Bom Galera, vamos fazer hoje a manuteção preventiva do Fiesta e Currier com motor Endura-e.
Materias necessários:
Chaves: Philips, Fenda, e torquex.
Cotonetes, sabão, Detergente,panos, espuma para limpeza e Pedaços uma bucha nova.
Filtros:Ar, Habitaculo, Anti-chamas, etc
Oléos: Freio, DH, Motor, etc
Cotonetes:
WD.
Cervejas de Boa marca, Serve para dar uma animada, no meu caso como estou desempregado, fui de Suco Energético mesmo. =(
1° Vamos começar lavando o motor:
Pois bem, por que limpar o motor?
1° Para poder enchergar adequadamente o nivel nos reservatórios.
2° Não compesa limpar a boca da borboleta ou a maf, sendo que as mesmas pegaram sujeitas provenientes do motor, como poeira,
folhas, queimadas, etc.
3° Para uma boa estética do motor.
4° Para não sujar a mão e transplantar sujeiras para a lataria como manchas de óleo por exemplo.
Como pode-se notar o motor do meu carro, está tudo sujo:
lave-o bem com sabão em pó ou em pedra, ou mesmo detergente, Lave todos os recipientes, o cabeçote, hidrovacúo, mangueiras, caixa de filtro de ar, etc
Pois bem pode-se notar, o motor do meu fiestinha ficou impecavel, super limpo.
Agora, recomendo que pegue um pano limpo e enxugue bem o carro por fora, para evitar manchas de água.
Feito isso, pode-se enchugar embaixo do capo, enxugue principalmente onde fica as velas e o coxim, pois nesses locais, acumula-se muita água.
Pois bem o motor já seco:
Agora vamos para fase 2:
Verifique todos os niveis de fluidos:
Radiador:
Óleo de freio:
Fluido de Direção Hidraulica:
Nivel de óleo do Motor:
Importante:Se for necessário completar o óleo do motor, é extermamente recomendado que se complete, usando o mesmo tipo de óleo que já esteja em uso no motor, por exemplo se estiver usando shell relix 15w50, vc não podera usar um Castrol 20w50 ou mesmo um Castrol 15w50, mesmo sendo da mesma media, não se é recomndado usar, pois marcas diferentes contem medidas e diferentes de componentes
e os mesmos óleo antigo e novos não se musturam, causando deficiência na lubrificação.
Fase 2, Limpesa da Maf e outros sensores:
Como pode-se ver essa é a maf+Caixa de filtro de ar:
Solte os 2 Parafusos que prendem o Tubo da maf (abraçadeiras):
Aqui já o tubo da maf solto:
Solte me seguida os 4 parafusos que prendem a tampa da caixa de filtro de ar( 4 parafusos Torquex)
Após soltar os parafusos, solte a tampa, e os chicotes do sensor da maf e do sensor de temperatura.
Aqui a tampa já retiradae os chicotes soltos:
Após isso solte o sensor de Temperatura, basta gira-lo em sentido anti horario:
Solte também o sensor Maf, para isso solte os 2 parafusos philips e puxe ela para fora com cuidado, aqui a MAF já solta:
Como pode-se notar a minha MAF está limpissima assim como a tampa do filtro de AR( Meu fiesta tem apenas 44mil originais e manutenção sempre foram feitas em dia):
Para limpar os sensores, use WD e um pano limpo( sensor de temperatura), para limpar a MAF espirre WD na ponta de um cotonete e passe com cuidado, Não enfie a cotonete até o final do sensor, se não o memso pode se danificar, limpe com Calma e cuidado:
Aproveite e já troque o filtro de AR:
Troque também a espuminha que fica abaixo do filtro de ar, ela é responsavel por coletar o óleo que é cuspido pelo Anti-Chamas.
No meu caso a espunha estava se desfarelando:
Bom lembram-se dos pedaços de esponja? Pois é agora que usamos ela:
Após isso coloque o filtro de ar é seja feliz:
Pois bem agora, vamos passar um pano nas bocas do tubo da maf (parte de dentro do tubo), e novamente espirramos WD:
Também aproveite e limpe bem com um pano a TBI(copo da borboleta), e espirre novamente WD sem dó nem piedade:
Agora Remontamos tudo? Ainda não, vamos para fase 3!!!
FASE 3 - Tampa do Anti-Chamas
Bom galera retire o antichamas, soltando as mangueiras( duas mangueiras).
Troque o Anti-Chamas:
Caso não queira trocar, vc pode lava-lo, o recomendado é realmente troca-los, mais se estiver sem dinheiro , vale a penas lava-lo.
Lave principalemten a mangueira, para isso conecte a uma mangueira de jardim e deixe a água corrente correr.
Bom, trocando ou não a Tampa, Conecte a mangueira que liga a tampa a caixa do filtro de ar, é recomendado que a magueira fique sempre limpa e sem sujeiras, para que o carro não fique com a marcha lenta desrregulada ou oscilando:
Agora sim, remonte o anti-chamas, as mangueiras, o filtro e a MAF.
FASE 4 - IAC ( Altuador de marcha lenta )
Bom para quem não conhece, essa é a IAC:
Para retira-la e limpa-la é necessario usar a chave de boca "8", e soltar os 2 parafusos, solte também o chicote que a prende.
Após isso, limpe o reservatório de óleo com WD e a IAC, depois Remonte a bagaça:
FASE 5 - Bateria:
Bom solte o suporte da Bateria e os contatos, primeiro o polo negativo ( Fio Preto), depois o positivo (fio vermelho).
Para isso use a chave de boca "10".
Solte a tampa da bateria e complete com água destilada.
Após isso, prenda novamente o suporte e os polos, sendo que para recolocalos, prenda 1° o positivo e depois o Negativo.
OBS:Valido sómente para baterias não seladas, recomendado a cada 6 meses.
FASE 6 - FILTRO DO HABITÁCULO
Bom nem preciso explicar muito, solte a barrocha acima, retire o protetor com muito cuidado, pois em 100% dos fiestas o mesmo está recessacado e pode tricar com facilidade.
Após isso substitua o filtro, por um novo.
Caso seu veiculo não possua esse filtro, recomendo que compre e instale, pois o memso impedi a presença de peoira e folhigem, assim vc dirá adeus ao barulho de folhas sendo moidas dentro do painél e mantera seu carro mais limpo por dentro.
CRÉDITOS:
Fotos, procedimentos e Tutorial, por;
Ricardo Fernando Coppedei (ricardofinin).
retirado do forum ford hp
Última edição por rafael smith em 16/8/2011, 19:52, editado 1 vez(es)