois do primeiro abastecimento (60% do tanque no álcool), foi para 13,7, e no segundo (mais 60%, tornando o % de gasolina desprezível) 12,5.

Agora enchi o tanque (90%) com álcool (quando apurei 12,5, apesar do CB ainda apurar 11,6). Vamos ver...

brunovilelafranco escreveu:
dkfuji escreveu:Atualizando, 12,5 no etanol...
Um cara da Ford falou que esse carro foi feito para andar no álcool mesmo
Incrivel este consumo, o meu da isto na estrada e ainda na gasolina

Em tempo, para evitar evaporação dentro do tanque, e melhorar o consumo, não deixe o tanque abaixo da metade. Evite ao máximo deixar abaixo de 1/4,e reserva nem se fala...

Acelerações bruscas para frear logo a frente é gasto à toa. Acelerações médias a fortes para alcançar velocidade de cruzeiro não prejudica o consumo. Neste caso acelerações fracas prejudicam o consumo.

No CB do meu, a melhor velocidade de cruzeiro (melhor no quesito consumo) é em torno de 80km/h (no GPS marca 73-74) ou um pouco menos. Vá um pouco acima disso, e "deixe o carro leve", desacelerando muito lentamente (mantendo consumo instantâneo no álcool > 20km/l no plano), e depois volte à velocidade acima repetindo o processo quando possível.

Enfim, estas seriam minhas dicas.

allan623
Nascituro
Nascituro

Mensagem por allan623 em 2/5/2013, 11:40

Comprei um Fiesta Sedan 1.6 no mês passado.

Até agora estou decepcionado com o consumo dele.

O carro esta com 670 km rodados. No alcool esta fazendo ridiculamente 5 km por litro na cidade e na gasolina esta fazendo 6.5 km por litro. Isso com o ar desligado. Na estrada ainda não testei.

Estou pensando seriamente em levar na ford tem coisa errada ai.

geovbiten
Coordenador
Coordenador

Mensagem por geovbiten em 2/5/2013, 22:58

allan623 escreveu:Comprei um Fiesta Sedan 1.6 no mês passado.

O carro esta com 670 km rodados. No alcool esta fazendo ridiculamente 5 km por litro na cidade e na gasolina esta fazendo 6.5 km por litro. Isso com o ar desligado. Na estrada ainda não testei.

Prezado Allan
O consumo do teu fiesta bate com o fiesta de um amigo meu.
Ele faz um percurso de 6km no maximo para ir e vir do serviço.
Ele liga o carro anda 3 km e desliga ele.
Outra coisa, de uma olhada nas outras paginas e veja o caso de algumas pessoas que fizeram um upgrade da central de injeção eletronica e voltou ao normal.
Outra coisa, como o seu carro tem pouca quilometragem, ele deve fazer pouco mesmo. Mais um detalhe, se voce andar com alcool e na sequencia trocar para gasolina, ele so vai estabilizar na gasolina se voce encher o tanque na segunda ou terceira vez.
Falou
Ate mais

allan623
Nascituro
Nascituro

Mensagem por allan623 em 3/5/2013, 13:56

geovbiten escreveu:
allan623 escreveu:Comprei um Fiesta Sedan 1.6 no mês passado.

Prezado Allan
O consumo do teu fiesta bate com o fiesta de um amigo meu.
Ele faz um percurso de 6km no maximo para ir e vir do serviço.
Ele liga o carro anda 3 km e desliga ele.
Outra coisa, de uma olhada nas outras paginas e veja o caso de algumas pessoas que fizeram um upgrade da central de injeção eletronica e voltou ao normal.
Outra coisa, como o seu carro tem pouca quilometragem, ele deve fazer pouco mesmo. Mais um detalhe, se voce andar com alcool e na sequencia trocar para gasolina, ele so vai estabilizar na gasolina se voce encher o tanque na segunda ou terceira vez.
Falou
Ate mais

Fala parceiro blz ?

Entaum eu vivo mudando de gasolina pra alcool para testar qual esta compensando. Nunca enchi o tanque deis de que peguei o carro. Como só rodo de fim de semana, por fim de semana coloco uma média de 30 a 40 reais. Um fim de semana ponho alcool no outro gasolina. Vejo a média somente pelo computador de bordo. Esse mês vou encher o tanque e medir na mão mesmo, só pra ter uma certeza de quando esta fazendo antes de levar na FORD. Essa de estabilizar o combustível somente na segunda ou terceira vez eu não sabia. obrigado pelas dicas, vou anotar isso ai tbm de fazer upgrade na central de injeção eletronica pra quando levar na ford falar isso pra eles.

obrigado novamente pela ajuda um abraço

filipe.lima
Nascituro
Nascituro

Mensagem por filipe.lima em 3/5/2013, 23:51

O que pode as vezes influenciar no consumo é o escapamento, descobri hoje que meu carro bedia e não andava porque o silencioso(parte maior do escapamento) estava entupido, tanto que, uma vez enchi 25 litros de combustível e nem andei 150 km, agora o carro está outra coisa, desenvolvendo bem, tbm...antes disso havia trocado velas, limpado bico, remapeado injeção, etc...

