Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    òleo de câmbio, quando trocar?

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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Geraldo Camara 1/8/2012, 08:20

    Bom dia pessoal, beleza?

    Essa semana levei meu carro pra trocar o óleo e filtros e me atentei ao câmbio, na próxima troca será verificado o óleo dele, mas vem a perguntar, seria só completar, caso esteja baixo ou troca como se faz no motor?

    O meu é um Fiesta 1.0 2008, ele ta com 60 mil km rodados, será que já está na hora?
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por juliano.silva8 1/8/2012, 13:47

    Também tenho essa curiosidade em saber quando se troca o óleo de câmbio,porém como não entendo de mecânica,não poderei ajudá-lo,mas o pessoal daqui do fórum com certeza podera tirar essa dúvida para nós.
    Abraço.
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por tomazsena 1/8/2012, 16:11

    Segundo o proprio manual do proprietário:

    Fluido para a caixa de câmbio
    Utilize fluido de alta pressão para
    caixa de câmbio 75W90 (sintético),
    de acordo com a especificação
    WSD-M2C/200-C da Ford.
    Nota: normalmente não é
    necessário trocar ou completar o
    nível de fluido da caixa de câmbio.
    Se houver vazamentos, procure um
    Distribuidor Ford.
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    Mensagem por Convidad 1/8/2012, 22:19

    a ford fala isso no manual de vários carros dela..

    a verdade é que é bom dar uma olhada no nível sim, mesmo sem vazar. vi isso no focus do meu amigo, que tinha esta mesma ladainha no manual e com 120.000 km estava com seu nível bem baixo... detalhe: automático!!!
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Geraldo Camara 1/8/2012, 22:49

    Glaucoms escreveu:a ford fala isso no manual de vários carros dela..

    a verdade é que é bom dar uma olhada no nível sim, mesmo sem vazar. vi isso no focus do meu amigo, que tinha esta mesma ladainha no manual e com 120.000 km estava com seu nível bem baixo... detalhe: automático!!!


    então, é por este motivo que surgiu a dúvida.
    Na Doblô que tinha na empresa que trabalhava, não tinha vazamentos, mas sempre tinha que olhar o nível do óleo.
    Eu li isso no manual mesmo, mas até na etiqueta da torca do óleo tem o alerta para verificar daqui 6 meses, ai fiquei em cima do muro Laughing
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Ithallo Tanabe 1/8/2012, 22:52

    Eu quando troquei o retentor do volante aproveitei e troquei o óleo da caixa! =D Mas isso foi com 120.000km!
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Nilton Santos 2/8/2012, 15:19

    E tem como completar fazendo isso em casa?
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por AlexPOA 2/8/2012, 15:46

    Por onde que se verifica o nível?
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Nilton Santos 2/8/2012, 15:51

    AlexPOA escreveu:Por onde que se verifica o nível?
    Esse seu ta lindo, coloca as fotos dele. Hj vi um desse e super conservado. Vou tirar uma foto e perguntar quanto eh.
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    Mensagem por Marco Aurélio C. Jr 2/8/2012, 16:45

    -O óleo de caixa de qualquer carro não é contaminado por particulas de carbono como o óleo de motor, dessa forma ele suja muito menos.
    -É necessário conferir o nível do óleo sempre que houver algum vazamento ou a cada 50000km e substituir todo o óleo a cada 100000km.

    Essas informações nos foi passada por um técnico da Petrobras que veio aqui na Oficina no ano passado para ministrar uma palestra de Lubrificantes.
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    Mensagem por Convidad 2/8/2012, 17:26

    mas este técnico dá palestras interessado em vender lubrificantes, logo, é claro que ele vai mandar conferir nível e trocar, mesmo que o fabricante do veículo mande não trocar...

    complicado.
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Claudio Barbano Jr 2/8/2012, 18:07

    Normalmente o nível de óleo desses veículos não baixam, mas por razão da coifa do semi-eixo, pròximo do câmbio estar rachada ou pequena fissura, o óleo da caixa vem a contaminar (apresenta uma cor de tom amarronzada), ocasionada nos dias de chuva. Coifa rasgada não vaza óleo de câmbio, mas contamina, aí que mora o perigo, pq a pessoa não ve óleo vazar e continua rodando com óleo sem viscosidade. Para acessar o bujão tem q ser retirada aquela caixa plástica protetora existente no câmbio.
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Geraldo Camara 2/8/2012, 22:49

