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O Mundo Sobre Ford Fiesta


2 participantes

    Dica para Pintura Automotiva

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    Dica para Pintura Automotiva Empty Dica para Pintura Automotiva

    Mensagem por Convidad 22/5/2011, 13:21

    Pinturas em Plásticos

    * Lavar cuidadosamente com água e sabão neutro.
    * Desengraxar utilizando Solução Desengraxante.
    * Lixar com lixa #600.
    * Desengraxar novamente, utilizando Solução Desengraxante.


    OBS.: Devido a problema de aderência em pinturas em plásticos, é aconselhado que se utilize Primer para Plásticos antes de iniciar a pintura.
    Pinturas em Chapas Metálicas

    * Lavar com água e sabão, secar com ar e lixar.
    * Limpar com Solução Desengraxante e secar com ar comprimido.
    * Aplicar Fundo Fosfatizante
    * Caso haja imperfeições, corrigir com Massa Poliéster.
    * Limpar novamente com Solução Desengraxante. Aguardar a secagem e aplicar o Primer.
    * Aplicar o Controle de Lixamento e lixá-lo até removê-lo por completo. Limpar novamente com Solução Desengraxante, secar com ar comprimido e iniciar aplicação da tinta de acabamento.


    OBS.: O procedimento acima descrito refere-se para pintura em chapa metálica NUA. Para chapa metálica PINTADA, utilizar inicialmente o Removedor Pastoso e seguir o procedimento acima descrito.
    Evite realizar pinturas em ambientes com poeira.
    Solucionando Problemas
    Diferença de Tonalidade
    Identificação: A repintura apresenta uma tonalidade diferente de pintura original.

    Causas: A pintura original de fábrica apresenta algumas variações e ainda sofre alteração na sua coloração, por ação da natureza e/ou por maus tratos. Isto significa que é natural ter que "acertar" a tonalidade da cor na hora da repintura. Mas é importante saber que o modo de como se aplica a tinta também influencia ( e muito) a tonalidade da cor.
    Os problemas mais frequentes ocorrem pelos seguinte motivos:

    * Uso de tintas com baixa viscosidade (tinta muito fina) ou com alta viscosidade (tinta muito grossa).
    * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta, velocidade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
    * Número inadequado de demãos aplicadas: mais demãos (tonalidade mais escura), menos demãos (tonalidade mais clara).

    Correção: Utilizar a tinta de maneira correta, seguindo rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Caso a cor ainda precise de ajuste, o acerto da tonalidade pode ser feito com o acréscimo de pigmentos na tinta.

    OBS.: Mexer bem a tinta antes de usá-la é o primeiro passo para evitar problemas de tonalidade. Em seguida, pinte um pedaço da chapa e compare com a cor do carro, antes de aplicar a tinta no veículo.

    Rachadura (Trincamento)

    Identificação: A pintura apresenta riscos ou cortes profundos.
    Causas:

    * Repintura feita sobre um base velha, já trincada.
    * Aplicação da Laca Acrílica sobre superfície pintada em Esmalte Sintético.
    * Aplicação da tinta sobre Primer inadequado.
    * Excesso da camada de Primer ou Massa.


    Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
    Marcas de Lixa

    Identificação: Risco visíveis sobre uma superfície pintada.

    Causas: Lixamento feito com lixa de grana muito grossa

    Correção: Aguardar a secagem completa, lixar com lixa de grana mais fina e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.
    Escorrimento

    Identificação: A tinta forma acúmulos em forma de um cordão (macarrão).

    Causas:

    * Aplicação com pistola de pulverização muito próxima da superfície a ser pintada e com movimentos muito lentos.
    * Excesso de tintas com alta viscosidade (muito grossa).
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.


    Correção: Aguardar a secagem completa, lixar as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
    Pintura Queimada (Calcinação)

    Identificação: A pintura fica fosca, sem brilho e com aparência ressecada.

    Causas: Basicamente há três fatores que causam a calcinação. Os dois primeiros são agressões externas, como:

    * Exposição do veículo ao sol durante muito tempo.
    * Lavagem do veículo com shampoo ou sabão muito forte
    * Já o terceiro fator pode ser considerado como uma agressão interna, que é o uso de Thinner/Solventes inadequados.


