Lendo o manual do Fiesta e em pesquisa por este fórum, observei o conselho de não efetuarmos a limpeza dos bicos injetores sob alegação de que, neste motor, os referidos eletroinjetores são "autolimpantes". Conhecendo a anatomia de um eletroinjetor, confesso que não acreditava muito nesta história. Depois dessa matéria do Alexandre no youtube então... O Alexandre (ADG0068, no Youtube) é dono de uma das oficinas mais conceituadas de São Paulo em reparo de autos. O cara é bão! Assistam o vídeo dele abaixo e tirem suas conclusões:
Eu sempre assisto os vídeos desse cara e do Doutor carro que falam muito bem dos carros da ford e sempre nos ajudam a solucionar os problemas mais pequenos até os mais complicados.
m4fioso escreveu:Correção besta mas a oficina dele fica em Belo Horizonte...
@topic sem duvida que precisa limpeza ainda mais com essa gasolina lixo aqui do Brasil...
É verdade! Eu é que dei mole. Quando escrevi esse tópico estava dormindo em pé e nem me atentei para este detalhe.
Mas nessa história, o que eu vejo é que eles pegam o manual que publicam lá fora e traduzem para o nosso português sem fazer as adaptações textuais condizentes com nossa realidade. Partindo desse princípio, nenhum carro então deveria fazer limpeza de eletroinjetor. Assisti uns vídeos do Alexandre (ADG0068) onde ele tinha ido ao Estados Unidos conhecer uma oficina padrão EUA. Lá, um amigo dele (Telmo, se não me engano), brasileiro, era um dos mecânicos da oficina. Fiquei bem impressionado com o que o Telmo disse. Lá não existe esse lance de limpeza de bico. Trocar escapamento? Isso é raro por lá. Fazer suspensão?? Nunca! Tenho muita pena do meu Fiestinha rodano por aqui, sabe...
Fiz recentemente limpeza de bico de meu carro de novo. Para minha surpresa no teste de vazão 2 dos bicos ficaram com vazão de 40 mL e 2 deles ficou com vazão de 45 mL.
Vi na tabela de aplicação em vários sites que para o ano do meu carro e o tipo de bico(IPW127 da magneti marelli) a vazão deveria ser de 39 mL nos 4 bicos.
O Dono da oficina disse que passou o sistema de ultrassom nos bicos 3 vezes, e depois dessas 3 vezes se eles nao ficassem equalizados teria que trocar.
Eu tou achando que 5mL a mais tá bem acima do erro permitido. Gostaria de Saber se existe algum lugar na internet onde eu possa comprar para mim.
Ae pessoal. Tou muito satisfeito com o consumo de meu carro dentro da cidade agora. Mesmo tendo essa diferença nos bicos depois de ter feito a limpeza nessa outra oficina o carro ta outro.
Antes o consumo na cidade era de 6km/L com ar condicinado. Agora, fiz a média ainda a pouco. O consumo dele está 8,5KM/L. Não vejo a hora de testá-lo na estrada.
Eu penso que bicos só devem ser limpos caso tenha alguma falha no funcionamento do motor ou esteja com consumo fora da média, as vezes o pessoal confunde limpeza do corpo de borboleta e limpeza dos bicos, o corpo de borboleta deve ser limpo de vez enquando até pq os gases de óleo do motor passam por ele e vai sujando, pros bicos não existe uma limpeza preventiva até pq a limpeza em excesso neles pode danificar o componente. Meu carro só limpa bicos se tiver atrapalhando o funcionamento mesmo
Limpeza deve ser feita somemos quando houver problema, pois esta estória que bicos são auto-limpastes só funciona na Europa pois combustível é bem melhor na sua destilação fracionada não tendo restos de outros produtos químicos, nem enxofre e um monte de etc - a gasolina deles é mais Volátil e TODAS são ADITIVADAS que colaboram com limpeza dos bicos , isto alias põem fim a teoria de alguns que bicos são auto limpantes - se fossem na europa não haveria necessidade de gasolina aditivada que nada mais é que gasolina comum com detergentes, dispersantes e produtos destinados a limpeza . Não confundam com Gas. Premium
nunca fiz limpeza de bico nos meus carros. Meu fiesta está com 75mil km e funciona bem. Procurem abastecer em postos de confiança e utilizem gasolina adtivada. Ainda utilzo etanol com frequência. Isso ajuda a manter o motor mais limpo. Limpeza de bico é lenda.
Eu nunca levei nenhum carro meu para limpar os bicos. Tive um Uno, o qual andei 98 mil km. Depois meu primeiro Fiesta que andei 110 e o atual está com 20 mil e também não pretendo levar.
