O Mundo Sobre Ford Fiesta

Freios de Ecosport em outros carros

Compartilhe

gustavo
Discípulo de Chuck Norris

Re: Freios de Ecosport em outros carros

Mensagem por gustavo em 10/5/2013, 21:52

sim, EBD é um programa embutido no modulo do ABS, teoricamente ele distribui a força de frenagem entre os eixos permitindo frear em curvas com "segurança".

claro, precisa do ABS...

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 10/5/2013, 22:11

Então, mas já que ABS e AIR BAG só tá entrando na "moda" agora, vc concorda comigo que podiam ter colocado nem que seja um corretor "arcaico" para os Fiestas (sedan pelo menos) e Talvez até Eco???

Serio mesmo Gustavo, com o carro pesado é osso se precisar parar mesmo de repente.

Me lembro que até Parati² tinha.

Abraço...

free jpeg images

gustavo

Mensagem por gustavo em 10/5/2013, 22:15

cara, culpa nossa, nosso mercado precisa de mais uns 15 anos pra chegar no que o 1º mundo tem disponível hoje.

eu aprendi a valorizar isso quando bati meu ex-fiesta.

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 10/5/2013, 22:25

Não sabia desse episodio que aconteceu com vc, tbm quando te conheci aqui vc já estava com o Focus.

Vc sabe o que eu passei tbm, eu queria muito um carro completo com Air-Bags e ABS, além de automático, mas não achei nenhum inteiro e num preço que cabia no meu bolso, por isso acabei chegando no Fiesta.

Infelizmente, 90% das pessoas que compram carro com esses itens, é pq já precisaram e não tinham... Isso já devia ter sido item obrigatório a décadas.

Abraço...

free jpeg images

gustavo

Mensagem por gustavo em 10/5/2013, 23:02

meu fiesta era catalogo maximo, todos os opcionais, menos ABS e AB2, quando comprei minha prioridade era 1.6, rodas e neblinas originais e só.

hoje tem que ter no minimo o ABS e AB2, pra não arrastar na chuva igual meu ex-fiesta (estava devagar felizmente, dei de frente com outro fiesta)

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 10/5/2013, 23:46

Eu com chuva quase não uso freios, além de reduzir a velocidade para reduzir antes de uma curva por ex jogo marcha pra baixo e deixo o motor girar e segurar o carro.

Pneus, chegou no TWI pra mim morreu, e mesmo com todos esses cuidados deu no que deu, imagino o sufoco que vc passou. É F#$D@* quando envolve 3ºs que estão no nosso carro mesmo como no meu caso minha namorada e em outros carros como tbm foi meu caso.

Se a velocidade minha e da senhora do outro carro não estivesse baixa poderia ter sido muito pior do que foi e sem duvida alguma, além de DEUS protegendo a todos nós, o cinto salvou nossas vidas. Bati com a cabeça varias vezes no teto e no porta óculos que tinha onde seria um PQP para o motorista, além de entortar o volante com a mão. Imagina se eu estivesse sem cinto???

Abraço...

free jpeg images

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 13/5/2013, 15:04

Hugo Sena escreveu:Vlw Felipe....depois dá o feedback..garanto q não irá se arrepender!

Bom, hj completou cerca de 450 km (99% em estrada) após a instalação do kit Eco.

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!!!

Segura E MUITO, é outro nível, não consigo nem expressar direito com palavras, um investimento tão pequeno que aumenta ABSURDAMENTE a segurança em casos de emergência como fechada, animais (dentro e fora dos carros :p )

Bom, relatei do pequeno vazamento no flexível nas 2 pinças, parou, não baixou NADA, só no dia em que cheguei, os freios estavam bem quentes como é normal numa viagem com carro pesado, além disso andei segurando mais no freio justamente para as pastilhas se assentarem melhor no disco, por isso tbm esquentou bem, com isso o fluido subiu um pouco o nível no reservatório, mas muito pouco, quando esfriou voltou ao normal.

