tomazsena escreveu: Marco Aurélio C. Jr escreveu:Eu acho é que vc vai acabar com seus cabos de velas e bobina kkkkk sei lá viu, não tenho muita base teórica pra falar com certeza, mas eu nunca ouvi falar que velas melhores fazem o carro "andar" mais do que o normal, mas é bem provável que melhore a resposta na aceleração (acelerar mais rapido). Acredito que a melhor forma de descobir isso com certeza é nosso amigo Tomaz comprar, testar e dar seu veredicto
Vai fundo Tomaz, se for bom mesmo eu compro tb kkk
Cara, eu parto do principio de funcionamento do motor do carro. Ele funciona a explosão, e essa explosão é causada inicialmente por uma faisca, que é provocada pela vela de ignição. Quando o carro está com velas bastante usadas, o carro fica sem força e mais beberrão, consequencia de se ter uma faisca menor, com "menos força". Partindo daí, eu pensei, e se inventassem uma vela com faíca melhorada?
Foi aassim que raciocinei quando encontrei essas velas na internet. Alem de possuir faisca bem maior, coisa que é possivel ver visivelmente, como mostra o video. Elas são feitas de Iridium, um metal mais resistente que cobre e ferro, e que é menos abundante na Terra, um dos fatores que tornam esse tipo de vela mais cara.
Quanto a afeta o cabo das velas, acredito que isso nao vai acontecer, pois ela usa descarga capacitiva, ou seja, a voltagem so é aumentada quando a eletrecidade para pela vela.
Uma de minhas preocupaçãodiz respeito a possiveis interferencias que essas velas possam causar no sistema do som do carro por exemplo. Pois as nossas velas, são resistivas, elas possuem um resistor interno, que diminui a corrente e diminuir a interferencia causada pela faisca. Vou estudar mais a fundo a respeito antes de comprá-las. Afinal não é coisa barata, cada vela custa $ 12,78 aproximadamente, e o frete é de $ 32,00 . Com a cotação do dolar de hoje em dia, isso em Real ficaria proximo dos R$ 160,00.
E isso é um investimento consideravel, sem ter conhecimento de alguem aqui do brasil, de ter usado e ter ficado muito satisfeito.
Ai ai ai... Estou voltando ao passado...
Faz tempo que não posto nada aqui no clube, sou bem inativo por sinal bem diferente de quando era do Clube do Kadett...
Bom vamos lá, velas capacitivas...
Não vou entrar em pormenores de como se dá a carga e descarga nesse tipo de vela, o fato é SIM ELA TEM UM PULSO DE IGNIÇÃO BEM MAIOR!!!
=== CALMA ===
Por isso eu disse que era uma volta ao passado.
Até meados dos anos 80, praticamente todos os carros usavam velas capacitivas. Isso se dava porque as bobinas da época eram meros transformadores mal isolados e de baixo rendimento, ou seja, as bobinas além de dar choque
ainda perdiam energia por fuga na sua carcaça e nos cabos de vela (isso é normal para cabos capacitivos).
Para superar as falhas da bobina existia as VELAS CAPACITIVAS!!!
Elas tem a capacidade de acumular "aos poucos" a carga dentro delas e a faísca apenas se dá quanto ela atinge uma carga "ideal". Resumindo, mesmo com a bobina ruim sua vela dava conta do recado.
=== PROBLEMA ===
Nem tudo são rosas...
Por ela ter a capacidade de se carregar e disparar a faísca no momento "ídeal", isso fazia com que a faísca fosse muito maior que de uma vela resistiva. Isso faz com que retorne para todo sistema do carro um "repique" de alta-freqüência e grande energia... FALEI GREGO NÉ!!!
É assim, lembra do fusquinha que você acelera e ele dá aquela interferência no som do rádio, um tic, tic, tic na mesma freqüência para rotação do motor, pois é adivinhem quem causa isso????
As VELAS CAPACITIVAS!!! (Embora no fusca haja o platinado que leva ao mesmo sintoma do tic, tic, tic)
=== HOJE ===
Nossos carros não tem cabos de velas adequados para esse tipo de vela, antes de tudo você deverá trocá-los.
Nossa bobina é bem mais eficiente o que fará a vela trabalhar com cargas e descargas na potência ideal!
, mas não sei se o sistema será capaz de aguentar as interferências geradas (tic, tic, tic).
Somente testando mesmo...
=== OPINIÃO ===
Não vejo reais motivos para a troca para velas capacitivas. Você pode até ganhar rendimento, mas vai conseguir rodar com o carro interferindo no seu rádio todo tempo... Pense bem!
Espero ter esclarecido! FUI!!!