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Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

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Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Convidad em 29/7/2011, 10:35

De vez em quando aparecem proprietários de Fiesta/Ka Rocam em nosso fórum reclamando de barulhos como 'tec tec tec tec' principalmente ao ligar o carro pela manhã. Um de nossos usuários, resolveu o problema trocando o tensionador da corrente de comando de seu Fiesta. Veja como ele procedeu a troca:



1 >> O tensionador é um "parafusão" de cabeça sextavada que está entre o cabo de vela do primeiro cilindro e a vareta de óleo. Primeiro é necessário retirar o tubo da vareta de óleo do caminho, pois ele impede que o tensionador seja retirado.



2 >> Com uma chave de boca 27mm você retira o tensionador fazendo força para o lado do hidrovácuo do freio. Vai vazar óleo dele, então é melhor colocar um pouco de jornal debaixo do carro para não sujar a garagem. Não se preocupem pois vaza tão pouco óleo que nem abaixa o nível. Vale lembrar que eu fiz isso de manhã quando o motor estava frio.



3 >> Estes são os dois tensionadores. O novo custou R$45,00 e é tão simples fazer a troca que não vale a pena manter o carro na oficina. Coloque a peça nova com a mão, para evitar que ela entre com a rosca mal posicionada, e você vai sentir que ela encosta em alguma coisa.



4 >> Depois de apertar o novo tensionador no lugar lembre-se de recolocar o tubo da
vareta de óleo no lugar. Ao ligar o motor ele faz uma barulhão feio ainda com o motor de arranque girando, mas alguns segundos depois da partida o ruído do motor se estabiliza e pornto! Seu Zetec RoCam tá novo.

Dica do site leitor GT_Player - gustavof@inatel.br

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por felipegabriel em 29/7/2011, 12:10

huhu sempre aprendendo!


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por nlujr em 4/8/2011, 20:25

quando eu não entendia de nada o cara me cobrou 150 reais pra fazer
ehe
toda vida qpenso fico arrependido
depois eu fiquei olhando e vi q era so um parafuso atras do motor
foi *!!!

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por tomazsena em 4/8/2011, 22:30

boa toreto. Eu fiz a troca do meu em fevereiro do ano passado usando esse tuto que vi em outro site.



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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Convidad em 5/9/2011, 10:43

Fiz esse tutorial ontem e acabou o tec-tec...uuuhuuuullllll

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Lek em 5/9/2011, 10:49

pena no Endura não ser tão simples..


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Convidad em 5/9/2011, 10:54

Eu sei bem como é isso...só pra limpar o atuador da marcha lente tive que entrar dentro do motor...rsrsrs

Mk3 é tudo diferente...rsrsrs

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por wvproducoes em 6/9/2011, 06:16

endura é * , tem que abrir parte do motor retirar carter


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Roberson em 7/9/2011, 10:02

O MEU ESTA COM ESTE TEC TEC TEC QUANDO LIGO PELA MANHA, VOU FAZER A TROCA E VER SE RESOLVE......MUITO BOM O TUTORIAL TORETO PARABENS..


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Convidad em 7/9/2011, 10:31

Valeu amigo

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por alexandre oliveira em 29/11/2011, 20:33

Arrow gostei, quanto tempo para trocar a corrente do comando


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Ithallo Tanabe em 29/11/2011, 21:40

Parabéns Toreto pelo tuto!! Muito bom mesmo!


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por gnascimento em 19/4/2012, 02:30

valeu pela informação,assim que comprar a peça vou instalar.

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Opteron em 6/7/2012, 11:12

O meu motor com 80.000 esta fazendo um "trec trec trec" nas valvulas, quando desce o giro...
Aqui em porto alegre só o parafuso custa R$110,00 nas ccs.
To pensando em remove-lo, limpa-lo, verificar a atuação da mola e reinstalar.
Caso não tenha sucesso, vou fabricar um igual!

