Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+4
Luis Claudio
skr
jorgebadad
sperim
8 participantes

    Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    avatar
    sperim
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 06/04/2012
    Localização : Rio de Janeiro

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por sperim 31/3/2013, 09:31

    Alguém sabe me dizer se é simples trocar a cavalete e a válvula termostática.

    Está dando vazamento no meu, após o rompimento da mangueira do radiador e aquecimento.

    Troquei a mangueira do radiador, no entanto, está vazando no cavalete. O mecânico me disse o cavalete empenou e que eu deveria trocar o cavalete e aproveitar e colocar uma válvula nova.

    Comprei os dois. O mecânico marcou de trocar pra mim hoje as 8h, sendo que fiquei 1:30h esperando e ele não apareceu.

    Como terei que usar o veículo esta semana, gostaria de saber se eu mesmo consigo trocar. Verifiquei que não parece ser muito complicado tirar. Mas não sei se tem algum macete para tirar o sensor de temperatura para colocar no cavalete novo.

    Desde já agradeço...
    avatar
    jorgebadad
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 21/11/2012
    Localização : Manaus

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por jorgebadad 2/4/2013, 22:27

    Cavalete...

    Deve ser a carcaça da válvula termostática, acho...

    Válvula termostática eu conheço.

    São 6 parafusos ( no meu fiesta mk5!), realizar o serviço de manhã, com o motor frio; solta todas as mangueiras (tira fotos antes, etc), depois tira os 6 parafusos e retira a carcaça da válvula termostática. A válvula em si tem 3 parafusos, tira eles e substitui válvula nova. Depois solta o clip do sensor de temperatura e puxa ele para fora; se possível também substituindo-o. É bom usar silicone locktite preto na vedação da carcaça toda, bem como da tampa da válvula. Para montar realiza o procedimento inverso.

    Alguns cuidados:

    - Verificar que a junta de vedação da carcaça seja nova e ligeiramente mais alta do que a superfície de apoio da carcaça.
    - Mesmo com todos esses cuidados, meu carro ainda esquentava, aí veio o macete de um fera: fez 6 furos de 5mm mais ou menos na aba da válvula termostática, para garantir que, se a válvula travasse pelo calor, a água continuaria circulando pelos furos feitos. Nunca mais esquentou meu carro!

    Anonymous
    Convidad
    Convidado


    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por Convidad 9/4/2013, 11:14

    Tópico movido para local correto
    avatar
    skr
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 13
    Data de inscrição : 09/02/2013
    Localização : manaus

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por skr 18/4/2013, 12:10

    Oi jorge, eu estou interessado em fazer esse procedimento tambem no meu fiesta flex 1.0 porque acho que este motor trabalha muito no limite{quente demais) mas por outro lado nao quero automatizar muito o resfriamento e causar um gasto maior de combustivel apenas baixar um pouquinho esse ponto de trabalho do motor e garantir uma vida mais longa ao motor quem sabe chegar aos 800 mil Km.sem retificar, entendeu amigo.
    Gostaria de saber agora o seu resultado com os 6 furos de 5mm que fez OK.Abraços!!! : :trollgif: :
    avatar
    Luis Claudio
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 02/09/2013
    Localização : São José dos Campos

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Montagem da Válvula termostática do Fiesta 1.6 08

    Mensagem por Luis Claudio 2/9/2013, 19:32

    jorgebadad escreveu:Cavalete...

    Deve ser a carcaça da válvula termostática, acho...

    Válvula termostática eu conheço.

    São 6 parafusos ( no meu fiesta mk5!), realizar o serviço de manhã, com o motor frio; solta todas as mangueiras (tira fotos antes, etc), depois tira os 6 parafusos e retira a carcaça da válvula termostática. A válvula em si tem 3 parafusos, tira eles e substitui  válvula nova. Depois solta o clip do sensor de temperatura e puxa ele para fora; se possível também substituindo-o. É bom usar silicone locktite preto na vedação da carcaça toda, bem como da tampa da válvula. Para montar realiza o procedimento inverso.

    Alguns cuidados:

    - Verificar que a junta de vedação da carcaça seja nova e ligeiramente mais alta do que a superfície de apoio da carcaça.
    - Mesmo com todos esses cuidados, meu carro ainda esquentava, aí veio o macete de um fera: fez 6 furos de 5mm mais ou menos na aba da válvula termostática, para garantir que, se a válvula travasse pelo calor, a água continuaria circulando pelos furos feitos. Nunca mais esquentou meu carro!



    Boa noite, meu carro esta com vazamento na carcaça da válvula, fiz a troca da carcaça, mas ainda está vazando pelo sensor de temperatura e também pela válvula termostática (Próximo ao parafuso de fixação da mesma), gostaria de saber se eu posso utilizar este "silicone locktite" na montagem da válvula e no sensor. O meu Fiesta é 08 1.6
    avatar
    mgoya
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 16
    Data de inscrição : 04/07/2012
    Localização : Santo André - SP

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por mgoya 3/9/2013, 12:47

    Luis, troque os anéis o'ring do sensor de temperatura e da válvula termostática que deve resolver.

    Já tive problemas de vazamento no meu e o problema era no o'ring do sensor que estava todo detonado e ressecado.
    avatar
    Luis Claudio
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 02/09/2013
    Localização : São José dos Campos

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por Luis Claudio 3/9/2013, 17:03

    mgoya escreveu:Luis, troque os anéis o'ring do sensor de temperatura e da válvula termostática que deve resolver.

    Já tive problemas de vazamento no meu e o problema era no o'ring do sensor que estava todo detonado e ressecado.
    OK muito obrigado pela dica vou fazer isto e depois informo o resultado.
    StanleySA
    StanleySA
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 90
    Data de inscrição : 23/02/2012
    Localização : Amazonas

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por StanleySA 16/5/2014, 13:38

    Troca da válvula termostática do Ford Fiesta MK6

    Muito bom tutorial.

    http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=1032
    atitude_df
    atitude_df
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 46
    Data de inscrição : 12/12/2011
    Idade : 42
    Localização : Brasilia

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por atitude_df 2/10/2014, 16:16

    colocar cola? não basta trocar a guarnição e apertar com torque correto?
    juan&vivian
    juan&vivian
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 06/09/2014
    Idade : 39
    Localização : sao paulo

    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por juan&vivian 19/10/2014, 01:15

    já troquei duas carcaças da válvula termostática completa com válvula nova e sensor de temperatura e não coloquei cola nenhuma, pois a junta dela é de borracha é só apertar, agora é bom colocar silicone do bom no sensor de temperatura pois o encaixe dele geralmente é mais largo.

    Conteúdo patrocinado


    Troca do cavalete e válvula termostática -  Fiesta 1.6 flex Rocan 2009 Empty Re: Troca do cavalete e válvula termostática - Fiesta 1.6 flex Rocan 2009

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 19:36