Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+9
eduardo_djr
ALEXANDJ
geovbiten
anthonyrodry
Hugo Sena
Alexandre França
barigonta
Throyer
tomazsena
13 participantes

    Amaciamento de motor

    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    Amaciamento de motor Empty Amaciamento de motor

    Mensagem por tomazsena 18/3/2012, 08:29

    Até eu descobrir o problema com o motor de meu carro e corrigi-lo eu ouvi diversas opniões para a falta de força e dentre uma delas, a forma de como o carro foi "amaciado."

    Diziam a mim que o meu carro era daquele jeito por conta de um amaciamento mau feito. Que carro amaciado da forma correta tem mais torque e é mais disposto.

    Então gostaria de perguntar para a galera que ja tem pratica nessa área. Um carro fica diferente de outro do mesmo ano, com o mesmo motor e opcionais, porque o amaciamento não foi o mesmo?

    Procede essa informação?

    E Se procede, qual a forma correta de maaciar o motor do carro para que ele fique com a potencia dele desenvolvida ao maximo de seu potencial?
    Throyer
    Throyer
    Need For Speed Driver
    Need For Speed Driver


    Mensagens : 705
    Data de inscrição : 29/02/2012
    Idade : 35
    Localização : Rio de Janeiro

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Throyer 25/3/2012, 00:17

    Ta aí... também estou com essa dúvida...
    Alguém sabe explicar?
    barigonta
    barigonta
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/01/2012
    Localização : Curitiba - PR

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por barigonta 5/4/2012, 23:55

    Há diferença sim, pois todos os carro "se adaptam" conforme seu uso, mas voce vai houvir falar que tem que andar "no pau" para o motor maciar e outros vão falar que quando o carro é 0km já vem amaciado, vou explicar a para carros 0km e para motores retificados.


    Para entender por que eu afirmo isso, é necessário entender duas coisas: o que é o amaciamento de um motor e qual a diferença entre um amaciamento “na boa” e um amaciamento “no pau”.

    Diferença entre amaciamento “na boa” e “no pau”

    O amaciamento “na boa” é um amaciamento feito de modo suave, promovendo um pequeno e lento desgaste nas peças, em condições de baixa vibração.

    O amaciamento “no pau” é um amaciamento feito de modo violento, promovendo um grande e rápido desgaste nas peças, em condições de alta vibração.

    As diferenças, portanto, são duas: a velocidade e a profundidade do desgaste das peças, devidos respectivamente ao número total de giros realizados e ao nível de vibração a que o motor foi submetido durante o processo de amaciamento.

    - Mas e a história do motor “empacado”?

    Ora, não é verdade. Quem diz que o motor fica “empacado para sempre” se for amaciado “na boa” simplesmente não conhece física.

    O amaciamento em alta rotação "no pau" desde o princípio vai desgastar rapidamente as peças e dar a impressão de que o motor ficou “bem amaciado” porque o motor ficará “leve” ou “solto” em pouco tempo, mas isso é apenas sinal de desgaste precoce. Em breve este motor aumentará seu consumo e com certeza vai exigir manutenção mais cedo que um motor corretamente amaciado.

    O amaciamento em baixa rotação "na boa" no princípio vai desgastar lentamente as peças e dar a impressão que o motor está “amarrado” porque o motor ainda não foi amaciado em alta rotação, que é a segunda etapa do amaciamento.

    Portanto, para não prejudicar a vida util do motor, o amaciamento deve ser realizado em duas etapas:

    E é ai que ta o macete. As pessoas não costumam dizer isso desta maneira, mas na prática é isso que significa amaciar “na boa”: primeiro se amacia em baixas rotações e depois se amacia em altas rotações.

    Amaciar “na boa” não tem nada a ver com dirigir como uma múmia paralítica, mas cumprir as etapas adequadas para que todo o processo de amaciamento transcorra com o menor nível de vibração possível, o que só ocorre se o amaciamento é gradual.

    Quando realizado após o correto amaciamento em baixa rotação, o amaciamento em alta rotação ocorre com um nível de vibração muito menor que quando é realizado desde o princípio, o que desgasta menos as peças e garante melhor desempenho, menor consumo, menor custo de manutenção e uma vida útil muito maior ao motor.

    Tá, mas como faço isso?

