Gostaria de compartilhar minha saga com esse problema.
Adquiri o Fiesta no ano passado, carro excepcional com 36500 km, zerado, e assim que peguei fiz troca de óleo (5w30 Petronas) com direito a filtro de óleo e de combustível (que estava restringindo bastante). Achei um pouco estranho, meu primo tinha um 1.6 2008 que quando me parecia com desempenho muito melhor que o meu, mas ele utilizava etanol e como o meu está na gasolina achei que fosse isso. Achei estranho pois com o primeiro tanque a média ficou em 5,5 km/L . Após, percebi que na partida ele falhava até que desse uma leve acelerada e em acelerações mais fortes, ele subitamente perdia potência por alguns segundos, retornando depois. Resumindo a história, pesquisei muito, inclusive no fórum e comecei as trocas... Velas e cabos (eram originais), bobina de ignição e por último limpeza de bicos. O TBI está bem limpo e no scaner o único código de falha era o P0300 antes de trocar as velas, que voltou a aparecer depois que troquei a bobina. Comprei um adaptador bluetooth OBD-II e com ele consegui visualizar uma série de parâmetros mas que aparentemente não indicavam nenhuma falha. Depois de cada troca de peça, senti uma melhora no desempenho, mas a melhor média que consegui no ciclo 100% urbano foi de 6,4 km/L. Obs: certa vez, o tanque estava com 3/4 de gasolina e não sei porquê, completei com etanol e não sei como a média subiu para 8 km/L. Não sei mais o que fazer ou trocar, o carro melhorou no desempenho mas o consumo está muito alto. Minha próxima ação será abastecer com etanol e ver qual será o resultado.
Alguém já passou ou está passando por tal problema?
Adquiri o Fiesta no ano passado, carro excepcional com 36500 km, zerado, e assim que peguei fiz troca de óleo (5w30 Petronas) com direito a filtro de óleo e de combustível (que estava restringindo bastante). Achei um pouco estranho, meu primo tinha um 1.6 2008 que quando me parecia com desempenho muito melhor que o meu, mas ele utilizava etanol e como o meu está na gasolina achei que fosse isso. Achei estranho pois com o primeiro tanque a média ficou em 5,5 km/L . Após, percebi que na partida ele falhava até que desse uma leve acelerada e em acelerações mais fortes, ele subitamente perdia potência por alguns segundos, retornando depois. Resumindo a história, pesquisei muito, inclusive no fórum e comecei as trocas... Velas e cabos (eram originais), bobina de ignição e por último limpeza de bicos. O TBI está bem limpo e no scaner o único código de falha era o P0300 antes de trocar as velas, que voltou a aparecer depois que troquei a bobina. Comprei um adaptador bluetooth OBD-II e com ele consegui visualizar uma série de parâmetros mas que aparentemente não indicavam nenhuma falha. Depois de cada troca de peça, senti uma melhora no desempenho, mas a melhor média que consegui no ciclo 100% urbano foi de 6,4 km/L. Obs: certa vez, o tanque estava com 3/4 de gasolina e não sei porquê, completei com etanol e não sei como a média subiu para 8 km/L. Não sei mais o que fazer ou trocar, o carro melhorou no desempenho mas o consumo está muito alto. Minha próxima ação será abastecer com etanol e ver qual será o resultado.
Alguém já passou ou está passando por tal problema?