Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+6
rogeda
Brenno G. Sousa
leandroalves11
Ithallo Tanabe
tomazsena
mikenelson
10 participantes

    GNV - Vale a pena instalar?

    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 25/11/2012, 22:09

    Glaucoms escreveu:minhas experiências com GNV:

    Palio 1.3 8v 2004 - 140.000 km (120.000 km com GNV instalado) manutenção realizada (óleo, filtro, velas e cabos) vendido este ano para compra de um pug 207 zero.

    Palio 1.0 8v 2010 - 70.000 km (desde 0km com GNV instalado) manutenção realizada (óleo, filtro, velas e cabos)

    Palio 1.0 8v 2012 - 20.000 km (desde 0km com GNV instalado) manutenção realizada (óleo, filtro)

    Fiesta Rocam 1.0 8v 2001 - 132.000 km (desde 90.000 km com GNV - vi na nota do GNV) manutenção realizada (óleo, filtro e vela). se o dono anterior trocu bobinas e cabos, não posso afirmar, mas é tudo motorcraft original.

    gol 1.0 8v 1998 - 184.000 km (desde 70.000 km no GNV) - motor todo selado e manutenção básica.

    no meu circulo de amizades/familiar, não tem casos de motor quebrado por causa de gnv, mas temos um caso de palio 1.0 8v 1999 que bateu biela aos 100.000 km por borra no motor. esse só viu gasolina a vida toda.

    Grande Glaucoms
    Perfeita a sua explanação técnica.
    Só para finalizar a argumentação de meu ponto de vista:
    O melhor campo de provas e onde o carro é mais solicitado e tem maior desgaste de todas as peças, á aonde as "condições severas de uso" descritas pelo fabricante, ocorrem: O TRÂNSITO URBANO.
    Ora, com o preço da gasolina, álcool e peças, sem contar manutenção e custos burocráticos, seria inviável para os taxistas trabalharem se não fosse a utilização do GNV, portanto, considero este argumento irrefutável, posto que é a realidade, ressaltados os casos particulares de "incompatibilidade" de certas marcas pela sua engenharia tanto mecânica quanto eletrônica, com o gás.
    E, para complementar ainda, o Tomazena, o carro que mais dá problema é aquele que menos anda, por não aquecer na temperatura de trabalho correta e forçar o sistema, frequentemente, ligando e desligando o motor em períodos curtos, em baixa temperatura e sem dar tempo de eliminar as "toxinas" da combustão (carvão, borra, baixa circulação de óleo, etc)
    Abs
    Sergio
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por tomazsena 25/11/2012, 23:05

    Discordo plenamente de você. Quem roda 500km por mÊs, se a pessoa for rodar isso de taxi, no fim de um ano teria gastado o dinheiro de comprar um carro popular.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 25/11/2012, 23:23

    é claro que a questão do "andar de taxi" proposta pelo companheiro foi pura ironia.

    seria no caso de não ter gasto nenhum com compra de carro, combustível, taxas e impostos, assim como manutenção.

    pura ironia.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 25/11/2012, 23:25

    Cuidado, Sergio! se discordar muito, podem apagar seus posts! ahahahahahahahahaha Very Happy
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por tomazsena 25/11/2012, 23:29

    Glaucoms , sem chacota.
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 26/11/2012, 11:42

    Senhores:

    Em primeiro lugar, com todo respeito, estou aqui para questionar, ser questionado, discutir, de forma educada e construtivamente, e principalmente, aumentar meus conhecimentos com o grupo, e transmitir o pouco que sei.

    Não ironizei, de forma alguma, meu comentário ao me referir que seria mais prático, excetuando o valor não tangível, de se ter o objeto e o prazer de dirigir, sem contar o conforto da privacidade,menos o trabalho e o compromisso igualmente de dirigir.

    Acabei de fazer um levantamento de custos, diretos e indiretos, inclusive com a imobilização do capital e sua respectiva desvalorização, sem contar o índice de liquidez, e fica claro que, à princípio, em vista dos resultados obtidos e, repito, ao gosto do freguês, fica mais barato, mesmo que sejam numericamente semelhantes os valores, andar de táxi na cidade, visto que quem pega estrada, raramente anda menos que este valor mensalmente, salvo exceção.
    Valores encontrados:
    Custo do transporte de Táxi R$ 850,00 mensais (por km rodado)
    Custo do transporte veículo particular,
    dirigido pelo proprietário: R$ 950,00,00 mensais

    O cálculo foi feito tomando por base um Fiesta flex 2012, sem contar o valor do investimento, o desembolso para adquirí-lo.


