Bem amigos do Fórum, o título do tópico fala por si mesmo.
A situação deu-se assim... estava eu trafegando por uma via perigosa aqui do RJ (Linha Vermelha) às 21 h quando notei que o ponteiro de temperatura tinha passado do meio. Como isso nunca tinha acontecido, estranhei. Mas continuei tocando o carro de olho na temperatura. Consegui levar até uma via mais segura (Ponte Rio-Niterói) pois lá tem assistência e reboque de grátis. Parei o carro imediatamente quando o ponteiro tocou a faixa vermelha e a luz de temperatura acendeu. Abri o caput e notei que o reservatório estava completamente seco, pois uma mangueira havia soltado e o líquido de arrefecimento tinha ido todo embora. Engatei a mangueira, coloquei água e segui destino. Uma semana depois notei que a água baixou. Completei. Depois baixou de novo. Completei. Troquei o reservatório, reapertei as mangueiras... continuou baixando. Retirei a vela do 1º cilindro: estava enferrujada. As outras velas estavam perfeitas. Desconfiei de cabeçote empenado. Levei pro mecânico e, além do empeno, tinha um trincado na parte superior. O mecânico me falou que quase todos os Fiestas que ele pega pra trocar junta trincam no mesmo lugar. Levei o cabeçote pra retífica e o dono falou que tem jeito soldando. Cobrou R$ 300 pela retífica completa (solda, banho químico, troca de guias e retentores e aplainamento da face). Achei barato! Mais R$ 250 de mão-de-obra e R$ 135 de juntas. Total: R$ 685! Não sei se vai ficar legal essa solda, mas um cabeçote usado standard fica na faixa de 1.000 cruzeiros. O que vocês acham desse lance de soldar cabeçote?
E fica a dica: não deixem que a temperatura suba muito, pois o lance todo é que, se superaquecer por falta d'água, o sensor de temperatura só vai notar o superaquecimento quando a temperatura estiver nas alturas, já que o tal sensor está em contato com a carcaça plástica da válvula termostática, que não conduz calor tão bem quanto uma liga metálica.
A situação deu-se assim... estava eu trafegando por uma via perigosa aqui do RJ (Linha Vermelha) às 21 h quando notei que o ponteiro de temperatura tinha passado do meio. Como isso nunca tinha acontecido, estranhei. Mas continuei tocando o carro de olho na temperatura. Consegui levar até uma via mais segura (Ponte Rio-Niterói) pois lá tem assistência e reboque de grátis. Parei o carro imediatamente quando o ponteiro tocou a faixa vermelha e a luz de temperatura acendeu. Abri o caput e notei que o reservatório estava completamente seco, pois uma mangueira havia soltado e o líquido de arrefecimento tinha ido todo embora. Engatei a mangueira, coloquei água e segui destino. Uma semana depois notei que a água baixou. Completei. Depois baixou de novo. Completei. Troquei o reservatório, reapertei as mangueiras... continuou baixando. Retirei a vela do 1º cilindro: estava enferrujada. As outras velas estavam perfeitas. Desconfiei de cabeçote empenado. Levei pro mecânico e, além do empeno, tinha um trincado na parte superior. O mecânico me falou que quase todos os Fiestas que ele pega pra trocar junta trincam no mesmo lugar. Levei o cabeçote pra retífica e o dono falou que tem jeito soldando. Cobrou R$ 300 pela retífica completa (solda, banho químico, troca de guias e retentores e aplainamento da face). Achei barato! Mais R$ 250 de mão-de-obra e R$ 135 de juntas. Total: R$ 685! Não sei se vai ficar legal essa solda, mas um cabeçote usado standard fica na faixa de 1.000 cruzeiros. O que vocês acham desse lance de soldar cabeçote?
E fica a dica: não deixem que a temperatura suba muito, pois o lance todo é que, se superaquecer por falta d'água, o sensor de temperatura só vai notar o superaquecimento quando a temperatura estiver nas alturas, já que o tal sensor está em contato com a carcaça plástica da válvula termostática, que não conduz calor tão bem quanto uma liga metálica.