O Mundo Sobre Ford Fiesta


Explicação sobre Motores Flex

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maraccini
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Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por maraccini em 19/7/2013, 17:16

Em um motor normal a Gasolina com sistema de injeção direta e/ou indireta (pois a Audi tem os dois num mesmo carro) em condição de WOT, ou seja, aceleração máxima com acelerador 100% aberto os sensores que compõem o sistema de injeção (sensor de oxigênio ((Popularmente chamado de Lambda)), Posição de Borboleta, Rotação, Fase, Detonação, Pressão e temperatura do ar admitido, temperatura da do liquido de arrefecimento, Alguns tem temperatura do óleo, etc.) fazem uma composição de informação que CPU do carro dentro da ECU interpreta e fornece informações para que motor funcione de forma mais eficiente.
Motor Flex é na realidade um pouco diferente nesta condição de WOT (informação passada pelos engenheiros Bosch e Marelli), pois firmas que fornecem o sistema de injeção ou software da ECU dos veículos (Bosch e Marelli) não conseguiram com os mesmos sensores usados em veículos a gasolina e a indústria automotiva não quer ter gasto extra para corrigir isto, pois os veículos ainda estão dentro dos padrões exigidos pelo governo (nenhuma fabrica no Brasil se preocupa em fornecer um produto de melhor eficiência ao consumido, veja que ainda não temos injeção direta nem de gasolina nem de álcool nem tampouco injeção estratificada (que modelos à gasolina importados têm, mas no Brasil não funcionam e são desativados por causa da péssima qualidade de nossa gasolina com alta taxa de enxofre, contaminada de fabrica com agua que tem sais minerais governo aceita até 2% de água e outros contaminantes acrescidos na revenda) esta injeção funciona com altíssima pressão e fornece uma mistura mais rica em torno da vela e mais pobre nas outras áreas do cilindro diminuindo o consumo sem afetar rendimento e para veículos a álcool seria perfeita ainda espero que o Programa do Governo Inovair mude isto.

Voltando ao Flex em condição de WOT o motor produz uma maior quantidade de vapor de óleo (e este sendo originalmente de hidrocarboneto e mesmo os sintéticos o vapor é lido como se fosse de hidrocarboneto) que quando passava pelo sensor principal sensor o de Oxigênio (Lambda) entendia que motor esta com gasolina assim a ECU alterava dados para outro combustível gasolina em vez do álcool e motor ficava ¨¨perdido¨¨ então veio à solução ¨ brilhante ¨ para o terceiro mundo a partir de uma determinada rotação um software (programa) assume e fornece ao motor os dados para seu funcionamento nesta condição com WOT com álcool assim é difícil de ver, pois hoje revistas só fornecer dados com álcool, mas quando tínhamos os dois podíamos ver que em alguns casos que mesmo o veiculo flex com álcool ser mais potente (HP) o desempenho (velocidade máxima) com gasolina era maior e ainda podem ver que consumo da maioria dos carros independente da cilindrada de pouco tempo atrás era o mesmo de 6 a 7 Km/L na cidade e de 10 a 11 Km/l na estrada, Hoje melhorou o consumo um pouco (media) pois os fornecedores estão aprimorando o software. Estas firmas Bosch e Marelli cobram por tempo de desenvolvimento o que aumenta custo e devido a isto que a maioria ainda tem consumo alto (baixo rendimento).

Por falar em desenvolvedores é da Bosch o New Fiesta 1.6 que no modelo Mexicano tinha no Brasil 115 HP e na Europa 124 HP, Hoje Brasileiro tem 130 HP e na Europa 136 HP, mas o que mais me chama a atenção é que Ford (marketing) que por ter trabalhado em indústria automotiva conheço bem e adora envenenar tempos para melhorar vendas informa tempo de aceleração de 0 a 100 Km/h para este carro brasileiro como de 12 Seg., conheço o pessoal da Bosch e Marelli pessoalmente e para ver meu ponto de vista se pessoa da Bosch fossem mecânicos nunca levaria meu carro lá – todos que trabalham nesta área gostam muito de mecânica e todos tem ou já tiveram carros envenenados os da Marelli faziam seus próprios carros enquanto em conversa com pessoal da Bosch estes compravam chip de fornecedores já mexidos e ainda alegavam que como os desenvolvedores (Nascar, Funari e etc,) eram bons, cara eles tinham os códigos para desbloquear os chips e equipamento e não faziam!!

Estou devido a isso inseguro quando a verdadeira potencia dos New Fiesta, vamos ver logo quando se confronta-lo com HB 20 que tem 128 HP.
Não sei quanto ao Fiesta Rocam a partir de 2012 que todos reclamam do desempenho e consumo (acho que foi Bosch tb credo!) além do coletor de escape diferente e da adoção de mais um sensor de oxigênio houve alteração no software da ECU, pois verifiquei que mistura está ainda mais pobre que os dos modelos anteriores o que diminui desempenho, mas nem sempre diminui consumo maioria das vezes é ao contrario como se pode ver, adotaram uma tomada de ar e uma localização do filtro para que pegasse mais ar quente para ter (variação da temperatura do ar) uma gama menor e mais controlável de dados para ter um acerto mais rápido do software e custo de desenvolvimento menor, ninguém esta preocupado se carro anda e gasta mais estão preocupados com índices de legislação de emissão de gases.

