O Mundo Sobre Ford Fiesta


Cambio do fiesta.

Compartilhe

Gui
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 2
Data de inscrição : 31/07/2012
Localização : Tefé

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gui em 31/7/2012, 02:34

Acabo de comprar um Fiesta e estou estranhando a segunda marcha. Parece haver um buraco entre a primeira e a segunda. Quando tenho que andar a menos de 12km/h, por exemplo para passar por uma lombada, o carro começa a ameaçar morrer, o que me obriga às vezes a usar a embreagem. Algumas vezes (quando não exijo mais da primeira marcha, em vias mais lentas) ele acelera com dificuldade na segunda, até ganhar força, o que demanda paciência. Outra coisa é que na segunda marcha, e na velocidade de uns 15km por hora, eu solto o acelerador e ele continua acelerando sozinho, mantendo a velocidade. Isso é normal? Caso não seja normal, pode trazer algum problema adicional se eu não mandar regular logo? (na minha cidade não tem concessionária) Muito obrigado por suas orientações...

Kick Buttowski
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 22
Localização : Brasília

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Kick Buttowski em 17/12/2012, 16:19

O Câmbio do Fiesta tem por característica própria a relação pesada, é a mesma usada no Focus Duratec.
Pude ver que alguns falam da vantagem que o Gol tem em certa faixa de rotação, mas apesar do Fiesta tem a relação do Focus Duratec é ele mesmo quem chega aos 180km/h primeiro.
O EA111 do Gol 1.6 não gira bem, é um motor que aos 6000rpm está com 10kgf.m de torque, ele perde muito depois dos 5000rpm, assim mesmo com o EA113 2.0 (Golf, Jetta).
O peso do Fiesta é significamente maior do que do Gol, pelo menos 130kg de diferença (Fiesta hatch mais ou menos 1080kg).
Quando ao engate de marchas eu acho o do Ford melhor, porque eu sei quando a marcha engatou, o Volks não gostei porque além de ser muito mais baixo, o movimento que a alavanca faz é maior... E outros fatores...

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 17/12/2012, 16:56

o Focus duratec da 160 de 3ª e 210 de 4ª

Eu ja tive fiesta 1.6, o cambio de fato é longo, a 3ª principalmente, mas passa longe do Focus.

Em relação ao "peso" do engate, sim são parecidos e ótimos, o cambio desses 2 fords são referencia no segmento.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

kohara
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 25
Data de inscrição : 25/10/2012
Localização : SP

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por kohara em 23/12/2012, 22:28

Como comentado, VW e Honda tem os engates melhores que o Fiesta. A ré dos Ford de fato tem uma manha p/ entrar de prima (embreagem por 3 seg, daí engata a ré; se não sentir o engate e começar a arranhar, muda p/ alguma marcha a frente que a ré entra bem). A alavanca do Fox parecia "chupar" a marcha na hora do engate; o design da alavanca dos Honda é maravilhoso - a alavanca do Fit tem um desenho bem simples e a do new Civic parece estar num pedestal em cima do console. Mas nada muito desabonador para a Ford, ela está acima da média, mas estamos comparando com as referências desse item.

Porém a relação das marchas do Fiesta dá de 10 a 0 comparando com o Fox que eu tinha antes. A rotação da 4a do Fiesta é a mesma da 5a do Fox. Na estrada a 120km/h, o fox esgoelava a mais de 4000 rpm enquanto que o Fiesta gira bem solto por volta de 3200. Sempre que pegava estrada de Fox procurava uma 6a marcha, na cidade era uma marcha atrás de outra. Me sentia dirigindo um carro do Velozes e Furiosos de tanta troca que o motor pedia. O Fiesta é uma tranquilidade nesse sentido, na cidade 1a a 4a, na estrada, 5a marcha e o motor gira tranquilo. Mas tb acho que o buraco da 2a p/ a 3a mata um pouco a arrancada, porém ela possibilita ultrapassar caminhão na estrada sem trocar de marcha (em 3a, o Fiesta vai a quase 140km/h, no Fox a 3a corta a menos de 120, o que exige uma troca no meio desse processo).

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 4636
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Paulo Andrade em 23/12/2012, 22:56

Esse 1.6 é um demonho..


