Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    Cabeçote trincado

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    Mensagem por xerasco 27/3/2014, 07:58

    Bem amigos do Fórum, o título do tópico fala por si mesmo.
    A situação deu-se assim... estava eu trafegando por uma via perigosa aqui do RJ (Linha Vermelha) às 21 h quando notei que o ponteiro de temperatura tinha passado do meio. Como isso nunca tinha acontecido, estranhei. Mas continuei tocando o carro de olho na temperatura. Consegui levar até uma via mais segura (Ponte Rio-Niterói) pois lá tem assistência e reboque de grátis. Parei o carro imediatamente quando o ponteiro tocou a faixa vermelha e a luz de temperatura acendeu. Abri o caput e notei que o reservatório estava completamente seco, pois uma mangueira havia soltado e o líquido de arrefecimento tinha ido todo embora. Engatei a mangueira, coloquei água e segui destino. Uma semana depois notei que a água baixou. Completei. Depois baixou de novo. Completei. Troquei o reservatório, reapertei as mangueiras... continuou baixando. Retirei a vela do 1º cilindro: estava enferrujada. As outras velas estavam perfeitas. Desconfiei de cabeçote empenado. Levei pro mecânico e, além do empeno, tinha um trincado na parte superior. O mecânico me falou que quase todos os Fiestas que ele pega pra trocar junta trincam no mesmo lugar. Levei o cabeçote pra retífica e o dono falou que tem jeito soldando. Cobrou R$ 300 pela retífica completa (solda, banho químico, troca de guias e retentores e aplainamento da face). Achei barato! Mais R$ 250 de mão-de-obra e R$ 135 de juntas. Total: R$ 685! Não sei se vai ficar legal essa solda, mas um cabeçote usado standard fica na faixa de 1.000 cruzeiros. O que vocês acham desse lance de soldar cabeçote?
    E fica a dica: não deixem que a temperatura suba muito, pois o lance todo é que, se superaquecer por falta d'água, o sensor de temperatura só vai notar o superaquecimento quando a temperatura estiver nas alturas, já que o tal sensor está em contato com a carcaça plástica da válvula termostática, que não conduz calor tão bem quanto uma liga metálica.
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    Mensagem por rokl4nd3r 27/3/2014, 20:35

    A solda é preenchimento de uma trinca no cabeçote utilizando o mesmo material. se o serviço for bem feito e com os materiais adequados, não vai haver diferença na dilatação dentre os materiais e tu nunca vai ter problema com a trinca/solda.
    o valor, tá dentro do padrão pra um 8v.
    Se o serviço for bem executado, parafusos apertados corretamente, prisioneiros substituidos, junta de qualidade, dificilmente isso voltará a te aborrecer.

    Em suma: Ferveu, f*deu. Se não der zéba na hora, vai dar 3 meses depois kkkk.

    Mais um ponto a ser lembrado: o sensor de temperatura só vai ser util, se tiver agua no sistema... se a agua secar, ele não vai dar leitura precisa. como tua agua foi toda embora, provavelmente vc só ficou sabendo que o carro tava esquentando quando não devia mais ter agua no sistema...

    essa é a real importancia do sensor de nivel de agua do reservatório. o Polo tinha, quando a agua chegava no minimo ele acendia uma luz... e dava pra saber que tinha algo errado antes mesmo da temperatura subir.

    abraços, e troque o óleo com uns mil km... pode ter ficado sujeita na montagem do cabeçote e trocar o óleo é essencial ;)
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    Mensagem por xerasco 11/4/2014, 09:58

    rokl4nd3r escreveu:A solda é preenchimento de uma trinca no cabeçote utilizando o mesmo material. se o serviço for bem feito e com os materiais adequados, não vai haver diferença na dilatação dentre os materiais e tu nunca vai ter problema com a trinca/solda.
    o valor, tá dentro do padrão pra um 8v.
    Se o serviço for bem executado, parafusos apertados corretamente, prisioneiros substituidos, junta de qualidade, dificilmente isso voltará a te aborrecer.

    Em suma: Ferveu, f*deu. Se não der zéba na hora, vai dar 3 meses depois kkkk.

