Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+6
gustavo
Hugo Sena
Brenno G. Sousa
luppo06
vbarreti
fbocosta
10 participantes

    Consumo x modo de dirigir...

    avatar
    fbocosta
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 18
    Data de inscrição : 01/03/2013
    Idade : 36
    Localização : Juiz de Fora - MG

    Consumo x modo de dirigir... Empty Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por fbocosta 28/6/2013, 00:13

    Opa fala galera blz ?

    Tenho um FF sedan 2008 1.6 como tirei CNH a pouco tempo e a pessoa q era dona do carro perdeu o manual... ate baixei o manual no site da ford mais só tem do 2010 em diante.. nao sei se é a mesma coisa... então minha pergunta é: Qual é a forma correta de dirigir ? ( troca de marcha e tals...)

    Que outros fatores podem influenciar no consumo ? Pois assim que comprei o carro troquei oleo, filtros.... mais não troquei VELAS /CABO DE VELAS /BICOS ... como eu posso ver se realmente é necessária a troca, pois como a antiga dona era mulher é complexo isso... Pois acho que meu carro esta bebendo bem ou eu que não estou sabendo dirigir corretamente...

    Caso seja necessário a troca de velas...cabos e bico quanto custa isso em média.. ?

    Podem me ajudar ? Obrigado !

    abs !
    vbarreti
    vbarreti
    Conselheiro
    Conselheiro


    Mensagens : 336
    Data de inscrição : 24/06/2013
    Localização : Limeira/SP

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por vbarreti 28/6/2013, 11:53

    O modo de dirigir muda o consumo sim...
    Ar condicionado faz gastar mais também...
    DIZEM que a troca ideal para um bom consumo é entre 3 e 4 mil giros, porém tem aquela coisa, não adianta estar com uma marcha alta na subida forçando o motor, melhor reduzir...
    luppo06
    luppo06
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 07/12/2011
    Idade : 45
    Localização : São Paulo

    Consumo x modo de dirigir... Empty Consumo do meu Fiesta

    Mensagem por luppo06 29/6/2013, 07:44

    Adotei um nova política de direção, estou dirigindo de forma bem defensiva. Ando de forma suave a ponto de quase não se ouvir o barulho do motor dentro da cabine do veiculo.
    Em primeira marcha vou até os 2500 rpm, para introduzir a segunda. Dai para frente, em caso de plano ou aclive mudo em 2000 à 2300 rpm, já em declives mudo entre 2300 à 2500 rpm quando o ângulo do declive não é muito inclinado e o transito esta em velocidade constante, em caso extremo de ângulo do declive, pode chegar em 3200 rpm para mudar as marchas e manter um equilíbrio no funcionamento do motor.  
    Moro em Carapicuíba e trabalho em Sampa, ando na média de uns 180 km de segunda à sexta, aos finais de semana varia muito, consigo ficar com um tanque duas semanas sendo que no segundo final de semana preciso abastecer novamente.
    No meu ultimo tanque, abasteci quando fui abastecer, tinha andado 450km e ainda tinha 4 indicadores no marcador de combustível, já que meu Fiesta é do ano de 2005, 1.6 flex -  hatch.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Brenno G. Sousa 29/6/2013, 08:40

    Bom...O manual tem tudo do que precisa para o seu veículo.
    Contudo, eu não sigo totalmente as regras e consigo melhores resultados.
    Como seu motor é 1.6 e 8v, tem bastante torque em baixa rotação. Logo, pode passar as marchas com menor velocidade. Não julgo necessário 2ª 40km/h, 3ª 60km/h, etc.
    E 1ª marcha só pra tirar o carro do lugar, nada de esticar.
    Bom, carros novos não precisam esquentar. Eu concordo e discordo.
    Faça um teste, dê partida, e saia com o carro em seguida. Ele ainda está "acordando"... hehehhe
    Agora, ligue-o, e vá tomar um café, coisa de 30 segundos a 1 minutos. Vai ver que não gasta muito combustível e a disposição do motor é outra.

