Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


5 participantes

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 4/8/2013, 14:45

    Salve galera do Forde Fiesta Clube,

    Meu Fiesta Rocam 1.0 2009, estava com a embreagem trepidando na 1ª marcha, resolvi trocar o kit de embreagem (Plator e disco Luk e atuador sachs ), depois do serviço feito o mecânico disse que nessa manutenção foi necessário a substituição do óleo da caixa de marchas, colocaram um óleo que não consegui ver a viscosidade e era uma embalagem que nunca vi na minha vida, não gostei porque não fui eu que escolhi e quando fui pegar o carro para testar o serviço a auto peças já estava fechada, até ai tudo bem apos o teste 1000% melhor pedal levinho as marchas engrenando que nem quiabo percebi logo que o caro ficou até mais forte, acho que avelha já estava patinando um pouco, más no dia seguinte subir uma ladeira de 3ª parecia um pequeno barulho de engrenagem ao colocar a 4º ai que piorou, ficou bem mais perceptível, ao tirar o pé do acelerado o barulho some mas ao apertar novamente o barulho volta, dependendo a intensidade que se aperta o acelerado o barulho fica mais alto, peguei a estrada para ver se apresentava no planho, mas nada de barulho, estava em 5ª marcha e deixei o carro ir diminuindo a velocidade e a uns 50 acelerei e lá estava o barulho, em seguida fui em uma ladeira bem ingrime e notei que de 1ª e 2ª não faz barulho nenhum somente de 3ª em diante em baixas rotações quando se precisa de um pouco mais de força, no entanto o carro ta funcionando perfeita mente só o barulho que está apresentando. Acredito que seja o óleo fora das especificações para a caixa, também falta ou excesso de óleo, se alguém tiver algum parecer que possa me ajudar estou aguardando.

    Imagem:
    Disco
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação 2izq
    Macro do disco
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação X7fc
    Plator
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Boaq
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Vpvg
    Atuador
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação N9z8
    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Ewax
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 4/8/2013, 17:25

    Qual km o carro tá hj?? deu pra perceber que a embreagem é original e que rodava mais pq ainda tem disco, ainda tá um pouco distante do rebite.

    Trepidar não é pior problema de uma embreagem, o fim dele é quando começa a patinar. Trepidar o meu tbm trepida, mas dá para se adaptar a essa situação :p

    Enfim, pela sua descrição esse barulho é absolutamente normal. Anda num Palio ou Uno Fire que vc verá que isso é pior ainda. A carcaça da caixa dos carros atuais são muito fina e passam ruido demais para fora. Se der ré rápido com os carros atuais parece que o bichinho até chora.

    Nessas situações que vc diz que apresenta esse barulho, principalmente em marcha alta com rotação baixa e pé fundo é pq o conjunto caixa/motor precisa fazer muita força, então dá uma trepidação a mais no conjunto e apresenta esse barulho. Nessa situação o melhor a se fazer é reduzir a marcha e não precisar tanto do acelerador.

    Nas situações parecidas com a que vc descreveu, só para ilustrar um pouco, o meu tá com o abafador final com o miolo solto, andando no plano blz, começou a subir e com rotação entre 1500 ~ 2500 RPM é uma vibração e barulho de lata dos infernos :p

    Abraço...
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 4/8/2013, 17:37

    Só completando... se fosse falha na lubrificação, iria apresentar barulho excessivo em qualquer situação, tipo até andando em ponto morto ou qualquer marcha a qualquer velocidade e independente se for subida descida ou plano, principalmente tipo um roncado.

    Outra coisa, fique atento pq seu motor me parece ser 1.0, motor 1.0 tem torque em rotação mais alta que o mesmo motor 1.4, 1.6, 1.8 etc, então para se subir uma ladeira (dependendo da situação) é besteira vc forçar o carro a 1500~2000 RPM sendo que o torque máximo (pouco torque na verdade) que ele tem vem bem acima RPM 3500 RPM. Se não me engano no Fiesta 1.0 é ao R$ 4500 RPM e são cerca de 10 kg apenas, então imagina a 2000 RPM??? 3 kg :p

    Não sei se é seu caso, mas conheço muita gente que tenta trocar de marcha numa subida como se fosse num plano, sendo que numa subida precisa esticar um pouco mais cada marcha.