Abraço...

free jpeg images

Acerto Final
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Acerto Final em 19/5/2013, 00:45

andei olhando os catalogos da TRW e Fremax e notei que no Fiesta a partir de 2002 o disco e de 258 mm que no caso e o mesmo da Eco manual 2010 por ex., porem a foto postada pelo colega Filipe S postou o disco da Eco e um pouquinho maoir e a pinça bem maior
Agora fica a duvida o meu Fiesta e 1.6 2012 qual seria o tamanho do disco ...(n tenho paquimetro em casa pra medir)
na moto tenho o kit da power brake (muito bom) eles tem um kit pro fiesta de 283 porem o preço e salgado

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 19/5/2013, 01:11

Acerto Final escreveu:andei olhando os catalogos da TRW e Fremax e notei que no Fiesta a partir de 2002 o disco e de 258 mm que no caso e o mesmo da Eco manual 2010 por ex., porem a foto postada pelo colega Filipe S postou o disco da Eco e um pouquinho maoir e a pinça bem maior
Agora fica a duvida o meu Fiesta e 1.6 2012 qual seria o tamanho do disco ...(n tenho paquimetro em casa pra medir)
na moto tenho o kit da power brake (muito bom) eles tem um kit pro fiesta de 283 porem o preço e salgado

Sim, realmente antes os freios do Fiesta e Eco eram iguais, pelo menos aqui http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/Fiesta_EcoSport.html diz que no Fiesta e Eco 2005 manual são de 258 mm, mas depois a Ford fez a cagada de colocar o disco de 239 mm no Fiesta.

Pelo que pesquisei se seu Fiesta tiver ABS ele já usa disco de 258 mm e as pastilhas são as mesmas da Eco, se não tiver ABS recomendo fazer esse UP.

Vi um Fiesta MK6 na oficina quando estava montando o meu, PQP, além do disco pequeno o disco dele era solido.

Abraço...

free jpeg images

Acerto Final
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Acerto Final em 19/5/2013, 01:43

no caso o meu e sem ABS . e comparando com um vectra 2010 que tem em casa vem com disco de 280 mm original a diferença de tamanho e gritante vou medir o meu amanha pra tirar a duvida pois ele nao e solido e sim ventilado.

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 19/5/2013, 01:50

Sim, até onde sei todos os Fiesta 1.6 são ventilados.

É muito simples, tira uma das rodas, dá uma limpadinha na pinça e procura pelo código 512 ou 513, se achar é igual ao que veio no meu, 239 mm, se achar 555 ou 556 é de 258 mm.

Esse que citei que o disco é solido, se não me engano o código da pinça era 507 e 506.

Abraço...

free jpeg images

Hugo Sena

Mensagem por Hugo Sena em 19/5/2013, 12:21

Filipe,e como estão os freios agora?Diz aí..
Vale a grana investida?

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 20/5/2013, 02:21

Hugo Sena escreveu:Filipe,e como estão os freios agora?Diz aí..
Vale a grana investida?

Sim, claro que vale. Não me leve a mau mas já até respondi isso no post n 132. Tô usando o cel e não estou num dia bom. Ficar digitando pelo cel hj num vai rolar não...

Abraço...

free jpeg images

Hugo Sena

Mensagem por Hugo Sena em 20/5/2013, 02:57

Q isso my friend....keep calm!

Grande abço.

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 21/5/2013, 01:56

Hugo Sena escreveu:Q isso my friend....keep calm!

Grande abço.

Mauzesaê Hugo... Ontem foi F#$D@* demais meu dia, por causa de um FDP... minha vida bagunçou geral essa semana e talvez por um tempinho bom ainda. O único momento que consegui acessar a net foi aquela hora e pelo cel.

Mas enfim, o freio é ótimo, valeu demais a pena, só tô chateado com o carro pq além do abafador final dele ter quebrado de novo, tô com uma dó imensa, tentando fazer tudo o que eu puder para resolver umas coisas muito importantes mas talvez eu tenha que vende-lo. Serio mesmo, não quero vende-lo, tô tentando até ver se meu pai fica com ele, pelo menos depois eu consigo compra-lo de volta mas tá F#$D@*.

Carrinho fino demais, todo original, a unica parte que já tomou um retoque de tinta foi o PC traseiro. 48 mil km originais, 4 ContiPower 185/60/14" com 1000 kms, freio da Eco como vc sabe, carrinho perfeito mesmo...

Desculpa ai qualquer coisa.