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por maraccini em 20/7/2013, 14:42

É por esta razão que ainda só nós temos o sistema Flex que funciona com 100% de gasolina ou álcool ou qualquer mistura destes. (ninguém ainda no mercado mundial se interessou por algo ainda tão ¨ nas coxas ¨ - Mesmo com tanta propaganda do governo a nível mundial.
Existe sim uma solução com a adição de um, dois ou três sensores a mais (depende do projeto do fornecedor), novos hardware (maior velocidade de processamento), novo software e etc. e cujo beneficio além de melhorar o consumo, desempenho e emissão ainda traria como vantagem a possibilidade de ter um informativo no painel dando a composição do combustível que esta sendo abastecido (evitaria comprar combustível adulterado), mas logico que tem um custo bem maior pelo desenvolvimento e pelo acréscimo de peças e como os carros hoje atinge metas de emissão, nenhuma indústria irá colocar, acho que com novo programa do governo para tornar os veículos nacionais mais eficientes e dando maior chance para venda fora do pais (retomar exportação- tornar produtos novamente competitivos no mercado mundial).

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por gustavo em 20/7/2013, 15:24

brother vamos no encontro amanhã em são paulo?

tenho um conhecido na bosh, mas é na area de calibração de ESP, aprendi muito com ele haha.

O new fiesta não deve ser comparado com HB20, este é comparável ao Old Fiesta.


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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por maraccini em 20/7/2013, 21:51

Não é possivel mas fica um abraço

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por Alexandre França em 21/7/2013, 13:32

"Estou devido a isso inseguro quando a verdadeira potencia dos New Fiesta, vamos ver logo quando se confronta-lo com HB 20 que tem 128 HP.
Não sei quanto ao Fiesta Rocam a partir de 2012 que todos reclamam do desempenho e consumo (acho que foi Bosch tb credo!) além do coletor de escape diferente e da adoção de mais um sensor de oxigênio houve alteração no software da ECU, pois verifiquei que mistura está ainda mais pobre que os dos modelos anteriores o que diminui desempenho, mas nem sempre diminui consumo maioria das vezes é ao contrario como se pode ver, adotaram uma tomada de ar e uma localização do filtro para que pegasse mais ar quente para ter (variação da temperatura do ar) uma gama menor e mais controlável de dados para ter um acerto mais rápido do software e custo de desenvolvimento menor, ninguém esta preocupado se carro anda e gasta mais estão preocupados com índices de legislação de emissão de gases."

Maraccini, só uma pergunta de um leigo, isso explica o porquê dos fiestas rocam 12/13 1.6 estão vindo mais "mancos" em comparação aos mesmos fabricados em anos anteriores?


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O coração planeja, mas a resposta vem do SENHOR!
Salmos.

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por maraccini em 21/7/2013, 17:54

Sim é este o motivo e para na visão de marketing não ser comparado ao new fiesta e acabar sendo adversário de vendas. ( Fiestas Rocam devem sair logo do mercado, a não ser que fiquem como os Palio Fire (carro de entrada) da Fiat.)

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por maraccini em 21/7/2013, 17:55

Gustavo, Aqui de Jundiaí conheço um Engenheiro da Bosch o F. que é muito bom, não sei onde está hoje, mas estava na calibração de injeções e o Eng. C. da Marelli e tb é muito bom trabalhou na calibração de injeção e hoje está em outro setor, alias este fez (vendeu) um carro por hobby um gol injetado muito forte com 4 alias 5 borboletas, 4 diretas e uma pequena de carro mil onde estava o sensor de posição de borboleta (um sistema muito parecido ao de formula 1 e da BMW M3) show de execução e técnica.

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por gustavo em 21/7/2013, 20:52

bacana cara!

proximo encontro vê se vai ein, nunca consegui juntar gente pra uma carreata pra SP haha.


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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por Fernando Carli em 25/7/2013, 09:04

Ouvi falar que motores FLEX gastam muito mais comparados com motores só a gasolina ou só a álcool.


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Qual combustivel usar?

Mensagem por joselito22 em 23/8/2013, 09:22

Meus amigos, mediante ao que foi escrito sobre os motores Flex,

eu gostaria de saber referente a esse "novo" Motor: Ford Sigma 1.6 16V TiVCT Flex,

usado no New Fiesta Hatch 1.6 SE 16v Manual,

Qual o melhor combustivel?

Alcool ou Gasolina (Aditivada apenas) ???


