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Velas de ignição Pulstar de Iridium

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tomazsena
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Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por tomazsena em 12/8/2012, 23:25

Bem pessoal, depois de ler bastante a respeito e ver alguns vídeos, estou curioso e bem interessado nessas velas de ignição.

A Marca é Pulstar. Elas prometem uma faísca maior, e com isso um torque um pouco melhor e com isso uma economia de combustível.

Veja o Vídeo, comparando uma vela de Iridium da NGK a direita do vídeo com a Pulstar a esquerda do vídeo:



Lembrando que a Pulstar é construída com um capacitor interno, o que causa um aumento na faisca gerada.

Nesse outro vídeo tem a comparação delas em uma camara com combustivel, imitando o cilindro de um carro em funcionamento com camera lenta:



Acredito que possa melhorar mesmo no consumo do carro, e aumente um pouco a potência. Elas são vendidas no ebay por $ 12,85 a unidade. Quando eu tiver um pouco melhor financeiramente acho que vou compra-las para testar. O ruim é esperar mais de 1 mes para elas chegarem.


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Hugo Sena
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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Hugo Sena em 13/8/2012, 01:44

Eu acho é um complemento a outros up's...como uma bobina melhor...cabos melhores e tal..acho q com ela sozinha o ganho é imperceptível....


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Marco Aurélio C. Jr
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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Marco Aurélio C. Jr em 13/8/2012, 08:00

Eu acho é que vc vai acabar com seus cabos de velas e bobina kkkkk sei lá viu, não tenho muita base teórica pra falar com certeza, mas eu nunca ouvi falar que velas melhores fazem o carro "andar" mais do que o normal, mas é bem provável que melhore a resposta na aceleração (acelerar mais rapido). Acredito que a melhor forma de descobir isso com certeza é nosso amigo Tomaz comprar, testar e dar seu veredicto Very Happy Vai fundo Tomaz, se for bom mesmo eu compro tb kkk Laughing


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tomazsena
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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por tomazsena em 13/8/2012, 11:54

Marco Aurélio C. Jr escreveu:Eu acho é que vc vai acabar com seus cabos de velas e bobina kkkkk sei lá viu, não tenho muita base teórica pra falar com certeza, mas eu nunca ouvi falar que velas melhores fazem o carro "andar" mais do que o normal, mas é bem provável que melhore a resposta na aceleração (acelerar mais rapido). Acredito que a melhor forma de descobir isso com certeza é nosso amigo Tomaz comprar, testar e dar seu veredicto Very Happy Vai fundo Tomaz, se for bom mesmo eu compro tb kkk Laughing

Cara, eu parto do principio de funcionamento do motor do carro. Ele funciona a explosão, e essa explosão é causada inicialmente por uma faisca, que é provocada pela vela de ignição. Quando o carro está com velas bastante usadas, o carro fica sem força e mais beberrão, consequencia de se ter uma faisca menor, com "menos força". Partindo daí, eu pensei, e se inventassem uma vela com faíca melhorada?

Foi aassim que raciocinei quando encontrei essas velas na internet. Alem de possuir faisca bem maior, coisa que é possivel ver visivelmente, como mostra o video. Elas são feitas de Iridium, um metal mais resistente que cobre e ferro, e que é menos abundante na Terra, um dos fatores que tornam esse tipo de vela mais cara.

Quanto a afeta o cabo das velas, acredito que isso nao vai acontecer, pois ela usa descarga capacitiva, ou seja, a voltagem so é aumentada quando a eletrecidade para pela vela.

Uma de minhas preocupaçãodiz respeito a possiveis interferencias que essas velas possam causar no sistema do som do carro por exemplo. Pois as nossas velas, são resistivas, elas possuem um resistor interno, que diminui a corrente e diminuir a interferencia causada pela faisca. Vou estudar mais a fundo a respeito antes de comprá-las. Afinal não é coisa barata, cada vela custa $ 12,78 aproximadamente, e o frete é de $ 32,00 . Com a cotação do dolar de hoje em dia, isso em Real ficaria proximo dos R$ 160,00.