Abraço...

free jpeg images

Acerto Final
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Acerto Final em 24/5/2013, 19:19

ola pessoal !
esta semana troquei as pastilhas por umas supostamente esportivas (ceramica e kevlar)
Porem aquela trava da pastilha que e um grampo de 3 perninhas era menor que a da pastilha original de fabrica
Abri bastante a trava mais nao foi o sulficiente pra deixar a pastilha fixa como a original ficou com a maior folga : :notokay: : e agora ta fazendo um barulho chato danado (cloc cloc cloc) quando ando em ruas com ondulaçoes
Gostaria que me ajudassem com indicaçao de marca de pastilha que fique igual a original de fabrica !

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Geraldo Camara em 6/6/2013, 08:34

no fiesta 1.0, o que exatamente preciso? O suporte da pinça troca certo? Põe da eco também?

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

gloppnow
Nascituro
Nascituro

Mensagem por gloppnow em 19/9/2013, 13:56

Era isso que eu estava procurando!
Muito prazer, Guilherme, sou novo, e adquiri faz umas 2 semanas um fiestinha 1.6 mk6 2006, 39k km rodados ( =D ), basico, VE na dianteira, abertura interna do porta-malas e só também...
Por enquanto já botei um insulfilm 3m fotocromático+antivandalismo e um alarme pósitron de presença, mas agora consideirei MUITO essa possibilidade do freio da ecosport, por uns 500 pila dá pra por tudo e é como já disseram, segurança NUNCA é demais, ainda mais sem ABS...
Esse tópico e essa ideia deviam ser de execução obrigatória!!!!!!!

agora é o seguinte, li que ate os 2005 era de um jeito e após ocorreu uma mudança.. Não entendi muito bem no que e nem qual foi exatemente a mudança, logo, muito menos o que isso implica na instalação do freio da eco...  alguém tira minha dúvida?

e o freio da eco não é o mesmo do focus? (ambos manuais)

adenilson707
Nascituro
Nascituro

Mensagem por adenilson707 em 23/9/2013, 18:42

Oi turma

Olha. Meu cunhado tem um Fiesta endura 97 1.0

Vi que o disco é sólido. Ele usa rodas aro 13.

Pesquisando, achei o disco de freio ventilado do Logus/Pointer e do Fiesta mk4 1.4. Tem as mesmas medidas do sólido, exceto a altura(lógico).

Parece que o do Fiesta Rocam 2013 1.6 é ventilado e tem 239 mm de diâmetro.

A medida bate certinho(fora que é ventilado)

Minha dúvida é acerca da pinça, pois tem de mudar, na adaptação de disco ventilado no lugar do sólido.

Qual pinça serve, sem precisar mudar a roda?

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 23/9/2013, 19:11

adenilson707 escreveu:Oi turma

Olha. Meu cunhado tem um Fiesta endura 97 1.0

Vi que o disco é sólido. Ele usa rodas aro 13.

Pesquisando, achei o disco de freio ventilado do Logus/Pointer e do Fiesta mk4 1.4. Tem as mesmas medidas do sólido, exceto a altura(lógico).

Parece que o do Fiesta Rocam 2013 1.6 é ventilado e tem 239 mm de diâmetro.

A medida bate certinho(fora que é ventilado)

Minha dúvida é acerca da pinça, pois tem de mudar, na adaptação de disco ventilado no lugar do sólido.

Qual pinça serve, sem precisar mudar a roda?
Creio que nesse caso as pinças do Fiesta MK6 1.6 ou sedan normal. Se não me engano o codigo de engenharia das que estavam no meu eram 512 e 511. Já as da Eco são 555 e 556.

Vi alguns MK6 1.0 com disco solido.

Abraço...

free jpeg images

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 5/10/2013, 22:13

Bom, hj depois de uns 5 mil km rodados pôs adaptação dos freios posso dizer com toda certeza do mundo.

VALEU CADA CENTAVO GASTO!!!

Para quem costuma andar em velocidades entre 100~160 km/h e não tem ABS, é MUITO viável essa substituição. Mesmo que não anda dessa forma, quem costuma respeitar os limites da via anda considero uma boa para fazer na hora de uma substituição de discos de pastilhas pois a diferença é grande.

