Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


5 participantes

    Radiador furado, consequência = aquecimento?

    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 31/10/2012, 11:13

    Bom Dia,

    Observei que no fim de semana passado, "completei o nível de água" e dei uma saída. Reparei que (depois de uns 30 a 40Km) a ventoinha ficou disparada na alta velocidade. O ponteiro de temperatura passou do normal por uns instantes e logo voltou ao ponto médio. Depois deu uma subida rápida, e desceu rápido. Tipo um vai e vem. Achei meio estranho!! Chegando em casa, não atentei pra verificar o nível de água pois estava quente e deixei pra lá.

    No outro dia, verifiquei que o nível da água havia descido uns 2 a 3 dedos. Liguei o carro e verifiquei que a válvula termostática estava funcionando e a ventoinha disparando na baixa. Não chegou a disparar na alta. Tudo normal!

    Só que, a uns 4 meses atrás, fui a um mecânico e vimos que o radiador haviam dois pequenos (minúsculos) furos.

    Minha pergunta é: Será que o radiador pode estar afetando o arrefecimento do motor, visto que o nível de água baixou muito rápido? OU será outra coisa?
    Desde já, Obrigado pela ajuda!
    Geraldo Camara
    Geraldo Camara
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 826
    Data de inscrição : 27/07/2012
    Idade : 35
    Localização : São José dos Campos

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Geraldo Camara 31/10/2012, 11:28

    pode sim, pois como o sistema trabalha sobre pressão quando a água aquece, por esses furos podem dificultar o sistema trabalhar corretamente
    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 31/10/2012, 11:48

    Prezado Geraldo,

    Falei agora a pouco com meu irmão, onde tinha emprestado o meu carro a ele, e o mesmo me informou que havia deixado a tampa do reservatório meio que folgada (creio que aberta). Ele me disse que a água tinha baixado "muito" e que depois a completou novamente. Não quiz entrar em maiores detalhes com ele Evil or Very Mad.

    Nesse momento a pergunta é: Qual a consequência disso? deixar secar o reservatório ou andar com pouca água?
    Lembrando que esse fato aconteceu antes de ter a dúvida anterior, visto que fiz os testes e acho que seja o radiador furado mesmo!

    Vlw
    xvinny
    xvinny
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 180
    Data de inscrição : 25/10/2012
    Idade : 39
    Localização : Curitiba/PR

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por xvinny 31/10/2012, 12:10

    Velho, corre ao mecânico e arruma esse radiador aí. Não dê sorte pro azar bixo! Se deixar ferver, teu cabeçote pode ser danificado, aí o prejuízo será grande...
    NUNCA ande com reservatório seco ou c/ pouco líquido de arrefecimento...
    Willian Balduino
    Willian Balduino
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 101
    Data de inscrição : 19/09/2012
    Idade : 49
    Localização : Sumaré - S.P.

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Willian Balduino 31/10/2012, 12:27

    xvinny escreveu:Velho, corre ao mecânico e arruma esse radiador aí. Não dê sorte pro azar bixo! Se deixar ferver, teu cabeçote pode ser danificado, aí o prejuízo será grande...
    NUNCA ande com reservatório seco ou c/ pouco líquido de arrefecimento...

    É o que nosso amigo Xvinny disse, conserta isso mais rápido possível, senão pode dizer adeus ao seu motor
    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 31/10/2012, 12:38

    Vlw então,

    já marquei pra Sexta (02) ir ao mecânico!!! Espero que não seja nada de mais ou no cabeçote!

    Vale salientar que o preço que encontrei do Radiador (aqui em Recife) foi R$200,00.

    Logo depois informo o resultado. Obrigado pela ajuda!
    Geraldo Camara
    Geraldo Camara
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 826
    Data de inscrição : 27/07/2012
    Idade : 35
    Localização : São José dos Campos

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Geraldo Camara 31/10/2012, 16:04

    tem também o fato que a água em vapor escapa do radiador, por isso que a nível desce muito. Se andar sem água, vai ver o cabeçote fritar, ai complica mais
    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 1/11/2012, 17:30

    Prezados,

    Fui ao mecânico hoje pela manhã e fizemos alguns testes.

    1) A válvula termostática está funcionando blza.

    2) Sobre o Cabeçote, Geraldo, ele disse que tá ok, pois o sistema está funcionando normal.