Iran Araujo
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Iran Araujo em 7/5/2013, 17:53

Galera, sou novo aqui no forum pois acabei do comprar um fiesta 1.0 2010/2011. O problema é que ele tá bebendo muito, já to até triste. pelos meus calculos ele está fazendo entre 6 e 6.5 km/L na gasolina v-power. Já troquei velas filtro de combustive, filtro de ar, calibrei os pneus e nada! por favor alguem tem alguma dica para melhorar o consumo? Gostei muito do carro mas isso esta me dando dor de cabeça!

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 9/5/2013, 23:39

filipe.lima escreveu:O que pode as vezes influenciar no consumo é o escapamento, descobri hoje que meu carro bedia e não andava porque o silencioso(parte maior do escapamento) estava entupido, tanto que, uma vez enchi 25 litros de combustível e nem andei 150 km, agora o carro está outra coisa, desenvolvendo bem, tbm...antes disso havia trocado velas, limpado bico, remapeado injeção, etc...

A ultima vez que algo parecido aconteceu comigo foi no ex Monza 2.0 logo após sair de uma curva e pisar para ganhar velocidade na reta. Senti um tipo de engasgada do motor, ele deu uma segurada como se eu tivesse tirado o pé do acelerador e veio o estouro deixando o carro andar normal de novo, só que berrando. Parei imediatamente para verificar o que houve, todos do carro assustados achando que o pneu tinha estourado mas eu sabia que não era, quando abaixei atrás do carro a surpresa. Tinha perdido a metade de baixo do abafador final, a lata já estava fina, soutou uma lasca do miolo e tampou a saída do abafador, com o motor enchendo o abafador não aguentou e explodiu. O que achei muito loko foi que explodiu mesmo, deu um rombo enorme em baixo e saiu tipo dobrando a lata em volta do rombo para fora.

O chato que isso aconteceu em menos de 5 km da minha casa na estrada numa viagem de quase 500 km só de ida. Quase fiquei surdo nessa... PQP!!!

Abraço...

free jpeg images

geovbiten
Coordenador
Coordenador

Mensagem por geovbiten em 10/5/2013, 21:26

Filipe S escreveu:
A ultima vez que algo parecido aconteceu comigo foi no ex Monza 2.0 logo após sair de uma curva e pisar para ganhar velocidade na reta. Senti um tipo de engasgada do motor, ele deu uma segurada como se eu tivesse tirado o pé do acelerador e veio o estouro deixando o carro andar normal de novo, só que berrando. Parei imediatamente para verificar o que houve, todos do carro assustados achando que o pneu tinha estourado mas eu sabia que não era, quando abaixei atrás do carro a surpresa. Tinha perdido a metade de baixo do abafador final, a lata já estava fina, soutou uma lasca do miolo e tampou a saída do abafador, com o motor enchendo o abafador não aguentou e explodiu. O que achei muito loko foi que explodiu mesmo, deu um rombo enorme em baixo e saiu tipo dobrando a lata em volta do rombo para fora.
Abraço...

Aconteceu isso comigo mas não estourou quando tinha o meu SC.
Troquei o silencioso e fui pra Curitba.
Estiquei nos retões e ja senti que o bichinho estava falando grosso. hahaha
Quanto voltei a Joinville não tinha mais divisão interna. Entortou tudo, ficou uma cano sem divisões internas. Ainda bem que a loja de escapamento trocou ele por outro. Ai sim para o SC.

Atualizando o consumo
Fechou agora com 11,7km/l sem AC.
ta frio aqui, chegando a 8C

Falou

Nilton Santos
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Nilton Santos em 11/5/2013, 01:05

Falaram ai em cima de zerar a injeção tem que deixar a noite toda desligado a bateria, mas ja vi em outro lugar que vc desliga a bateria e liga os faróis, isso vai fazer com que o circuito seja descarregado completamente, e vc ainda pode encostar o cabo desconectado no aterramento do proprio carro,. 5minutos depois religa o bichinho, aciona tudo que tiver: luz alta, som, ar seta por um tempo. Desliga o bichinho. E vai dar uma volta. Pronto tudo ok, sensores e sinais reconhecidos. Eu faço isso quandoa aceleração ta alta em ponto neutro.Depois ele fica belezinha em torno de 800-900rpm no neutro.

https://www.facebook.com/pages/Ford-Fiesta-Clube-Brasil

dkfuji
Nascituro
Nascituro

Mensagem por dkfuji em 13/5/2013, 07:51

Tks. O meu só fica com rotação elevada (próximo de 1000) quando frio. Depois de 3 a 5 min o neutro volta ao normal.

Sei que essa característica faz parte do esquema de aquecimento do motor.

Atualizando, no último abastecimento: 11,8m/l na cana, sendo que tive hábitos incorretos quanto ao uso econômico: deixei menos de 10 litros no tanque, pisei muito mais que costumo (tive que correr mais, e com menos tempo para ir de lá-para-cá), usei mais ar, andei mais pesado (dei mais carona)...