    Correção: Polir com Massa de Polir, até eliminar o defeito.
    Fervura

    Identificação: A pintura fica com aparência áspera, rústica e porosa.

    Causas:

    * Exposição do veículo pintado ao calor (estufa ou painel de secagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes.
    * Aplicação de tintas sobre a peça quente.


    Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
    Bolhas

    Identificação: Algumas partes da pintura se enchem de ar formando bolhas.

    Causas:

    * Exposição do veículo pintado, ao calor (estufa ou painel de sevagem), antes de acontecer a evaporação dos solventes. Isto ocorre principalmente quando da aplicação excessiva Primer ou Massa (camada muito grossa).
    * Existência de umidade na superfície a ser pintada.
    * Presença de água na magueira ou no compressor.


    Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
    Manchamento na Cores Metálicas

    Identificação: O manchamento da pintura é identificado visualmente, em função de concentração de alumínio em pequenas áreas.

    Causas:

    * Falta de ajuste da pressão do ar, vazão da tinta (aplicação muito carregada), velocidade e/ou distância inadequadas entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.
    * Quantidade muito grande de retardador adicionado à tinta (no caso de Laca Acrílica).
    * Presença de água na mangueira ou no compressor.


    Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, limpar a superfície e repintar corretamente, conforme as instruções descritas na embalagem do produto.
    Falta de Aderência

    Identificação: A tintas se destaca da superfície pintada, em forma de placas.

    Causas:

    * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada.
    * Falta de lixamento da pintura original.
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.


    Correção: Remover as camadas soltas e repintar conforme instruções descritas na embalagem do produto.
    Cratera (Olho de Peixe)

    Identificação: A ausência de tintas em pontos onde existem impurezas provoca o surgimento de crateras com aparência de olho de peixe.

    Causas:

    * Limpeza inadequada da superfície a ser pintada (é necessário lavar o carro com detergente).
    * Uso de ceras polidoras que contenham silicone ou substâncias graxas.
    * Contaminação das roupas por silicone ou substância graxas.
    * Óleo no compressor.
    * Cristalização.


    Correção: Decapar (raspar) as partes afetadas, preparar a superfície e repintar corretamente, conforme instruções descritas na embalagem do produto.
    Casca de Laranja

    Identificação: A pintura fica com aparência granulada, semelhante à casca de laranja.

    Causas: Este problema é causado por descuido na hora da aplicação. Os fatores que influenciam são:

    * Pintura realizada em ambientes muito quente.
    * Alta viscosidade da tintas (muito grossa).
    * Uso de Thinner/Solventes inadequados.
    * Falta de ajuste de pressão do ar, vazão da tinta, velocodade de aplicação e distância entre a pistola de pulverização e a superfície a ser pintada.


    Correção:

    * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
    * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura até obter uma superfície lisa e repintar corretamente conforme instruções descritas na embalagem do produto.


    Branqueamento

    Identificação: A pintura fica com aparência leitosa e sem brilho, logo após a aplicação

    Causas: Este é um problema que pode ocorrer com a Laca Nitrocelulose ou Laca Acrílica. Estas tintas utilizam Thinner/Solventes de evaporação muito rápida, que em ambientes muito úmido pode ocasionar o branqueamento. É por isso que este problema ocorre com mais frequência em dias frios e chuvosos.

    Correção:

    * Casos Simples: Após a secagem da tinta, polir com Massa de Polir.
    * Casos Graves: Após a secagem da tinta, lixar a pintura e aplicar 2 demãos cruzadas do acabamento. Adicionando na tinta, já diluída, 5 a 10% de retardador correspondente ao sistema de pintura utilizado.
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    GIL.CAJR
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    Dica para Pintura Automotiva Empty Re: Dica para Pintura Automotiva

    Mensagem por GIL.CAJR 11/4/2012, 11:16

    BEM esplicado o tuto!!!
    nao sei se teria capacidade e coragem para fazer isso!!
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    Dica para Pintura Automotiva Empty Re: Dica para Pintura Automotiva

    Mensagem por claudineibj 28/1/2013, 16:00

    Explicação melhor que isso impossivel rsrsrs

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