por barigonta 5/4/2012, 23:55
Há diferença sim, pois todos os carro "se adaptam" conforme seu uso, mas voce vai houvir falar que tem que andar "no pau" para o motor maciar e outros vão falar que quando o carro é 0km já vem amaciado, vou explicar a para carros 0km e para motores retificados.
Para entender por que eu afirmo isso, é necessário entender duas coisas: o que é o amaciamento de um motor e qual a diferença entre um amaciamento “na boa” e um amaciamento “no pau”.
Diferença entre amaciamento “na boa” e “no pau”
O amaciamento “na boa” é um amaciamento feito de modo suave, promovendo um pequeno e lento desgaste nas peças, em condições de baixa vibração.
O amaciamento “no pau” é um amaciamento feito de modo violento, promovendo um grande e rápido desgaste nas peças, em condições de alta vibração.
As diferenças, portanto, são duas: a velocidade e a profundidade do desgaste das peças, devidos respectivamente ao número total de giros realizados e ao nível de vibração a que o motor foi submetido durante o processo de amaciamento.
- Mas e a história do motor “empacado”?
Ora, não é verdade. Quem diz que o motor fica “empacado para sempre” se for amaciado “na boa” simplesmente não conhece física.
O amaciamento em alta rotação "no pau" desde o princípio vai desgastar rapidamente as peças e dar a impressão de que o motor ficou “bem amaciado” porque o motor ficará “leve” ou “solto” em pouco tempo, mas isso é apenas sinal de desgaste precoce. Em breve este motor aumentará seu consumo e com certeza vai exigir manutenção mais cedo que um motor corretamente amaciado.
O amaciamento em baixa rotação "na boa" no princípio vai desgastar lentamente as peças e dar a impressão que o motor está “amarrado” porque o motor ainda não foi amaciado em alta rotação, que é a segunda etapa do amaciamento.
Portanto, para não prejudicar a vida util do motor, o amaciamento deve ser realizado em duas etapas:
E é ai que ta o macete. As pessoas não costumam dizer isso desta maneira, mas na prática é isso que significa amaciar “na boa”: primeiro se amacia em baixas rotações e depois se amacia em altas rotações.
Amaciar “na boa” não tem nada a ver com dirigir como uma múmia paralítica, mas cumprir as etapas adequadas para que todo o processo de amaciamento transcorra com o menor nível de vibração possível, o que só ocorre se o amaciamento é gradual.
Quando realizado após o correto amaciamento em baixa rotação, o amaciamento em alta rotação ocorre com um nível de vibração muito menor que quando é realizado desde o princípio, o que desgasta menos as peças e garante melhor desempenho, menor consumo, menor custo de manutenção e uma vida útil muito maior ao motor.
Tá, mas como faço isso?
Motores novos
Motores novos:
Ao ligar o veículo, deixe que ele trabalhe uns 20 ou 30 segundos antes de colocar o pé no acelerador. Isso é para que o óleo circule e lubrifique as peças antes de colocar o veículo em uso, aumentando a vida útil do motor. Este conselho vale para toda a vida útil do automóvel, não somente para o período de amaciamento. (E vale até mesmo para os veículos de “partida imediata a frio”, que é um recurso emergencial ótimo para situações de necessidade, mas não deve ser usado diariamente.) Alguns veiculos equipados com injeção eletronica, existem dispositivos que mantém a rotação do motor elevada por alguns minutos quando é dada a partida a frio, principalmente se abastecido com alcool.
Outro caso prejudica é aquecer o motor com o carro parado, mas também não vale sair com o carro com o pé atolado no acelerador, pois isso prejudica o brunimento dos cilindros "acentamento dos cilindros no bloco do motor. Imagine você no meio do inverno ( pelo menos aqui em curitiba é frio pra caraca) levantar da sua cama e sair correndo, talvez no terceiro passo vc de com a cara no chão kkkkk, ou levantar da cama ficar pulandinho do lado da cama, isso no cenario de todos os dias, passaria um tempo, vc estaria arrebentado por dentro, com o carro é a mesma coisa.
então resumindo:
**motor novo
0 - 500 km: procure rodar dentro da cidade sem forçar muito o motor, procure usar rotações baixar e não colocar muita carga no carro, claro que poderá carregar a familia e ir ao mercado de vez em quando, mas que não ultrapasse 200 km.
500 - 1000: quando você sentir que o carro já está andando com normalidade em baixas velocidades, sem aquela impressão de estar “preso”, pegue uma estrada e faça o seguinte: na quarta marcha, acelere até atingir 90 km/h, tire o pé do acelerador, deixe cair a velocidade até 50 km/h e torne a acelerar até os 90 km/h. Repita esta operação acelerando com suavidade nas primeiras dez vezes e com firmeza nas dez vezes seguintes. Se você for do tipo paciente, circule por quinze minutos e repita a operação. Repita todo o processo pelo menos mais uma vez, em outro dia. Não ultrapasse os 100 km/h em nenhuma marcha e evite ultrapassagens que forcem o motor, pois nesta velocidade dependendo da cilindrada do motor,a rotação varia de 2500rpm a 3500 rpm.
1000 - 1.500 km não mantenha velocidade alta por longos períodos nem carregue muito peso por longos períodos.
Nos primeiros 1.500 km não estique as marchas. Consulte o manual do seu veículo para ver a relação adequada entre marchas e velocidades para este período. Se você não tiver o manual, use esta tabela geral que eu encontrei por aí na internet:
1ª de 0 km/h até 25 km/h
2ª de 25 km/h até 45 km/h
3ª de 45 km/h até 65 km/h
4ª de 65 km/h até 85 km/h
5ª de 85 km/h até 110 km/h
- Após os 1.500 km começa a segunda etapa de amaciamento a que eu me referi acima: você deve começar a esticar gradualmente as marchas para elevar o giro do motor sem elevar a velocidade do veículo – afinal, você não quer se matar nem ser multado, né?
Motores retificados:
- Multiplique todas as quilometragens acima citadas por dois, mas mantenha a troca de óleo dos 1.500 km e faça outra aos 3.000 km.
Últimos conselhos
A partir dos 3.000 km para os motores novos e dos 6.000 km para os motores retificados, se você seguir os conselhos acima, você terá um motor 85% amaciado. Os últimos 15% serão atingidos com o dobro ou até o triplo destas quilometragens, quando você já não estará muito ligado na história do amaciamento, portanto:
- Seja paciente. Compensa.
- Não se habitue a esticar as marchas, isso é apenas um método para elevar os giros sem elevar a velocidade durante o período de amaciamento.
- Se você tiver muita pressa para “desempacar” o motor, siga o método acima. Eu já estou descrevendo o mínimo, não “adapte” as quilometragens segundo os conselhos do seu vizinho picareta de automóveis que “manja tudo” sobre o assunto.
- Se você quiser ser mais lento e cauteloso ao amaciar o motor de seu carro, ótimo, some 30% ou 50% em todas as quilometragens. Não existe isso de um motor ficar “empacado” por ter sido amaciado “na boa”, o que acontece é que o motor tem que ser amaciado em todas as velocidades de giro, começando pelas mais baixas. Para “desempacar” um motor que sempre andou em baixa rotação basta passar a amaciá-lo em alta rotação, mesmo após anos de uso em baixa rotação.
Quanto mais “na boa” o motor for amaciado, maiores serão seu desempenho e sua durabilidade e menores serão seu consumo e seu custo de manutenção.(Arthur Golgo Lucas, 2009)
Texto adaptado por mim!!!!
Se falei de mais e niguém entender postem ai!!!!!