    Conclusão:
    Não se pode medir o custo de um veículo simplesmente pelo consumo de combustível, embora seja possível diminuir este, pelo menos, adotando-se opções disponíveis.
    Aberto a discussões saudáveis e contestações construtivas.
    Forte abraço a todos
    Sergio Fiorito
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por tomazsena 26/11/2012, 12:06

    blz sergio. Dirigir é muito bom. Com relação ao taxi eu não sei como voce fez para se ter esses calculos. Por experiencia própria, e dos gasto que tive em um fim de semana que falo que andar de taxi é caro. Pelo menos aqui em meu estado. Rodei de taxi no mês passado o equivalente a 20 km. Custo da brincadeira: 70,00 reais. Rodando o mesmo trajeto com o meu carro eu gasto: R$ 7,00 reais.

    Nosso amigo Glaucoms, comentou sobre ironia acredito eu, que ele tambem não saiba como você chegou até esses valores, e demostrar que o taxi é mais barato.
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 26/11/2012, 12:24

    tomazsena escreveu:blz sergio. Dirigir é muito bom. Com relação ao taxi eu não sei como voce fez para se ter esses calculos. Por experiencia própria, e dos gasto que tive em um fim de semana que falo que andar de taxi é caro. Pelo menos aqui em meu estado. Rodei de taxi no mês passado o equivalente a 20 km. Custo da brincadeira: 70,00 reais. Rodando o mesmo trajeto com o meu carro eu gasto: R$ 7,00 reais.

    Nosso amigo Glaucoms, comentou sobre ironia acredito eu, que ele tambem não saiba como você chegou até esses valores, e demostrar que o taxi é mais barato.
    Meu caro:
    Você tirou do bolso, no momento da viagem com seu carro, apenas sete reais,com combustível apenas, mas GASTOU, quer queira quer não mais que setenta reais andando com seu carro, contábil e realmente falando.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 26/11/2012, 15:31

    ahahahahahahahaa

    Juro que estava achando, de verdade, que era ironia!

    ahahahahahahahahahha cheers

    nunca tinha pensado em fazer um cálculo com gastos totais reais. se fizer, vai achar melhor pegar um "rio card" ou uma bicicleta elétrica. ehehehehehehe
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 26/11/2012, 18:02

    Glaucoms escreveu:ahahahahahahahaa

    Juro que estava achando, de verdade, que era ironia!

    ahahahahahahahahahha cheers

    nunca tinha pensado em fazer um cálculo com gastos totais reais. se fizer, vai achar melhor pegar um "rio card" ou uma bicicleta elétrica. ehehehehehehe

    Não levei em conta numericamente, a dificuldade para estacionar onde quer que seja, hoje em dia, nas grandes cidades. Mesmo que seja de graça. Em Rio das Ostras, não se paga estacionamento rotativo cobrado pela prefeitura, em ponto algum da cidade. Em compensação, numa cidade com 90 mil habitantes, é difícil, em certas horas e lugares, achar uma vaga que seja. Macaé, nem se fala...
    Isto é um custo indireto intangível.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 26/11/2012, 19:11

    Que loucura, meu amigo.

    e voltando ao tópico...

    descobri, aqui, o motivo do meu fiestinha gastar, ou entornar, muita gasolina quando selecionado este tipo de combustível.

    não possuo o simulador/emulador de sonda lambda, que é quem segura a configuração da injeção para a gasolina quando esta está selecionada e é certo que a programação atual da minha injeção está com parâmtros muito acima do normal pela queima do GNV (queima imcompleta, atrasada, gases resultantes, etc).

    o pior que esta coisinha custa apenas 40 reais!

    mas eu não conhecia sua função nos carros injetados, por isso não tinha colocado (veio do antigo dono sem esta peça) vi nos outros carros aqui de casa e fui ver o pra que servia esta bendita, atestando sua necessidade!
    tanto que os outros carros aqui são como original quando rodam no líquido, quanto ao consumo.

    amanhã, mais um dinheirinho jogado no carro.

    até que ponto vale a compra de um usadinho (aahhahahahaha)... pra deixar como eu gosto, mecânica 100%, pneus, docs, som e perfumarias, já passei de 2k. como paguei barato e faço manutenção em casa, ainda to dentro de um custo total aceitável. mas já to parando de comprar. agora, só o necessário.
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 26/11/2012, 19:49

    É meu amigo!