E isso é um investimento consideravel, sem ter conhecimento de alguem aqui do brasil, de ter usado e ter ficado muito satisfeito.


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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por marcodelima em 4/1/2013, 15:31

tomazsena escreveu:
Marco Aurélio C. Jr escreveu:Eu acho é que vc vai acabar com seus cabos de velas e bobina kkkkk sei lá viu, não tenho muita base teórica pra falar com certeza, mas eu nunca ouvi falar que velas melhores fazem o carro "andar" mais do que o normal, mas é bem provável que melhore a resposta na aceleração (acelerar mais rapido). Acredito que a melhor forma de descobir isso com certeza é nosso amigo Tomaz comprar, testar e dar seu veredicto Very Happy Vai fundo Tomaz, se for bom mesmo eu compro tb kkk Laughing

Cara, eu parto do principio de funcionamento do motor do carro. Ele funciona a explosão, e essa explosão é causada inicialmente por uma faisca, que é provocada pela vela de ignição. Quando o carro está com velas bastante usadas, o carro fica sem força e mais beberrão, consequencia de se ter uma faisca menor, com "menos força". Partindo daí, eu pensei, e se inventassem uma vela com faíca melhorada?

Foi aassim que raciocinei quando encontrei essas velas na internet. Alem de possuir faisca bem maior, coisa que é possivel ver visivelmente, como mostra o video. Elas são feitas de Iridium, um metal mais resistente que cobre e ferro, e que é menos abundante na Terra, um dos fatores que tornam esse tipo de vela mais cara.

Quanto a afeta o cabo das velas, acredito que isso nao vai acontecer, pois ela usa descarga capacitiva, ou seja, a voltagem so é aumentada quando a eletrecidade para pela vela.

Uma de minhas preocupaçãodiz respeito a possiveis interferencias que essas velas possam causar no sistema do som do carro por exemplo. Pois as nossas velas, são resistivas, elas possuem um resistor interno, que diminui a corrente e diminuir a interferencia causada pela faisca. Vou estudar mais a fundo a respeito antes de comprá-las. Afinal não é coisa barata, cada vela custa $ 12,78 aproximadamente, e o frete é de $ 32,00 . Com a cotação do dolar de hoje em dia, isso em Real ficaria proximo dos R$ 160,00.

E isso é um investimento consideravel, sem ter conhecimento de alguem aqui do brasil, de ter usado e ter ficado muito satisfeito.

Ai ai ai... Estou voltando ao passado... cheers cheers cheers

Faz tempo que não posto nada aqui no clube, sou bem inativo por sinal bem diferente de quando era do Clube do Kadett... sunny

Bom vamos lá, velas capacitivas...

Não vou entrar em pormenores de como se dá a carga e descarga nesse tipo de vela, o fato é SIM ELA TEM UM PULSO DE IGNIÇÃO BEM MAIOR!!! affraid

=== CALMA ===
Por isso eu disse que era uma volta ao passado.

Até meados dos anos 80, praticamente todos os carros usavam velas capacitivas. Isso se dava porque as bobinas da época eram meros transformadores mal isolados e de baixo rendimento, ou seja, as bobinas além de dar choque lol! ainda perdiam energia por fuga na sua carcaça e nos cabos de vela (isso é normal para cabos capacitivos).

Para superar as falhas da bobina existia as VELAS CAPACITIVAS!!!
Elas tem a capacidade de acumular "aos poucos" a carga dentro delas e a faísca apenas se dá quanto ela atinge uma carga "ideal". Resumindo, mesmo com a bobina ruim sua vela dava conta do recado.

=== PROBLEMA ===
Nem tudo são rosas...
Por ela ter a capacidade de se carregar e disparar a faísca no momento "ídeal", isso fazia com que a faísca fosse muito maior que de uma vela resistiva. Isso faz com que retorne para todo sistema do carro um "repique" de alta-freqüência e grande energia... FALEI GREGO NÉ!!! afro

É assim, lembra do fusquinha que você acelera e ele dá aquela interferência no som do rádio, um tic, tic, tic na mesma freqüência para rotação do motor, pois é adivinhem quem causa isso????

