Meus caros, gostaria de compartilhar uma experiência simples que detecta o mal funcionamento das luzes do ré ocasionado pelo interruptor (cebolinha) com defeito.
A dica é bastante simples. Primeiramente, deve-se localizar o interruptor, o qual no motor zetec, fica parafusado na caixa de câmbio, voltado para a frente do veículo e que nele chega um conector com 2 fios.
Basta puxar o conector (não puxe pelos fios) para desencachar do interruptor e colocar um pedaço de fio ou até mesmo um clips de papel causando um curto entre os 2 terminais do conector, simulando o que o próprio interruptor faz quando a ré é engatada.
Assim, ao ligar a chave do veículo, as luzes do ré deverão acender imediatamente. Se assim for, o defeito é o próprio interruptor, o qual deve ser desrosqueado e retirado e alí colocado uma peça nova. Depois basta encaixar o conector que você utilizou para o teste, e pronto.
Esse teste é muito mais prático que testar as próprias lâmpadas, pois o acesso é fácil pela frente do carro (por baixo).
A dica é bastante simples. Primeiramente, deve-se localizar o interruptor, o qual no motor zetec, fica parafusado na caixa de câmbio, voltado para a frente do veículo e que nele chega um conector com 2 fios.
Basta puxar o conector (não puxe pelos fios) para desencachar do interruptor e colocar um pedaço de fio ou até mesmo um clips de papel causando um curto entre os 2 terminais do conector, simulando o que o próprio interruptor faz quando a ré é engatada.
Assim, ao ligar a chave do veículo, as luzes do ré deverão acender imediatamente. Se assim for, o defeito é o próprio interruptor, o qual deve ser desrosqueado e retirado e alí colocado uma peça nova. Depois basta encaixar o conector que você utilizou para o teste, e pronto.
Esse teste é muito mais prático que testar as próprias lâmpadas, pois o acesso é fácil pela frente do carro (por baixo).