    Motores novos

    Motores novos:

    Ao ligar o veículo, deixe que ele trabalhe uns 20 ou 30 segundos antes de colocar o pé no acelerador. Isso é para que o óleo circule e lubrifique as peças antes de colocar o veículo em uso, aumentando a vida útil do motor. Este conselho vale para toda a vida útil do automóvel, não somente para o período de amaciamento. (E vale até mesmo para os veículos de “partida imediata a frio”, que é um recurso emergencial ótimo para situações de necessidade, mas não deve ser usado diariamente.) Alguns veiculos equipados com injeção eletronica, existem dispositivos que mantém a rotação do motor elevada por alguns minutos quando é dada a partida a frio, principalmente se abastecido com alcool.
    Outro caso prejudica é aquecer o motor com o carro parado, mas também não vale sair com o carro com o pé atolado no acelerador, pois isso prejudica o brunimento dos cilindros "acentamento dos cilindros no bloco do motor. Imagine você no meio do inverno ( pelo menos aqui em curitiba é frio pra caraca) levantar da sua cama e sair correndo, talvez no terceiro passo vc de com a cara no chão kkkkk, ou levantar da cama ficar pulandinho do lado da cama, isso no cenario de todos os dias, passaria um tempo, vc estaria arrebentado por dentro, com o carro é a mesma coisa.

    então resumindo:

    **motor novo

    0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

    500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

    1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

    Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

    1ª de 0 km/h até 25 km/h

    2ª de 25 km/h até 45 km/h

    3ª de 45 km/h até 65 km/h

    4ª de 65 km/h até 85 km/h

    5ª de 85 km/h até 110 km/h

    - Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?

    Motores retificados:

    - Multiplique todas as quilometragens acima citadas por dois, mas mantenha a troca de óleo dos 1.500 km e faça outra aos 3.000 km.
    Últimos conselhos

    A partir dos 3.000 km para os motores novos e dos 6.000 km para os motores retificados, se você seguir os conselhos acima, você terá um motor 85% amaciado. Os últimos 15% serão atingidos com o dobro ou até o triplo destas quilometragens, quando você já não estará muito ligado na história do amaciamento, portanto:

    - Seja paciente. Compensa.

    - Não se habitue a esticar as marchas, isso é apenas um método para elevar os giros sem elevar a velocidade durante o período de amaciamento.

    - Se você tiver muita pressa para “desempacar” o motor, siga o método acima. Eu já estou descrevendo o mínimo, não “adapte” as quilometragens segundo os conselhos do seu vizinho picareta de automóveis que “manja tudo” sobre o assunto.

    - Se você quiser ser mais lento e cauteloso ao amaciar o motor de seu carro, ótimo, some 30% ou 50% em todas as quilometragens. Não existe isso de um motor ficar “empacado” por ter sido amaciado “na boa”, o que acontece é que o motor tem que ser amaciado em todas as velocidades de giro, começando pelas mais baixas. Para “desempacar” um motor que sempre andou em baixa rotação basta passar a amaciá-lo em alta rotação, mesmo após anos de uso em baixa rotação.

    Quanto mais “na boa” o motor for amaciado, maiores serão seu desempenho e sua durabilidade e menores serão seu consumo e seu custo de manutenção.(Arthur Golgo Lucas, 2009)

    Texto adaptado por mim!!!!

    Se falei de mais e niguém entender postem ai!!!!!


    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Convidad 6/4/2012, 00:02

    Perfeito...foi isso mesmo que fiz quando refiz o motor do MK3
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Alexandre França 6/4/2012, 00:15

    Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
    E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
    Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
    Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Alexandre França 6/4/2012, 00:17

    Toreto escreveu:Perfeito...foi isso mesmo que fiz quando refiz o motor do MK3
    Caraca toreto, tú é Sao paulino?????
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Hugo Sena 6/4/2012, 00:55

    Eu nao fiz nada disso no meu..rsrsrs....
    barigonta
    barigonta
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/01/2012
    Localização : Curitiba - PR

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por barigonta 6/4/2012, 01:08

    jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
    E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
    Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
    Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

    Cara paciencia é uma virtude.

    quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

    O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

    E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

    pisando com a unha do dedão kkkk

    s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
    c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

    Atolando pé:

    s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
    c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

    *** Motor 1.6 8v rocam
    anthonyrodry
    anthonyrodry
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 62
    Data de inscrição : 11/01/2012
    Idade : 33

