Em um motor normal a Gasolina com sistema de injeção direta e/ou indireta (pois a Audi tem os dois num mesmo carro) em condição de WOT, ou seja, aceleração máxima com acelerador 100% aberto os sensores que compõem o sistema de injeção (sensor de oxigênio ((Popularmente chamado de Lambda)), Posição de Borboleta, Rotação, Fase, Detonação, Pressão e temperatura do ar admitido, temperatura da do liquido de arrefecimento, Alguns tem temperatura do óleo, etc.) fazem uma composição de informação que CPU do carro dentro da ECU interpreta e fornece informações para que motor funcione de forma mais eficiente.
Motor Flex é na realidade um pouco diferente nesta condição de WOT (informação passada pelos engenheiros Bosch e Marelli), pois firmas que fornecem o sistema de injeção ou software da ECU dos veículos (Bosch e Marelli) não conseguiram com os mesmos sensores usados em veículos a gasolina e a indústria automotiva não quer ter gasto extra para corrigir isto, pois os veículos ainda estão dentro dos padrões exigidos pelo governo (nenhuma fabrica no Brasil se preocupa em fornecer um produto de melhor eficiência ao consumido, veja que ainda não temos injeção direta nem de gasolina nem de álcool nem tampouco injeção estratificada (que modelos à gasolina importados têm, mas no Brasil não funcionam e são desativados por causa da péssima qualidade de nossa gasolina com alta taxa de enxofre, contaminada de fabrica com agua que tem sais minerais governo aceita até 2% de água e outros contaminantes acrescidos na revenda) esta injeção funciona com altíssima pressão e fornece uma mistura mais rica em torno da vela e mais pobre nas outras áreas do cilindro diminuindo o consumo sem afetar rendimento e para veículos a álcool seria perfeita ainda espero que o Programa do Governo Inovair mude isto.
Voltando ao Flex em condição de WOT o motor produz uma maior quantidade de vapor de óleo (e este sendo originalmente de hidrocarboneto e mesmo os sintéticos o vapor é lido como se fosse de hidrocarboneto) que quando passava pelo sensor principal sensor o de Oxigênio (Lambda) entendia que motor esta com gasolina assim a ECU alterava dados para outro combustível gasolina em vez do álcool e motor ficava ¨¨perdido¨¨ então veio à solução ¨ brilhante ¨ para o terceiro mundo a partir de uma determinada rotação um software (programa) assume e fornece ao motor os dados para seu funcionamento nesta condição com WOT com álcool assim é difícil de ver, pois hoje revistas só fornecer dados com álcool, mas quando tínhamos os dois podíamos ver que em alguns casos que mesmo o veiculo flex com álcool ser mais potente (HP) o desempenho (velocidade máxima) com gasolina era maior e ainda podem ver que consumo da maioria dos carros independente da cilindrada de pouco tempo atrás era o mesmo de 6 a 7 Km/L na cidade e de 10 a 11 Km/l na estrada, Hoje melhorou o consumo um pouco (media) pois os fornecedores estão aprimorando o software. Estas firmas Bosch e Marelli cobram por tempo de desenvolvimento o que aumenta custo e devido a isto que a maioria ainda tem consumo alto (baixo rendimento).
Por falar em desenvolvedores é da Bosch o New Fiesta 1.6 que no modelo Mexicano tinha no Brasil 115 HP e na Europa 124 HP, Hoje Brasileiro tem 130 HP e na Europa 136 HP, mas o que mais me chama a atenção é que Ford (marketing) que por ter trabalhado em indústria automotiva conheço bem e adora envenenar tempos para melhorar vendas informa tempo de aceleração de 0 a 100 Km/h para este carro brasileiro como de 12 Seg., conheço o pessoal da Bosch e Marelli pessoalmente e para ver meu ponto de vista se pessoa da Bosch fossem mecânicos nunca levaria meu carro lá – todos que trabalham nesta área gostam muito de mecânica e todos tem ou já tiveram carros envenenados os da Marelli faziam seus próprios carros enquanto em conversa com pessoal da Bosch estes compravam chip de fornecedores já mexidos e ainda alegavam que como os desenvolvedores (Nascar, Funari e etc,) eram bons, cara eles tinham os códigos para desbloquear os chips e equipamento e não faziam!!
Estou devido a isso inseguro quando a verdadeira potencia dos New Fiesta, vamos ver logo quando se confronta-lo com HB 20 que tem 128 HP.
Não sei quanto ao Fiesta Rocam a partir de 2012 que todos reclamam do desempenho e consumo (acho que foi Bosch tb credo!) além do coletor de escape diferente e da adoção de mais um sensor de oxigênio houve alteração no software da ECU, pois verifiquei que mistura está ainda mais pobre que os dos modelos anteriores o que diminui desempenho, mas nem sempre diminui consumo maioria das vezes é ao contrario como se pode ver, adotaram uma tomada de ar e uma localização do filtro para que pegasse mais ar quente para ter (variação da temperatura do ar) uma gama menor e mais controlável de dados para ter um acerto mais rápido do software e custo de desenvolvimento menor, ninguém esta preocupado se carro anda e gasta mais estão preocupados com índices de legislação de emissão de gases.
