O Mundo Sobre Ford Fiesta

Por favor, ajudem um iniciante

Compartilhe

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Por favor, ajudem um iniciante

Mensagem por Fernando Karma em 27/1/2013, 14:08

Não tenho prática com foruns, nem sei se este é o espaço correto para duvidas, por favor, corrijam me, tentei encontrar o campo certo, mas não obtive sucesso rs...

Pois bem, a situação é a seguinte :

1 Estava na Rod. Presidente Dutra, depois de uns 20 minutos com o carro rodando +- 80 kmh , a luz do oleo começou a piscar, estabilizou acesa e um barulho feio no motor começou...tipo batendo vela, parecendo uma maquina de costura....

2 Imediatamente, desliguei o carro, lavantei capo, sem sinais de fumaça, esperei o motor esfriar um pouco e verifiquei o oleo, este estava até acima das duas marcas, entao, pela minha limitada competencia em mecanica,m deduzi que fosse algo com a bomba de oleo ou pescador....

3 Ao ligar novamente o motor, o barulho e a luz de oleo haviam sumido, o motor estava novamente silencioso, contudo, ao esquentar, o problema voltou a ocorrer.

4 Entao esperei o carro esfriar de novo,e andei uns 600 mtrs em baixa rotação atento caso o barulho e a luz voltassem a aparecer.

5 Guardei o carro.

Meu carro é um fiesta 02/03 personalitte, o oleo ( 5w30 ) ainda esta relativamente novo com uns 3 mil rodados.

Peço a ajuda de vcs que entendem do carro e compartilham o prazer de dirigir um Fiesta, apesar destes percalços, continuo muito satisfeito com o veículo.

Att.

fabionew7
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Re: Por favor, ajudem um iniciante

Mensagem por fabionew7 em 27/1/2013, 14:21

Por mais que tenha acendido a luz do Olho isso tem cara de problema com a Bobina....

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 27/1/2013, 14:31

Entendi...mas qual a função da bobina ?

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em 27/1/2013, 16:46

Sempre que a luz do óleo acende é sinal de que ha perigo iminente para o motor, pois a pressão de óleo está baixa e isso é uma indicação de que algo está errado.

Se vc ja trocou o sensor de pressão ( cebolinha ) do óleo , ja trocou a bomba de óleo e ja limpou o filtro e a peneirinha do pescador...então... algo grave ja ocorreu!

Antes de desmontar o motor pra verificar os mancais fixos do virabrequim e os mancais das bielas instale um manômetro de óleo no lugar da cebolinha e faça as medições de pressão de óleo:

Você tem que encontrar os seguintes valores ( usando o óleo 5w30 )

Com o motor frio ( completamente frio ) a pressão em marcha lenta tem que ser maior de 1,5 kg/cm2. E acelerando o motor ela tem que subir acima de 5.0 kg/cm2.

Com o motor quente ( em temperatura normal de funcionamento ) a pressão em marcha lenta tem que ser de NO MÍNIMO 0,5 kg/cm2 ....e acelerando o motor ela tem que ficar acima de 2.0 kg/cm2.

Carro atual
Celta Life 1.0

Ex - carros
Ford Fiesta MK4 Hatch 1.0 1998
Ford Fiesta MK5 Hatch 1.0 2000
Mitsubishi Pajero GLX 1994 Turbo

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 27/1/2013, 16:58

Boa cara...mas eu ainda nao troquei nada dos itens, cebolinha do oleo, bomba de oleo etc.... so após o motor esquentar ( 2 minutos ) que o barulho aparece junto da luz de oleo no painel... estas verificações que vc citou, é muito difícil limpar a peneirinha e o filtro ?

Windson
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por Windson em 27/1/2013, 17:08

kra vou te dar uma dica corra para uma oficina de sua confiança e explique o ocorrido, nada de andar com o carro assim. Espere no local se possível o parecer do mecânico pois pode ser algo simples como a troca do sensor de pressão do óleo, barato e rápido de ser feito... Boa sorte!