    Não é mole ter um carro.
    Mesmo usado, mesmo popular, mesmo com GNV.
    Estou mais ou menos, do teu jeito, entendo um pouco, policio o mecânico com aquilo que não posso ou não tenho como fazer, ajeito aqui e acolá, mas sempre somos surpreendidos por algo como você foi.
    Realmente, com esta pecinha baratinha, muda tudo.
    O kit de terceira só é bom se o carro marca e modelo aceitarem e for completo e de boa qualidade.
    Mesmo assim tem acertos e desacertos.
    Mas, se fosse fácil não tinha graça, né não?
    Abração
    Sergio
    tomazsena
    tomazsena
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 2374
    Data de inscrição : 07/07/2011
    Idade : 44
    Localização : Mossoró/RN

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por tomazsena 26/11/2012, 20:06

    Acredito que todos aqui do forum, senão a maioria sente bastante prazer em dirigir. Sergio, realmente quando eu tinha carro com GNV, eu rodava bastante, as vezes inventava viagens visto o baixo custo do combustivel. O melhor do GNV tambem é que não importa a velocidade que voce ande, no carro que tem GNV, pelo menos no que eu tinha, um gol bol 1996 motor ap 1.6 , não importa a que velocidade voce ande, o consumo não aumenta. Parece que a vazão de gás entrando no motor é sempre o mesmo independente da velocidade. Me corrijam se eu tiver falando besteira.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 26/11/2012, 20:27

    é sim.

    somente em kis com gerenciador de fluxo eletrônico (basicamente os de 5ª geração) fazem esta regulagem automática de mistura e acabam economizando mais, muito mais, e rendem também muito mais potência.

    em kits de 3ª normais, como os nossos, o consumo é meio que por tempo de uso. uma prova disso é que regulamos o GNV em alta e assim ele fica sempre, com a "torneirinha" travada na regulagem e o parafuso de mistura, a mesma coisa. não existe peça que faça uma compensação ou regulagem e nem o váculo da admissão é capaz de sugar menos ou mais GNV, já que o redutor já faz um trabalho absurdo reduzindo os 200 bar do cilindro para a pressão de uso do motor.

    quando li sobre isso a muito tempo, época em que tinha fusca com GNV, testei no carro da minha irmã, então 0km com GNV. rodei 1 cilindro com ar ligado o tempo todo e outro não. a diferença final? 2 km a mais sem o ar ligado para o mesmo percurso e hora, com o mesmo trânsito. provavelmnete a diferença veio por perder potência e ficar algum tempo a amis em sinais (farol em SP) fechados, deviso as arrancadas lentas do potente fire economy 1.0 8v.
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 26/11/2012, 20:29

    por isso, o meu aqui, ar cond o tempo todo ligado! hehehehheeh
    avatar
    CARLOSBELCHIOR
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 45
    Localização : Campinas/SP

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por CARLOSBELCHIOR 28/11/2012, 20:46

    Pois é amigos, quem tem gnv é porque roda mais, mas, roda mais quem tem gnv ! Lembram dos comerciais da tostines ?

    Quem já teve GNV revelou rodar mais com o carro por causa do custo do combustivel/viajem. Penso no GNV exatamnte por causa disso, ano que vem pretendo fazer mais viagens com o mk4 e obviamente o GNV se torna interessante. Queria que explicassem as diferenças entre as Gerações de GNV ou informassem algum link pra me esclarecer melhor.

    Também em função desse aumento de rodagem/viagens no proximo ano penso em uma alternativa para o tal sonhado ganho de potencia (filtros inflow e velas iridium estão na lista de compras), somente para me dar mais conforto e segurança em ultrapassagens e velocidade de cruzeiro com o carro mais pesado, tipo mais 2/3 pessoas e alguma bagagem.... Penso em turbinar: uma turbina pequena e maneirar o pé pra conta bancaria aguentar.