    E o mais importante: Dirija de mode que ao mesmo tempo seja econômico, poupando o motor e as peças e PRAZEROSO. Não adianta andar a 40 km/h numa via de 60 km/h só pra poupar combustível, corre-se ainda o risco de acidente.

    Antecipe as ações. Exemplo: Você está andando e viu um sinal vermelho a 200 metros de distância. Precisa pisar e chegar lá e juntar no freio? Não. Tire o pé do acelerador e deixe o carro diminuir gradativamente. Muitas vezes, você está chegando e o sinal acaba de abrir, puxe uma 2ª e siga em frente.

    Tente manter uma velocidade constante, evite aceleradas e freadas bruscas.
    Aliás, aplique a FÍSICA no dia a dia, Inércia! Faça o possível para o carro não parar!
    Se tem um cruzamento e uma placa de pare, você vê que não vem carro, eu nem paro.

    Outra: Parou na subida, ponto morto e pé no freio. Ficar fazendo controle de embreagem, indo pra frente, pra trás, superaquece o sistema, gasta mais combustível e ainda fazem os componentes durarem menos.

    Pise no freio com o lado esquerdo do pé direito. Engate a 1ª e vai soltando até sentir o carro querer sair, da uma relada no acelerador com o lado direito do pé direito e tire o pé da embreagem.
    Resultado: Não judiou do sistema, e não voltou 1 MM. Se bobear, chega a dar um pulo pra frente!(Regra da Ponte--> Técnica pra dirigir caminhões da década de 70, coisa passada de vô, pra pai, pra filho...:biggrinn: )

    hehehehe.... Claro que o que eu ensinei aqui é a "malandragem", mas assim eu consigo bons 12 km/l num carro 1.0 com 13 anos e 150 mil rodados.

    Abraços! E bom proveito!
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Hugo Sena 30/6/2013, 01:12

    O correto para passar marcha e aliar um bom consumo é fazendo as trocas no momento do pico do torque.....essa informação deve constar no manual.
    gustavo
    gustavo
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2580
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Jundiaí

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por gustavo 30/6/2013, 10:30

    não existe regra, mas na maioria dos casos a melhor forma é rodar no menor giro possível (entende-se sem deixar o carro galopar também...)

    no meu corsa 1.0 eu sempre troquei de 3 a 4k em virtude do motor fraco.

    sempre fiz medições direto na bomba e resolvi testar trocando em giro mais baixo, algo entre 1,5k e 2,5k.

    fez 14 na cidade.... fazia 10 antes....

    No focus também é assim, trocando em giro baixo fica muito economico.

    Aprendi sobre trocas no menor giro possível no BCWS, para mim a maior autoridade do brasil no assunto. Para mim funcionou.


    Recomendo quem tiver oportunidade que teste e poste seus resultados (com medições na bomba) pra montarmos um banco de dados.
    luppo06
    luppo06
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 07/12/2011
    Idade : 45
    Localização : São Paulo

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por luppo06 30/6/2013, 12:10

    O melhor rendimento do automóvel é encontrado no torque máximo, porém, não é o ponto mais economico para todos os carros, já que em carros com cilindradas maiores, o torque tende a ser (quase todo ele), linear. O Fiesta tem o seu ponto de torque máximo por volta de 4200 rpm, porém 90% dele já é entregue por volta de 2000 rpm proporcionando um ótimo aproveitamento do motor. Os que usam muitos giros acima dos 2000 rpm não estão preocupados com consumo, por isso, o trocar as marchas dentro da faixa de força é importante para fazer com que o carro não perca muita energia numa troca de marcha para uma outra e consequentemente gaste muito combustível por ter que fazer novamente o carro engrenar numa relação tempo x distância muito curta após perda de energia por ter trocado marcha fora da faixa de torque.
    Um carro a 130 km em 5º gasta muito mais do que um carro que está em 4º 110 km, pois na segunda situação, a força do carro esta sendo mais exigida e o motor está girando muito mais vezes.
    Agora tem carros que tem a relação de marcha muito curta e traz o torque máximo muito para baixo, fazendo com que o carro tenha um certo estrangulamento em velocidades muito maiores, mais a Ford poderia ter feito o cambio do Fiesta um pouco mais curto, pouca coisa, e teríamos um carro mais econômico.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Hugo Sena 30/6/2013, 12:14