    Abraço...
    avatar
    Edir Backer Costa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 95
    Data de inscrição : 06/08/2012
    Localização : Macaé-RJ

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Edir Backer Costa 4/8/2013, 18:27

    Pancho,
    Pelo que você descreveu, o ruído deve ser da embreagem e não do cambio. Por via das dúvidas, já que você não sabe qual tipo de óleo foi colocado na caixa, faça uma troca pela especificação do Manual do Proprietário com óleo recomendado (MOTORCRAFT). Me parece, também, que na substituição de disco, platô e rolamento da embreagem, há um tempinho para que o novo conjunto se adapte entre si. Assim, de inicio, procure não forçar muito o conjunto. Se depois de um tempo não melhorar retorne ao mecânico que fez o serviço. O meu FIESTA é 2007, está com 23.000 km rodados e não noto qualquer barulho no conjunto trem de força (motor - cambio - diferencial - embreagem).
    Um abraço.
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 4/8/2013, 18:55

    Edir Backer Costa escreveu:Pancho,
    Pelo que você descreveu, o ruído deve ser da embreagem e não do cambio.   Por via das dúvidas, já que você não sabe qual tipo de óleo foi colocado na caixa, faça uma troca pela especificação do Manual do Proprietário com óleo recomendado (MOTORCRAFT).  Me parece, também, que na substituição de disco, platô e rolamento da embreagem, há um tempinho para que o novo conjunto se adapte entre si.  Assim, de inicio, procure não forçar muito o conjunto.   Se depois de um tempo não melhorar retorne ao mecânico que fez o serviço.   O meu FIESTA é 2007, está com 23.000 km rodados e não noto qualquer barulho no conjunto trem de força (motor - cambio - diferencial - embreagem).
    Um abraço.

    2006/2007 e só 23000 km rodados?? Tu roda pouco heim??? Vc é o 1º dono do carro??

    Abraço...
    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 4/8/2013, 20:46

    Filipe S escreveu:Só completando... se fosse falha na lubrificação, iria apresentar barulho excessivo em qualquer situação, tipo até andando em ponto morto ou qualquer marcha a qualquer velocidade e independente se for subida descida ou plano, principalmente tipo um roncado.

    Outra coisa, fique atento pq seu motor me parece ser 1.0, motor 1.0 tem torque em rotação mais alta que o mesmo motor 1.4, 1.6, 1.8 etc, então para se subir uma ladeira (dependendo da situação) é besteira vc forçar o carro a 1500~2000 RPM sendo que o torque máximo (pouco torque na verdade) que ele tem vem bem acima RPM 3500 RPM. Se não me engano no Fiesta 1.0 é ao R$ 4500 RPM e são cerca de 10 kg apenas, então imagina a 2000 RPM??? 3 kg :p

    Não sei se é seu caso, mas conheço muita gente que tenta trocar de marcha numa subida como se fosse num plano, sendo que numa subida precisa esticar um pouco mais cada marcha.

    Abraço...


    Valew Filipe S pela resposta, é isso mesmo com você comentou, o fiesta é 1.0 ta hoje com  87000 Km, só notei o barulho porque essa ladeirinha é caminho de roça pra min, então já era de costume puxar de 3ª e no final da ladeira quando começa a ficar plano a rotação subia eu engatar a 4ª mas nunca fez barulho nenhum, mesmo assim vou voltar na oficina e dar uma volta no meso lugar e mostra para o mecânico.
    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 4/8/2013, 20:57

    Edir Backer Costa escreveu:Pancho,
    Pelo que você descreveu, o ruído deve ser da embreagem e não do cambio.   Por via das dúvidas, já que você não sabe qual tipo de óleo foi colocado na caixa, faça uma troca pela especificação do Manual do Proprietário com óleo recomendado (MOTORCRAFT).  Me parece, também, que na substituição de disco, platô e rolamento da embreagem, há um tempinho para que o novo conjunto se adapte entre si.  Assim, de inicio, procure não forçar muito o conjunto.   Se depois de um tempo não melhorar retorne ao mecânico que fez o serviço.   O meu FIESTA é 2007, está com 23.000 km rodados e não noto qualquer barulho no conjunto trem de força (motor - cambio - diferencial - embreagem).
    Um abraço.

