Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


5 participantes

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 26/3/2013, 23:08

    Salve galera do fiesta!

    Pessoal, procurei no fórum mas não achei...

    É o freio de mão do meu fiesta 2001, troquei tudo, cubos, sapatas lonadas e cabo de freio, o freio funcionou mais ou menos uns 15 dias, depois disso, regula aqui, regula ali, não tem jeito de pegar bem, tipo parar em uma ladeira e puxar o freio de mão e ele segurar o carro, não tem jeito, o carro vai descendo...

    Ah sim, os serviços foram feitos por um mecânico razoável, todos os outros serviços até que fez direitinho (embreagem, retífica do cabeçote, etc), só o freio que não consegue acertar...

    Como é que resolve isso?

    É que minha esposa vai começar a pegar o carro e fico com medo de entregar um carro cujo freio de mão não funcione na hora que precisar, sabe como é, principalmente ladeira, que é o terror das mulheres (hehehe)

    Alguém tem uma ideia?

    Grato!

    Jorge


    Última edição por jorgebadad em 2/4/2013, 22:01, editado 1 vez(es)
    Paulo Andrade
    Paulo Andrade
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 4636
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Paulo Andrade 27/3/2013, 01:06

    Pode ser o cabo de aço folgado!
    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 27/3/2013, 08:41

    Grato pela resposta.

    Certo...

    Vou pedir para ele verificar...

    Estava lendo o manual de manutenção da ford; ali fala que tem que puxar o freio de mão (depois da troca do cabo, sapatas lonadas, cubos), tem que puxar o freio de mão 10 vezes (acho), depois girar as rodas para trás outras dez vezes; repete tudo 3 ou 4 vezes para deixar bem regulado o freio de mão; os mecânicos não fazem isso!

    Paulo, teu fiesta pega o freio de mão direito?

    Paulo Andrade
    Paulo Andrade
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 4636
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Delmiro Gouveia - AL / Jequié - BA

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Paulo Andrade 27/3/2013, 12:24

    Sim, e muito bem.. Quando ele folgou eu reapertei ele..

    Olhe: Vá puxando a trava umas 20 vezes puxe e solte, puxe e solte..
    Ele vai ficar tão justa que quando for puxar ele não vai nem lá em cima, só em levantar ela, o freio já trava!
    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 27/3/2013, 22:05

    Grato Paulo;

    Vou fazer isso; apertei um pouco o parafuso de regulagem da alavanca do freio de mão, melhorou um pouco, mas vou puxar 20 vezes e ver como fica...

    EDITADO.

    Outro mecânico tirou o cubo da roda esquerda (que não estava pegando) e verificou que uma mola tinha quebrado. Foi trocada; ainda, apesar de ter sido trocado o cabo do freio, faltou trocar o cabo que puxa o cabo do freio, aquele que vai na alavanca do freio; o cabo gasto estava enroscando um pouco na trilha; ele deu um jeito e o freio ficou bom!

    Nem acredito, paro o carro na ladeira, puxo o freio e o carro fica parado!


    Última edição por jorgebadad em 27/4/2013, 16:25, editado 1 vez(es)
    Aurélio Lourenço
    Aurélio Lourenço
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 768
    Data de inscrição : 25/07/2011
    Idade : 40
    Localização : Duque de Caxias/RJ

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Aurélio Lourenço 27/4/2013, 02:15

    O problema do meu é que o mecânico n consegue regular ele por nada, mas eu acho que ele n mexeu ainda no cabo de aço, vou trocá-lo e fazer essa manobra ai de puxar e soltar umas 20 x pra ver se dá certo...
    Aurélio Lourenço
    Aurélio Lourenço
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 768
    Data de inscrição : 25/07/2011
    Idade : 40
    Localização : Duque de Caxias/RJ

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Aurélio Lourenço 27/4/2013, 02:17

    O problema do meu é que o mecânico n consegue regular ele por nada, mas eu acho que ele n mexeu ainda no cabo de aço, vou trocá-lo e fazer essa manobra ai de puxar e soltar umas 20 x pra ver se dá certo...

    OBS: a alavanca do freio de mão do meu carro está muito alta, será que o cabo está muito frouxo?
    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 27/4/2013, 16:21

    Sim Aurélio Lourenço;

    Quando o cabo está frouxo a alavanca fica alta; tem uma porca na alavanca que tem que apertar para baixar a altura dela e assim o freio de mão pega melhor.