Abraço


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por tomazsena em 6/7/2012, 14:29

Opteron escreveu:O meu motor com 80.000 esta fazendo um "trec trec trec" nas valvulas, quando desce o giro...
Aqui em porto alegre só o parafuso custa R$110,00 nas ccs.
To pensando em remove-lo, limpa-lo, verificar a atuação da mola e reinstalar.
Caso não tenha sucesso, vou fabricar um igual!

Abraço

Da um pouquinho de trabalho fazer um desses igual. Ele tem uma mola interna, mais o que segura ele esticado no lugar mesmo é a pressão do óleo. Se voce verificar, ele tem uma abertura na cabeça do "parafuso" na parte de dentro, e tem uma saida(furo) na ponta dele. Por onde o óleo circula. Uma boa seria testar a pressao de óleo do seu carro.

Se o tensor de seu carro não for o original da FORD, pode ser que esse seja o problema, Tensores paralelos como a marca Aplic, tem esses furos por onde o oleo circula muito grande, com isso nao se tem pressão necessaria e a corrente fica trabalhando folgada. Da uma verificada nisso ok?


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Opteron em 6/7/2012, 15:48

Show... eu já estava pesquisando aqui um da aplic por 75,00 reais.
O tensionador parece ser zero ainda, pois não tem marca de chave.
Como eu testo a pressão óleo? Quanto deve ser a pressão original?

Abraço


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por tomazsena em 6/7/2012, 17:41

[quote="tomazsena"]
Opteron escreveu:Show... eu já estava pesquisando aqui um da aplic por 75,00 reais.
O tensionador parece ser zero ainda, pois não tem marca de chave.
Como eu testo a pressão óleo? Quanto deve ser a pressão original?

Abraço

A pressão do óleo deve ser de 3 bar a 880rpm e 5,5 bar a 2000rpm. Existe um sensor da pressão do óleo, o que alguns chamam de cebolinha, ela fica localizada por baixo do coletor de admissão do carro. para se testar a pressão, esse sensor é retirado e é colocado um Manometro.


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por SergioDF em 20/7/2012, 12:36

Alguém sabe me falar qual a vida útil desse tensionador?


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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por Opteron em 23/7/2012, 16:56

Por mim deveria durar a vida toda!
Para custar 100 pila...
Com as manutenções em dia e com produtos adequados. Deve durar bastante. Porque o unico desgaste natural seria da mola, que ainda por cima exerce força quase que estática, somente nas partidas quando o óleo desceu ele vai atuar.

Abraço



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Mensagem por Salomão em 16/8/2012, 17:22

Obrigado pela dica, o meu estava resecado e ainda não estava danificado, , tirei limpei e já melhorou uns 95%, , beleza

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barulho no tensor da corrente

Mensagem por sergio crispim em 5/10/2012, 20:48

Razz Razz o meu é um fiesta 97/98 endura e ta com um barulho no tensor da corrente, como faço pra troca-lo

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por souzaflash em 29/10/2012, 01:09

Opa Pessoal !

Meu motor está com 60 mil rodados.

Segundo o mecãnico devo trocar a corrente de comando, será que trocando o tensionador resolve?

Pois para trocar a corrente de comando vou gastar uns R$ 400,00.

Alguém sabe a vida útil média do tensionador e da corrente de comando em si?

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por souzaflash em 31/10/2012, 12:50

Pessoal, aqui na concessionária FORD este tensionador custa R$ 140,00 e demora cerca de 20 dias para chegar.

Achei no mercado livre por R$ 70,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445219687-tensionador-da-corrente-rocam-original-unidade-_JM#

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por piaui em 2/11/2012, 13:56

Galera, meu fiesta 1.0 de 2008, também fez esse barulho (tec tec..) só que não ligou o carro. Será que o problema é o tensionador ou pode ser velas e cabos? Grato.

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

Mensagem por souzaflash em 7/11/2012, 10:36

Pessoal, a corrente estava batendo.

Motor com 60 Mil rodados.

Troquei o tensionador e o barulho acabou.

Excelente dica deste post.

Pois eu iria gastar uns 400,00 para trocar todo o Kit.

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Re: Trocando o Tensionador da Corrente de Comando - Motores Zetec Rocam

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