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    Ventoinha do Radiador não dispara

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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por VesgoNet 27/12/2011, 16:37

    Boas, meu fiesta SC 2003 numca tinha esquentado, tambem so ando uns 15k por dia.
    Porém hoje fui leva a sogra pra rodoviária cheers e peguei uns 20k de transito.
    A temperatura subiu no nível máximo que até a luz vermelha acendeu. Parei na hora em um posto e desliguei o motor.
    A água estava retornando pro reservatorio normalmente e o nível estava ok.
    POrém a ventoinha não estava disparada, esperei uns 30min pra poder retornar pra casa.
    Voltei pela BR pra um trageto sem transito, e a temperatura voltou ao normal (após andar a uns 100k/h) creio que foi esfriado pela velocidade Wink .
    A alguns dias percebi quando chegava em casa com a ventoinha disparada, quando desligava a chave ela parava tambem. Isso e normal? Onde devo solicitar ao mecânico verificar primeiro? Tem alguma forma de testar ela sem ser esperando o carro esquentar? Pois esquentou ao máximo e ela não disparou affraid .
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por tomazsena 27/12/2011, 17:09

    é bom testar os fusiveis da ventoinha. Talvez algum esteja queimado. E tem uma parada de relé da velocidade baixa que fica ali proximo do radiador. Se nao for os fusiveis é bom levar a um mecanico para ele verificar.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Ithallo Tanabe 27/12/2011, 17:17

    Existe uma "cebolinha" que libera o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador, ou seja, quando o carro está "frio" ele apenas circula sem passar pelo radiador, após temperatura "X" essa peça abre o fluxo para o radiador, para que o líquido seja também resfriado. Deu pra entender?
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por tomazsena 27/12/2011, 17:20

    procarioto escreveu:Existe uma "cebolinha" que libera o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador, ou seja, quando o carro está "frio" ele apenas circula sem passar pelo radiador, após temperatura "X" essa peça abre o fluxo para o radiador, para que o líquido seja também resfriado. Deu pra entender?

    Procarioto, isso aí seria a válvula termostática. Mas pelo que ele citou, ela nao está com problemas. Pois andando na rodovia sem transito, o carro fica funcionando na temperatura normal.

    O problema é com o danado dos sistema da vetoinha mesmo, aquele negocio la da frente que parece com um ventilador.

    Ele citou que ele nao ta ligando de jeito nenhum.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por VesgoNet 27/12/2011, 17:25

    isso isso, sem transito sem aquecimento cheers
    Devo procurar um mecânico ou uma auto-elétrica?
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Ithallo Tanabe 27/12/2011, 18:03

    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:Existe uma "cebolinha" que libera o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador, ou seja, quando o carro está "frio" ele apenas circula sem passar pelo radiador, após temperatura "X" essa peça abre o fluxo para o radiador, para que o líquido seja também resfriado. Deu pra entender?

    Procarioto, isso aí seria a válvula termostática. Mas pelo que ele citou, ela nao está com problemas. Pois andando na rodovia sem transito, o carro fica funcionando na temperatura normal.

    O problema é com o danado dos sistema da vetoinha mesmo, aquele negocio la da frente que parece com um ventilador.

    Ele citou que ele nao ta ligando de jeito nenhum.

    Mas essa de temperatura normal pode ser devido ao fato do próprio fluxo de ar que passa pelo motor, no caso, vai resfriando-o. Falo isso pois já peguei estrada uma vez logo que sai de onde estava já era rodovia, viajei 1 hora e a temperatura do motor abaixo da marca do meio (1/4 aprox.) só chegou no meio quando peguei um trecho de obras da rodovia.

    Só resta ele ligar o carro parado e esperar ela disparar.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por VesgoNet 27/12/2011, 18:09

    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:Existe uma "cebolinha" que libera o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador, ou seja, quando o carro está "frio" ele apenas circula sem passar pelo radiador, após temperatura "X" essa peça abre o fluxo para o radiador, para que o líquido seja também resfriado. Deu pra entender?

    Procarioto, isso aí seria a válvula termostática. Mas pelo que ele citou, ela nao está com problemas. Pois andando na rodovia sem transito, o carro fica funcionando na temperatura normal.

