O Mundo Sobre Ford Fiesta


Dicas para montar o som do seu carro!

Compartilhe

ChronusBR
Nascituro
Nascituro

Mensagens : 31
Data de inscrição : 02/05/2013
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Dicas para montar o som do seu carro!

Mensagem por ChronusBR em 15/7/2013, 16:56

VEJA O VÍDEO AQUI!!!

Pra quem não tem como assistir o vídeo segue a matéria na integra!!

          A maioria dos carros já sai de fábrica com sistema de áudio original; suficiente para muita gente, mas não para quem busca mais qualidade e fidelidade de som. Sistemas modernos e compactos prometem transformar o áudio do seu carro em um verdadeiro concerto... é realmente de impressionar... Antes de qualquer coisa, é preciso saber quanto você quer investir no seu sistema de som; onde quer chegar. As melhores marcas oferecem conjunto de falantes que variam entre 500 e 17 “MIL” reais... "Não adianta quere investir muito no rádio digital porque você vai acabar perdendo muito dinheiro, e não vai ter retorno", explica Marcello Franco Figueiredo, proprietário / Audio Design.
         Segundo ele, mesmo com o original do seu carro, apenas trocando os falantes você já terá um ganho de até 60% na qualidade de som. Agora se quiser investir mais, pode seguir a última tendência e apostar em um aparelho multimídia... "Hoje, nós estamos na era do multimídia. Tem imagem, TV, câmera, iPod, blutooth... tudo integrado. E esta é a tendência", diz Marcello Franco Figueiredo.
         Sobre os falantes, a fórmula parece simples; na frente, basta um kit duas vias que traz um falante para os sons médios e um tweeter para os mais agudos.
         "Se você pegar um tweeter de alta qualidade e um mid bass de ótima qualidade, você já tem praticamente o range inteiro de música e o gap da faixa de frequência dentro destes dois falantes. Então você não precisa de mais falantes", diz.
         Já na parte de trás, a dica é não apostar muito na potência, mas em falantes coaxiais – que trazem o tweeter e o falante médio integrados.
         "O falante traseiro dá ambiência e serve também para quem senta atrás no veículo. Caso contrário, chega a atrapalhar o som da frente".
Um alerta importante! A maioria das lojas e inclusive muitos leigos avaliam alto-falantes apenas pela sua potência. Mas é preciso analisar muito mais do que isso: o material que é feito o falante, a sua sensibilidade, eficiência; enfim, todo o conjunto.
         "Se você pegar um falante com uma potência muito alta, precisará de um amplificador com muita potência. Então o custo reais x watts vai ser muito alto. A tendência é usar falantes com potência menor, com sensibilidade mais alta e materiais primeira linha."
Outro mito que a gente quebrou nessa conversa foi que qualquer conjunto de falantes um pouco melhor do que os originais do carro precisam de amplificador externo para tocar. Não é verdade. Seguindo essa tendência de alto-falantes de menor potência e maior qualidade, os amplificadores são totalmente dispensáveis. Para o Marcello, a amplificador só é indispensável quando o usuário for instalar um subwoofer para melhorar os graves do som.
         "Os falantes (subwoofer, médio,  tweeter e midbass) se complementam. Cada um faz parte dentro da faixa de frequência que a gente ouve no carro. O woofer complementa a faixa de grave que a porta não consegue fabricar", afirma Marcello.
Com um conjunto assim, você já terá uma melhora enorme na qualidade e fidelidade de som dentro do seu carro. Recapitulando: um kit duas vias na frente, caixas coaxiais atrás e, se quiser, um subwoofer embaixo do banco ou no porta-malas.
          Ah, importante também, se você preza por qualidade, é observar a parte “invisível” do som; ou seja, a instalação e o material usado. Acredite, isso faz muita diferença. Ou seja: se você resolveu gastar com os falantes, não economize nos cabos, por exemplo.
          "Não adianta ter falante e aparelho muito bons se o que interliga eles é ruim, porque falta um filtro que segura as frequências e não deixa alimentar o amplificador. Digo que a fiação e instalação equivalem a 60% do sistema de áudio", afirma Marcello Franco Figueiredo, proprietário / Audio Design.
           O mais legal é que os equipamentos mais modernos melhoram – e muito – a qualidade do sistema de áudio sem mexer na originalidade do carro; nada mais de cornetas, luzes coloridas que transformam o carro quase num trio elétrico. Se esta for sua praia, pesquise e leve essas dicas com você. Aproveite!


Fonte: Olhar Digital


_________________
[GARAGEM] Fiesta Rocam Hatch 1.0 13/14

    Data/hora atual: 8/12/2016, 01:57