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Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

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cristiano317
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Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por cristiano317 em 29/7/2011, 16:00

Retirada da corrente
Com o motor na bancada (fora do veículo) proceda
da seguinte forma:
Drene o óleo lubrificante do motor;
Marque o sentido de rotação da correia poly-V e
retire-a;
Retire a polia da bomba D'água;
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada trave à
polia do virabrequim e retire seu parafuso de fixação;
Retire o Carter. Caso o veículo possua ar
condicionado, retire o seu compressor. A não
retirada do compressor impossibilita a retirada
do Carter;
Retire o conjunto do pescador da bomba de
óleo juntamente com sua placa defletora;
Retire a bomba de óleo. Observe que um de seus
parafusos de fixação é mais curto. Respeite a sua
posição de montagem. Caso contrário, ocorrerá
contato entre um dos parafusos de fixação da
bomba de óleo e a corrente do motor;
Retire os cabos de velas e desconecte o conector do
sensor de fase (na tampa de válvulas);
Para facilitar a movimentação do motor, retire todas as
velas de ignição;
Retire a tampa de válvulas;
Gire manualmente o motor até que o par de elos
cobreados da corrente alinhem-se com a seta existente
na engrenagem do eixo comando
(figura 1). Nessa
condição, o primeiro cilindro deve encontrar-se no
ponto morto superior-PMS, no final da fase de
compressão. O PMS do primeiro cilindro é indicado pelo
alinhamento do elo cobreado da corrente com a
referência existente na engrenagem do virabrequim
Figura 1

(figura 2);
Com a corrente devidamente sincronizada (figuras 1 e
2) retire o seu tensionador (vide vista geral);
Com o auxílio de uma ferramenta apropriada, trave a
engrenagem do eixo comando e retire-a;
Retire a corrente. Sem a corrente, evite movimentar o
motor.
Motores Zetec Rocam 1.0 e 1.6
Engrenagem do
eixo comando
(chavetada)
Engrenagem
do virabrequim
(chavetada)
Pontos de
sincronismo
Bomba d’água
Tensionador
Corrente
sincronizadora
Pontos de
sincronismo:. Figura 2
Elo cobreado
Referência
Engrenagem
do virabrequim
Instalação da corrente
Instale a nova corrente juntamente com a
engrenagem do eixo comando, respeitando os pontos
de sincronismo do motor (figuras 1 e 2).
Reinstale tudo o que foi retirado. Os torques
recomendados são:
- Engrenagem do eixo comando: 80 N.m (8 Kgf.m)
- Tensionador: 40 N.m (4 Kgf.m)
- Polia do virabrequim: 130 N.m (13 Kgf.m)
[size=18]ial Black]Figura 2

Jonathas Cattanio
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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Jonathas Cattanio em 29/7/2011, 20:42

Parabéns, ótimo Tuto!

Movido para o local correto!

Wink


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por tomazsena em 4/8/2011, 22:41

Otimo tuto. PArabens.

Pelo jeito é mais facil deixar o motor sincronizado do que motores AP que usa correia de borracha.


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por wvproducoes em 5/8/2011, 06:11

pena que o meu é Endurinha


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por alexandre oliveira em 26/1/2012, 20:39

Very Happy bem legal ,gostaria de saber quantos km roda a corrente de comando


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Ithallo Tanabe em 26/1/2012, 21:11

Perfeito! Parabéns Cristiano!


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por tomazsena em 26/1/2012, 21:14

parabens cristiano. Se bem que acho que ainda continua muito tecnico para eu mecher nisso ainda. rsrsrsrs


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por roberto joao barbosa em 12/8/2012, 11:24

se quebrar a corrente de comando do fiesta endura o que pode acontecer com o motor

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Mensagem por renato machado em 22/8/2012, 13:12

então estou com o mesmo problema dois mecanicos olharam

meu fiesta 1.0 endura 97/98 gasolina e disseram que quebrou a correia de comando


o que devo fazer ?


e outra coisa é normal o carro parar e não andar mais


dou partida e ele da uns 3 passos pra frente e para é normal ?

como resolvo isso pra botar a branquela (laysla) nas ruas de novo ?


socorro alguém me ajuda ai


Cléo Martinello
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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Cléo Martinello em 23/8/2012, 12:38

Ai pessoal tudo bem?
Sou novo ai no clube, inclusive é a primeira vez comento algo.

Neste momento meu cascudinho (MK5 1,0) esta na oficina trocando a corrente de comando e seus aliados, pois estava fazendo um barulho muito chato á uns 3 meses. Vou gastar R$ 800,00 em tudo, espero que fique bom.

Um abraço ai Pessoal.

alexandre oliveira
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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por alexandre oliveira em 23/8/2012, 19:24

Smile bem legal esse tutorial


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Cléo Martinello em 24/8/2012, 16:50

Ótimas noticias!
Acabei de pegar meu carro no mecânico, que fez um belo serviço, pois além de trocar a corrente de comando também tirou um micro vazamento de óleo na bomba hidraulica, e por fim ficou mais barato do que o esperado. Agora é so curtir.