    O problema é com o danado dos sistema da vetoinha mesmo, aquele negocio la da frente que parece com um ventilador.

    Ele citou que ele nao ta ligando de jeito nenhum.

    Mas essa de temperatura normal pode ser devido ao fato do próprio fluxo de ar que passa pelo motor, no caso, vai resfriando-o. Falo isso pois já peguei estrada uma vez logo que sai de onde estava já era rodovia, viajei 1 hora e a temperatura do motor abaixo da marca do meio (1/4 aprox.) só chegou no meio quando peguei um trecho de obras da rodovia.

    Só resta ele ligar o carro parado e esperar ela disparar.
    Então, o carro esquentou ate acender a luz vermelha no painel e não disparou. Acho q esse teste de deixar ligado ate disparar ja não serve mais Mad
    Desde já grato pela prontidão das respostas Very Happy
    Amanhã passarei numa auto eletrica e pesso pra darem uma olhada pra ver o q pode ser e posto os resultados.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Alexandre França 27/12/2011, 20:06

    vesgonet escreveu:
    procarioto escreveu:
    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:Existe uma "cebolinha" que libera o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador, ou seja, quando o carro está "frio" ele apenas circula sem passar pelo radiador, após temperatura "X" essa peça abre o fluxo para o radiador, para que o líquido seja também resfriado. Deu pra entender?

    Procarioto, isso aí seria a válvula termostática. Mas pelo que ele citou, ela nao está com problemas. Pois andando na rodovia sem transito, o carro fica funcionando na temperatura normal.

    O problema é com o danado dos sistema da vetoinha mesmo, aquele negocio la da frente que parece com um ventilador.

    Ele citou que ele nao ta ligando de jeito nenhum.

    Mas essa de temperatura normal pode ser devido ao fato do próprio fluxo de ar que passa pelo motor, no caso, vai resfriando-o. Falo isso pois já peguei estrada uma vez logo que sai de onde estava já era rodovia, viajei 1 hora e a temperatura do motor abaixo da marca do meio (1/4 aprox.) só chegou no meio quando peguei um trecho de obras da rodovia.

    Só resta ele ligar o carro parado e esperar ela disparar.
    Então, o carro esquentou ate acender a luz vermelha no painel e não disparou. Acho q esse teste de deixar ligado ate disparar ja não serve mais Mad
    Desde já grato pela prontidão das respostas Very Happy
    Amanhã passarei numa auto eletrica e pesso pra darem uma olhada pra ver o q pode ser e posto os resultados.

    Aconteceu comigo este fato. Era o fusível. Que fica dentro de uma caixa no compartimento do motor. 50 centavos o fusível e a mão de obra do eletricista ficou na camaradagem!
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    Mensagem por Bryan 28/12/2011, 08:54

    O problema é o seguinte: a mangueira está furada. Provavelmente é aquela mangueira sem proteção, que vem nas versões mais antigas do fiesta. Quando o moto trabalha, ele roça a mangueira e faz pequenos furos. Troque e verá isso.
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    Mensagem por VesgoNet 28/12/2011, 11:29

    procarioto escreveu:
    Aconteceu comigo este fato. Era o fusível. Que fica dentro de uma caixa no compartimento do motor. 50 centavos o fusível e a mão de obra do eletricista ficou na camaradagem!
    Chego perto, era o fiu que vai nessa caixa que estava solto, ligou de novo e fico zero. Bom que me cobraram 30,00 no serviço Twisted Evil Pelo menos o problema foi solucionado.
    Obrigado a todos pelas discas cheers
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    Mensagem por tomazsena 28/12/2011, 12:16

    vesgonet escreveu:
    procarioto escreveu:
    Aconteceu comigo este fato. Era o fusível. Que fica dentro de uma caixa no compartimento do motor. 50 centavos o fusível e a mão de obra do eletricista ficou na camaradagem!
    Chego perto, era o fiu que vai nessa caixa que estava solto, ligou de novo e fico zero. Bom que me cobraram 30,00 no serviço Twisted Evil Pelo menos o problema foi solucionado.
    Obrigado a todos pelas discas cheers

    O povo aí bota pra lascar na mão de obra hein.