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em 27/1/2013, 19:25

Fernando Karma escreveu:Boa cara...mas eu ainda nao troquei nada dos itens, cebolinha do oleo, bomba de oleo etc.... so após o motor esquentar ( 2 minutos ) que o barulho aparece junto da luz de oleo no painel... estas verificações que vc citou, é muito difícil limpar a peneirinha e o filtro ?

Então, facil é mais pra quem tem um noção do que vai ser feito, ouo então vá em uma BOA oficina especializada que lá eles vão te dar um diagnostico exato..
Pra limpar o pescador é preciso tirar o cárter fora..

Carro atual
Celta Life 1.0

Ex - carros

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 27/1/2013, 19:55

E por favor, não anda com o carro assim. Ascendeu a luz, é oficina.
Eu tive um problema assim. Tava de boa, subindo uma rua a 40km/h de 3ªa, só nas caquinha do acelerador e de repente a luz ficou intermitente e resolveu ficar la, acesa. Parei o carro, esperei uns 30 minutos. Liguei, e nada dela aparecer. Levei na oficina. Moral da História? Uma peça plástica, que deve ser alguma conexão que leva óleo pro tensor, partiu-se. Caiu no cárter. A DONA bomba sugou, entupiu, travou e faltou óleo. Moral da História': Bomba, Corrente, Tensor, etc. Tudo teve de ser trocado, e o bolso chorou nos 1200,00...
Atualmente, ta barulhento, mas deve ser porque eu acho que o tensor é dos Paralelis... Vamos ver.
Abraços e leva o carro num MECÂnico, nada de MEXânico. Descobri um cara que mexe com BMW, Land Rover, JEEP, Audi, Mercedez. Polo e Fiesta agora só vão lá, quando vão.

Abraços'

Paulo Andrade
Conselheiro
Conselheiro

Mensagem por Paulo Andrade em 27/1/2013, 20:01

Se esse teu tensor brenno ser do paralelo durou até muito viu.. Porque quando tava trocando o meu testei 3 paralelos e todos 3 continuaram o barulho.. Só mesmo no original parou..

Carro atual
Celta Life 1.0

Ex - carros

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 27/1/2013, 20:16

OK, vou trazer um mecanico aqui em casa, melhor do que tentar levar o carro né...minha preocupação é que tenha abalado ou quebrado alguma coisa, dei uma ligada agora pouco, pegou na primeira, ficou silencioso, deixei ligado por uns 10 segundos, antes que aparecesse o barulho e a luz do oleo, desliguei.

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 27/1/2013, 21:39

tipo, eu levei o meu no mecanico. Andei uns 5 km de boa, mas foi na base de ponto morto só. Quanto menos rotação, melhor. Sorte que é descida/reta o caminho, deu pra andar uns 4km só de ponto morto.

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 27/1/2013, 23:00

Tendi, mas vcs acham que pode ter havido alguma avaria grave ? o carro liga normal, motor silencioso...só depois que esquenta que começa a batedera... e a luz acende... não vou ligar mais, nem por 1 segundo rs.

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagem por Ze_Fernando em 28/1/2013, 06:49

Fernando é bem provavel que sua bomba de oleo esteje ruim mesmo, quando frio ela deve lubrificar um pouco e quando esquenta ela perde pressão, ideal é um mecanico mesmo pra olhar, tomara que seja só isso. como os tuchos são hidraulicos eles precisam de pressão pra não bater e se for pouco oleo vão bater igual maquina de costura mesmo.

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 28/1/2013, 15:12

mecanico teve aq o fiesta nao bateu rs, mas fez uns estralos mais baixos o mecanico disse q provavelmente eh problema no tucho hidraulico...concordam? têm relação mesmo com o problema ?

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 28/1/2013, 16:29

Quantos mil km? 1º, fazer o teste do tensor da corrente. Ele nem precisa abrir motor.
Se for tuchos...

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 28/1/2013, 19:49

entao, ta com 114 mil apx

Fernando Karma
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Fernando Karma em 31/1/2013, 23:52

Galera, problema resolvido, carter foi limpo, peneirinha tbm, troquei o oleo, motor voltou a ficar como antes, agradeço as explicações, abrss a todos!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:31

Data/hora atual: 10/12/2016, 14:31