Um abraço e bom find á todos.


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Nilton Santos em 25/8/2012, 08:09

renato machado escreveu:então estou com o mesmo problema dois mecanicos olharam

meu fiesta 1.0 endura 97/98 gasolina e disseram que quebrou a correia de comando


o que devo fazer ?


e outra coisa é normal o carro parar e não andar mais


dou partida e ele da uns 3 passos pra frente e para é normal ?

como resolvo isso pra botar a branquela (laysla) nas ruas de novo ?


socorro alguém me ajuda ai


Não eh normal não.
Primeiro que não é correia, é corrente. Outra se quer saber mesmo se foi ou não abre o tampão do cabeçote com uma chave 8mm e ver se a corrente ta quebrada ou não.


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por renato machado em 26/8/2012, 23:09

Não eh normal não.
Primeiro que não é correia, é corrente. Outra se quer saber mesmo se foi ou não abre o tampão do cabeçote com uma chave 8mm e ver se a corrente ta quebrada ou não.[/quote]

mas então um mecanico abriu esse tampão e não disse nada de corrente de comando ele disse pra eu levar pra oficina e ainda afirmou que era gasolina aduterada ele também disse e mostrou que ao dar partida as valvulas nem se quer mechiam

tava tudo carbonizada e não fazia movimento nenhum

onde eu acho essa bendita corrente no cabeçote ?

pode me mandar uma foto ou algo parecido pra eu ver onde fica localizada essa merdinha no carro ?

se quizer pode mandar pelo facebook o meu é renato.sampa.9 por favor não quero ser passado pra tras por esse mecanico

me ajuda ai valeu meu camarada

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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Nilton Santos em 27/8/2012, 12:56

renato machado escreveu:Não eh normal não.
Primeiro que não é correia, é corrente. Outra se quer saber mesmo se foi ou não abre o tampão do cabeçote com uma chave 8mm e ver se a corrente ta quebrada ou não.

mas então um mecanico abriu esse tampão e não disse nada de corrente de comando ele disse pra eu levar pra oficina e ainda afirmou que era gasolina aduterada ele também disse e mostrou que ao dar partida as valvulas nem se quer mechiam

tava tudo carbonizada e não fazia movimento nenhum

onde eu acho essa bendita corrente no cabeçote ?

pode me mandar uma foto ou algo parecido pra eu ver onde fica localizada essa merdinha no carro ?

se quizer pode mandar pelo facebook o meu é renato.sampa.9 por favor não quero ser passado pra tras por esse mecanico

me ajuda ai valeu meu camarada [/quote]
Na hora ta aqui a foto do tampão aberto. É onde fica o nome fiesta rocam.
Tirou e pronto ja da para ver a corrente.





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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por renato machado em 28/8/2012, 12:43

Nilton Santos escreveu:
renato machado escreveu:Não eh normal não.
Primeiro que não é correia, é corrente. Outra se quer saber mesmo se foi ou não abre o tampão do cabeçote com uma chave 8mm e ver se a corrente ta quebrada ou não.

mas então um mecanico abriu esse tampão e não disse nada de corrente de comando ele disse pra eu levar pra oficina e ainda afirmou que era gasolina aduterada ele também disse e mostrou que ao dar partida as valvulas nem se quer mechiam

tava tudo carbonizada e não fazia movimento nenhum

onde eu acho essa bendita corrente no cabeçote ?

pode me mandar uma foto ou algo parecido pra eu ver onde fica localizada essa merdinha no carro ?

se quizer pode mandar pelo facebook o meu é renato.sampa.9 por favor não quero ser passado pra tras por esse mecanico

me ajuda ai valeu meu camarada
Na hora ta aqui a foto do tampão aberto. É onde fica o nome fiesta rocam.
Tirou e pronto ja da para ver a corrente.



[/quote]


valeu meu velho super agradecido abração vou vai la ver se foi isso mesmo que quebrou muito grato valeu de novo

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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por renato machado em 3/9/2012, 22:09

mas então meu amigão é o seguinte o meu não é rocam rsrsrs

esse rocam é o mesmo sistema do meu ?

não tenho conhecimento se é igual perdão

é o mesmo do meu ?


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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por Hudson Araújo em 12/9/2012, 11:25

O motor tendo manutenção preventiva direitinho roda a vida útil do motor.
220.000

o do meu rodou 157.000 só troquei pq rodei sem lubrificação no motor, aproveitei e fiz tudo.

já a correia dentada é a cada 40.000.exemplo motores AP/ FIRE

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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

Mensagem por MAICOMMAXIMIANO em 17/11/2012, 20:06

Boa noite precisso saber se a rosca do parafuso do comando afrouxa normau ou é aocontrario? poi fui abrir um e ta esmanado e nao afrouxa

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Re: Substituindo a corrente de comando do fiesta 1.0/ 1.6

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