Só acho que com chuva tem que tomar um cuidado a mais para não exagerar e acabar travando roda e piorando a situação, mas com chuva eu já não brincava, depois de capotar o Palio na chuva ando com mais cuidado ainda.

Enfim, tirei 2 prints do Google Maps para ilustrar melhor um teste que fiz a umas semanas atrás. Antes de fazer a troca dos freios, com tudo original, para reduzir de 140~~160 km/h para 100 km/h por ex, se precisasse mesmo fazer isso rápido tinha que trabalhar a marcha tbm, caso contrario era MUITO perceptível que os freios não seguravam bem após alguns segundos.

Voltando do trabalho de madrugada e de carro, vim numa reta a cerca de 160 km/h e deixei para reduzir a velocidade só no freio e rápido, simulando uma freada de emergência. Como conheço bem a estrada foi muito fácil obter pontos de referencia, os 2 principais nesse caso são uma pequena ponte e um quebra molas no fim da reta.

O teste foi o seguinte, como já estou acostumado com esses freios novos, muito leve por sinal pois com pouca "pressão" do pé já dá uma baita segurada no carro, deixei para frear forte perto do quebra molas sem reduzir marcha, ou seja de 5ª, de cerca de 160 km/h para 20~40 km/h. Acabou que não consegui, o carro parou antes.      :foreveralone3: 

Percebi que os pneus começaram a cantar como se estivesse fazendo uma curva chutado, não por que travou alguma roda, mas além disso o asfalto nesse trecho é liso, não dá muito atrito e por isso o pneu canta com certa facilidade. Só de aliviar um pouco o pé, dava para perceber o freio segurando muito ainda, mas dava pára sentir o alivio e que o pneu parava ou diminuía o gritar dele.

Hj medi através do Google Maps a distancia +ou- dessa frenagem. Cerca de 100 m mas não sei o ponto exato desse quebra molas pela imagem. segue as imagens.
screencast" />  
free screenshot" />

Enfim, sei que as fotos não provam NADA, mas creio que o relato pode ajudar alguém em duvida de faz ou não esse UP.

Pretendo fazer um vídeo depois pois o vídeo dará uma noção da coisa.

A proposito, meus pneus foram trocados poucos dias antes do freio, são 4 ContiPowerContactic 185/60/14"

Abraço...

Só acrescentando 2 fotos do local. Vou trabalhar de buzão todo dia, um dia lembrei de tentar tirar umas fotinhas para dar uma noção melhor ao meu "teste"

Segue...
screen shot capture" />

windows 7 screenshot

E aqui uma foto que tem um tempão que queria postar. Os discos que comprei são originais e assim como os de 239mm ele tem apenas cerca de 2 mm de vida útil. O meu disco novo veio com um indicador de desgaste que dá para ver mesmo com a roda no carro.

Ele nada mais é que um furo pequeno de cerca de 1mm de profundidade para mostrar que o disco morreu assim que ele sumir e um furo por cima mais largo porém de cerca de 0,5mm para mostrar que está na metade da vida útil.
[img] windows print screen[/img]
Abraço...

Última edição por Filipe S em 20/10/2013, 05:33, editado 2 vez(es)

free jpeg images

Hugo Sena

Mensagem por Hugo Sena em 10/10/2013, 04:00

Q bom q curtiu o up Filipe...eu já vinha falando pra galera q o freio é top....tá aí mais um relato pra comprovar isso...

marclbr
Nascituro
Nascituro

Mensagem por marclbr em 29/10/2013, 22:21

Tópico interessante! Existe alguma forma de colocar disco na traseira do fiesta e do new fiesta?

No meu carro eu coloquei disco na traseira e a frenagem melhora em todos os aspectos! Desde a paradinha no sinaleiro a 20km/h a uma frenagem forte a 100km/h. :D

Filipe S escreveu:Mas para ter EBD não precisa do ABS???

Tudo bem que é um veiculo de categoria muito diferente, mas me lembro que a L-200 OUTDOOR além do ABS tem o corretor de frenagem com acionamento completamente mecânico.

