Prezado leitor. Por mais simples que pareça ser, tive uma grande dificuldade para recolocar o retrovisor interno do meu Fiesta 2006, que tirei acidentalmente. É um texto meio longo, mas bem explicativo. Peço desculpas caso já tenha algo igual postado, pois não achei.
Para melhor compreensão, gostaria de detalhar as partes que compõem o retrovisor:
- Base metálica > que é colada no pára-brisas;
- Parte plástica com uma pequena haste e uma esfera na ponta onde é encaixado o retrovisor;
- Parte plástica que contém o vidro retrovisor.
Acho difícil esta recolocação pois requer força porém cuidado para não quebrar o pára-brisas ou o próprio retrovisor.
A base metálica possui um buraquinho e a base da parte plástica que tem a haste possui uma bolinha com uma mola em sua base. Ou seja, as bases são encaixadas e a bolinha é pressionada por uma mola. Para encaixar, as duas bases são deslizadas até que a bolinha "encontre" o buraquinho. Este sistema tem diversas outras aplicações: porta de pia de lavar louça, portas de armários, tampa do porta-luvas do fusca, etc...
Apenas dou o exemplo para se entender que não requer muita força, é mais jeito.
Tentar retirá-la, com MUITO CUIDADO, forçando para cima, paralelamente ao pára-brisas, em sentido ao teto. Nem puxar nem empurrar para não trincar o pára-brisas. MUITO CUIDADO.
O retrovisor possui um encaixe que "abocanha" a ponta da outra parte plástica, que tem a esfera. Observar que tem um anel ao redor, para ajudar na pressão. Tem também uma chapinha como se fosse uma papel em formato redondo que acredito seja para ajudar na pressão. Entendo que deva ficar bem na ponta da esfera, para ficar no fundo do encaixe do retrovisor, depois de unidas.
Eu havia tirado este anel, mas depois vi que era melhor ter deixado. Para recolocar, usei um alicate mas não para apertar, para abrir. Fiquei com o retrovisor no colo, com o encaixe para cima, e o anel solto em cima do encaixe e coloquei as pontas do alicate por dentro, de forma que ficaram encostadas no encaixe. Conforme abria o alicate, o anel também se abria e como as pontas do alicate não são retas, a tendência é "espirrar" o anel para fora, abraçando então o encaixe. Consegui após algumas tentativas.
Por último, ainda com o retrovisor no colo, peguei a parte plástica com a haste na ponta e fui forçando com jeito, a palma de uma mão no retrovisor, na parte de vidro e a palma da outra mão na base plástica. Se certificar de que as mãos estão fazendo força na mesma direção, uma contra a outra. Um pano pode ajudar pois não é pouca força que é preciso fazer. CUIDADO para NÃO colocar o retrovisor de um jeito que faça pressão nas laterais, como por exemplo, colocar no colo, uma ponta em cada cocha. Isso fará o retrovisor envergar e certamente trincar. Acredito que algum lubrificante ajude, de preferência que não tenha cheiro, como vaselina. Eu não tinha, então peguei um desses óleos de banho da minha mulher.
Feito isto, pega-se agora a base plástica e encaixa na base metálica colada no vidro. Lembrando que NÃO deve ser feito pressão contra o pára-brisas, e sim paralelamente, agora para baixo, em sentido ao painel. Como não tenho muita força, não consegui empurrar, então peguei a base plástica, encostei no pára-brisas acima da base metálica, ergui e encostei no teto, e fiz um movimento rápido deslizando sobre o vidro e encontrando a base metálica, até ouvir o "click".
Depois disso só limpei os vidros pois estavam meio oleosos, rsrs.
Isso aí, espero ter ajudado. Abs
Para melhor compreensão, gostaria de detalhar as partes que compõem o retrovisor:
- Base metálica > que é colada no pára-brisas;
- Parte plástica com uma pequena haste e uma esfera na ponta onde é encaixado o retrovisor;
- Parte plástica que contém o vidro retrovisor.
Acho difícil esta recolocação pois requer força porém cuidado para não quebrar o pára-brisas ou o próprio retrovisor.
A base metálica possui um buraquinho e a base da parte plástica que tem a haste possui uma bolinha com uma mola em sua base. Ou seja, as bases são encaixadas e a bolinha é pressionada por uma mola. Para encaixar, as duas bases são deslizadas até que a bolinha "encontre" o buraquinho. Este sistema tem diversas outras aplicações: porta de pia de lavar louça, portas de armários, tampa do porta-luvas do fusca, etc...
Apenas dou o exemplo para se entender que não requer muita força, é mais jeito.
Tentar retirá-la, com MUITO CUIDADO, forçando para cima, paralelamente ao pára-brisas, em sentido ao teto. Nem puxar nem empurrar para não trincar o pára-brisas. MUITO CUIDADO.
O retrovisor possui um encaixe que "abocanha" a ponta da outra parte plástica, que tem a esfera. Observar que tem um anel ao redor, para ajudar na pressão. Tem também uma chapinha como se fosse uma papel em formato redondo que acredito seja para ajudar na pressão. Entendo que deva ficar bem na ponta da esfera, para ficar no fundo do encaixe do retrovisor, depois de unidas.
Eu havia tirado este anel, mas depois vi que era melhor ter deixado. Para recolocar, usei um alicate mas não para apertar, para abrir. Fiquei com o retrovisor no colo, com o encaixe para cima, e o anel solto em cima do encaixe e coloquei as pontas do alicate por dentro, de forma que ficaram encostadas no encaixe. Conforme abria o alicate, o anel também se abria e como as pontas do alicate não são retas, a tendência é "espirrar" o anel para fora, abraçando então o encaixe. Consegui após algumas tentativas.
Por último, ainda com o retrovisor no colo, peguei a parte plástica com a haste na ponta e fui forçando com jeito, a palma de uma mão no retrovisor, na parte de vidro e a palma da outra mão na base plástica. Se certificar de que as mãos estão fazendo força na mesma direção, uma contra a outra. Um pano pode ajudar pois não é pouca força que é preciso fazer. CUIDADO para NÃO colocar o retrovisor de um jeito que faça pressão nas laterais, como por exemplo, colocar no colo, uma ponta em cada cocha. Isso fará o retrovisor envergar e certamente trincar. Acredito que algum lubrificante ajude, de preferência que não tenha cheiro, como vaselina. Eu não tinha, então peguei um desses óleos de banho da minha mulher.
Feito isto, pega-se agora a base plástica e encaixa na base metálica colada no vidro. Lembrando que NÃO deve ser feito pressão contra o pára-brisas, e sim paralelamente, agora para baixo, em sentido ao painel. Como não tenho muita força, não consegui empurrar, então peguei a base plástica, encostei no pára-brisas acima da base metálica, ergui e encostei no teto, e fiz um movimento rápido deslizando sobre o vidro e encontrando a base metálica, até ouvir o "click".
Depois disso só limpei os vidros pois estavam meio oleosos, rsrs.
Isso aí, espero ter ajudado. Abs