Falar que limpeza de bico é lenda é um pouco pesado pois tem casos que deve ser feito sim a limpeza, eu mesmo tive um Astra 2009 com 45.000 km rodados e precisei fazer limpeza de bicos nele pois de manhã ele simplesmente não pegava, pra pegar tinha que acelerar ele, coisa que não existe em carro injetado. levei na oficina e trocamos velas, cabos, limpamos o corpo de borboleta e etc.... passamos scanner e não acusou nenhum erro, no outro dia a mesma história de acelerar, voltei pra oficina e tiramos os bicos pra ver e a equalização estava péssima, um jogava muito e outros jogavam pouco combustível, fizemos a limpeza e equalizamos ele, problema resolvido. Todo o sistema de injeção do carro assim como sistema de ignição tbem, estão sujeitos a problemas derivados do combustível, sujeira do tanque dos postos e etc....
Ze_Fernando escreveu:olhe em 17:24 minutos o que eu estou dizendo
Pessoal,
fui numa oficina autorizada BOSCH aqui no meu bairro, a ADL, e pedi para fazer a limpeza dos bicos injetores na máquina de teste da KITESTE, que mede a vazão dos bicos sujos, depois efetua a limpeza na cuba de ultrassom com uma mistura nova de CAR80 e Querosene, e depois testa a vazão novamente, igual a do vídeo acima postado. Os meus bicos eram os originais de quando comprei zero km em 2010 (Ford IPE009, na verdade Magnetti Marelli), e nunca haviam sido limpos. Meu carro está com 50000 km. No teste dos bicos sujos, 3 deles alcançaram 20 MLs no teste e o último 19 MLs. Após 30 minutos na cuba de ultrassom, troca das telinhas e dos o'rings velhos por novos, o teste dos bicos limpos resultou em 25 Mls exatamente para cada um dos bicos, aumento médio de aproximadamente 25% da vazão. Além desse serviço, o mecânico, muito atencioso por sinal, ainda retirou a TBI inteira para limpeza completa (atrás da borboleta estava pura carbonização), e as velas para verificação, calibragem da distância dos eletrodos e reinstalação.
Paguei 163,00 por esse serviço todo na ADL, e aí sim, o carro virou outro!!! Agora tá andando e puxando como nunca, e bebendo 8,5 km/l de álcool na cidade. Tá certo que pego um pedaço de via expressa todo dia para trabalhar, mas acho que para um carro 1.6 com álcool, tá bom demais.
Recomendo a limpeza de bicos a todos, mesmo a FORD e muitos programas de TV "especializados" dizendo que são auto-limpantes. Eu vi o estado do líquido novo na cuba após a limpeza dos meus bicos, bem como o estado das telinhas antigas que ficam dentro dos bicos, e sei do que estou falando.
xerasco escreveu:Lendo o manual do Fiesta e em pesquisa por este fórum, observei o conselho de não efetuarmos a limpeza dos bicos injetores sob alegação de que, neste motor, os referidos eletroinjetores são "autolimpantes". Conhecendo a anatomia de um eletroinjetor, confesso que não acreditava muito nesta história. Depois dessa matéria do Alexandre no youtube então... O Alexandre (ADG0068, no Youtube) é dono de uma das oficinas mais conceituadas de São Paulo em reparo de autos. O cara é bão! Assistam o vídeo dele abaixo e tirem suas conclusões:
xerasco escreveu:Lendo o manual do Fiesta e em pesquisa por este fórum, observei o conselho de não efetuarmos a limpeza dos bicos injetores sob alegação de que, neste motor, os referidos eletroinjetores são "autolimpantes". Conhecendo a anatomia de um eletroinjetor, confesso que não acreditava muito nesta história. Depois dessa matéria do Alexandre no youtube então... O Alexandre (ADG0068, no Youtube) é dono de uma das oficinas mais conceituadas de São Paulo em reparo de autos. O cara é bão! Assistam o vídeo dele abaixo e tirem suas conclusões:
Limpeza de bicos injetores em motores Zetec Rocam
olha ae mano os meus bicos
Seu carro ja ta com 300 mil km???
Limpei os meus aos 45 mil km, pouca sujeira por fora, mas deu uma boa diferença no desempenho e consumo.
Filipe S escreveu: Seu carro ja ta com 300 mil km???
Limpei os meus aos 45 mil km, pouca sujeira por fora, mas deu uma boa diferença no desempenho e consumo.
Cara nosso Fiesta 1.0 com 4.000 km começou uns pipocos em marcha lenta e ruim pra desenvolver, levei na CSS em garantia e fizeram uma limpeza de bicos que resolveu, só deu briga na hora de pegar o carro pois alegaram que limpeza de bicos não era coberto pela garantia kkkkkkkk falei coloquem meu nome no Serasa então pq não vou pagar visto que o carro tem 1 ano de garantia. Peguei o carro e sai, depois disso fiz a ultima revisão lá e neim tocaram no assunto.