O Mundo Sobre Ford Fiesta


Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Compartilhe

joaoglopes91
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/02/2013
Localização : Campos Dos Goytacazes

Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por joaoglopes91 em 5/2/2013, 01:19

Galera , é o seguinte, quando você coloca a velocidade da ventoinha (nível 3), e você vai andar com o carro (subida ou lugar plano) a velocidade do "ventoinha" perde força ? o ar condicionado gela muito bem, mas acho muito estranho , esse caso SEMPRE ocorre quando se esta com o ar ligado na velocidade 3 (Frio MAXIMO), e quando você poe uma terceira em uma subida. Eu tenho a sensação de que está faltando "Bateria" pro ar e rapidamente ele volta a ventilar normalmente.
é um defeito ou todos acontece isso por algum motivo ?

Obrigado desde já.

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 5/2/2013, 07:48

Joao isso é normal nos carros equipados com AC de fabrica, a central de injeção tbem controla o AC vc pode reparar que mesmo se vc der partida com o AC ligado ele demora uns instantes pra começar a gelar, quando vc diz que ele perde força na realidade a central eletronica desliga o compressor temporariamente para que o motor não perca muita potencia.


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 826
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 27
Localização : São José dos Campos

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Geraldo Camara em 5/2/2013, 10:34

na verdade em todos os carros com AC acontece, pois até o eletroventilador normal (sem arcondicionado) acontece, pois acaba roubando bastante do motor, isso é comum.

Uma dica, na subida, diminua a potência do ar ou desligue mesmo (vale pra quando for usar muita potência do motor).


_________________
Fiesta Zetec S 2008

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 5/2/2013, 13:15

Geraldo Camara escreveu:na verdade em todos os carros com AC acontece, pois até o eletroventilador normal (sem arcondicionado) acontece, pois acaba roubando bastante do motor, isso é comum.

Uma dica, na subida, diminua a potência do ar ou desligue mesmo (vale pra quando for usar muita potência do motor).

Geraldo a central eletronica ja desarma o compressor quando é exigido força do motor e arma logo depois, e pelo que entendi essa era a duvida do nosso amigo.


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 826
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 27
Localização : São José dos Campos

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Geraldo Camara em 5/2/2013, 13:35

Ze_Fernando escreveu:
Geraldo Camara escreveu:na verdade em todos os carros com AC acontece, pois até o eletroventilador normal (sem arcondicionado) acontece, pois acaba roubando bastante do motor, isso é comum.

Uma dica, na subida, diminua a potência do ar ou desligue mesmo (vale pra quando for usar muita potência do motor).

Geraldo a central eletronica ja desarma o compressor quando é exigido força do motor e arma logo depois, e pelo que entendi essa era a duvida do nosso amigo.

é que o fiesta não sabia que tinha isso : :yuno: :


_________________
Fiesta Zetec S 2008

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por gustavo em 5/2/2013, 15:46

isso é meia verdade. ele só desarma em wot, se não estiver e/ou sua tbi não tiver regulada ele não desarma.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Edir Backer Costa
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/08/2012
Localização : Macaé-RJ

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Edir Backer Costa em 5/2/2013, 19:39

Geraldo,
Como é possivel reduzir-se a potencia do ar condicionado? Aquele ventilador que empurra o ar frio do condicionado e o distribui pelas saidas no painel para o interior do carro, quando usado sozinho tambem rouba potencia do motor?
Explique, por favor.
Um abraço.

Convidad
Convidado

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Convidad em 5/2/2013, 21:24

o meu tb desarma...

Geraldo Camara
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 826
Data de inscrição : 27/07/2012
Idade : 27
Localização : São José dos Campos

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Geraldo Camara em 5/2/2013, 21:27

Edir Backer Costa escreveu:Geraldo,
Como é possivel reduzir-se a potencia do ar condicionado? Aquele ventilador que empurra o ar frio do condicionado e o distribui pelas saidas no painel para o interior do carro, quando usado sozinho tambem rouba potencia do motor?
Explique, por favor.
Um abraço.

o eletroventilador (motorzinho como o pessoal chama) ele rouba uma boa carga da bateria quando ligado, mas isso é mais no 1.0, pois ele não rouba potência propriamente dita do motor, mas sim carga da bateria.

No caso do ar, seria diminuir a velocidade da ventilação ou mesmo desligar ele (o arcondicionado pelo botão a/c) e deixar a ventilação ligada no mínimo.

Essa recomendação tive da fiat quando peguei a strada da minha mãe, que veio com ar.


_________________
Fiesta Zetec S 2008

(Para acessar minha garagem, clique na imagem)

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 541
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Filipe S em 5/2/2013, 21:35

Geraldo Camara escreveu:
Ze_Fernando escreveu:
Geraldo Camara escreveu:na verdade em todos os carros com AC acontece, pois até o eletroventilador normal (sem arcondicionado) acontece, pois acaba roubando bastante do motor, isso é comum.