    Boa Edir Backer Costa, tem rasão acredito que por está exigindo um pouco das marchas mais fracas e o assentamento das partes (plato, disco e volante do motor) ainda não devem estar perfeito, talvez patinando, quando trocamos as pastilhas de freio logo no inicio ficamos com os freios ineficientes por um tempo depois que assenta fica uma beleza, valew pela dica.
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 4/8/2013, 21:42

    pancho_villa escreveu:
    Filipe S escreveu:Só completando... se fosse falha na lubrificação, iria apresentar barulho excessivo em qualquer situação, tipo até andando em ponto morto ou qualquer marcha a qualquer velocidade e independente se for subida descida ou plano, principalmente tipo um roncado.

    Outra coisa, fique atento pq seu motor me parece ser 1.0, motor 1.0 tem torque em rotação mais alta que o mesmo motor 1.4, 1.6, 1.8 etc, então para se subir uma ladeira (dependendo da situação) é besteira vc forçar o carro a 1500~2000 RPM sendo que o torque máximo (pouco torque na verdade) que ele tem vem bem acima RPM 3500 RPM. Se não me engano no Fiesta 1.0 é ao R$ 4500 RPM e são cerca de 10 kg apenas, então imagina a 2000 RPM??? 3 kg :p

    Não sei se é seu caso, mas conheço muita gente que tenta trocar de marcha numa subida como se fosse num plano, sendo que numa subida precisa esticar um pouco mais cada marcha.

    Abraço...


    Valew Filipe S pela resposta, é isso mesmo com você comentou, o fiesta é 1.0 ta hoje com  87000 Km, só notei o barulho porque essa ladeirinha é caminho de roça pra min, então já era de costume puxar de 3ª e no final da ladeira quando começa a ficar plano a rotação subia eu engatar a 4ª mas nunca fez barulho nenhum, mesmo assim vou voltar na oficina e dar uma volta no meso lugar e mostra para o mecânico.


    Arredondando 90 mil km é uma km boa para uma embreagem de carro 1.0 e principalmente se anda mais em cidade.

    Embreagem é um item de desgaste natural, não tem como estipular por ex, essa embreagem roda 100 mil e desse outro só 50 mil. Depende lógico do carro, da qualidade das peças e principalmente, do pé.

    Com certeza, o melhor que vc tem a fazer é procurar quem mexeu no seu carro e pedir explicação, afinal esse tipo de serviço num é barato. Se não sentir confiança olha com outro tbm só para ver o que vão falar e volta aqui e dá a resposta para nós, ok??

    Abraço.
    avatar
    Edir Backer Costa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 95
    Data de inscrição : 06/08/2012
    Localização : Macaé-RJ

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Edir Backer Costa 5/8/2013, 18:47

    Oi, Filipe,
    Eu rodo pouco, sim. Sou o segundo dono do fiestinha. Quando comprei, estava com 10.700 km rodados. Ainda cheirava a novo. Na verdade, ele é 2007, pois foi comprado em janeiro daquele ano, pela antiga proprietária (uma Sra. conhecida minha). O carro deve ter sido fabricado no final do ano de 2006 pois existem peças que ostentam selos dos fabricantes com datas de novembro/2006.
    Um abraço.
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 5/8/2013, 21:02

    Edir Backer Costa escreveu:Oi, Filipe,
    Eu rodo pouco, sim. Sou o segundo dono do fiestinha. Quando comprei, estava com 10.700 km rodados. Ainda cheirava a novo. Na verdade, ele é 2007, pois foi comprado em janeiro daquele ano, pela antiga proprietária (uma Sra. conhecida minha). O carro deve ter sido fabricado no final do ano de 2006 pois existem peças que ostentam selos dos fabricantes com datas de novembro/2006.
    Um abraço.

    Assim é que rola de comprar carro. Quando peguei o meu 09/09 em 08/2012 ele estava com 26 mil km e eu a achei pouco rodado, 10 mil então é novo pra baraio.

    Sou muito mais comprar assim do que 0 km,já fiz essa exeriencia e lhe garanto, não valeu a pena.

    Abraço...
    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 6/8/2013, 07:20

    Alguém saberia a capacidade de óleo da caixa de cambio do fiesta ?
    Filipe S
    Filipe S
    Hot Wheels
    Hot Wheels


    Mensagens : 541
    Data de inscrição : 04/09/2012
    Idade : 36
    Localização : Belo Horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Filipe S 6/8/2013, 13:53

    pancho_villa escreveu:Alguém saberia a capacidade de óleo da caixa de cambio do fiesta ?

    sinceramente não me lembro, ma com certeza no manual tem.

