Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Zetec rocam Dicas tecnicas

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    Mensagem por cristiano317 17/7/2011, 12:49

    O Zetec Rocam ( seja na versão 1.0 ou 1.6 ) incorpora a tecnologia de
    ter seu eixo de comando da válvulas apoiado sobre roletes ( e não
    montados sobre mancais de bronze como eram feitos até então).

    Outra diferença em relação aos demais motres foi o projeto deste eixo
    que passou a ser confeccionado na forma de tubo ( eixo vazado ) e não
    mais em forma de eixo maciço , resultando num componente mais rígido (
    "tubos" são mais rígicos que "tarugos" ) e sensivelmente mais leve !

    Estas duas tecnologias associadas a um coletor de plástico ( que tem
    uma superfície interna isenta de rugosidades ) agregou quase 15 cavalos
    em relação ao antigo Endura.

    ( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec
    CAMshaft que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).

    Por sua vez, este motor NÃO TEM o eixo de comando montado no cabeçote ,
    mas sim dentro do bloco do motor e seu acionamento é feito através de
    uma corrente ( como a de bicicleta ) que não precisa ser trocada ( dura
    mais de 200.000 km , praticamente a vida útil do motor , além de ser
    auto ajustável ).

    Ou seja: o motor Ford Zetec Rocam NÃO USA CORREIA DENTADA!

    Ai vc pergunta : e os outros motores?

    Bom, para vc saber, esta tecnologia de eixo de comando ôco e apoiado
    sobre roletes também foi adotado pela VW , na última versão do seu
    motor AT 1.0 e também no AT 1.4 ( que equipa a Kombi ) mas manteve a
    montagem "OHC" , isto é , o eixo de comando está montado no cabeçote .

    Recentemente a Fiat lançou o Mille Economy cujo motor passou também a
    incorporar estas tecnologias ( além de outras medidas - algumas delas
    questionáveis - para fazer do modelo um campeão de economia !

    Eu, particularmente fico com o ZETEC ROCAM da Ford ( pois é silencioso e econômico e extremamente durável.

    Quanto aos refinamentos incorporados nos novos Mille Economy ( e também
    no Palio Economy ) está a redução da marcha lenta de 850 para 750 RPM (
    o que a meu ver, reduz a eficiência da bomba de óleo ) e o uso de molas
    mais "macias" nas válvulas do motor ( em regime de giros elevado este
    artifício pode causar "flutuaçaõ de válvulas " fenômeno indesejavel ( e
    que acontecia com frequência nso motores 1.300 dos fusquinhas !! ).

    Tanto a Fiat como a Ford e a VW passaram a recomendar para seus
    veículos novos o uso de óleo com viscosidade SAE 5W-30, mais fino, e
    que exatamente por isso oferece uma menor resistência interna das
    partes girantes do motor.

    Mas num país de clima quente como o nosso a melhor opção é utilizar óleo 10W-40 ( ligeiramente mais viscoso ).

    Finalmente , é preciso saber que a potência que se consegue de um
    determinado motor é relacionada a 3 variáveis> Cilindrada ( volume
    em litros : 1.0, 1.4, 1.8. 2.0 3.0 etc) multiplicada pelo torque máximo
    ( valor em Kg.m medido em equipamento adequado , multiplicado pela RPM
    máxima que o motor atinge , sendo tudo isso dividido por uma constante
    ) .

    Na fórmula acima , a única variável administrável é a RPM máxima que o
    motor atinge e portanto todas as tecnologias que mencionei resultam no
    aumento do giro máximo do motor e portanto a potência resultante será
    maior !

    É uma simples questão de cálculo matemático !

    Ajudei?
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    Mensagem por zpumper 17/7/2011, 14:35

    Só fiquei meio tenso com a informação do óleo ali cara.
    Relatos de usuarios aqui do forum confirmaram que o motor funciona melhor om 5W30
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    Mensagem por tomazsena 17/7/2011, 15:02

    Cara meu caror ficou bem amis economico e roda mais suave com óleo 5w30.
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    Mensagem por cristiano317 17/7/2011, 21:17

    tambem nao esta errado usar o oleo 5w 30 sp mas nas regioes quentes e indicado utilizar o 10w 40 e tambem em casos onde o motor ja tem uma km avancada mas afirmo nao e errado utilizar o 5w 30
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    Mensagem por DiegoCWB 19/7/2011, 17:46

    Só uma correção no nome do motor.

    ( so para informar, o nome ROCAM vem da abreviação do termo "ROlatec
    CAMshaft
    que quer dizer "eixo de comando válvulas roletado" ).

    o correto é Rollerfinger Camshaft

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    Mensagem por AlvaroMarcelo 20/7/2011, 07:14

    Bom dia, pessoal meu fiesta está com 134000 km rodados,eu estava usando óleo 10/40, mais por insistência do mecânico passei a usar 20/50, o que vocês me aconselham, percebi que o consumo do carro aumentou depois dessa troca, será que tem algo haver?
    Qual óleo é recomendado para essa kilometragem?
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    Mensagem por felipegabriel 20/7/2011, 08:43

    AlvaroMarcelo escreveu:Bom dia, pessoal meu fiesta está com 134000 km rodados,eu estava usando óleo 10/40, mais por insistência do mecânico passei a usar 20/50, o que vocês me aconselham, percebi que o consumo do carro aumentou depois dessa troca, será que tem algo haver?
    Qual óleo é recomendado para essa kilometragem?

    tem a ver sim, na proxima troca volta pro oleo que sempre colocou!
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    Mensagem por DiegoCWB 20/7/2011, 10:19

    Conheço um Ka XR 2005 que marca 210.000 no painel ! Continua usando oleo 5w30 !

    Meu carro ta perto de 100k km, e SEMPRE tratado a 5w30, raras as vezes que usei 10w40 para uso em trackday...
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    Mensagem por cesar petrucci 20/7/2011, 17:52

    Amigo, a Ford é pioneira em corrente de comando, os carros dos anos 70 como Belina e Corcel já usava esse tipo de sistema de sincronismo com virabreguim e comando de valvulas. muito bom, valeu a dica...
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    Mensagem por DiegoCWB 21/7/2011, 08:09

    Cesar, acho que nessa epoca, decadad de 70, os motores eram CHT Renault?? e usavam o acionamento do comando de valvulas por varetas, e não por corrente.
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    Mensagem por cesar petrucci 22/7/2011, 16:06

    DiegoCWB
    Meu pai tinha uma Belina , e na epoca teve que fazer o motor, foi ai que descobri essa façãnha da Ford.
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    Mensagem por onisto 21/8/2014, 08:41

    Cara interessante o assunto do Oleo

    Usava 10w40 era normal o carro

    Agora estou a usar o 5w30 , o carro ficou mais maneiro e ligeiramente mais economico, Fato !!
    porem com o 5w30 tenho observado muito barulho na partida a frio e isso esta ate me incomodando, pois parece que o oleo mais fino era pra lubrificar mais rapido que o 10w40 e não realizar barulho, ou seja aparentemente esta o contrario, o mais viscoso não faz barulho e o mais fino sim um barulheira danada na partida a frio;

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