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por anthonyrodry 6/4/2012, 04:54

    como uma luz clareando minhas ideias, perfeito e bem explicado. Meu fiestinha to com ele a 3 anos, então ja peguei um carro todo macio HAHAHHA, ele é 99, se é que me entendem...
    geovbiten
    geovbiten
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 360
    Data de inscrição : 16/09/2011
    Idade : 50
    Localização : Jaraguá do Sul/SC

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por geovbiten 7/4/2012, 16:35

    barigonta escreveu:

    **motor novo

    0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

    500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

    1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

    Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

    1ª de 0 km/h até 25 km/h

    2ª de 25 km/h até 45 km/h

    3ª de 45 km/h até 65 km/h

    4ª de 65 km/h até 85 km/h

    5ª de 85 km/h até 110 km/h

    - Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?



    Comprei o meu faz uns dois meses. Fiz o que voce falou acima. Aliás, o mecanico da revenda me falou tudo isso com o manual aberto.
    Inclusive disse para que se eu usasse alcool, usasse somente alcool e deixasse ele ligado por 10 min e parado, para que a injeção fizesse o remapeamento.
    O meu esta fazendo 11,5 na cidade com gasolina. Sem arrancadas violentas e cumprindo a tabela acima.
    Sem esticar. Usando as velocidades minimas. A ideia é deixar o motor acima de 1500 tambem para não forçar seu funcionamento. Lembrem que se voce esticar vai prejudicar mas se voce deixar ele abaixo da rotação ideal vai ter o mesmo efeito negativo. Por isso uso a 5 somente quando quero manter a velocidade perto dos 60.
    Não deixe o motor falar grosso, ou seja, trabalhar abaixo de 1500.

    Flw
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Convidad 8/4/2012, 08:07

    geovbiten escreveu:
    barigonta escreveu:

    **motor novo

    0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.

    500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.

    1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.

    Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:

    1ª de 0 km/h até 25 km/h

    2ª de 25 km/h até 45 km/h

    3ª de 45 km/h até 65 km/h

    4ª de 65 km/h até 85 km/h

    5ª de 85 km/h até 110 km/h

    - Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?



    Comprei o meu faz uns dois meses. Fiz o que voce falou acima. Aliás, o mecanico da revenda me falou tudo isso com o manual aberto.
    Inclusive disse para que se eu usasse alcool, usasse somente alcool e deixasse ele ligado por 10 min e parado, para que a injeção fizesse o remapeamento.
    O meu esta fazendo 11,5 na cidade com gasolina. Sem arrancadas violentas e cumprindo a tabela acima.
    Sem esticar. Usando as velocidades minimas. A ideia é deixar o motor acima de 1500 tambem para não forçar seu funcionamento. Lembrem que se voce esticar vai prejudicar mas se voce deixar ele abaixo da rotação ideal vai ter o mesmo efeito negativo. Por isso uso a 5 somente quando quero manter a velocidade perto dos 60.
    Não deixe o motor falar grosso, ou seja, trabalhar abaixo de 1500.

    Flw

    Meu carro é anormal, por sem o inflow, na gasolinha, ele fazia 12 a 13km/l. Agora com inflow, está fazendo entre 13 a 14km/l
    avatar
    ALEXANDJ
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 5
    Data de inscrição : 29/04/2012
    Localização : GOIÂNIA

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por ALEXANDJ 29/4/2012, 17:44

    Olá a todos . Bem vou resumir uma receita oriunda de um colega, engenheiro de motores da FORD e de outro, da RENAULT. Se puder , dirija seu carro de forma bem tranquila nos primeiros 2000km . Se tiver paciência , vá até os 5000km. Após isto, vejam que não estou fazendo apologia a pegas ou rachas, se quiser ter o melhor rendimento deste motor :
    Leve-o para uma estrada e estique todas as marchas atá a rotação máxima , preferencialmente corte o giro em 3a. ou 4a.marchas (não haverão danos ao motor). Por fim , acelere o veículo até a velocidade máxima (claro que muita gente não conseguirá fazer isto que estou propondo). Com isto , a central da injeção memoriza as rotações máximas e suas respectivas velocidades. Depois da 1a. troca de óleo , você perceberá um desempenho muito diferente. E mais que isto , pegue uma boa estrada pelo menos 1 vez por mês.
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Alexandre França 30/4/2012, 00:03

    Show de bola Senhores, esclareceu minhas dúvidas! obrigado!
    avatar
    eduardo_djr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 39
    Data de inscrição : 06/04/2012
    Localização : Curitiba

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por eduardo_djr 1/5/2012, 12:12

    Excelente tópico e explicações..
    Porem, para simplificar tudo o que foi explicado tenho a segunte teoria:

    Nos primeiros Mil KM até 1500 KM, não ultrapa-se os 3.000 RPM do motor, feito isso seu motor estara amaciado perfeitamente.

