Olá pessoal, procurei usando a busca mas não achei nada relevante e parecido.
Quando comprei meu Fiesta 1.6 flex, ele tinha 26800 km, imediatamente troquei cabos de vela + velas + filtros + óleo, além de um verificada em muitos itens.
Durante a troca, vi que as velas eram originais e os cabos NGK, troquei por desencargo de consciência e pq ele estava dando pequenas falhas, mas muito pequenas mesmo mas o consumo estava bom.
Coloquei velas NGK e cabos originais Motrcraft, o consumo aumentou muito pouco, mas parou de falhar. Recentemente ele começou a consumir mais e dar umas falhadas de novo, troquei de posto e voltou ao normal. Blz, rodou assim mais uns km e agora ele começou a falhar feio, entre RPM 1500 a RPM 2500 RPM e com o motor quente fica muito ruim as retomadas ou até mesmo o desenvolvimento normal, as falhas são praticamente um coice, fora que ele fazia no minimo 150 km com 1/4 de tanque de gasolina, fiz uma viagem não muito pesado e estrada ótima, sem transito, muitas retas e só deu 200 km com meio tanque E SEM USAR AC.
Saindo de uma das cidades que ficava no caminho, acabei parando para dar uma olhada nos cabos, percebi que além de uma posição muito ruim, eles esquentam demais, ficam atrás do motor, em cima do coletor de escapamento e com pouca ventilação.
Chegando em casa, resolvi retirar os cabos e velas para verificar, 2 deles colaram nas velas e um só saiu em pedaços, arrebentou a parte de borracha que fica por fora da vela.
Coloquei os cabos que eu tinha tirado (NGK) quando troquei da 1ª vez e limpei as velas, porém conversando com um amigo (mecânico dono da oficina onde trabalhei) ele me disse que aquela proteção térmica, um tubo de alumínio na ponta dos cabos pode estar atrapalhando o funcionamento dele quente. Com o calor a ponta dos cabos dilata e perde um pouco da pressão sobre a ponta da vela, prejudicando a passagem da corrente e fazendo a centelha sair do cabo pelo tubo que é aterrado no cabeçote por uma mola.
Andei pensando em tirar esses tubos fora se voltar a falhar, porém já imagino que os cabos vão pro saco mais rápido.
Alguém já fez esse teste ou tem alguma dica sobre o motivo de esses cabos e velas falharem tão rápido???
Abraço e obrigado...
Quando comprei meu Fiesta 1.6 flex, ele tinha 26800 km, imediatamente troquei cabos de vela + velas + filtros + óleo, além de um verificada em muitos itens.
Durante a troca, vi que as velas eram originais e os cabos NGK, troquei por desencargo de consciência e pq ele estava dando pequenas falhas, mas muito pequenas mesmo mas o consumo estava bom.
Coloquei velas NGK e cabos originais Motrcraft, o consumo aumentou muito pouco, mas parou de falhar. Recentemente ele começou a consumir mais e dar umas falhadas de novo, troquei de posto e voltou ao normal. Blz, rodou assim mais uns km e agora ele começou a falhar feio, entre RPM 1500 a RPM 2500 RPM e com o motor quente fica muito ruim as retomadas ou até mesmo o desenvolvimento normal, as falhas são praticamente um coice, fora que ele fazia no minimo 150 km com 1/4 de tanque de gasolina, fiz uma viagem não muito pesado e estrada ótima, sem transito, muitas retas e só deu 200 km com meio tanque E SEM USAR AC.
Saindo de uma das cidades que ficava no caminho, acabei parando para dar uma olhada nos cabos, percebi que além de uma posição muito ruim, eles esquentam demais, ficam atrás do motor, em cima do coletor de escapamento e com pouca ventilação.
Chegando em casa, resolvi retirar os cabos e velas para verificar, 2 deles colaram nas velas e um só saiu em pedaços, arrebentou a parte de borracha que fica por fora da vela.
Coloquei os cabos que eu tinha tirado (NGK) quando troquei da 1ª vez e limpei as velas, porém conversando com um amigo (mecânico dono da oficina onde trabalhei) ele me disse que aquela proteção térmica, um tubo de alumínio na ponta dos cabos pode estar atrapalhando o funcionamento dele quente. Com o calor a ponta dos cabos dilata e perde um pouco da pressão sobre a ponta da vela, prejudicando a passagem da corrente e fazendo a centelha sair do cabo pelo tubo que é aterrado no cabeçote por uma mola.
Andei pensando em tirar esses tubos fora se voltar a falhar, porém já imagino que os cabos vão pro saco mais rápido.
Alguém já fez esse teste ou tem alguma dica sobre o motivo de esses cabos e velas falharem tão rápido???
Abraço e obrigado...