    Abraço...
    eric.marao
    eric.marao
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/09/2013
    Idade : 34
    Localização : Osasco

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Barulho no fiestinha

    Mensagem por eric.marao 17/9/2013, 11:59

    o meu fiesta também tem esse mesmo barulho.

    em qualquer marcha faz um barulho como se fosse de marcha ré.

    em 120km/h é horrivel o barulho é terrível,

    o que pode ser? rolamento de câmbio? só faz barulho quando acelera, quando tiro o pé do acelerador mesmo engatado nao faz barulho, quando volto a acelerar volta o barulho

    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 27/9/2013, 19:56

    eric.marao escreveu:o meu fiesta também tem esse mesmo barulho.

    em qualquer marcha faz um barulho como se fosse de marcha ré.

    em 120km/h é horrivel o barulho é terrível,

    o que pode ser? rolamento de câmbio? só faz barulho quando acelera, quando tiro o pé do acelerador mesmo engatado nao faz barulho, quando volto a acelerar volta o barulho

    Pode ser desgaste das engrenagens, qual o km ?
    eric.marao
    eric.marao
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 11
    Data de inscrição : 17/09/2013
    Idade : 34
    Localização : Osasco

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por eric.marao 29/9/2013, 08:22

    Tá com 112000km

    Suspeito que seja rolamento do câmbio.

    Se for vai ser umas dilmas pra resolver.

    avatar
    tbguedes
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 26/11/2012
    Localização : belo horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por tbguedes 9/12/2013, 12:21

    eric.marao escreveu:o meu fiesta também tem esse mesmo barulho.

    em qualquer marcha faz um barulho como se fosse de marcha ré.

    em 120km/h é horrivel o barulho é terrível,

    o que pode ser? rolamento de câmbio? só faz barulho quando acelera, quando tiro o pé do acelerador mesmo engatado nao faz barulho, quando volto a acelerar volta o barulho




    Estou exatamente com o mesmo problema!!! Conseguiu descobrir o que é? Alguém mais já viu esse ruído?
    pancho_villa
    pancho_villa
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 10
    Data de inscrição : 07/09/2012
    Localização : Bahia

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por pancho_villa 15/12/2013, 15:41

    tbguedes escreveu:
    eric.marao escreveu:o meu fiesta também tem esse mesmo barulho.

    em qualquer marcha faz um barulho como se fosse de marcha ré.

    em 120km/h é horrivel o barulho é terrível,

    o que pode ser? rolamento de câmbio? só faz barulho quando acelera, quando tiro o pé do acelerador mesmo engatado nao faz barulho, quando volto a acelerar volta o barulho




    Estou exatamente com o mesmo problema!!! Conseguiu descobrir o que é? Alguém mais já viu esse ruído?

    Quando as engrenagens já estão com desgaste é comum produzirem ruídos anormais, o bom mesmo é levar em algum especializado para dar uma avaliada.
    avatar
    tbguedes
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 26/11/2012
    Localização : belo horizonte

    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por tbguedes 22/1/2014, 14:55

    PROBLEMA RESOLVIDO.

    Estava vendendo o carro e não gostaria de causar má impressão pelo ruído no câmbio, nem arriscar que o futuro proprietário tivesse algum problema mais grave depois.

    Enfim, com o cambio aberto foi identificado que o problema estava na pista externa do rolamento do eixo secundário, que vai cravado na carcaça do cambio.

    Rolamento substituído., problema resolvido.

    obs: para quem especulou sobre as engrenagens, estavam em perfeito estado.




    tbguedes escreveu:
    eric.marao escreveu:o meu fiesta também tem esse mesmo barulho.

    em qualquer marcha faz um barulho como se fosse de marcha ré.

    em 120km/h é horrivel o barulho é terrível,

    o que pode ser? rolamento de câmbio? só faz barulho quando acelera, quando tiro o pé do acelerador mesmo engatado nao faz barulho, quando volto a acelerar volta o barulho




    Estou exatamente com o mesmo problema!!! Conseguiu descobrir o que é? Alguém mais já viu esse ruído?

    Conteúdo patrocinado


    Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação Empty Re: Barulho na caixa de cambio em marcha alta e baixa rotação

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 21:16