    Dai eu pergunto aos amigos, instalar adequadamente um turbo + GNV seria uma boa ? Penso que com as manutenções adequadas e uma condução atenta ao consumo, teriamos o melhor dos dois mundos: um carro mais forte para ultrapassagens, estradas e ladeiras e mais econômico, ou ao menos sem gastar muito mais combustivel, com o gnv....

    O que os amigos pensam ? quais seriam as implicações, beneficios etc.... ?
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 28/11/2012, 21:26

    não acho uma boa ideia.

    turbo precisa de temp mais baixa na explosão e ponto atrasado.

    gnv pecida de condições opostas a isso.

    andei 500 km com 60 reais e fiz ultrapassagens seguras sempre qunado tive muito espaço disponível.
    avatar
    CARLOSBELCHIOR
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 45
    Localização : Campinas/SP

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por CARLOSBELCHIOR 28/11/2012, 21:39

    hum, entendi.... parecia bom demais para ser real...
    avatar
    CARLOSBELCHIOR
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 45
    Localização : Campinas/SP

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por CARLOSBELCHIOR 28/11/2012, 22:02

    confused

    revirando a net vi uma empresa q tem o kit de 5 geração e diz que roda com turbo, BRC a empresa.... com esse kit de quinta geração os problemas gnv + surbo não serião solucionados ?
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 28/11/2012, 22:17

    CARLOSBELCHIOR escreveu: confused

    revirando a net vi uma empresa q tem o kit de 5 geração e diz que roda com turbo, BRC a empresa.... com esse kit de quinta geração os problemas gnv + surbo não serião solucionados ?

    Oops!

    Agora, vi que seu carro é 98. Se não for motor Zetec Rocam, nem pensar.
    Pelo menos foi o que me informaram.
    Se for possível instalar, esqueça a turbo e coloque um de 5a geração. R$ 4.000 reiais. E pronto. Gás injetado diretamente em cada bico, sem perda de nada, sem problema nenhum , maior potência, maior economia.
    Se interessar e for possível
    Abs
    Sergio
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 28/11/2012, 22:48

    endura? só 5ª geração!

    já vi por R$ 3200.
    avatar
    CARLOSBELCHIOR
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 45
    Localização : Campinas/SP

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por CARLOSBELCHIOR 28/11/2012, 23:07

    pelo q entendi da quinta geração ela substitui o controle de injeção de combustivel original (substitui ou trabalha em paralelo ?) e por causa disso seria possivel além de economia, ao invés de perder, ganhar alguma potencia por causa dos calculos do computador da injeção do kit ? Seria algo por ai ?

    Outra dúvida, a quinta geração volta para gasolina automaticamente ao acabar o gás, mas, ela também controla o inverso, ou seja, ao ligar o carro ela injeta a gasolina e automaticamente passa para o gás nas condições corretas automaticamente ?

    As gerações anteriores "nem pensar" é por causa da perda de potencia ? algo mais ?
    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Convidad 28/11/2012, 23:09

    isso mesmo.

    só pela potência mesmo.

    endura já sofre muito, se perder potência... aff...
    avatar
    CARLOSBELCHIOR
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 12/02/2012
    Idade : 45
    Localização : Campinas/SP

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por CARLOSBELCHIOR 29/11/2012, 00:19

    Gostei da ideia do kit de quinta.encontrei no google uma instalaora credenciada pelo inmetro e indicada pela comgas, amanha dou uma ligada para tirar mais dúvidas.
    Valeu pessoal !
    mikenelson
    mikenelson
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 02/05/2012
    Idade : 73
    Localização : rio de janeiro

    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por mikenelson 29/11/2012, 08:46

    CARLOSBELCHIOR escreveu:Gostei da ideia do kit de quinta.encontrei no google uma instalaora credenciada pelo inmetro e indicada pela comgas, amanha dou uma ligada para tirar mais dúvidas.
    Valeu pessoal !

    Boa Sorte e mantenha-nos informados sobre o instalador e a evolução da coisa.
    Dá um pouquinho de trabalho mas, depois compensa.
    ABs

    Conteúdo patrocinado


    GNV  - Vale a pena instalar? - Página 2 Empty Re: GNV - Vale a pena instalar?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 13:18