O Mundo Sobre Ford Fiesta

Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

Compartilhe

lucio_candido
Nascituro
Nascituro

Re: Liquido de Arrefecimento, Completar ou Substituir?

Mensagem por lucio_candido em 2/9/2012, 14:01

Ithallo Tanabe escreveu:É novo!! Garantia.. CSS!!

Pois é, andei achando estranho o nível estar baixo pra um carro comprado a tão pouco tempo. Creio que já saiu de lá com o nível baixo e eu nunca tenha reparado (sou muito desligado). De qualquer forma ligarei amanhã para a Ford e vou agendar uma ida lá para eles completarem o fluido, serviço este que ao meu entender não devo pagar, afinal de contas o carro está na garantia e se eles entregaram desta forma terão de corrigir.

tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por tomazsena em 2/9/2012, 21:52

lucio_candido escreveu:Opa pessoal boa tarde, me surgiu uma dúvida agora. Meu carro tem 4 meses de comprado e o fluido de arrefecimento está abaixo da marca mínima, desta forma estou pensando em completá-lo. Minha dúvida é a seguinte, misturo fluidos de marcas diferentes ou procuro o original para o carro? Vou procurar alguma das marcas que foram citadas neste tópico. Desde já agradeço a atenção de todos, saudações.

4 meses. Eu completaria com agua destilada. Mas preste atenção, não é agua mineral nao. é destilada. Caso volte a baixar o nivel de novo, procure a CSS para garantia.

Minha Garagem Atualizada 22/01/2012

arthurnv
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagem por arthurnv em 2/9/2012, 22:00

tomazsena escreveu:
lucio_candido escreveu:Opa pessoal boa tarde, me surgiu uma dúvida agora. Meu carro tem 4 meses de comprado e o fluido de arrefecimento está abaixo da marca mínima, desta forma estou pensando em completá-lo. Minha dúvida é a seguinte, misturo fluidos de marcas diferentes ou procuro o original para o carro? Vou procurar alguma das marcas que foram citadas neste tópico. Desde já agradeço a atenção de todos, saudações.

4 meses. Eu completaria com agua destilada. Mas preste atenção, não é agua mineral nao. é destilada. Caso volte a baixar o nivel de novo, procure a CSS para garantia.

Bá, agua mineral no sistema é bomba! Ferra com tudo!
Dá pra por água "torneiral" sem problemas, mas o certo é como o tomaz falou a destilada essa ai é a mais indicada pro sistema.

Ithallo Tanabe
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Ithallo Tanabe em 2/9/2012, 23:46

Bom mesmo é água mili-Q, (é mais "pura" que a destilada) mas não é fácil arrumar e a destilada é bem melhor que a mineral ou a da central de abastecimento com muito cloro!

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 3/9/2012, 07:30

Bá, agua mineral no sistema é bomba! Ferra com tudo!
Dá pra por água "torneiral" sem problemas, mas o certo é como o tomaz falou a destilada essa ai é a mais indicada pro sistema.

Só dar uma passada na Itaipava, a água mais pura da America Latina! hehehe
Desse jeito vou usar uma panela de pressão com um cano de cobre,fazendo um mini alambique. Sairia água pura do outro lado... Água... sei...Cool

lucio_candido
Nascituro
Nascituro

Mensagem por lucio_candido em 3/9/2012, 19:42

tomazsena escreveu:

Certo Tomazsena, seguirei a sua dica e vou adicionar um litro de água destilada. Mesmo sendo uma proporção de 50% entre a água e o líquido refrigerante recomendada pelo fabricante, creio que com essa adição de água destilada ñ haja problema, visto que a diluição e consequente diminuição do efeito do etilenoglicol no ponto de ebulição da água deve ser baixa.

Ah, numa outra postagem vi alguém falando que utilizava-se o anticongelante pra baixar o ponto de ebulição, mas é justamente o contrário, o etilenoglicol serve pra aumentar o mesmo, fazendo a água ferver numa temperatura bem mais alta, isso chama-se efeito ebulioscópico. Tomaz vc é químico em que área? Sou prof de química.