As VELAS CAPACITIVAS!!! (Embora no fusca haja o platinado que leva ao mesmo sintoma do tic, tic, tic)

=== HOJE ===
Nossos carros não tem cabos de velas adequados para esse tipo de vela, antes de tudo você deverá trocá-los.
Nossa bobina é bem mais eficiente o que fará a vela trabalhar com cargas e descargas na potência ideal! Very Happy , mas não sei se o sistema será capaz de aguentar as interferências geradas (tic, tic, tic).

Somente testando mesmo...

=== OPINIÃO ===
Não vejo reais motivos para a troca para velas capacitivas. Você pode até ganhar rendimento, mas vai conseguir rodar com o carro interferindo no seu rádio todo tempo... Pense bem!


Espero ter esclarecido! FUI!!!

Edir Backer Costa
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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Edir Backer Costa em 4/1/2013, 18:17

Olá, Moçada.
Segundo o Correio Técnico da Revista quatro Rodas a diferença entre as velas de cobre, platina e iridio é o material metálico que compõe os eletrodos central e de massa. As de cobre funcionam bem em condições adversas como turbo e altas taxas de compressão, porem, tem vida mais curta, cerca de 40.000 km. As de iridio e platina conduzem melhor a energia; portanto, oferecem faisca mais intensa e regular, alem de apresentar maior durabilidade, chegando aos 100.000 km sem problemas o que as torna ideais para compartimentos de motor congestionados de componentes e para casos de misturas de combustivel muito pobres. Como a vela de iridio é ligeiramente superior à de platina, ela seria a que apresentaria o melhor resultado num motor flex, apesar de ser até 3 vezes mais cara.
Quanto à supressão de ruidos, pelo que sei, ela se dá nos cabos que vão às velas e que são resistivos. Uma boa pratica é, de vez em quando, medir a resistencia dos cabos usando um ohmimetro, partindo de um parametro preestabelecido em valor ohmico; teoricamente, todos devem apresentar a mesma resistencia.
Um abraço a todos.

Edir Backer Costa
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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Edir Backer Costa em 4/1/2013, 18:25

Complementando a informação sobre velas que postei acima, a Revista QUATRO RODAS a que me referi é a edição nr. 634 de Setembro de 2012 e a Seção CORREIO TÉCNICO é de responsabilidade do Engenheiro José D'Elia.
Um abraço.

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por marcodelima em 4/1/2013, 20:53

Edir Backer Costa escreveu:Olá, Moçada.
Segundo o Correio Técnico da Revista quatro Rodas a diferença entre as velas de cobre, platina e iridio é o material metálico que compõe os eletrodos central e de massa. As de cobre funcionam bem em condições adversas como turbo e altas taxas de compressão, porem, tem vida mais curta, cerca de 40.000 km. As de iridio e platina conduzem melhor a energia; portanto, oferecem faisca mais intensa e regular, alem de apresentar maior durabilidade, chegando aos 100.000 km sem problemas o que as torna ideais para compartimentos de motor congestionados de componentes e para casos de misturas de combustivel muito pobres. Como a vela de iridio é ligeiramente superior à de platina, ela seria a que apresentaria o melhor resultado num motor flex, apesar de ser até 3 vezes mais cara.
Quanto à supressão de ruidos, pelo que sei, ela se dá nos cabos que vão às velas e que são resistivos. Uma boa pratica é, de vez em quando, medir a resistencia dos cabos usando um ohmimetro, partindo de um parametro preestabelecido em valor ohmico; teoricamente, todos devem apresentar a mesma resistencia.
Um abraço a todos.

Edir,

Complementando algumas coisas.

O ruído se dá pela associação cabo + velas. Os cabos para velas capacitivas possuem uma malha de cobre entrelaçado como a de um cabo coaxial (coisa que nos cabos resistivos nem sempre tem).

Os cabos realmente perdem a capacidade de condução com o tempo, ou seja, aumentam a resistência. A resistência padrão de um cabo deve ser menor que 1 ohm, cabos já começam a apresentar perda de rendimento com 5 ohm. As vezes pode ser apenas oxidação no terminal que se conecta a vela, limpe e Meca novamente. Se persistir com resistência alta, troque o cabo.