    CONCEPT CAR2012 escreveu:Normalmente o nível de óleo desses veículos não baixam, mas por razão da coifa do semi-eixo, pròximo do câmbio estar rachada ou pequena fissura, o óleo da caixa vem a contaminar (apresenta uma cor de tom amarronzada), ocasionada nos dias de chuva. Coifa rasgada não vaza óleo de câmbio, mas contamina, aí que mora o perigo, pq a pessoa não ve óleo vazar e continua rodando com óleo sem viscosidade. Para acessar o bujão tem q ser retirada aquela caixa plástica protetora existente no câmbio.

    mas existe algum visor para ver essa tonalidade então?
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Claudio Barbano Jr 2/8/2012, 23:37

    Geraldo Camara escreveu:
    CONCEPT CAR2012 escreveu:Normalmente o nível de óleo desses veículos não baixam, mas por razão da coifa do semi-eixo, pròximo do câmbio estar rachada ou pequena fissura, o óleo da caixa vem a contaminar (apresenta uma cor de tom amarronzada), ocasionada nos dias de chuva. Coifa rasgada não vaza óleo de câmbio, mas contamina, aí que mora o perigo, pq a pessoa não ve óleo vazar e continua rodando com óleo sem viscosidade. Para acessar o bujão tem q ser retirada aquela caixa plástica protetora existente no câmbio.

    mas existe algum visor para ver essa tonalidade então?

    Não, para checar o estado do óleo, tem q se retirar o bujão da parte de cima e verificar o estado da viscosidade do óleo. O câmbio possui 2 bujões 1 em cima e outro em baixo, respectivamente um para se colocar o óleo e o outro para se drenar o mesmo. Na troca do mesmo, é interessante também lubrificar os terminais dos cabos do trambulador que ali ficam. Fica tudo zerado ao preço de uma troca de óleo de câmbio.
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Geraldo Camara 3/8/2012, 08:23

    CONCEPT CAR2012 escreveu:
    Geraldo Camara escreveu:
    CONCEPT CAR2012 escreveu:Normalmente o nível de óleo desses veículos não baixam, mas por razão da coifa do semi-eixo, pròximo do câmbio estar rachada ou pequena fissura, o óleo da caixa vem a contaminar (apresenta uma cor de tom amarronzada), ocasionada nos dias de chuva. Coifa rasgada não vaza óleo de câmbio, mas contamina, aí que mora o perigo, pq a pessoa não ve óleo vazar e continua rodando com óleo sem viscosidade. Para acessar o bujão tem q ser retirada aquela caixa plástica protetora existente no câmbio.

    mas existe algum visor para ver essa tonalidade então?

    Não, para checar o estado do óleo, tem q se retirar o bujão da parte de cima e verificar o estado da viscosidade do óleo. O câmbio possui 2 bujões 1 em cima e outro em baixo, respectivamente um para se colocar o óleo e o outro para se drenar o mesmo. Na troca do mesmo, é interessante também lubrificar os terminais dos cabos do trambulador que ali ficam. Fica tudo zerado ao preço de uma troca de óleo de câmbio.

    Poxa, obrigado pela dica, vou fazer isso na próxima troca de óleo do motor, que provavelmente será junto com a do câmbio cheers
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    òleo de câmbio, quando trocar? Empty Re: òleo de câmbio, quando trocar?

    Mensagem por Marco Aurélio C. Jr 3/8/2012, 08:53

    Glaucoms escreveu:mas este técnico dá palestras interessado em vender lubrificantes, logo, é claro que ele vai mandar conferir nível e trocar, mesmo que o fabricante do veículo mande não trocar...

    complicado.

    aé ? então vai lá na ford e pergunta pra eles por que o óleo de caixa do veículo fica com tons de cinza e cheio de impurezas provenientes de microfissuras localizadas nas coifas da caixa. Faça uma pequena pesquisa em qualquer fabricante de óleo e pergunte isso, você vai notar que recomendam a troca até por data de validade e que eu saiba A FORD NAO FABRICA ÓLEO portanto quem tem que saber sobre vida útil do óleo ou prazo para troca É O FABRICANTE!



