por Convidad 9/11/2012, 13:04
Bom, se fizesse um door pot ficaria show...
Bom o Hertz é um ótimo kit...
Seguem abaixo a importância dos dBs
Quero comentar aqui algumas conclusões sobre alto-falantes.
Fato: um falante com sensibilidade de 6dB a mais que outro, digamos, 84 x 90, rende o dobro de volume com a mesma potência.
Fato: para obter dobrar o volume em um mesmo alto-falante, é necessário um amplificador com o quadrado da potência do primeiro. Ex. 15 x 225W.
Fato: nossos ouvidos tem um "limiter" natural. Conforme o volume aumenta, a sensibilidade auditiva diminui automaticamente. Por isso é que se diz que o ouvido tem uma percepção logarítmica. E por isso é que a escala em dB é logarítmica.
Fato: Se o "ponto de cutoff" inferior da curva de resposta de um falante for adiantado em apenas 20Hz, isso pode dar uma leitura completamente diferente da sensibilidade. A mesma ideia vale para adiantar a porção superior da curva, que geralmente tem picos que "melhoram" matematicamente a média. A sensibilidade não muda em nada, mas o fabricante sacana vende muito mais.
Conclusão 1: Vale mais a pena um falante sensível que um amplificador potente. Claro que variáveis como a caixa também influem.
Conclusão 2: Ainda não tive o desprazer de ouvir um falante sensível que tivesse timbre ruim. O contrário é verdadeiro. Falantes pouco sensíveis tendem a dar timbres ruins.
Conclusão 3: Não adianta tocar alto além de certo limite (no ensaio, é claro). Nosso ouvido ensurdece e não aproveita. É ridículo usar PROTETOR AURICULAR porque está tocando alto demais! É como usar óculos de solda para pintar ou olhar quadros na galeria de arte.
Conclusão 4:MASSSSS se for usada uma potência extra em subgraves, o ouvido não é maltratado e o corpo recebe essa vibração como "peso". É o equivalente racional a usar protetor auricular.
Conclusão 5: É brincadeira mas tem um fundo de verdade. Peça ao baterista para tocar mais leve. Peça ao baixista para tirar um pouco de médios. Use uma caixa 4x12.
Conclusão 6: Não dá pra simplesmente acreditar na sensibilidade anunciada. É importante ver o gráfico de resposta para entender como a leitura foi tirada e se ela é real.
Fora essas "verdades" aí em cima, que são até relativas, algumas experiências dão resultados interessantes.
a) Falantes tipo woofer em caixa dutada são ridículos para guitarra. Mas ficam incríveis com violão.
b) Caixas "open back" foram inventadas para economizar retorno para o guitarrista. Ele colocaria a caixa na borda do palco e ficaria atrás. Como ninguém usa assim, a caixa aberta é um nonsense, pois a perda de eficiência em graves é monstruosa em troca de um benefício que ninguém aproveita hoje em dia. Além disso o falante dura menos.
c) Quem viveu na era das bandas de baile dos 70's e começo de 80's (aquelas que andavam em uma veraneio ou kombi com as caixas do PA em um rack de teto) sabe que naquele tempo não existia retorno. As caixas levavam dezenas de falantes de 8" cada e eram open back. O baixo e a guitarra tocavam só com seus sets, por fora do PA, e a bateria não era microfonada. E os bailes rolavam numa boa.
d) num momento de distração, experimente ligar o pre out ou efx send do amplificador de guitarra no amplificador do baixista, fazendo ele funcionar em conjunto com o amp da guitarra... ele que não veja isso. É animal. Não é à toa que a Rivera criou o Los Lobbotom exatamente com essa ideia.
Fonte: maioli - http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=967.0