Quanto as velas de iridio e platina nunca as vi ao vivo em funcionamento. Realmente temos de ver alguma em operação para termos uma opinião real. Infelizmente confiar em revistas automotivas ultimamente está ficando cada vez mais difícil.

Quanto a opinião do engenheiro da revista nao quero discutir (visto que também tenho a mesma profissão).

Mais uma coisa, li num fórum americano (se achar o link eu posto) que se o motor estiver em vias de fundir (nao desejo isso a ninguém) essas velas vão embora, poismalgumas vezes o material interno da vela acaba se derretendo.

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Edir Backer Costa em 5/1/2013, 16:36

OK, Marco.
Grato pelas informações. Ainda não tive a curiosidade de medir os cabos do motor do meu FIESTA, porem, como em uma revisão um pouco recente foram trocados, acredito que estejam em ordem. Quando tinha um Corcel, sempre media a resistencia dos cabos e naqueles a resistencia era bem alta, acho que na casa dos 5.000 ohms se não me falha a memória.
Valeu! Um abraço.

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por marcodelima em 6/1/2013, 09:10

Edir Backer Costa escreveu:OK, Marco.
Grato pelas informações. Ainda não tive a curiosidade de medir os cabos do motor do meu FIESTA, porem, como em uma revisão um pouco recente foram trocados, acredito que estejam em ordem. Quando tinha um Corcel, sempre media a resistencia dos cabos e naqueles a resistencia era bem alta, acho que na casa dos 5.000 ohms se não me falha a memória.
Valeu! Um abraço.

Edir,

Realmente tem alguns cabos de vela que tem a resistência bem alta, porque são eles que fazem a compensação da interferência gerada pelas velas e não a própria vela.

Hoje na maioria dos carros a vela tem baixa resistência porque as velas resistivas fazem essa compensação.

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Convidad em 6/1/2013, 12:01

centalha saltando mais facil = economia de trabalho na bobina.

agora, se os cabinhos originais irão aguentar é outra história...

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por marcodelima em 6/1/2013, 17:50

Glaucoms escreveu:centalha saltando mais facil = economia de trabalho na bobina.

agora, se os cabinhos originais irão aguentar é outra história...

Rs tongue

Eu acho que Não Agüenta Mesmo...
E Só Comparar Com Cabos De "Ponta" Da NGK. Os Nossos São Tao fininhos...

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por marcodelima em 31/1/2013, 11:13

Pessoal,

Comparei algumas velas NGK convencionais (níquel) com as TOP´s (irídio), e mais uma vez não sei até onde seria melhor...

Segundo infos do próprio fabricante vejam que a performance e a durabilidade não é TÃO MAIOR uma em relação a outra (coisa que justifique a vela de irídio ser até 3 x mais cara que a de níquel).

Níquel: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9466

Irídio: http://www.ngk.com/product.aspx?zpid=9994

Só se alguém souber de outro fabricante ou modelo, pois por esse comparativo eu contínuo nas vélinhas MOTORCRAFT originais...

:fuckyeah2:

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

Mensagem por Convidad em 5/2/2013, 02:01

po cara, pelo princípio do poder das pontas, a centelha salta com mais facilidade com as de iridium e, com isso, ela ganha mais tempo e intensidade por vez que é emitida.

com isso, vc poupa a bobina e os cabos, aumentando a durabilidade do sistema elétrico do carro.

iridium dura até 100.000 km sem regulagem nenhuma e não sujam por nada, nem com carro queimando óleo (leve).

as comuns são trocadas perto de 30.000km e se forem aproveitadas, precisam de limpeza, lima e nova regulagem de aberura.

no final das contas, vc troca as comund 3x o tempo que duram as de iridium.

3x jogos de vela comum + 3 pagamentos de mão de obra, saem mais caro que um jogo de iridium + o me$$hânico, fora a enhorme possibilidade de troca de cabos e e bobina neste período com o uso das comuns.

vale a pena.

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Re: Velas de ignição Pulstar de Iridium

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