    Após os primeiros 1500km, faça a primeira troca de oleo e filtro, mesmo que o fabricante indique com 10mil ou com 5 mil km...


    Simples...
    avatar
    Felipe_Paulo
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 27/03/2012
    Idade : 33
    Localização : Teresina

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Felipe_Paulo 2/5/2012, 11:27

    Tomaz cara, confere aí no YT essa reportagem do Auto Esporte. O Engenheiro sabe o que diz, sou mais ele! Rolling Eyes Fik'a'dik.

    https://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE

    Abraço, boa sorte!
    vitorcivil
    vitorcivil
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 24/04/2012
    Idade : 38
    Localização : Vila Velha - ES

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por vitorcivil 6/5/2012, 22:25

    Felipe_Paulo escreveu:Tomaz cara, confere aí no YT essa reportagem do Auto Esporte. O Engenheiro sabe o que diz, sou mais ele! Rolling Eyes Fik'a'dik.

    https://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE

    Abraço, boa sorte!


    Felipe, valeu por compartilhar a reportagem, ainda não tinha visto... mas realmente ela da uma virada nessa opinião nossa sobre o amaciamento. Ainda fico com a pulga atrás da orelha porque na reportagem eles se restringem ao "amaciamento" no sentido ajuste do encaixe das peças, das imperfeições de usinagem etc. Mas tem uma coisa que vale a pena pensar também... se essa questão do amaciamento ainda tivesse que ser feita da forma antiga, acredito que o manual do carro diria alguma coisa a respeito (pelo menos deveria dizer já que isso influenciaria em vida útil, consumo e etc).

    De qualquer forma, na dúvida tb não custa ter um cuidado especial nos primeiros meses de vida do garoto né.
    avatar
    gchiorato
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 08/05/2012
    Localização : guaçu

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por gchiorato 8/5/2012, 15:52

    barigonta escreveu:
    jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
    E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
    Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
    Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

    Cara paciencia é uma virtude.

    quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

    O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

    E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

    pisando com a unha do dedão kkkk

    s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
    c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

    Atolando pé:

    s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
    c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

    *** Motor 1.6 8v rocam


    oo barigonta

    cara o computador de bordo do meu fiesta marca igualzinho o seu

    s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
    c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.
    Motor 1.6 8v rocam

    identico, mas com gasolina e ar desligado ja consegui media de 13km/l na estrada, pisando bem na unha
    a media geral é isso ae que vc escreveu.
    Percebi que se o oleo estiver novo recem trocado aumenta a autonomia! que foi o dia que consegui essa media de 13km/l durante os 190km de estrada e 4 pessoas no carro + bagagem hehehe

    valeo falow
    Gio
    barigonta
    barigonta
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 14
    Data de inscrição : 22/01/2012
    Localização : Curitiba - PR

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por barigonta 7/6/2012, 13:50

    gchiorato escreveu:
    barigonta escreveu:
    jalexfranca escreveu:Resumindo, deixa ver se eu entendi, carro zero antes de chegar aos 1500 km não deve passar dos 100 por hora? É isso?
    E depois dos 1500 km devemos pegar a estrada e esticar ???
    Pergunta: To querendo pegar um zero e logo após viajar pro nordeste, são uns 1500 km só de ida, como devo proceder com tal motor novo na estrada? E as ultrapassagens com as carretas (pq na estrada só tem caminhão que parece um trem )??
    Vai logo me desculpando aí a minha leiguisse!!! (se é que existe essa palavra no português )

    Cara paciencia é uma virtude.

    quando tirei o meu 0km rodei os 500 km detro da cidade para não dar "aquele baque" no motor, mas se voce tiver a necessidade mesmo de encarar a estrada, vai fazer o que? mas não procure forçar o carro. A velocidade foi mencionada devido a variação de rotação do motor x velocidade, por exemplo, um carro 1.0 aos 100 km/h pode estar aproximadamente entre 2800 rpm a 3500 rpm e os 1.6 entre 2500 rpm a 3200 rpm que ainda é considerada aceitavel para motores novos ou retificados (valores aproximados devido a variação de temperatura do ar que entra no motor, calibragem dos pneus, etc).