Uma dica, na subida, diminua a potência do ar ou desligue mesmo (vale pra quando for usar muita potência do motor).

Geraldo a central eletronica ja desarma o compressor quando é exigido força do motor e arma logo depois, e pelo que entendi essa era a duvida do nosso amigo.

é que o fiesta não sabia que tinha isso : :yuno: :

Concordo com o Gustavo, eu em certas ultrapassagens já levo a mão na alavanca de marcha com o dedo esticado no botão do AC, estico, ultrapasso, subo a marcha e já ligo ele de novo.

Fazendo assim já percebi que tenho a potencia toda do motor nessas horas e deixando por conta do próprio carro as vezes passo um apertinho leve :p

Para arrancar numa subida então com AC ligado ele até arranca, mas a embreagem sofre e muito então tbm desligo, arranco e ligo. Só acho que o botão poderia ficar num local mais perto ou mais fácil.

Isso é comum em carros mesmo que bem potentes. A S-10 Executive 2.8 TDI com 132 HPs, Nas L-200 Outdoor com 141 HPs, na Hilux 2.5 então nem tente ultrapassar com AC ligado muito menos arrancar numa subida. No meu Fista se o AC estiver no máximo ou no 3, mesmo morro abaixo sem precisar acelerar é bem notável que o AC rouba e muita potencia do motor pq chega a segurar o carro, parece até que eu freei.

Faça isso, ao arrancar e fazer ultrapassagens desligue ele por alguns segundo e depois ligue novamente, vc além de economizar a embreagem vc economiza no combustível.

Abraço...


_________________

free jpeg images

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 541
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Filipe S em 5/2/2013, 21:37

gustavo escreveu:isso é meia verdade. ele só desarma em wot, se não estiver e/ou sua tbi não tiver regulada ele não desarma.

Tbm já percebi isso, parece que não funciona não. Prefiro desligar e ligar depois de arrancar ou ultrapassar.

Quando li isso no manual fiquei feliz, nas primeiras vezes que fui confiar me dei mau e passei a desligar.

Abraço...


_________________

free jpeg images

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 5/2/2013, 21:43

todos os carros injetados que tive desarmava o AC quando precisava de potencia no motor, inclusive o Kadett GLS que era 2.0 heim, tive um Palio Fire e ouvia ele desarmando direto ja que tinha que pisar muito pra pegar velocidade kkkkkkkk no Fiesta ja reparei umas 2 vezes na rodovia em ultrapassagens com pé fundo.


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


Alexandre França
Administrador
Administrador

Mensagens : 2362
Data de inscrição : 22/12/2011
Localização : São Gonçalo/RJ

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Alexandre França em 5/2/2013, 22:25

Zé Fernando, no meu acontece a mesma coisa do seu! Eu não preciso desligar o ar, na estrada quando precisava ultrapassar
eu só pisava fundo na 4a marcha e o carro atendia; sentia o ar desligar temporariamente, e quando colocava a 5a marcha
e desenvolvia a velocidade o ar voltava a gelar. Mas é quase que imperceptível!


_________________
NEW FIESTA, UPGRADE!!!!

Minha garagem!
http://www.fordfiestaclube.com/t2462-garagem-new-fiesta-vermelho-arizona#38725

O coração planeja, mas a resposta vem do SENHOR!
Salmos.

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 541
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Filipe S em 5/2/2013, 22:31

Num sei não, no meu mesmo de pé fundo só foi depois que eu desliguei. As vezes eu não desligo, mas quando o espaço é pequeno ou a fila é grande eu desligo. No começo eu achava que ele andava demais, mas já tô começando a sentir falta de novo de um motor 2.0 ou 2.5, nunca gostei de carro fraco e pequeno, não sei por que diabos acabei comprando um Palio 1.0 em 2009, antes de pegar o Fiesta eu queria um Astra ou Vectra mas estava osso achar um fino e que cabia no bolso, acabei achando o Fiesta e tô curtindo.

Abraço...


_________________

free jpeg images

gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por gustavo em 5/2/2013, 23:15

isso é pior q maconha rsrs, qd sai do meu fiesta 1.6 e fui pro duratec, sosseguei o facho por um bom tempo, agora ja to querendo mais, é uma merda isso kkk


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 541
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Filipe S em 5/2/2013, 23:22

Pois é, e eu que comecei com um 2.5, fui para 2.0, cai para 1.0 e agora tô de 1.6??? Meu sonho era ter ido para um 4.3 ou 4.1 ou 3.0 mas não rolou. Te falei que quase peguei um Focus Ghia sedan antes do Fiesta né, ainda fico pensando nele até hj, que carro : :somuchwin: :

Abraço...