Abraço...
Carro de passeio com ABS/EBD geralmente não tem mais o corretor de frenagem mecânico, já que o EBD funciona mesmo quando o ABS está com defeito e não existe tanto o risco de travar as rodas traseiras quando o EBD está off.

Numa hipótese do EBD ficar inativo junto com o ABS, o EBD não vai limitar a pressão nas rodas traseiras em nenhuma situação! No manual do carro geralmente vem uma nota informando que quando o EBD está com problema as rodas traseiras podem travar antes das dianteiras. No meu carro quando tem problema no EBD, acendem-se as luzes de freio (aquela vermelha --> (!) ) e a do ABS ao mesmo tempo no painel e fica emitindo sinal sonoro.

Dá para entender que uma pickup ainda traga o limitador de força mecânico, talvez seja para que ainda fique seguro freiar mesmo com defeito no EBD, ou até mesmo para evitar que o EBD fique fechando as válvulas das rodas traseiras a cada freiada qualquer.

Os ABS de uns 15 anos pra cá já tem o EBD, que usa os sensores das rodas e só limita a pressão nas rodas traseiras quando necessário. Ex: quando entra numa curva freiando, quando freia bruscamente/forte, quando freia em terreno irregular, o EBD manda fechar a passagem do fluido das rodas traseiras, se necessário ele abre e deixa passar + um pouco de fluido e bloqueia novamente, para não ser preciso ativar o ABS (que aí o pedal começaria a pulsar e o motorista teria que pisar com toda a força no pedal).

Também dá uma frenagem mais equilibrada pro carro, já que a traseira vai ficar mais "grudada" no chão, diferente do carro que tem o limitador de força mecânico que tem que deixar passar pouca força para a roda traseira e mesmo assim as vezes o carro perde a traseira ou derrapa de lado quando o motorista senta o pé no freio.

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagem por Filipe S em 16/3/2014, 02:23

Dando um retorno sobre os freios...

10 mil kms se rodaram :p o disco e pastilhas estão perfeitos ainda, parecem ter rodado só 1000 km. Os discos ainda não formaram aqueles dentinhos onde a pastilha deslisa sobre ele desgastando-o.

Passei por situações em que eles fizeram diferença para melhor e tbm por situações que penso que eles geraram mais risco pois meu carro não tem ABS.

Vou começar pelos sustos que passei em situações que as rodas travaram.

Em saídas de pista, tipo para entrar em posto, restaurante etc, se entrar freando um pouco forte e for em descida, vai gritar pneu.

A poucos dias descendo uma rua bem inclinada, tinha começado uma chuva leve. O carro que estava na minha frente parou, freei e travou as rodas dianteiras. Para não bater na traseira, percebi que o carro que subia em sentido contraio parou, assim, soltei o freio, desviei e me safei dessa. :D

Agora o principal, o que me fez ver mais uma vez que valeu a pena cada centavo gasto.

Estou tendo que usar com frequência uma carretinha que vai leve e volta bem pesada assim como o carro e em viagens. Na primeira vez, conferi o equilíbrio da carretinha e mesmo pesada estava bem balanceada.

No primeiro quebra molas que fui passar, a carretinha empurrou o carro. Ele começou a arrastar as rodas mas sem travar.

Fui dirigindo com mais cuidado e menos velocidade que o habitual.

Eu estava andando na pista do meio e eis que dois FDPs juntam no freio de uma vez. Tive que frear forte e não deu outra. Era em descida e o asfalto liso, o carro saiu arrastando as rodas mas sem dar aquela travada tipo F1, as rodas ainda foram girando mas ainda sim gritaram muito. Abri a buzina tbm e cada um vazou para um lado e passei no meio dos dois, kkkkkkkkk

Nessas viagens que fiz com a carretinha pesada tive certeza, se tivesse com os freios originais teria dado merda.

Abraço...

free jpeg images

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em 16/3/2014, 02:26

Muito bom, muito bom mesmo....
Penso em fazer isso no mk5, até comentei no youtube teu vídeo filipe...

Carro atual
Celta Life 1.0

Ex - carros
Ford Fiesta MK4 Hatch 1.0 1998
Ford Fiesta MK5 Hatch 1.0 2000
Mitsubishi Pajero GLX 1994 Turbo

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:28

Data/hora atual: 5/12/2016, 08:28