Nilton Santos escreveu:Falaram ai em cima de zerar a injeção tem que deixar a noite toda desligado a bateria, mas ja vi em outro lugar que vc desliga a bateria e liga os faróis, isso vai fazer com que o circuito seja descarregado completamente, e vc ainda pode encostar o cabo desconectado no aterramento do proprio carro,. 5minutos depois religa o bichinho, aciona tudo que tiver: luz alta, som, ar seta por um tempo. Desliga o bichinho. E vai dar uma volta. Pronto tudo ok, sensores e sinais reconhecidos. Eu faço isso quandoa aceleração ta alta em ponto neutro.Depois ele fica belezinha em torno de 800-900rpm no neutro.

Última edição por dkfuji em 14/5/2013, 07:05, editado 1 vez(es)

Dionatan Cibulski
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Dionatan Cibulski em 13/5/2013, 19:00

Bom pessoal tenho um Fiesta Rocam Hatch‎ (2006) entre cidade e estrada ( corupa a jaragua do sul e dentro de corupá ) estava fazendo em media 10 km l( 10 litros 100 km exatos) " fiz o calculo da seguinte forma" : ao acender a luz de reserva zerava o marcador coloquei 10 litros de gasolina e marquei a km ao acender a luz novamente deu exatos 10kml,(me falaram estar errado a forma de calculo o correto seria encher o tanque ate a boca) ouvi muitos falarem que tava bebendo.. então troquei velas (uma tava ate verde) cabo de velas (tava feio trincado) , filtros (ar e gasolina) e fiz limpeza nos bicos, fazendo o mesmo trajeto e a mesma forma de calculo pulou pra 12 kml, imagino que em viagem longa pode chegar a uns 16 mas so viajando pra saber mesmo.

filipe.lima
Nascituro
Nascituro

Mensagem por filipe.lima em 14/5/2013, 11:28

Atualizando o Consumo:

Modelo: Fiesta Hatch 1.0 Zetec-Rocam-e 8V 2004/2004
Combustível: Gasolina
Estrada: não fiz o teste
Misto (Cidade e Estrada): 12,0 KM/L

Depois de trocar o abafador, limpar bico, trocar vela, etc o carro anda muito mais e está bem mais economico, antes estava fazendo nem 6,5...olha que tenho o pé pesado, se eu pegar leve ele deve fazer bem mais do que 10, coloquei 37L de Gas. Aditivada e ainda tenho 1/4 e andei mais de 340Km, então suponho que ele vá fazer uns 10/km

Última edição por filipe.lima em 22/5/2013, 10:49, editado 1 vez(es)

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Geraldo Camara em 15/5/2013, 11:21

o meu estava fazendo 9km/l na gasolina nas melhores condições

sábado deu um tilte no marcado e depois disso houve um milagre, o carro tem feito 13km/l na gasolina

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

Ar2r
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Ar2r em 15/5/2013, 15:41

Geraldo Camara escreveu:o meu estava fazendo 9km/l na gasolina nas melhores condições

sábado deu um tilte no marcado e depois disso houve um milagre, o carro tem feito 13km/l na gasolina
Como assim??

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Geraldo Camara em 15/5/2013, 15:47

Ar2r escreveu:
Geraldo Camara escreveu:o meu estava fazendo 9km/l na gasolina nas melhores condições

Como assim??

é uma pergunta que nem eu sei responder

acho que a injeção resetou com o carro andando, pois até o rendimento dele mudou.

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

geovbiten
Coordenador
Coordenador

Mensagem por geovbiten em 16/5/2013, 11:48

Ai pessoal
Enchi o tanque com gasolina podium.
Estou no segundo tanque. O primeiro eu enchi o pe no acelerador para ver como o carro desenvolvia.
Anda muito. Ate 160 é dois palito. Não engasga em subida e senti que o carro esta um pouco mais forte do que usando aditivada.
Com o primeiro tanque fiz uma viagem de Jlle a Jgua do sul tocando a pua. : :troll_devil:
Andei quatro dias no centro e outra viagem para Jlle ate 130km/h.
Resumindo 14,2km/l.
Na aditivada fiz uma vez com as mesmas condições 12,3km/l.
Quando completar novamente o tanque posto o consumo somente na cidade.
Flw

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 16/5/2013, 13:02

Muito interessante, sempre quis encher o tanque com Podium, mas a R$ 3,70 o litro só aguentei encher o tanque da moto mesmo :p

Assim que eu melhorar no bolso, vou fazer medias com a Podium tbm, acho que será mais vantagem abastecer com ela do que gasolina, caso o consumo melhore como foi no seu caso. Mesmo que na calculadora dê um prejuízo pequeno, só de ter o carro mais forte e sem falhar ou grilar já vale a pena.

O seu parou de grilar com a Podium???

Abraço...

free jpeg images

lucianorocksom
Nascituro
Nascituro

Mensagem por lucianorocksom em 17/5/2013, 20:25

Modelo: Fiesta Hatch 1.0 2007/08
Combustível: Gasolina
Estrada: 16 KM/L
Misto (Cidade e Estrada): 14