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal, esse fórum é muito bom e tem ótimos participantes. Abraços a todos.

fabionew7
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por fabionew7 em 4/9/2012, 17:03

Ai Galera, pra quem tem duvidas sobre Arrefecimento no motor, segue este manual detalhadíssimo, vale a pena ler.
segue link Abaixo:
http://pt.scribd.com/doc/6454860/Manual-Arrefecimento

juliano.silva8
Triciclo Bandeirantes
Triciclo Bandeirantes

Mensagem por juliano.silva8 em 5/9/2012, 14:01

Fala ae galera blz,
Aproveitando o tópico do amigo,eu queria tirar algumas dúvidas:
No início do ano troquei o reservatório,tampa limpador do sistema de arrefecimento e aditivo orgânico,só que fui ver o carro hoje e notei que o reservatório tá com a mistura água+aditivo bem abaixo do mínimo indicado no reservatório e com uma cor alaranjada (a cor do aditivo é rosa)quais os possíveis problemas que devem estar acontecendo?
Posso completar com água e aditivo novamente,ou seria melhor eu fazer a limpeza novamente do reservatório?
Caso o reservatório não esteja furado e a tampa esteja boa e as mangueiras boas,quais os outros locais que posso ver para um possível vazamento?
Desculpem o texto gigante,mas gosto de explicar a situação bem detalhada para o pessoal entender melhor.
Abraço.

Juliano Silva #8

Fiesta Black 1.6 RJ
My Garage

"se você faz o que sempre fez você obterá o que você sempre obteve..."

fabionew7
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por fabionew7 em 5/9/2012, 14:59

juliano.silva8 escreveu:Fala ae galera blz,
No início do ano troquei o reservatório,tampa limpador do sistema de arrefecimento e aditivo orgânico,só que fui ver o carro hoje e notei que o reservatório tá com a mistura água+aditivo bem abaixo do mínimo indicado no reservatório e com uma cor alaranjada (a cor do aditivo é rosa)quais os possíveis problemas que devem estar acontecendo?
Posso completar com água e aditivo novamente,ou seria melhor eu fazer a limpeza novamente do reservatório?
Caso o reservatório não esteja furado e a tampa esteja boa e as mangueiras boas,quais os outros locais que posso ver para um possível vazamento?
Desculpem o texto gigante,mas gosto de explicar a situação bem detalhada para o pessoal entender melhor.
Abraço.
Boa Tarde Juliano, Te aconselho a fazer a limpeza novamente, provavelmente se a mistura água+aditivo já está sujo é sinal que a limpeza não foi feita corretamente, o correto da limpeza é fazer uns 3 ciclos, ou seja, esvaziar a água, conectar a mangueira novamente, encher, funcionar o carro por alguns minutos até acionar a ventoinha; Fazer esse processo umas 3 vezes ou até constatar que a água esta saindo realmente limpa, aí sim fazer a mistura corretamente do liquido com a água, e funcionar o carro com a tampa do reservatório aberta por alguns minutos para sair o ar. Depois de uns dias verificar o nível novamente, pois a tendência é baixar um pouco.

pascuineli
Nascituro
Nascituro

Mensagem por pascuineli em 6/9/2012, 18:55

fabionew7 escreveu:
juliano.silva8 escreveu:Fala ae galera blz,
Abraço.
Boa Tarde Juliano, Te aconselho a fazer a limpeza novamente, provavelmente se a mistura água+aditivo já está sujo é sinal que a limpeza não foi feita corretamente, o correto da limpeza é fazer uns 3 ciclos, ou seja, esvaziar a água, conectar a mangueira novamente, encher, funcionar o carro por alguns minutos até acionar a ventoinha; Fazer esse processo umas 3 vezes ou até constatar que a água esta saindo realmente limpa, aí sim fazer a mistura corretamente do liquido com a água, e funcionar o carro com a tampa do reservatório aberta por alguns minutos para sair o ar. Depois de uns dias verificar o nível novamente, pois a tendência é baixar um pouco.

É EXATAMENTE O QUE EU FARIA.... LIMPEZA NO SISTEMA 3 CICLOS COMPLETOS E DEPOIS ADITIVO POR ALGUNS DIAS E CONFERIR PRA VER SE BAIXOU !!!! EU AQUI EM SAO PAULO COMPREI O KIT DE 3 LITROS UMA VEZ E GANHEI A LIMPEZA NA PROPRIA LOJA ATRAVEZ DAQUELAS MAQUINAS,,, FICOU MUITO BOM,,, MESMO QUE FAÇA NUM LOCAL ESPECIALIZADO É IMPORTANTE VERIFICAR A AGUA LIMPA SAINDO DE DENTRO DO SISTEMA CONFIRMANDO A LIMPEZA TOTAL,

Nilton Santos
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Nilton Santos em 6/9/2012, 23:13

no meu caso fiz a limpeza de forma correta e ate com produto de limpeza de radiadores. Coloquei o aditivo e a agua torneiral. Depois de 7 dias troquei de novo porque ela sujou. Mas a duvida eh a seguinte, _ agua amarelou de novo tavez porque o antigo dono nao usava aditivo. Devo limpar ele novamente e por o aditivo de novo? E se ele sujar posso trocar de novo e nao danificar?