    O meu fui 2 x para a praia, a 1º sem peso com + ou - 600km e a 2° carregado (5 pessoas + bagagens) com + ou - 1800km.

    E por enquanto estou rodando dentro da cidade mas de vez em quando dou umas "esticadas", já rodei 2.600 km e por encrivel que pareça esta fazendo a sguinte média:

    pisando com a unha do dedão kkkk

    s/ ar - 10 km/l a 10,5 km/l (Gasolina) e 8km/l a 8,5 km/l no alcool
    c/ ar - 8 a 8,5km/l (Gasolina) e 7 a 7,5 (alcool)

    Atolando pé:

    s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
    c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.

    *** Motor 1.6 8v rocam


    oo barigonta

    cara o computador de bordo do meu fiesta marca igualzinho o seu

    s/ ar - 8 km/l a 8,5 km/l (Gasolina) e 7km/l a 7,5 km/l no alcool
    c/ ar - 7 a 7,5km/l (Gasolina) e 6 a 6,5 (alcool.
    Motor 1.6 8v rocam

    identico, mas com gasolina e ar desligado ja consegui media de 13km/l na estrada, pisando bem na unha
    a media geral é isso ae que vc escreveu.
    Percebi que se o oleo estiver novo recem trocado aumenta a autonomia! que foi o dia que consegui essa media de 13km/l durante os 190km de estrada e 4 pessoas no carro + bagagem hehehe

    valeo falow
    Gio

    Cara, isso é uma média, como aqui em curitba temos as 4 estações do ano em 1 só dia!! kkk isso varia de cidade para cidade devido ao clima, por exemplo:

    Quando aqui está frio, com o motor quente o carro tende a andar + devido ao ar frio entrar no motor proporcionando um volume maior de ar/combustivel (não chega dar um aumento considerável mas vc sente a diferença do que quando o clima está quente) fazendo com que o carro gaste mais combustivel, devido a demora de aquecer o motor e esse "aumento" se é isso que posso dizer de ar/combustivel para dentro do motor.

    Quanto a troca de óleo, eu não senti diferença quando mandei o meu para a troca, "do jeito de foi, voltou"

    Espero ter ajudado, pois essa média que citei, é com base no computador de bordo do carro e também calculado no método antigo, no papelzinho, caneta e calculadora kkkkk.
    Alexandre França
    Alexandre França
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 2362
    Data de inscrição : 22/12/2011
    Localização : São Gonçalo/RJ

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Alexandre França 7/6/2012, 15:46

    Bem Senhores do conselho "clube ford fiesta"!

    Vi alguns videos no "youtube" sobre este assunto; uns dizem que é necessário e outros dizem que não. Bem fiquei com
    mais dúvidas ainda. Segue logo abaixo os links para os referidos videos; solicito a opinião dos nobres amigos, pois to precisando saber exatamente como proceder. Grato, "jalex"!

    https://www.youtube.com/watch?v=II9dlLc7E3o

    https://www.youtube.com/watch?v=97TxxKRHGOQ&feature=related

    https://www.youtube.com/watch?v=yziHbzNgjP8&feature=related

    https://www.youtube.com/watch?v=5RVY-EmGlBE&feature=related
    João Paulo de Mendonça
    João Paulo de Mendonça
    CFC Auto-Escola
    CFC Auto-Escola


    Mensagens : 226
    Data de inscrição : 03/05/2012
    Idade : 39
    Localização : Boa Esperança

    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por João Paulo de Mendonça 7/6/2012, 17:49

    Bom, quando eu peguei meu carro a orientação foi "dirija normal" como faz no dia a dia. Meu carro esta com 1500 e roda bem. É só "mostrar o pé" e ele vai a 140 muito fácil. Nunca tentei passar disso.

    Conteúdo patrocinado


    Amaciamento de motor Empty Re: Amaciamento de motor

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 13:17