_________________

free jpeg images

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 6/2/2013, 07:37

Alexandre França escreveu:Zé Fernando, no meu acontece a mesma coisa do seu! Eu não preciso desligar o ar, na estrada quando precisava ultrapassar
eu só pisava fundo na 4a marcha e o carro atendia; sentia o ar desligar temporariamente, e quando colocava a 5a marcha
e desenvolvia a velocidade o ar voltava a gelar. Mas é quase que imperceptível!

então Alexandre no Palio era bem pior por ser 1.0 e desarmava bastante kkkkk, onteim até comentei com meu tio que tem um Voyage 1.6 e ele disse que o dele tbem ele sente desarmar em ultrapassagens com o pé no fundo.


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por gustavo em 6/2/2013, 07:53

Mas aí é comparar com ap, não pode né...


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 6/2/2013, 10:00

gustavo escreveu:Mas aí é comparar com ap, não pode né...

quem disse que Voyage 1.6 é AP hehehe é VHT


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por gustavo em 6/2/2013, 10:15

vc n entendeu, qualquer VW sempre será AP brother...


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 1490
Data de inscrição : 05/09/2012
Idade : 35
Localização : Uberlandia- MG

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Ze_Fernando em 6/2/2013, 11:16

gustavo escreveu:vc n entendeu, qualquer VW sempre será AP brother...

claro que entendi, porem até hj num entendo pq o povo fala tanto de AP que pra mim foi um dos melhores motores ja fabricados.


_________________
Fiesta 1.6 Hatch Prata
Fiesta 1.0 Hatch Branco


gustavo
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagens : 2580
Data de inscrição : 26/05/2011
Localização : Jundiaí

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por gustavo em 6/2/2013, 12:49

foi mesmo, nos anos 80. o EA111 é uma evolução dele, nada muito mais moderno.


_________________

Ex Fiesta 1.6 Class­  -­  Focus Ghia Duratec POWER!

Edir Backer Costa
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 95
Data de inscrição : 06/08/2012
Localização : Macaé-RJ

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Edir Backer Costa em 6/2/2013, 15:59

OK, Geraldo.
Mas, o motorzinho só roubaria carga da bateria caso fosse ligado com o motor apagado e só a ignição ativada, pois, com o motor trabalhando o suprimento de carga é feito pelo alternador e isso seria o normal.
Quanto a diminuir a potencia do ar condicionado, pela simples redução do giro da ventoinha que expande o ar, para mim é novidade, visto que, igualmente, no Manual do Proprietário não tem nada a respeito. Depois vou fazer um teste. Talvez, no Fiesta, esta desejavel opção não esteja disponivel. De qualquer forma, ar condicionado ligado em motor 1.0 é dificil de aturar. Se o carro estiver cheio então...nem se fala; principalmente na hora da arrancada. Já senti isso em outros carros, não é só no Zetec Rocam, não.
Grato pelas informações.
Um grande abraço.


Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagens : 163
Data de inscrição : 04/01/2013
Localização : Porto Alegre/RS

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Gionder em 6/2/2013, 19:33

Eu nunca vi meu fiesta desacoplar a embreagem magnética do ar condicionado quando eu piso... eu tenho que desligar no botãozinho com o led verde do a/c mesmo pra ter "mais motor na mão".

Um troço que vem me deixando com uma senhora pulga atrás da orelha... vamo aproveitar aqui...

Com o ar ligado, eu ouço um som diferente a cada rotação do que quando eu estou sem ar ligado.

Sem o ar ligado, em todas as rotações, só ouço o belo ronco do zetec rocam 1600cc. Agora, com o ar ligado, em rotações até 2500, eu ouço um som grave, baixo, parecido com o da embreagem em subidas que o pessoal tanto fala, mas bem mais baixo. Quando eu chego perto das 4000 rpm, o timbre muda e eu começo a ouvir barulho de polia sem óleo (é o meu palpite). O que vocês acham que pode ser? Seria muito dificil lubrificar ao mecanismo do ar?


_________________
Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

Filipe S
Hot Wheels
Hot Wheels

Mensagens : 541
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Filipe S em 7/2/2013, 00:03

O meu não muda o barulho do motor não, só assusta o outros na rua quando a ventoinha liga : :originaltrol Minha namorada mesmo a 1ª vez que ela viu o carro parado com a ventoinha ligada ficou louca achando que ia voar pedaço pra todo lado... : :troll3: :

Qual a km do seu carro???

Abraço...


_________________

free jpeg images

Conteúdo patrocinado

Re: Ar-Condicionado estranho, acontece com toods ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:13


    Data/hora atual: 4/12/2016, 08:13