    Discordo qto a parte do câmbio mais curto ser mais econômico.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Brenno G. Sousa 30/6/2013, 12:31

    Bom, a potência necessária pra manter 130 km/h é maior que manter 110 km/h.
    Como provavelmente em 4ª você estaria a uns 4000 rpm a 110km/h, teria mais potência disponível e forçaria "menos" o motor. Contudo, mais rotação, mais atrito. Ainda sim prefiro 5ª a 110 km/h.
    Já tentou andar em 4ª a 110 km/h no Fiesta 1.0? Impraticável...
    Ainda acho que em Rodovias que o Limite é 110, se você manter 100~110 ta ótimo. Em 5ª mesmo. Quando tava voltando, "resolvemos" andar a 140 no Polo. Bom, fez 9 na gasolina. Andando a 100 conseguiu "razoáveis" 14 km/l na gasolina.

    Câmbio curto é bom pra cidade. Passa a falsa impressão de que você tem muita potência. Veja o Celta por exemplo, anda muito. 100 km/h em 5ª está quase em 4000 rpm!
    Ai que entra a parte boa que o Hugo já conhece.. 6ª marcha.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Hugo Sena 30/6/2013, 12:34

    Q é chamada de overdrive no meu carro.....a sexta é infinitamente longa,o q me dá uma boa média em estrada.A sexta no Si serve exatamente pra isso(economia),não se atinge veloc máx com ela(e sim em quinta) a não ser que o carro tenha MUITA força pra empurrar a sexta.
    luppo06
    luppo06
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 07/12/2011
    Idade : 45
    Localização : São Paulo

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por luppo06 30/6/2013, 12:43

    O Cambio do Fiesta é muito bem escalonado nas três primeiras marchas, porém, a 4ª é muito longa, esse detalhe é o grande vilão da velocidade final, já que a partir do final da força máxima que você consegue extrair da 4ª para 5ª marcha. Quando vc entra na quinta, o máximo que vc consegue fazer é apenas manter a velocidade conquistada. Para quem já teve um carro de 4ª marchas sabe muito bem como funciona. É um carro sem final, é claro que no Fiesta a sensação é bem menor do que num carro de 4º marchas, mas é broxante comparado a outros carros que não utiliza o sistema ouverdrive.
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Hugo Sena 30/6/2013, 12:52

    Acho q vc está enganado amigo.....a marcha longa do Fiesta é a terceira( a quinta nem conta pois o carro não tem força pra empurrar ela td)....é nela q está o buraco.
    A quarta chega a 180km/h e a quinta a 190km/h,pois o limitador atua.
    Tb há de se considerar que é um carro 1.6(baixa cilindrada) e a potência não ajuda em velocidades muito altas,onde o torque se faz necessário pra "empurrar" o carro.
    E já que a quarta atinge veloc altas,é aí que a quinta entra pra se valer beneficiar o consumo.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Brenno G. Sousa 30/6/2013, 13:10

    a não ser que o carro tenha MUITA força pra empurrar a sexta. escreveu:
    : :MUITOCHURROS 

    Por curiosidade, se tivesse potência suficiente e sem o limitador, será que atingiria uns 220 km/h?
    Hugo Sena
    Hugo Sena
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2985
    Data de inscrição : 16/06/2011
    Idade : 40
    Localização : Rio de Janeiro

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Hugo Sena 30/6/2013, 13:11

    Tenho quase certeza que caixa pra isso ele tem.....
    Jonathas Cattanio
    Jonathas Cattanio
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1772
    Data de inscrição : 20/05/2011
    Idade : 42
    Localização : Mauá/SP

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Jonathas Cattanio 30/6/2013, 13:15

    O melhor modo de economizar com combustível, é andar como Tiozinho, sem pressa, em baixas rotações, como a maioria dos taxistas o fazem....