_________________
Abraço,
Paulo Henrique


Carro atual
Celta Life 1.0


Ex - carros
Ford Fiesta MK4 Hatch 1.0 1998
Ford Fiesta MK5 Hatch 1.0 2000
Mitsubishi Pajero GLX 1994 Turbo

Kick Buttowski
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 16
Data de inscrição : 17/12/2012
Idade : 22
Localização : Brasília

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Kick Buttowski em 24/12/2012, 12:51

O Focus Duratec tem quase a mesma relação do Fiesta 1.6.
Rapaz, eu acho interessante o câmbio do Fiesta 1.0, a rotação não cai muito, não existe aquele buraco igual o 1.6 tem.
-

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 24/12/2012, 13:40

kohara escreveu:Como comentado, VW e Honda tem os engates melhores que o Fiesta. A ré dos Ford de fato tem uma manha p/ entrar de prima (embreagem por 3 seg, daí engata a ré; se não sentir o engate e começar a arranhar, muda p/ alguma marcha a frente que a ré entra bem). A alavanca do Fox parecia "chupar" a marcha na hora do engate; o design da alavanca dos Honda é maravilhoso - a alavanca do Fit tem um desenho bem simples e a do new Civic parece estar num pedestal em cima do console. Mas nada muito desabonador para a Ford, ela está acima da média, mas estamos comparando com as referências desse item.

Porém a relação das marchas do Fiesta dá de 10 a 0 comparando com o Fox que eu tinha antes. A rotação da 4a do Fiesta é a mesma da 5a do Fox. Na estrada a 120km/h, o fox esgoelava a mais de 4000 rpm enquanto que o Fiesta gira bem solto por volta de 3200. Sempre que pegava estrada de Fox procurava uma 6a marcha, na cidade era uma marcha atrás de outra. Me sentia dirigindo um carro do Velozes e Furiosos de tanta troca que o motor pedia. O Fiesta é uma tranquilidade nesse sentido, na cidade 1a a 4a, na estrada, 5a marcha e o motor gira tranquilo. Mas tb acho que o buraco da 2a p/ a 3a mata um pouco a arrancada, porém ela possibilita ultrapassar caminhão na estrada sem trocar de marcha (em 3a, o Fiesta vai a quase 140km/h, no Fox a 3a corta a menos de 120, o que exige uma troca no meio desse processo).

e ainda assim, o fiesta anda mais, imagina com cambio curto do ka xr Twisted Evil

a 3ª do focus SVT vai até quase 140 tb e a 4ª a 180, é meu proximo up.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 4/1/2013, 01:29

Up! Feliz natal e ano novo atrasado aí pra galera.

A 3ª no meu pega 140 e ainda sobra giro. De 4ª, percebi uma coisa interessante.

Na gasolina, "falta" motor pra passar dos 180. Já de álcool, bate no limitador a 190 e lá fica se deixar (nunca tentei o que o pessoal diz de esticar toda 4, botar 5ª, depois reduzir e repetir o processo 3x que o limitador cai).

Quanto ao buraco de 2a pra 3a... Realmente é chato. Experimenta trocar bem rápido com o pé em baixo. Ajuda bastante.

Eu sei que o cambio do fiesta é bem longo, mas mesmo assim eu gostaria de uma 6ª marcha pra estrada. Imagina ficar a 120 girando só 2500rpm? Delícia! Mega-economico.


_________________
Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Hugo Sena em 4/1/2013, 02:35

Por isso uso a caixa da Eco no lugar do meu Fiesta.....


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 4/1/2013, 15:16

Hugo Sena escreveu:Por isso uso a caixa da Eco no lugar do meu Fiesta.....

que que muda da caixa da eco pro fiesta?

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Hugo Sena em 4/1/2013, 15:39

Relação......curta!


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

Timerman
Administrador
Administrador

Mensagens : 1576
Data de inscrição : 20/07/2012
Idade : 31
Localização : São Paulo/SP

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Timerman em 4/1/2013, 20:19

Entre Ford e VW prefiro a Ford, os engates são precisos e nada de ter alavanca para cima (vide Fiat, GM) ou a única para baixo (VW) da ré.

Mas para o dos piores para engatar são JAC, Chery... Fora do contexto


_________________

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 5/1/2013, 13:46

Hugo Sena escreveu:Relação......curta!

não acho que seja a melhor coisa a fazer. Cambio longo é ótimo pra viagens (território nativo do Fiesta rocam).

se tivesse como trocar as engrenagens de uma caixa pra outra (acredito que dê) aí seria uma questão de trocar todas e só deixar a 5ª do Fiesta, pra rodar mansinho na estrada.

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 5/1/2013, 18:32

é q vc n brinca igual eu e o hugo, pra nós é "saudável" um cambio mais curto =p


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 5/1/2013, 19:09

tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD


_________________
Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 5/1/2013, 19:34

rsrsrs então vc tb iria curtir um cambio mais curto man.

e sobre o corte, eu concordo, tb ja tenho uma redline nos ouvidos hehehe.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Hugo Sena em 6/1/2013, 00:17

Gionder escreveu:tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD

Pegue um Fiesta com câmbio de Eco e um normal...os dois carros com as mesmas especificações de motor.....
Bora ver quem chega no limite de 190km/h primeiro.....esse é o intuito da caixa curta......ela atinge os mesmos 190km/h..mas com o rpm lá em cima....ñ com akela sobra td que o Fiesta stock tem...
Grande abço.