    Imagine para fazer serviço de caixa de marcha quanto que eles cobram. Para emendar um fio, 30 reais.
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    Mensagem por VesgoNet 28/12/2011, 12:34

    hehe, aqui e o bixo mesmo, paguei a festa de fim de ano do cidadão.
    Acho que ele viu esse fio desde o inicio, so que ele fez toda a cena.
    Teste de fuziveis, tiro o farol, mexeu nos relê, deito em baixo do carro, e por último levanto e coloco o bendito no lugar e pediu pra mim segurar pra ele dispara ela la em baixo.
    + Ta bom, cada um sabe quanto vale o seu serviço. Sad
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    Mensagem por Ademilson81 28/12/2011, 12:47

    O meu Street ta com um problema parecido, nunca vi aquela bendita ventoinha funcionar.
    Mas nunca deu super aquecimento o marcador sempre fica no meio, nunca passou disso.
    onde fica esse fusivel que comentaram ai em cima?
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    Mensagem por tomazsena 28/12/2011, 12:49

    vesgonet escreveu:hehe, aqui e o bixo mesmo, paguei a festa de fim de ano do cidadão.
    Acho que ele viu esse fio desde o inicio, so que ele fez toda a cena.
    Teste de fuziveis, tiro o farol, mexeu nos relê, deito em baixo do carro, e por último levanto e coloco o bendito no lugar e pediu pra mim segurar pra ele dispara ela la em baixo.
    + Ta bom, cada um sabe quanto vale o seu serviço. Sad


    Garanto a você que o serviço dele num vale esse valor todo não. Se fosse eu, não voltaria mais a oficina dele. Ja se ele cobrasse uns 15 ou até mesmo pelos 20 reais. Ele conquistaria um cliente que voltaria a oficina dele. Até mesmo não ter cobrado nada.

    Ele com certeza teria conquistado um cliente que voltaria la.
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    Mensagem por VesgoNet 28/12/2011, 12:50

    Ademilson81 escreveu:O meu Street ta com um problema parecido, nunca vi aquela bendita ventoinha funcionar.
    Mas nunca deu super aquecimento o marcador sempre fica no meio, nunca passou disso.
    onde fica esse fusivel que comentaram ai em cima?
    No meu SC fica do lado da bateria, numa caixinha preta, tem uma tampinha em cima q abre pra dar acesso aos fuziveis.
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    Mensagem por Alexandre França 28/12/2011, 14:43

    Que bom que resolveu. Pelo menos tá tudo ok, veja pelo lado bom, o caro agora tá ok.
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    Mensagem por cristiano317 28/12/2011, 15:33

    olha caros amigos o problema pode ser muito simples,se a a agua estava no nivel por tanto nao e magueira furada nem tampa de reservatorio com problema pois o principal fator dessese baixar o nivel de agua,porem o sensor de temperatura pode nao esta mandando o sinal para a central e assim disparar a ventuinha,uma outra coisa tambem pode ser fusivel pois como ele mesm disse que roda muito pouco a ventuinha ramente e acionada,entao por esse motivo,quando foi preciso usar a ventuinha o fusivel nao aguentou,um outro fator pode ser a propriventuinha que tenha queimado oq eu acho muito pouco provavel.se primeiro for constatado que o fusivel esta perfeito,para testar a ventuinha e muito simples basta funcionar o carro e logo em seguida desligar a tomada do sensor de temperatura que apos 5 ou 10 seg. a ventuinha despara sozinha.
    o sensor de temperatura e aquele que fica na camera de agua que fica presa na parte lateral do cabecote proximo a bateria. caso ela nao funcione procure uma css ou um mecanico de sua confianca.
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    Mensagem por tomazsena 28/12/2011, 20:37