    Bem como o Gustavo falou acima, e isso cabe em todos os modelos de carro indeferente da potência do motor, quanto menos pisar no acelerador, mais economia....
    gustavo
    gustavo
    Discípulo de Chuck Norris
    Discípulo de Chuck Norris


    Mensagens : 2580
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Localização : Jundiaí

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por gustavo 30/6/2013, 13:19

    A 5ª do fiesta é longa d+, certamente atingiria sim. É quase overdrive.


    E galera, não acreditem nessa teoria de maior economia ser na rotação de maior torque... eu também ja li isso, mas pensem, não faz nenhum sentido.

    a teoria do BCWS (que eu inclusive testei), aparentemente é mais sensata.
    Brenno G. Sousa
    Brenno G. Sousa
    Moderador
    Moderador


    Mensagens : 2590
    Data de inscrição : 11/09/2011
    Idade : 31
    Localização : Varginha/Itabira/MG

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Brenno G. Sousa 1/7/2013, 19:33

    E outra dica: Economia = conhecer o seu veículo.

    O legal é ir testando, tentativa e erro. Conforme for mudando as ações, colherá resultados diferentes.
    Essa é a Graça.

    Tem uma tabela no Excel que voce jogava as relações de marcha, os dados do pneu, e ele calcula as velocidades e as rotações. Pra quem não tem Tacômetro, fica mais fácil.

    Alguem ainda tem essa tabela?
    avatar
    dkfuji
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 24
    Data de inscrição : 12/03/2013
    Idade : 45
    Localização : Brasília

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por dkfuji 24/7/2013, 11:55

    #fikadika :
    Abasteça com o tanque acima da metade.
    Deixar o tanque na reserva aumenta a evaporação interna dentro do tanque.
    Considere o 1/4 como quase-vazio, e 1/2 como sinal de que deve ser abastecido.
    Isso melhorou o consumo em cerca de 0,5km/l. Pode ser pouco com um tanque, mas faz diferença ao longo do ano: no meu caso 2 tanques por mês, ou 3 abastecidas = 600km a mais no ano, ou pouco mais de um tanque a menos.

    Faça teste Alcool/Gasolina
    No meu pé, o álcool é mais econômico, e fez 11 a 12km/l, e gasolina 15km/l. Por essa diferença, vale o álcool.
    avatar
    brunovilelafranco
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 44
    Data de inscrição : 29/12/2011
    Localização : Uberlandia

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por brunovilelafranco 26/7/2013, 22:02

    Brenno G. Sousa escreveu:E outra dica: Economia = conhecer o seu veículo.

    O legal é ir testando, tentativa e erro. Conforme for mudando as ações, colherá resultados diferentes.
    Essa é a Graça.

    Tem uma tabela no Excel que voce jogava as relações de marcha, os dados do pneu, e ele calcula as velocidades e as rotações. Pra quem não tem Tacômetro, fica mais fácil.

    Alguem ainda tem essa tabela?


    Eu tenho esta tabela
    Nilton Santos
    Nilton Santos
    Coordenador
    Coordenador


    Mensagens : 497
    Data de inscrição : 15/01/2012
    Idade : 36
    Localização : Santa Rita/PB

    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Nilton Santos 27/7/2013, 07:32

    É o assunto aqui é bom mesmo. Depois que mudei de 1.0 pra 1.6 faz o que? Uns 3 dias que estou com o 2006, é meu segundo carro, logo, 2º fiesta, então...o carro é muito macio, em 80kmh no mk5 estava a 3000rpm, nesse fica nos 2000. Estou esperando receber $$$ pra encher o tanque, e fazer uma media do consumo. Eu dirijo mais por gostar mesmo, não correndo demais, arrancadas. Mas também não é quase parando. Na maciota.
    Literalmente só dirijo descalço ou de meia. Depois eu coloco o sapato. Assim eu consigo sentir mais o motor e vou me acostumando com ele.
    Uma dúvida, alguém sabe quantos litros ou algo do tipo significa cada tracinho do marcador?

    Conteúdo patrocinado


    Consumo x modo de dirigir... Empty Re: Consumo x modo de dirigir...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 19/4/2024, 07:30