O Mundo Sobre Ford Fiesta

Duvida a ventoinha do radiador tem 2 estagios? MK5

Compartilhe

Felipew
Nascituro
Nascituro

Duvida a ventoinha do radiador tem 2 estagios? MK5

Mensagem por Felipew em 16/2/2013, 19:34

Então pessoal, hoje andei bastante na cidade com meu fiesta MK5, esta uns 30 graus hj.
O ponteiro da temp sobe até o meio mas em momento algum a ventoinha entra em ação. Só lembro de ver a ventoinha funcionando 1 vez apenas, e foi em outro dia e numa velocidade alta.
Queria saber se a ventoinha tem uma velocidade mais baixa(1° estagio), se sim, o que eu preciso trocar para que ela volte a funcionar?

Detalhe:o meu é o basico, sem AC, agua do radiador ok, não baixa e esta com aditivo.

http://www.fordfiestaclube.com/t4224-meu-fiesta-mk5-branco#67592

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Re: Duvida a ventoinha do radiador tem 2 estagios? MK5

Mensagem por Brenno G. Sousa em 17/2/2013, 12:33

Felipe, esse motor Zetec é excelente! Comigo, só liga quando eu ligo o Ar-Condicionado. Fora isso, difícil ela acionar. Mas tem sim 2 estágio. Um moderado e outro bem forte. No meu carro ambos foram testados na auto-elétrica. E pode ficar tranquilo que pro Zetec Super-aquecer é dificil... Seu projeto evita muito atrito, e usando óleo certinho. Ok.
Aliás, o coletor de Admissão é na frente, o que contribui para que não prejudique a troca de calor com o radiador, ao contrário dos carros com o coletor de Escapamento na frente, logo atrás do radiador, é o caso do Polo...

Abraços e bom Domingo!

Felipew
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Felipew em 17/2/2013, 12:49

Brenno G. Sousa escreveu:Felipe, esse motor Zetec é excelente! Comigo, só liga quando eu ligo o Ar-Condicionado. Fora isso, difícil ela acionar. Mas tem sim 2 estágio. Um moderado e outro bem forte. No meu carro ambos foram testados na auto-elétrica. E pode ficar tranquilo que pro Zetec Super-aquecer é dificil... Seu projeto evita muito atrito, e usando óleo certinho. Ok.
Aliás, o coletor de Admissão é na frente, o que contribui para que não prejudique a troca de calor com o radiador, ao contrário dos carros com o coletor de Escapamento na frente, logo atrás do radiador, é o caso do Polo...

Abraços e bom Domingo!
Realmente, o coletor de escape na parte de traz, junto com um oleo fino que uso 5w30 sintetico reduz o calor.
Eu tinha um monza antes e era andar uns 10 min que a ventuinha ja ligava, e depois de 5 em 5 min ficava ligando quando estava no transito.
Mesmo meu fiesta não tendo Ac a ventoinha é de 2 estagios? Nunca vi o estagio lento ligado
Meu maior medo é que a temperatura não esteja sendo marcada certa no painel, pois eu ando uns 10~15 min com o carro e nesse tempo o ponteiro sobe até o meio, porem apos isso eu posso andar o quanto eu quiser que o marcador não passa disso e nem a ventoinha é acionada.Sera a valvula termostica toda aberta capaz de dar conta de resfriar o motor por um longo periodo sem o auxilio da ventoinha?

rafaelveloso
Nascituro
Nascituro

Mensagem por rafaelveloso em 17/2/2013, 13:45

No meu Mk5 sem AC também, é difícil ela ligar, eu tinha essa dúvida, fiz o teste e é isso mesmo, mantendo o sistema limpo, com aditivo tá tranquilo.. : :ewbt: :

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 17/2/2013, 14:02

Então, o padrão do Fiesta é se manter no meio mesmo. Nunca vi aumentar mais que isso.
E, de tão bom que é o sistema, já teve dias de eu andar 15 minutos e ainda não tinha chegado nem no 1/4!
Vantagem da Ford é essa...Muito bem planejado.

Felipew
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Felipew em 17/2/2013, 19:53

Parece que os fiestas demoram a esquentar, até o do meu pai que é um endura 98 demora bastante.
Mas sera que não existe uma possibilidade remota do sensor estar marcando errado assim a ventoinha não liga e a temperatura sempre fica marcando no meio.

Nilton Santos
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Nilton Santos em 17/2/2013, 21:51

Eh so passar o scaner

https://www.facebook.com/pages/Ford-Fiesta-Clube-Brasil

Brenno G. Sousa
Moderador
Moderador

Mensagem por Brenno G. Sousa em 17/2/2013, 22:03

Uai, poder pode sim. Não sei como testar, mas se ao parar o carro, bem quente e colocar um termometro dentro do radiador ou do reservatorio de agua, deve estar entre 90 e 105ºC...

Felipew
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Felipew em 19/2/2013, 11:47

Bem, por enquanto acho q vou andar assim, mas sempre atento, visto q no dia em q comprei o carro e levei no mecanico eu vi a ventoinha acionar.
Mais pra frente eu levo fazer uma revisão nessa parte

ajbachi
Nascituro
Nascituro

Mensagem por ajbachi em 6/2/2014, 01:45

No meu caso (Mk 5 GL 1.0 01/01) o segundo estágio não aciona nunca - MESMO COM O AR LIGADO. Tô ficando preocupado, alguma ideia senhores?

Felipew
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Felipew em 6/2/2014, 09:47

Eu levei o meu na epoca para fazer um teste num cara que só meche com injeção eletronica, ele colocou um termometro a laser e mesmo depois de um bom tempo ligado e um calor de 32 graus o sistema conseguia se manter abaixo dos 100graus sozinho. Após um bom tempo ligado a ventoinha armou não lembro agora em que temp, mas foi antes dos 100 na velocidade baixa.
Tenho o carro a mais de um ano e só vi uma vez na vida acionar a velocidade 2, foi no dia em que comprei ele, estava bem calor naquele dia, o carro ficou +- 40 min andando dentro da cidade, pois eu levei no mecanico, ai ele acelerou bastante o carro pra escutar o motor, depois saiu dar uma volta pra ver o estado geral e só depois que voltou a ventoinha acionou o estagio 2, ou seja, é um sistema muito eficiente, a velocidade 2 só vai acionar se estiver muito calor, o carro estiver ligado a um bom tempo e andando com transito da cidade.É muito dificil precisar dessa velocidade nos zetec's que equipam os mk5 pois a taxa de compressão deles é baixa se comparado aos zetecs q equipam os atuais fiestas, estes sim, volta e meia vc escuta um na rua com a velocidade 2 da ventoinha.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:19

Data/hora atual: 4/12/2016, 20:19