    cristiano317 escreveu:olha caros amigos o problema pode ser muito simples,se a a agua estava no nivel por tanto nao e magueira furada nem tampa de reservatorio com problema pois o principal fator dessese baixar o nivel de agua,porem o sensor de temperatura pode nao esta mandando o sinal para a central e assim disparar a ventuinha,uma outra coisa tambem pode ser fusivel pois como ele mesm disse que roda muito pouco a ventuinha ramente e acionada,entao por esse motivo,quando foi preciso usar a ventuinha o fusivel nao aguentou,um outro fator pode ser a propriventuinha que tenha queimado oq eu acho muito pouco provavel.se primeiro for constatado que o fusivel esta perfeito,para testar a ventuinha e muito simples basta funcionar o carro e logo em seguida desligar a tomada do sensor de temperatura que apos 5 ou 10 seg. a ventuinha despara sozinha.
    o sensor de temperatura e aquele que fica na camera de agua que fica presa na parte lateral do cabecote proximo a bateria. caso ela nao funcione procure uma css ou um mecanico de sua confianca.

    cristiano, bem vindo de volta. O cara conseguiu resolver o problema. Um mecanico cobrou dele 30 reais para religar um fio que tava desligado.
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    Mensagem por VesgoNet 28/12/2011, 20:40

    Sad cada vez que você fala isso eu sinto um aperto tão forte no bolso. kkkkkkkkkkkkkk
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por tomazsena 28/12/2011, 21:04

    vesgonet escreveu: Sad cada vez que você fala isso eu sinto um aperto tão forte no bolso. kkkkkkkkkkkkkk

    hehehehehe
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Lek 28/12/2011, 21:28

    Ademilson81 escreveu:O meu Street ta com um problema parecido, nunca vi aquela bendita ventoinha funcionar.
    Mas nunca deu super aquecimento o marcador sempre fica no meio, nunca passou disso.
    onde fica esse fusivel que comentaram ai em cima?

    Fiesta MK4 e MK5 é assim mesmo, não esquenta facil, dificilmente aciona ventoinha.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Ithallo Tanabe 28/12/2011, 21:42

    Por falar em furo de mangueiras, alguém sabe quanto custa o kit (3 mangueiras) do Mk6? O nível da água do meu tá baixando muito rápido... média de 3-4 dias tenho que completar.... Estou rezando muito que o vazamento seja pelas mangueiras, pq se for pela junta... Tô lascado!
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por tomazsena 28/12/2011, 21:54

    procarioto escreveu:Por falar em furo de mangueiras, alguém sabe quanto custa o kit (3 mangueiras) do Mk6? O nível da água do meu tá baixando muito rápido... média de 3-4 dias tenho que completar.... Estou rezando muito que o vazamento seja pelas mangueiras, pq se for pela junta... Tô lascado!

    Ja tentou olhar o reservatorio ?

    Tipo, é facil de retirar ele dali, tira ele, limpa e ve se nao tem nenhuma rachadura embaixo, coloque contra a luz do sol que da pra ver.

    No meu antigo carro ele tava com esse problema. Claro que nao era tao rapido quanto ta no seu.
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Alexandre França 28/12/2011, 22:09

    Olá,
    vc tem algumas opções. 1. Dá uma olhada no reservatório. As vezes ele vaza. 2. Veja se tem alguma mangueira vazando. 3. Valvula termostática, veja se ela to ok. 4. Dá uma olhada no radiador. Se nenhum desses ítens tiver com alguma anomalia, aí mano...como vc mesmo disse, tais lascado!
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    Ventoinha do Radiador não dispara Empty Re: Ventoinha do Radiador não dispara

    Mensagem por Ithallo Tanabe 28/12/2011, 22:13

    tomazsena escreveu:
    procarioto escreveu:Por falar em furo de mangueiras, alguém sabe quanto custa o kit (3 mangueiras) do Mk6? O nível da água do meu tá baixando muito rápido... média de 3-4 dias tenho que completar.... Estou rezando muito que o vazamento seja pelas mangueiras, pq se for pela junta... Tô lascado!

    Ja tentou olhar o reservatorio ?

    Tipo, é facil de retirar ele dali, tira ele, limpa e ve se nao tem nenhuma rachadura embaixo, coloque contra a luz do sol que da pra ver.

    No meu antigo carro ele tava com esse problema. Claro que nao era tao rapido quanto ta no seu.

    Tomaz, a tampinha original deu problema e as paralelas novas não casavam no reservatório antigo, ai eu troquei o reservatório e a tampa! Então nele não é! E como as mangueiras ainda são originais desconfio delas!

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