    Mais um ponto a ser lembrado: o sensor de temperatura só vai ser util, se tiver agua no sistema... se a agua secar, ele não vai dar leitura precisa. como tua agua foi toda embora, provavelmente vc só ficou sabendo que o carro tava esquentando quando não devia mais ter agua no sistema...

    essa é a real importancia do sensor de nivel de agua do reservatório. o Polo tinha, quando a agua chegava no minimo ele acendia uma luz... e dava pra saber que tinha algo errado antes mesmo da temperatura subir.

    abraços, e troque o óleo com uns mil km... pode ter ficado sujeita na montagem do cabeçote e trocar o óleo é essencial ;)

    Agradeço a atenção. A solda foi feita e, a princípio, o problema foi sanado. Entretanto, me surgiu um outro problema: quando dou partida pela manhã, o carro bate tucho por uns 2 segundos e depois funciona normal. Isto não acontecia antes de eu efetuar o reparo no cabeçote. O que vc acha que pode ser? Será que com o superaquecimento (que ocasionou a trinca no cabeçote) o óleo (não troquei ainda) perdeu a viscosidade, passando a descarregar os tuchos? Uso Motorcraft 5w30. Agradeço novamente.
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    Mensagem por rokl4nd3r 11/4/2014, 17:43

    Não acredito que tenha relação uma coisa com a outra.
    você verificou o nivel de óleo do carro? não tá no minimo não?

    Meu Fiesta, comprei com 40 mil km e vendi com 80 mil. era 2012.
    batia tucho na primeira partida fria desde que comprei.
    nunca andei num ford que não batesse tucho nos primeiros segundos quando vc da a primeira partida do dia...
    Digo mais! ainda não andei num carro, com mais de 50 mil km que não da umas batidinhas de tucho na primeira partida do dia.

    é aceitavel bater tucho na primeira partida pq o óleo desce e o cabeçote fica seco... os tuchos também descarregam. enquanto ele não enche, bate.

    óleo quando ferve perde suas propriedades, mas não creio que tenha aquecido tanto a esse ponto.

    ou vc nunca tinha reparado nas batidinhas de tucho, ou ta usando combustivel muito ruim ou o óleo perdeu qualidade... anda mais uns 500km e troca o óleo.
    se sumir o barulho, só alegria.
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    Mensagem por xerasco 6/5/2014, 08:52

    rokl4nd3r escreveu:Não acredito que tenha relação uma coisa com a outra.
    você verificou o nivel de óleo do carro? não tá no minimo não?

    Meu Fiesta, comprei com 40 mil km e vendi com 80 mil. era 2012.
    batia tucho na primeira partida fria desde que comprei.
    nunca andei num ford que não batesse tucho nos primeiros segundos quando vc da a primeira partida do dia...
    Digo mais! ainda não andei num carro, com mais de 50 mil km que não da umas batidinhas de tucho na primeira partida do dia.

    é aceitavel bater tucho na primeira partida pq o óleo desce e o cabeçote fica seco... os tuchos também descarregam. enquanto ele não enche, bate.

    óleo quando ferve perde suas propriedades, mas não creio que tenha aquecido tanto a esse ponto.

    ou vc nunca tinha reparado nas batidinhas de tucho, ou ta usando combustivel muito ruim ou o óleo perdeu qualidade... anda mais uns 500km e troca o óleo.
    se sumir o barulho, só alegria.
    Vamo lá. Troquei o óleo. O barulho continua. Tão alto quanto antes de trocar o óleo. Falei com o mecânico e ele disse que foi algum problema na montagem da retífica. Liguei pra retífica e o cara disse que deve ser problema na bomba de óleo ou problema nos tuchos. Acho difícil ser um dos dois... um carro com 45.000 km rodados? E ainda mais esse problema só apareceu após a retífica. Tem algo estranho nisso.
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    Mensagem por rokl4nd3r 6/5/2014, 20:31

    não sei se terei conhecimento pra continuar ajudando, mas...

    cada tucho se desgasta de acordo com seu 'buraco'...
    se tirar os tuchos do cabeçote, embaralhar tudo e montar denovo, pode não dar assentamento imediado por causa das diferentes folgas...

    ou esse cabeçote não é o seu, ou então só resta ter algo errado lá dentro...

    se o trampo tem garantia, manda abrir de novo pra ve qualé que é.


    qq coisa tamo ai.

    abraçsss

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