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 6/1/2013, 13:19

Hugo Sena escreveu:
Gionder escreveu:tu que acha. Eu treino a "aeróbica" do meu Fiesta sempre que posso. O bixo parece gostar de girar e dar um alô pro limitador de rotação.

Estrada pra mim só vale se estiver a 140. Fico de olho pra fiscais de transito pra poder dar umas esticadinhas.

Tanto é que eu sei de cór a quanto corta as marchas do meu xD

Pegue um Fiesta com câmbio de Eco e um normal...os dois carros com as mesmas especificações de motor.....
Bora ver quem chega no limite de 190km/h primeiro.....esse é o intuito da caixa curta......ela atinge os mesmos 190km/h..mas com o rpm lá em cima....ñ com akela sobra td que o Fiesta stock tem...
Grande abço.

Sim, sim... Não sou totalmente leigo em mecânica. Eu só sou um pouco mais, digamos, "consciente". Como eu uso o carro no dia-a-dia, ficaria impraticável modificar ele, correndo o risco de comprometer a confiabilidade, consumo e até me incomodar com os documentos. Mas não se engane, vontade eu tenho. Por mim, eu botava um supercharge Eaton dos MB C-300 e reprogramava a central.

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Hugo Sena em 6/1/2013, 13:22

Show.....mas problemas com documentos não tem com o câmbio novo...integridade do conjunto permanece ótima...já o consumo.....


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 6/1/2013, 13:56

se bem montado pode ter certeza que a confiabilidade continua, o importante é colocar o lubrificante correto após a troca das engrenagens.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Hugo Sena
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2985
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 33
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Hugo Sena em 6/1/2013, 14:00

No meu eu troquei a cxa td....


_________________
When the sun goes down,the rpm's goes up!!!

ayresd
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 21
Data de inscrição : 14/01/2013
Localização : Rio de Janeiro

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por ayresd em 27/1/2013, 17:53

Boa tarde pessoal,

Na minha primeira postagem por aqui, vou pedir uma ajudinha de vocês..

Vou pegar um fiesta supercharger 2004 do meu pai, mas estamos com um problema na aceleração / retomado do carro.. na saída e em baixa o carro desenvolve tranquilinho, mas se precisar de um arranque mais forte para uma ultrapassagem, por exemplo, o carro simplesmente não anda.. o RPM vai lá em cima mas o carro custa a pegar velocidade e ele até dá uma sensação de como se o carro estivesse "amarrado" e parece dar uma "tremida" de leve se tentar forçá-lo.

Alguém tem uma idéia? Poderia ser problema na embreagem? Ou no câmbio propriamente dito?

O conjunto de ignição (vela, cabo, etc..) estão ok.
Pressão da bomba de combustível ok.
E até onde sei foi feito um "scan" na injeção e não apontou problemas.

Outra coisa é que meu pai disse que a embreagem tá "baixa" tá quase colada no assoalho.

Desculpem por algo que eu tenha dito sem nexo, é que som bem leigo e agora que tô pegando o primeiro carrinho que estou procurando me interar..rs =p

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Gionder em 27/1/2013, 18:55

ayresd... vc mesmo já respondeu seu problema. A embreagem está gasta. Está "patinando".

Se o giro sobe e o carro não desenvolve, então a potencia não está chegando nas rodas. Isso pode ser uma série de fatores, mas você já exclui quase todos dizendo que a embreagem está baixa.

Procure um jogo novo de embreagem e faça a troca o mais rápido possível. Em geral, a peça sozinha gira em torno de R$300 e R$500. A mão de obra não deve ser muito mais que R$100.

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 4636
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Paulo Andrade em 27/1/2013, 19:28

Deve ser a embreagem que tá indo pro espaço só é comprar um kit original e só alegria..


_________________
Abraço,
Paulo Henrique


Carro atual
Celta Life 1.0


Ex - carros
Ford Fiesta MK4 Hatch 1.0 1998
Ford Fiesta MK5 Hatch 1.0 2000
Mitsubishi Pajero GLX 1994 Turbo

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por gustavo em 27/1/2013, 20:10

embreagem brother...

precisa fazer toda a manutenção preventiva... e no seu caso, é bom tb trocar o oleo da DH (oleo correto ein).


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Conteúdo patrocinado

Re: Cambio do fiesta.

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:51


    Data/hora atual: 8/12/2016, 03:51