Motor Flex é na realidade um pouco diferente nesta condição de WOT (informação passada pelos engenheiros Bosch e Marelli), pois firmas que fornecem o sistema de injeção ou software da ECU dos veículos (Bosch e Marelli) não conseguiram com os mesmos sensores usados em veículos a gasolina e a indústria automotiva não quer ter gasto extra para corrigir isto, pois os veículos ainda estão dentro dos padrões exigidos pelo governo (nenhuma fabrica no Brasil se preocupa em fornecer um produto de melhor eficiência ao consumido, veja que ainda não temos injeção direta nem de gasolina nem de álcool nem tampouco injeção estratificada (que modelos à gasolina importados têm, mas no Brasil não funcionam e são desativados por causa da péssima qualidade de nossa gasolina com alta taxa de enxofre, contaminada de fabrica com agua que tem sais minerais governo aceita até 2% de água e outros contaminantes acrescidos na revenda) esta injeção funciona com altíssima pressão e fornece uma mistura mais rica em torno da vela e mais pobre nas outras áreas do cilindro diminuindo o consumo sem afetar rendimento e para veículos a álcool seria perfeita ainda espero que o Programa do Governo Inovair mude isto.
Voltando ao Flex em condição de WOT o motor produz uma maior quantidade de vapor de óleo (e este sendo originalmente de hidrocarboneto e mesmo os sintéticos o vapor é lido como se fosse de hidrocarboneto) que quando passava pelo sensor principal sensor o de Oxigênio (Lambda) entendia que motor esta com gasolina assim a ECU alterava dados para outro combustível gasolina em vez do álcool e motor ficava ¨¨perdido¨¨ então veio à solução ¨ brilhante ¨ para o terceiro mundo a partir de uma determinada rotação um software (programa) assume e fornece ao motor os dados para seu funcionamento nesta condição com WOT com álcool assim é difícil de ver, pois hoje revistas só fornecer dados com álcool, mas quando tínhamos os dois podíamos ver que em alguns casos que mesmo o veiculo flex com álcool ser mais potente (HP) o desempenho (velocidade máxima) com gasolina era maior e ainda podem ver que consumo da maioria dos carros independente da cilindrada de pouco tempo atrás era o mesmo de 6 a 7 Km/L na cidade e de 10 a 11 Km/l na estrada, Hoje melhorou o consumo um pouco (media) pois os fornecedores estão aprimorando o software. Estas firmas Bosch e Marelli cobram por tempo de desenvolvimento o que aumenta custo e devido a isto que a maioria ainda tem consumo alto (baixo rendimento).
Por falar em desenvolvedores é da Bosch o New Fiesta 1.6 que no modelo Mexicano tinha no Brasil 115 HP e na Europa 124 HP, Hoje Brasileiro tem 130 HP e na Europa 136 HP, mas o que mais me chama a atenção é que Ford (marketing) que por ter trabalhado em indústria automotiva conheço bem e adora envenenar tempos para melhorar vendas informa tempo de aceleração de 0 a 100 Km/h para este carro brasileiro como de 12 Seg., conheço o pessoal da Bosch e Marelli pessoalmente e para ver meu ponto de vista se pessoa da Bosch fossem mecânicos nunca levaria meu carro lá – todos que trabalham nesta área gostam muito de mecânica e todos tem ou já tiveram carros envenenados os da Marelli faziam seus próprios carros enquanto em conversa com pessoal da Bosch estes compravam chip de fornecedores já mexidos e ainda alegavam que como os desenvolvedores (Nascar, Funari e etc,) eram bons, cara eles tinham os códigos para desbloquear os chips e equipamento e não faziam!!
Estou devido a isso inseguro quando a verdadeira potencia dos New Fiesta, vamos ver logo quando se confronta-lo com HB 20 que tem 128 HP.
Não sei quanto ao Fiesta Rocam a partir de 2012 que todos reclamam do desempenho e consumo (acho que foi Bosch tb credo!) além do coletor de escape diferente e da adoção de mais um sensor de oxigênio houve alteração no software da ECU, pois verifiquei que mistura está ainda mais pobre que os dos modelos anteriores o que diminui desempenho, mas nem sempre diminui consumo maioria das vezes é ao contrario como se pode ver, adotaram uma tomada de ar e uma localização do filtro para que pegasse mais ar quente para ter (variação da temperatura do ar) uma gama menor e mais controlável de dados para ter um acerto mais rápido do software e custo de desenvolvimento menor, ninguém esta preocupado se carro anda e gasta mais estão preocupados com índices de legislação de emissão de gases.