https://www.facebook.com/pages/Ford-Fiesta-Clube-Brasil

pascuineli
Nascituro
Nascituro

Mensagem por pascuineli em 7/9/2012, 14:07

olha eu trocaria quantas vezes fosse necessário ou faria mesmo uma boa limpeza com produtos ideais... tente fazer o ciclo até que a aguá saia limpa e deixe-a passar por todo sistema ativando a ventuinha e fazendo com que a aguá passe por todo o ciclo... acho que não há problema em fazer quantas vezes forem necessário... abraço e boa sorte

pascuineli
Nascituro
Nascituro

Mensagem por pascuineli em 7/9/2012, 14:09

também tem que levar em conta que a agua que deve ser usada é a tal da dismineralizada... os aditivos recomendam alguns no verso.

Nilton Santos
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Nilton Santos em 8/9/2012, 07:38

pascuineli escreveu:também tem que levar em conta que a agua que deve ser usada é a tal da dismineralizada... os aditivos recomendam alguns no verso.
È a tal da destilada. OK.
Mas eu tenho que esperar a ventuinha acionar ou posso tirar o sensor de temperatura para ser mais rapido?

https://www.facebook.com/pages/Ford-Fiesta-Clube-Brasil

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagem por Ze_Fernando em 8/9/2012, 09:36

a questão é se a agua do radiador esta com ferrugem não basta somente limpar e colocar um aditivo pois a ferrugem não irá sair totalmente e logo logo vai estar suja a agua de novo, tive uma Caravan que estava bastante enferrujado procurei o mecanico que me disse que inicialmente precisava de uma limpeza e posteriormente verificar vazamentos antes de colocar o aditivo, assim compramos um produto da Radiex que é concentrado e vc esgota a agua do sistema e coloca uma limpa com esse produto e funciona o carro em marcha lenta durante 15 minutos, quando foi esgotar saia pedaços de ferrugens e muita sujeira junto, quando remontamos o mecanico antes de colocar o aditivo pediu pra rodar no fim de semana pois se desse vazamentos não perderia o aditivo, e bingo estourou quase tds selos de agua Very Happy na segunda deixei lá ele trocou tds selos e colocou aditivo e não apareceu mais ferrugem no sistema cheers

dede trakinas
Nascituro
Nascituro

Mensagem por dede trakinas em 3/4/2013, 13:07

Ithallo Tanabe escreveu:amigo, vc já fez alguma limpeza nesse sistema antes? Caso não, o melhor é fazer uma limpeza (em casa mesmo você faz - tem tutorial no clube) e o aditivo vai depender do fabricante... alguns já estão prontos, outros tem que diluir a 50% varia bastante... mas é importante vc usar um aditivo.

Abraço!

O meu fiesta faz mais de 1 ano que não troco e a agua ta com cor alaranjada tipo ferrugem sera que to ja era ?

dkfuji
Nascituro
Nascituro

Mensagem por dkfuji em 3/4/2013, 19:56

Limpa e vê o que dá. Em uma semana dá para ver se voltou.

Mas ao limpar, coloque aditivo.

Mazoel
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Mazoel em 4/4/2013, 00:24

eu sempre levo na concessionária ford na dúvida,fico tranquilo.

Mas como cada um, é cada um.

: :ewbt: :

Deni Williams
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Deni Williams em 4/4/2013, 19:00

É sempre bom trocar para manter o sistema limpo.

tubao
Nascituro
Nascituro

Mensagem por tubao em 24/7/2013, 15:22

UMA DICA PARCERO:USE SOMENTE AGUA DESTILADA OU FILTRADA NO SEU MOTOR PARA NÃO HAVER OXIDAÇÃO POR CONTATO COM METAIS !!!!FICA A DICA

Nandoaps
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Nandoaps em 24/7/2013, 20:00

Essa agua destilada que vocês estão falando é a boa e velha pinga mesmo? Ou é algo mais elaborado?

tubao
Nascituro
Nascituro

Mensagem por tubao em 24/7/2013, 20:49

agua destilada mesmo vendida em farmacias e lojas de autopeças!!!

rivets
Nascituro
Nascituro

Mensagem por rivets em 26/7/2013, 01:39

Alguém me tira a seguinte duvida.

Vou fazer o processo de limpeza com agua da torneira e tals, fazer os ciclos pra limpar por completo, até aí Ok.
Depois tenho que colocar o aditivo + proporção de água destilada (ou aditivo já pronto).

A pergunta é, como ter certeza que toda a água da torneira que usei nos ciclos saiu do sistema?
E como fazer pra tirar o ar?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:57

Data/hora atual: 8/12/2016, 01:57