    DÚVIDA: Por que deve estar vazando?

    1) Segundo ele, uma das hipóteses está no reservatório de ar quente, que fica por trás do painel. Observei que existem duas mangueiras que saem da carcaça da válvula termostática pra esse reservatório. Ele acha que pode estar trincado ou rachado.
    SOLUçÃO: Ligar direto entrada e saída, tipo um jumper, para que não vá mais água pra esse reservatório.

    2) Por conta da antiga vistoria no radiador, que está furado, irei trocá-lo independentemente do que for.

    Agora eu preciso saber se tem como fazer, eu mesmo, o jumper desse mangote? Me ajudem aí, por favor.

    Vlw.
    Denis Rs2
    Denis Rs2
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 62
    Data de inscrição : 29/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Barbacena - MG

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Denis Rs2 2/11/2012, 14:59

    Marcio, acho que se estivesse vazando do reservatório de ar quente, iria vazar dentro do carro, nos tapetes, e apenas quando o ar quente fosse ligado, no meu ex mk5 eu fiz esse "jumper" mas porque o ar quente não estava desligando, fiz provisóriamente, mas acabei vendendo o carro sem mandar arrumar...
    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 4/11/2012, 11:00

    Blza Denis, isso mesmo, não foi encontrado ou relacionado nada no reservatório de ar quente.

    Só que, após retirarmos o radiador o mesmo apresenta sinais de vazamento ... terá que ser trocado mesmo!

    Outro detalhe que vimos foi o reservatório de água ... está trincado, até que ponto pode ser o problema não sei, mais essa semana vou me organizar pra comprar logos os dois, esse reservatório e o radiador, ok!

    Logo que fizer a troca, faço um teste e digo o resultado, vlw mesmo a ajuda!
    Denis Rs2
    Denis Rs2
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 62
    Data de inscrição : 29/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Barbacena - MG

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Denis Rs2 5/11/2012, 20:47

    Marcio, esse problema no reservatório é crônico nos fiestas, Sad é bom trocar o quanto antes, pra que o furo não aumente devido à pressão.
    Já o radiador, tem um produto que adicionado ao fluido promete vedar pequenos furos, não sei se no seu caso resolveria, mas vale a pena dar uma olhada. Very Happy
    marciodigital
    marciodigital
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 12
    Data de inscrição : 04/07/2011
    Idade : 48
    Localização : Recife

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por marciodigital 7/11/2012, 22:01

    Ei Denis,

    Me tira uma dúvida ... falei com um amigo e um cidadão que trabalha com Radiadores e me foi dito que colocaram "coloral", ou seja, um pó vermelho usado em tempero de comida aqui em Recife ... kkkkkk

    Rapaz, se isso for mesmo verdade, quando retirei o radiador o bixo tava cheio de coloral, pois a cor da água tá vermelha demais kkkkk.

    Talvés após a limpeza do radiador é que tenha "aparecido não", "aberto" o furo que havia sido tampado. Smile

    Mesmo assim, valeu a dica aí do tapa buraco!

    Vou ver se troco mesmo o radiador pra ficar tudo blza!
    Denis Rs2
    Denis Rs2
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 62
    Data de inscrição : 29/09/2012
    Idade : 37
    Localização : Barbacena - MG

    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Denis Rs2 9/11/2012, 14:52

    Marcio, essa do coloral foi fod@ rsrsrs talves o cara trocou a agua do radiador colocou o coloral só pra parecer que tem fluido no radiador, fazem de tudo pra maquiar o carro na hora de vender, mas deve ser só ferrugem mesmo, quando mandei fazer a limpeza no meu ex MK5, saiu uma agua tão enferrujada, que parecia barro, tava até com uma "borra" de ferrugem, fiquei até assutado, affraid o mecanico disse que pelo visto, estava rodando a um bom tempo só com agua.
    Mas quanto ao radiador, provavelmente essa ferrugem tava tapando esses pequenos furos, com a limpeza eles apareceram, é melhor trocar mesmo e rodar tranquilo, boa sorte. e mantenha-nos informados. Very Happy

    Conteúdo patrocinado


    Radiador furado, consequência = aquecimento? Empty Re: Radiador furado, consequência = aquecimento?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 18:18