Segue as especificações que encontrei sobre o motor:

Motor
Instalação =
Dianteiro                                               Aspiração = Atmosférica
Disposição = Transversal                                       Alimentação = Injeção multiponto
Cilindros = 4 em linha                                            Comando de válvulas = Duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro = 4                                         Diâmetro dos cilindros = 79 mm
Taxa de compressão = 12:1                                   Curso dos pistões = 81,4 mm
Cilindrada = 1597 cm³                                           Potência = 130 cv (A) 125 cv (G) a 6500 rpm
Combustível = Flex                                               Torque = 16 kgfm (A) 15,4 kgfm (G) a 5000 rpm
Peso/potência = 8,66 kg/cv                                   Torque específico = 10,02 kgfm/litro
Peso/torque = 70,38 kg/kgfm                                 Potência específica = 81,40 cv/litro

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por gustavo em 23/8/2013, 09:47

cara, precisa parametrizar a duvida...

qual é o melhor carro do mundo? o meu? o seu? a Mclaren F1? difícil né.


alcool gasta mais, mas é mais barato... da um pouco mais de desempenho, no sigma.


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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por joselito22 em 23/8/2013, 09:54

gustavo escreveu:cara, precisa parametrizar a duvida...

qual é o melhor carro do mundo? o meu? o seu? a Mclaren F1? difícil né.


alcool gasta mais, mas é mais barato... da um pouco mais de desempenho, no sigma.

Sobre o fato de "bater" pino???
Com qual dos 2 combustiveis o motor funciona melhor???
Não digo em potencia nem em consumo, digo em qualidade mesmo.
Ao funcionamento normal do motor.
Tipow, será que terei problemas se só usar Gasolina V-Power??

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por Diego Renault em 23/8/2013, 10:34

Infelizmente moramos neste país e adoramos carro, faze o q neh... Nos EUA compramos um Veloster a 16 mil dólares e é considerado um carrinho perto do mercado total. Aqui no brasil o playboy anda com um desses do papai e se sente um deus. Um amigo meu do trabalho tem um Porche Spider nos EUA e pagou lá o preço d um Livina aqui (welcome to brazil!).
Eu já tive 4 carros aqui desde q comecei a dirigir e nunca comprei d montadora, só no mercado. Não consigo pagar tanto só pra ter cheirinho d novo, vejo tanta reclamação com montadoras nesse país que ainda prefiro pegar um carro q andei e testei (geralmente com baixa KM, claro).
Exemplo: o meu carro custa R$35 mil na Ford, no mercado com somente 3.000km encontrei por menos de R$30 mil, já emplacado, com insu, com calha, banco couro, revisado e sem defeitos. Olha qnt economizei nisso...

Eu prefiro álcool pq o carro anda mais, mas isso pq aqui no Rio eu encontro por 1,99 e a gasolina 2,89 (31% mais barato e consome 30% mais rápido, ou seja, custo aprox. igual e benefício maior).

Esse tipo de "fuga" é o que torna o Brasileiro "esperto", pois estamos sempre dando um "jeitinho"

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Re: Explicação sobre Motores Flex

Mensagem por joselito22 em 27/8/2013, 09:31

Diego Renault escreveu:Infelizmente moramos neste país e adoramos carro, faze o q neh... Nos EUA compramos um Veloster a 16 mil dólares e é considerado um carrinho perto do mercado total. Aqui no brasil o playboy anda com um desses do papai e se sente um deus. Um amigo meu do trabalho tem um Porche Spider nos EUA e pagou lá o preço d um Livina aqui (welcome to brazil!).
Eu já tive 4 carros aqui desde q comecei a dirigir e nunca comprei d montadora, só no mercado. Não consigo pagar tanto só pra ter cheirinho d novo, vejo tanta reclamação com montadoras nesse país que ainda prefiro pegar um carro q andei e testei (geralmente com baixa KM, claro).
Exemplo: o meu carro custa R$35 mil na Ford, no mercado com somente 3.000km encontrei por menos de R$30 mil, já emplacado, com insu, com calha, banco couro, revisado e sem defeitos. Olha qnt economizei nisso...

Eu prefiro álcool pq o carro anda mais, mas isso pq aqui no Rio eu encontro por 1,99 e a gasolina 2,89 (31% mais barato e consome 30% mais rápido, ou seja, custo aprox. igual e benefício maior).

Esse tipo de "fuga" é o que torna o Brasileiro "esperto", pois estamos sempre dando um "jeitinho"
Tbm sou dou RJ, e antes tinha um Carro com GNV, então nunca me atentei para os valores do alcool, pq smp que abastecia o GNV, coloca Gasolina Aditivada,
Realmente o q vc comentou acima sobre o Carro seminovo, é o que te faz "perder" menos.
Porem isso vai da cada proposta de cada um com o carro.
Então no caso, vc aconselha a usar o alcool?
Tipow, meu perfil é q eu uso o carro de sexta à domingo. Poucas vezes uso durante semana, talvez como o carro é mto gostoso de Dirigir...eu posso arrumar "desculpas" para usar o carro. Kkkkk
Mas o que eu quero perguntar é, o alcool por ter uma octanagem mais baixa, para uma perfil como o meu, ainda continua sendo vantajoso?

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Re: Explicação sobre Motores Flex

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