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    Mensagem por João Paulo de Mendonça 3/8/2012, 09:17

    Bom dia galera! Era uma vez um gol cht... kkkkkk voltando ao assunto eu tive um gol cht e troca sim troca nao eu mandava verificar o nivel o oleo de cambio, nao baixava nada. Numa bela manha de sol, eu estava com tempo, levei ele na oficina de um amigo mandei ele fazer a troca. Quando escorreu o oleo "velho" o negocio desceu com viscosidade parecida com mel e com uma cor acinzentada. Demou quase 15 min pra descer tudo. Coloquei o oleo recomendado pelo fabricante e, para minha surpresa, o cambio ficou show. Muito mais macio. O golzinho ja estava com 160000. Se é necessario trocar eu nao sei mas que da diferença isso eu posso afirmar.
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    Mensagem por Convidad 3/8/2012, 18:15

    Marco Aurélio C. Jr escreveu:
    Glaucoms escreveu:mas este técnico dá palestras interessado em vender lubrificantes, logo, é claro que ele vai mandar conferir nível e trocar, mesmo que o fabricante do veículo mande não trocar...

    complicado.

    aé ? então vai lá na ford e pergunta pra eles por que o óleo de caixa do veículo fica com tons de cinza e cheio de impurezas provenientes de microfissuras localizadas nas coifas da caixa. Faça uma pequena pesquisa em qualquer fabricante de óleo e pergunte isso, você vai notar que recomendam a troca até por data de validade e que eu saiba A FORD NAO FABRICA ÓLEO portanto quem tem que saber sobre vida útil do óleo ou prazo para troca É O FABRICANTE!

    ahahahahahahahahahahahaha

    Cara, não vou fazer nada disso. dê ordens na sua mulher! ahahahahahhahahahahaha (é brincadeira)

    por conta deste tópico, retirei o óleo da caixa do meu fiestinha com 128.000 km... nada aparentemente anormal. tonalidade quase igual ao do novo, neda que lembre algo cinza e quase nenhuma partícula. o dono anterior deve ter trocado ou então ainda não tenho na minha coifa as tais microfissuras (ahahahha)

    agora, como professor de física e experiente em caixas de palio e fusca, onde fiz algumas trocas deste fluido, posso afirmar que os tons cinzam podem ser também do próprio atrito entre as peças internas do câmbio, deixando micropartículas de metal suspensas no óleo, já que o parafuso escoador não é magnetizado, como em alguns carros. em nenhuma das trocas que fiz por aqui o óleo estava cinza ou próximo disso. estava sempre com a tonalidade de óleo novo (2x por trocar a embreagem e o mecânico rasgar ou não apertar as coifas nos palios e algumas coifas rasgadas no fusca - quem tem ou já teve, sabe que é problema crônico em fuscas que andam de verdade)

    microfissura que contamina(?), e por onde não vaza, me parece a mais pura piada de vendedor de óleo.

    quero ver é explicar fisicamente isso e não ditar uma possibilidade.
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    Mensagem por Convidad 3/8/2012, 18:17

    sendo o óleo um produto mineral, ou no caso dos mais novos, sintéticos, qual a propriedade que determina que um óleo estraga por tempo?

    na embalagam de nenhum deles tem a validade, pois são indeterminados.

    lendas em lendas.
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    Mensagem por Marco Aurélio C. Jr 3/8/2012, 18:35

    Glaucoms escreveu:sendo o óleo um produto mineral, ou no caso dos mais novos, sintéticos, qual a propriedade que determina que um óleo estraga por tempo?

    na embalagam de nenhum deles tem a validade, pois são indeterminados.

    lendas em lendas.

    Bom, isso da já é coisa pra você perguntar pra quem desenvolve óleo, digo isso pq aqui na oficina por exemplo existem várias máquinas que utilizam tudo quanto é tipo de óleo, e em todas elas (mesmo as que trabalham com lubrificação por imersão como as caixas demarchas) o manual manda trocar o óleo a cada 2 anos. QUalquer fabricante de óleo tb faz essa mesma recomendação.

