O Mundo Sobre Ford Fiesta


Problemas fiesta zetec 1.0 street

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Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 21/11/2012, 11:18

Olá amigos.
Gostaria de listar algumas coisas que vem acontecendo no meu fiesta street 1.0 2001/ modelo 2002 e pedir uma ajuda pra tentar entender o que acontece.
- Primeiro é o seguinte, a ignição: nunca bate na hora, dizem que os carros da ford ligam no bater a chave o meu liga depois de 1 segundo 1,5 mais ou menos..ele fica tan, tan, tan, tan, tan.e aí liga (rsrsr a imitação foi tosca eu sei), e então todos os dias de manha e no final da tarde (quando o motor está frio) acontece a mesma coisa. o giro sobe a té uns 2000 daí desce até uns 500, quase morre o carro e daí vai pra 1000rpm e estabiliza.
- Outra coisa é que de vez em quando tá trepidando em primeira marcha, o carro fica pulando (me disseram que é disco de embreagem e que tem que trocar o kit, sei lá.
- Cheiro de gasolina sempre quando o fica abaixo de 1/4 do tanque e as vezes até acima disso. normalmente vem o cheiro quando entra na reserva.
- vazando óleo do motor, porque abri ele e vi que na tampa protetora debaixo do motor tem oleo..mas nao chega a pingar no chão.
- E por fim (me desculpem citar tudo) o consumo. Poxa vida, tá fazendo uns 8,5 km/l na cidade.
Já levei em mecanico e troca uma peça aqui, outra lá e nada de resolver isso. queria dar um basta na situação.
O carro anda e tudo, mas acho que tá longe do ideal.
Ah! as velas e cabos de vela são novos e o atuador de marcha lenta tb.

Se puderem ajudar com qualquer dica, agradeço. Crying or Very sad

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por xvinny em 21/11/2012, 14:26

Ignição demorada pode ser bateria com pouca água, com o cabo frouxo ou oxidado, desregulagem do ponto de ignição, cabos de vela mal colocados ou úmidos, motor de arranque com defeito, falta de combustível no reservatório...
Quanto ao cheiro de gasolina, deve ser vazamento. Dá uma olhada em todo o sistema, desde o bocal do tanque, as mangueiras até a conexão do filtro de combustível, flauta etc..
Vazamento de óleo é mais fácil de identificar. Normalmente por onde vaza fica borrado de óleo... Dá uma olhada na junta do cárter... Levantando o carro num elevador vc já consegue ver, acredito eu...
E o consumo pode ser em decorrência desse vazamento de gasolina, ou do pézinho do motorista, ou problema elétrico (relacionado à causa do problema da ignição), enfim...


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 21/11/2012, 15:48

até agora, dei uma pesquisada e pode ser o sensor de rotação, que não é o sensor de fase do comando (pulso pra bicos e bobina), é o que verifica com o volante do motor as rotações por minuto.

existe um vídeo do Dr Carro mostrando o volante do motor do fiesta, pra entender melhor. (recomendo fazer a pesquisa "Dr Carro fiesta" no youtube e assistir tudo. fiz isso um avez quando comprei o fiesta e nada sabia sobre ele.

dessa forma, se o sensor de rotação (rpm) estiver com defeito, a injeção passa a trabalhar abastecendo de maneira semi sequencial, liberando a injeção nos bicos 2 a 2, gerando um consumo um pouco maior. o normal seria uma injeção sequencial, cada bico na sua hora, mas pra isso, todos os sensores precisam estar 100%.

meu carro parece estar com o mesmo problema.

execute a função "test" do velocimetro e diga o que aparece na função tacômetro digital (pesquise sobre isso no forum - função test). no meu, está com um bug nesta função, aparecendo 2 dígitos com o primeiro travado com o número 2 e os outros 2 loucos, isso a qualquer rotação do motor. se o seu estiver igual ao meu, poderemos sanar e solucionar o problema dos dois.

foi o que aprendi agora a pouco lendo em meterias e fóruns de mecânica.

achei o sensor a 25 reais novo, mas ainda não comprei.

boa sorte.