    As conclusões que tirei depois do problema do meu carro são as seguintes:

    Problema: Freio de mão não pega mais.

    Resposta: Se é um carro usado feito o nosso (mais de 5 anos), as partes do freio que tem que avaliar e/ou trocar são:
    1- sapatas lonadas
    2- cabo do freio (o que puxa as sapatas lonadas)
    3- cabo da alavanca (aquele que fica na alavanca, que puxa o cabo do freio)

    No meu caso tinha sido trocado 1 e 2, mas mesmo assim o freio não pegava, precisa trocar o cabo 3 também.

    Se o carro for semi-novo, regular a altura da alavanca (apertando a porca) deve resolver o problema, no máximo trocar as sapatas lonadas e regulagem da alavanca.

    Ah sim, ia esquecendo; no manual de manutenção da ford diz, quando da troca das sapatas lonadas, diz que tem que puxar a alavanca 10 vezes e DEPOIS girar a roda 10 voltas para TRÁS (não girar para frente não, é para trás mesmo que pede!), repetir isso 4 vezes antes da regulagem final da porca da alavanca...
    Aurélio Lourenço
    Aurélio Lourenço
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 768
    Data de inscrição : 25/07/2011
    Idade : 40
    Localização : Duque de Caxias/RJ

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Aurélio Lourenço 27/4/2013, 20:50

    Opa, obrigado pelas dicas jorgebadad...eu já troquei as sapatas lonadas, mas ainda n troquei os cabos...vou providenciar essas pendências e levar o manual pro mecânico pra ele fazer todo esse procedimento quando for trocar os cabos e regular o freio...

    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 27/4/2013, 21:24

    As orientações da instalação não estão no manual do proprietário, estão no manual de assistência técnica da ford, documento produzido para orientar os mecânicos das concessionárias...

    Me lembro que alguém postou o link de acesso a esse manual,tempos atrás; formatei meu notebook e perdi o link! e não consigo achá-lo de novo!, mas essa dica do freio eu lembro muito bem...
    Aurélio Lourenço
    Aurélio Lourenço
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 768
    Data de inscrição : 25/07/2011
    Idade : 40
    Localização : Duque de Caxias/RJ

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Aurélio Lourenço 27/4/2013, 21:29

    eu tenho o manual em casa, vou leva-lo e mostrar pro mecânico fazer os procedimentos
    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por jorgebadad 27/4/2013, 21:57

    Tu tens o manual de assistência técnica ou o manual do proprietário???

    O manual de assistência técnica tem até desenhos bastante complexos mostrando como se monta e desmonta cada peça do carro, torque a ser colocado em cada parafuso, etc, etc...
    Aurélio Lourenço
    Aurélio Lourenço
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 768
    Data de inscrição : 25/07/2011
    Idade : 40
    Localização : Duque de Caxias/RJ

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Aurélio Lourenço 28/4/2013, 12:17

    Eu tenho o manual do proprietário...
    adeilson.rs
    adeilson.rs
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 19
    Data de inscrição : 24/02/2012
    Localização : São Paulo

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por adeilson.rs 17/9/2013, 14:29

    Pessoal, acabei de regular o meu ferio de mão, no meu caso eu não troquei absolutamente nada!

    Simplesmente tirei o cubo de roda traseira e regulei direto na catraca, logo após apertei o parafuso do manete de freio de mão e pronto!!! O carro ficou ótimo!

    A única coisa que achei estranho é que um dos lados estava bem regulado enquanto o outro girava mesmo com o freio de mão puxado!!!! Deveria ter feito um tutorial mas só lembrei disso agora kkkkkk.
    Mickael Nunes
    Mickael Nunes
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 29/06/2013
    Idade : 34
    Localização : São Luís Maranhão

    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Mickael Nunes 30/9/2013, 13:47

    Obrigado pela iniciativa do tópico, o ano do meu também é 01 e nunca consegui regular. O freio de mão está alto mesmo depois de trocar as rodagens traseiras completas, vou partir pros cabos agora e a seguir a regulagem conforme ensinaram. São segredos que fazem a diferença.
    Vlw!

    Conteúdo patrocinado


    Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO) Empty Re: Freio de mão não pega direito, fiesta 2001 (RESOLVIDO)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 05:48