    A respeito do vazamento de óleo das coifas da caixa de seus palios ou fuscas.. procure estudar um pouco mais como funciona o sistema de vedação de uma coifa da caixa que vc logo vai perceber que dependendo de onde se encontra o furo ou fissura o óleo não vai vazar, porém pode ocorrer de impurezas se adentrarem através desses tais furos e contaminarem o óleo.
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    Mensagem por Convidad 3/8/2012, 19:39

    por isso mesmo, companheiro!

    muito dificil de acontecer isso, pois a parte que mais se prejudica é a parte em contaro com o óleo, ao contário do que a maioria pensa, pois os detergentes contidos nos óleo modernos, assim como o lítio das graxas, danificam as borrachas, logo, se trincar pa parte de baixo, vai vazar e é por onde começam as trincas em coifas velhas e vi muito disso por aqui com as coifas paralelas que trocava, sempre do mesmo lado, pois eram muito vagamas, mesmo as de kombi compradas na CSS VW.

    e tem outra, recentemente removi uma coifa de 30 anos, original do meu fusca... se essa coifa velha, fabricada em 1979, inteiriça, durou 30 anos sem furar e foi removida por que tive de remover o cambio, rasgando na desmontagem, imagine as novas com encaixes melhorados e melhor proceso de fabricação (originais).

    fabricante de óleo recomenda muita coisa, senão a galera não vai comprar o óleo. o mito precisa ser criado!

    pro óleo da caixa ficar cinza, coisa que nunca vi, alguma coisa precisa estar errada, e repito, pode ser até particulas de metal em suspensão, mas aí é outro papo.

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    Mensagem por Claudio Barbano Jr 3/8/2012, 20:18

    Coifa não se rompe por contato por óleo e sim por suspensão danificada e ressecamento. Suspensão danificada, principalmente bandejas e pivos, fazem a coifa romper-se por estarem trabalhando forçada (fora de esquadro). Ressecada quando determinado produto pulverizado por debaixo do veículo, onde com o passar do tempo danifica a mesma.

    Glauco, Fusca é um ótimo carro nesse sentido, pois os facões em conjunto com as barras de torção e amortecedores, aguentam muito bem o tranco. Normalmente essas coifas só danificam por ressecamento ou quando precisam ser removidas em razão de remoção e reparo do câmbio.
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    Mensagem por Convidad 4/8/2012, 13:20

    não mesmo. o fusca rasga muito a coifa justamente pelo que vc explicou. se pular um quebra-molas, já era, ela estica muito de uma vez quando o carro sobe e parte.

    e sim, vc está certo, coifa se rompe por suspensão danificada e ressecamento, SIM, mas a maioria das vezes é na parte que há mais contato com o óleo.
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    Mensagem por Geraldo Camara 4/8/2012, 13:33

    Glaucoms escreveu:não mesmo. o fusca rasga muito a coifa justamente pelo que vc explicou. se pular um quebra-molas, já era, ela estica muito de uma vez quando o carro sobe e parte.

    e sim, vc está certo, coifa se rompe por suspensão danificada e ressecamento, SIM, mas a maioria das vezes é na parte que há mais contato com o óleo.

    quando tinha fusca em casa, toda vez que iria trocar o pneu trocava as coifas, só de levantar o carro corta...kkkkk...

    sobre o óleo, to pensando em fazer isso mesmo, no final do ano quando for trocar novamente o óleo já vejo de trocar junto, que agora fiquei crica com essa dos dois anos, já tinha visto em várias máquinas na indústria Shocked
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    Mensagem por marciors01 10/10/2014, 12:40

    Eu troco o óleo da caixa e não porque disseram para trocar, eu já vi o óleo que sai de uma caixa manual com 100.000km, é um lixo, totalmente preto e com pouca viscosidade, não é nem parecido com o mesmo óleo novo, o custo para trocar o óleo da caixa a cada 50.000km é irrisório.
    Meu pai tem uma quantum e dois meses atrás trocou o óleo da caixa, estava com 130.000km e estava o lixo do lixo, inclusive a caixa ficou mais suave com a troca o que demonstra que o óleo não estava mais fazendo a sua função, se estivesse eu não teria notado nenhuma melhoria nas trocas de marcha.

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