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 22/11/2012, 00:50

e aí, divx!

nada?

faça lá o teste da função "test" do velocímetro, não gastará nem 5 minutos!

abraço.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 22/11/2012, 00:56

1- chave na ignição.
2 - gire até a posição I
3 - pressione o botão de zerar o odômetro por uns 5 segundos e não solte
4 - gire a chave para a posição II, onde as luzes se acenderão, ainda mantendo pressionado o botão, até aparecer a palavra "test"
5 - solte o botão e ligue o carro.
6 - pressione o botão do painel pra navegar nas funções.

manual das funções (by: Corazza do FORD HP)

Gauge - ponteiros
Builb - luz da reserva
T - tacometro (rpm)
0 - km/H
Ba - voltagem da bateria

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olá

Mensagem por divxbr em 28/11/2012, 12:53

Valeu gente.
Desculpem a demora. to com problemas na internet em casa.
Vou ver essa ultima dica Glauco posto o resultado.

Por hora muito obrigado.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 28/11/2012, 13:09

Vou ver hoje mesmo e posto amanha.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 28/11/2012, 13:32

estou esperando o Breno confirmar essa questão do tacômetro digital.

parece que no dele aparece a mesma informação que eu vejo aqui.

vamos aguardar.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 28/11/2012, 14:28

Isso, já está la no tópico!
Sinceramente? Meu irmão!

Ahhh, o Fiestinha estáva/esta exatamente como você descreveu!

Partida: Bateria trocada, problema resolvido.
Morrendo: Sujeira, o meu, o seu, o do Paulo, acontece isso. Mas não é sempre, só de vez em quando. Da uma "reladinha" no acelerador que estabiliza.
Embreagem Trepidando: Sim, em 1ª marcha. Faz o seguinte: ou troca a embreagem, ou faz o controle com rotação mais alta que não trepida ou não usa a embreagem. Faz a ponte(meio pé no freio e meio no acelerador, evitando assim fazer controle) ou da pra fazer com o freio de mão puxado. Sobe o giro e solta a embreagem devagar, até o carro querer sair, abaixa o freio de mão e cuidado pra não sair cantando pneu, mas não volta 1 MM! E não trepida!!!
Vazamento de óleo: Tampa protetora seria o "peito de aço", uma chapa que vai debaixo do motor. Sim, "geralmente" é o retentor do volante, comum vazar por lá. Coloca um Jornal dentro dessa chapa e deixa da noite pro dia, para ver onde pinga.
Consumo: Estúpido! Altississimo! Eu moro em Minas, terra dos morros e consigo fazer sozinho 12 a 13 km/l na gasolina. Isso andando na ponta dos dedos... E da-lhe 4ª e 5ª marchas! As que eu mais uso hehehe.

Fora isso, cuidando, vai longe...

Abraços e pode perguntar a vontade! Nóis ta aqui pra resorvê os seu pobrema!


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 29/11/2012, 14:31

Puxa Breno.
Valeu mesmo por todas as respostas.
Glauco seguinte..fiz o teste e os parametros sao os seguintes.
t (acho que é o tacometro) - ficam 3 digitos. o 9 e fica alternando entre 24 e 32 ou seja 924 925 dai muda rpa 932 depois 923 sobe de novo, não pára. mas o numero 9 é fixo.
BA 13
DT 412
SC 0
TC (ficam 3 digitos. dá um valor fixo 16 e fica alternando entre a,b,c,d,e,f,1,2 e as vezes aparece 17)
F 170
FC 1EE
T9 E9 FIXO E ALTERNA 8, A, C,
CT -6 (MENOS 6)
19 -b (MENOS B)
FLI 0
P0 70

São esses pelo que vi.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 29/11/2012, 19:15

parece que seu tacômetro funciona, pois a lenta dos rocans é próxima de 900 rpm.

tentou acelerar o carro quando esta no "t"? é provável que vá aumentar a leitura pra você.

faz o teste aí pra galera confirmar.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 30/11/2012, 11:34

Vou testar e posto em seguida.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 30/11/2012, 17:19

Vou testar e posto em seguida.

Opa! E como andam os pórbremas? hehehe
Aliás, seu painel o conta-giros analógico?


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 1/12/2012, 12:37

Breno, o seu tem o tacômetro junto ao velocímetro?

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 1/12/2012, 21:56

Não Glauco, painel comum mesmo.


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Paulo Andrade em 1/12/2012, 22:05

Pode ser que sim e que não.. Mas o consumo que o amigo de cima falou do street tem que ter cuidado com a boia do tanque..
Tanto a do meu antigo endura como a do meu mk5 e enchia o tanque andava e quando olhava o ponteiro descia alucinadamente..
Fiquei doido com isso quando levei no eletricista a boa marcando errado.. ¬¬


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Paulo Andrade em 1/12/2012, 22:06

É meio que traissueiro essa boia..


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 2/12/2012, 02:27

consumo não se mede corretamente com marcação de ponteiro/boia e sim completando o tanque, no mesmo posto, de preferência na mesma bomba e horário.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 2/12/2012, 13:03

O que seria o mais certo, seria deixar ligado até acabar. Empurrar até a bomba e colocar uns 10 litros. Andar até o carro parar. Ai sim eu acho que será um teste muito eficaz... Fora a multa... hehehe


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 2/12/2012, 19:35

o que o pessoal fazia antigamente pra medir consumo era colocando uma garrafa com 1 litro extato com a mangueira direto dentro dele e andar até acabar.

é um modo preciso, grosseiro e muito perigoso de se fazer.

hoje em dia, é melhor fazer o da bomba do posto, pra vc não tomar multas ou ficar com uma pane na bomba de gasolina pelo sistema estar seco.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 2/12/2012, 22:03

o tacometro altera conforme acelero glauco...tá normal nesse ponto.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Convidad em 2/12/2012, 23:40

é Brenno, acho que o nosso painel não tem capacidade de interpretar as rotações, já que temos o mesmo código para o "t" e não temos, também, o tacômetro analógico.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 3/12/2012, 08:26

é Brenno, acho que o nosso painel não tem capacidade de interpretar as rotações, já que temos o mesmo código para o "t" e não temos, também, o tacômetro analógico.

Creio eu que quando o pessoal vai dar manutenção na Ford usa o conector de diagnóstico.
Tem no mercado um negócio chamado OBD, que você liga no carro e da pra usar tanto no Note ou no Celular, com inúmeras informações.

http://www.jalopnik.com.br/jalopnik-explica-como-transformar-seu-smartphone-em-um-computador-de-bordo/


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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por divxbr em 3/12/2012, 10:56

bem, o consumo continua alto, a trepidação também, tem um barulho quando vira toda a direção pra uma das direçoes e o carro se movimenta, por exemplo, pra eu sair da garagem de manha, engato a primeira e tenho de virar todo o volante até o limite pra eu poder sair.nisso dá um barulho esquisito. o vazamento ainda nao coloquei o jornal vou ver se lembro disso hoje a noite. e o cheiro de gasolina normalmente acontece abaixo de 1/4 de tanque e nas curvas se acentua.
vou deixar o carro nao oficina no final de dezembro e ver o que o cara me diz.

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Re: Problemas fiesta zetec 1.0 street

Mensagem por Brenno G. Sousa em 3/12/2012, 12:20

Cheiro de gasolina é um mistério....
Troquei as mangueiras que estavam rachadas e mesmo assim, quando abasteço ou paro em descidas ingremes sente-se o cheiro. E não há vazamento por baixo do carro...

Se for o típico tec tec tec, ou toc toc toc, algo estralando, as juntas homocinéticas estão na hora de serem revisadas/trocadas. Se for um barulho tipo um ruoooomm... uahahahhaa trinquei aqui...
pode ser falta de óleo da DH.

Abraços


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