Ford Fiesta Clube

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Mundo Sobre Ford Fiesta


+19
Daniel Reis
DOGBRANCO
igao1994
hmoreira
lucas_rs
xicozo
rbauken
davidufg
rennanpinheiro
MuriloRB
Ithallo Tanabe
Angelo Marcelo
marbrand
mecanicoase
Arthur
gustavo
geovbiten
Ze_Fernando
BrunnoMoura
23 participantes

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 18/6/2014, 19:06

    Referente esses outros.oleos nao sei...
    Mas quanto ao militec tem outros.topicos q falam sobre ele e i molycote...e diferenças...
    Sei q acabei optando pelo primeiro e gostei...
    Daniel Reis
    Daniel Reis
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 96
    Data de inscrição : 04/04/2013
    Idade : 34
    Localização : Taboão da Serra - SP

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por Daniel Reis 18/6/2014, 20:22

    Encomendei a nova entrada hj. Parece que chega sexta agora. Obrigado pela dica pessoal!!! :foreveralone3: 
    DOGBRANCO
    DOGBRANCO
    Paul Walker Driver
    Paul Walker Driver


    Mensagens : 882
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 52
    Localização : SÃO PAULO

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por DOGBRANCO 18/6/2014, 21:55

    Amigos, djrjv & marbrand !!! Boas olha só eu mesmo fiz um "CAI" com cano de PVC e gostei muito do resultado tanto em estrada quanto na cidade, achei o carro mais solto e parece que está economizando ainda mais, meu carro é 1.6 e estou 100% no etanol as vezes aditivado as vezes comum mas sempre etanol. Tenho usado o kit da foto abaixo a cada troca de óleo que geralmente acontece depois dos 8 mil km e antes dos 10 mil km, meu atual está com 19,4 mil km e peguei ele com 11 mil km em fevereiro de 2014, quando ele completar os 20 mil km vou colocar nele novamente o que tenho usado a tempos em outros carros (NEW FIT + Corsa 1.8). O que tem me ajudao em economia é o fato de toda a semana eu calibrar os pneus inclusive o estepe. 31 libras nos 4 pneus 175.65.14 medida original.

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 <a href=DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 14061902482328586" />
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty kit

    Mensagem por marbrand 18/6/2014, 23:14


    Oi,

    Este kit Vc comprou montado ou separado?

    O Molycote ou Militec, quem te indicou o Molycote.

    Este Havoline é Semi Sintético?

    Eu vi escrito base sintética.

    DOGBRANCO escreveu:Amigos, djrjv & marbrand !!! Boas olha só eu mesmo fiz um "CAI" com cano de PVC e gostei muito do resultado tanto em estrada quanto na cidade, achei o carro mais solto e parece que está economizando ainda mais, meu carro é 1.6 e estou 100% no etanol as vezes aditivado as vezes comum mas sempre etanol. Tenho usado o kit da foto abaixo a cada troca de óleo que geralmente acontece depois dos 8 mil km e antes dos 10 mil km, meu atual está com 19,4 mil km e peguei ele com 11 mil km em fevereiro de 2014, quando ele completar os 20 mil km vou colocar nele novamente o que tenho usado a tempos em outros carros (NEW FIT + Corsa 1.8). O que tem me ajudao em economia é o fato de toda a semana eu calibrar os pneus inclusive o estepe. 31 libras nos 4 pneus 175.65.14 medida original.

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 <a href=DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 14061902482328586" />
    DOGBRANCO
    DOGBRANCO
    Paul Walker Driver
    Paul Walker Driver


    Mensagens : 882
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 52
    Localização : SÃO PAULO

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por DOGBRANCO 19/6/2014, 07:36

    Boas amigão !

    Este kit eu mesmo o monto, comprando os componentes em separado.
    Uso Molykote desde quando estava nas forças armadas, nunca usei o Militec.
    Este Havoline é sintético, todo óleo sintético ou semissintético tem a mesma base.

    https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/nossas-marcas/docs/Folder-HWDS.pdf
    https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/nossas-marcas/docs/Tabela-Lubrificacao.pdf
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty TEXACO

    Mensagem por marbrand 19/6/2014, 09:08

    Texaco / Havoline aqui em Salvador é difícil. Era o óleo fornecedora da Ford antes da Castrol . ( Era Importado com embalagem da Motorcraft / Ford , era mineral na época )

    Esse parece ser muito bom.

    Ficamos logo animados com a " Película Protetora " . kkkkkkk

    Quanto é o Litro ?

    Estou usando o Motorcraft SN100 % Sintetico 5w30, ( fiz duas trocas, 1a revisão : 3500 kms , 2a Revisao 7500 kms )estou fazendo as revisões na CCS. Soube até que agora em diante vão usar a embalagem CASTROL mesmo .

    Queria usar aquele Castrol A5 / " Moléculas Inteligentes " , é mais aditivado que esse " Castrol Motorcraft " ( embalagem Ford Preta ), Mas na ultima revisão tava em falta , fui de Motorcraft mesmo.


    DOGBRANCO escreveu:Boas amigão !

    Este kit eu mesmo o monto, comprando os componentes em separado.
    Uso Molykote desde quando estava nas forças armadas, nunca usei o Militec.
    Este Havoline é sintético, todo óleo sintético ou semissintético tem a mesma base.

    https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/nossas-marcas/docs/Folder-HWDS.pdf
    https://www.texaco.com.br/negocios/lubrificantes/nossas-marcas/docs/Tabela-Lubrificacao.pdf
    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 20/6/2014, 07:16

    posso entao colocar qualquer oleo desde que seja 5w30 (recomendado pela Ford)?
    qual o valor do litro deste Havoline?
    pois troquei o oleo do meu semana passada e paguei 30reais/litro do Motorcraft...
    outra duvida, qual escolher? sintetico, mineral, semi-sintetico?
    DOGBRANCO
    DOGBRANCO
    Paul Walker Driver
    Paul Walker Driver


    Mensagens : 882
    Data de inscrição : 26/05/2011
    Idade : 52
    Localização : SÃO PAULO

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por DOGBRANCO 20/6/2014, 08:37

    djrjv, Marbrand.


    Desde que a classificação API atenda as exigências da FORD pode sim, mas, o ideal é utilizar um produto de qualidade, pois é o motor de seu carro que irá receber o produto, e não é um carro para vender ou de empresa, é o seu carro então eu penso assim utilizo produto de qualidade para poder obter resultados que me agradem.

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 <a href=DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 140620013720396867" />

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 <a href=DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 14062001372363789" />
    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 20/6/2014, 13:59

    Ah sim...c certeza...qlqr.oleo jamais
    Mas questionei quanto a ser um 5w30 pois dai ao invés de colocar o motorcraft posso usar um outro ainda melhor...como este indicado acima...
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Sintético é melhor

    Mensagem por marbrand 20/6/2014, 19:09

    O óleo sintético é melhor porque é mais estável e mantém suas características em toda faixa de temperatura, já 5 w 30, é um óleo mais fino que protege mais o carro principalmente nas partidas com motor frio, sobe logo para o cabeçote.  O SN é a classificação API mais nova.

    Esse WSS é a especificação Ford,( Tem várias especificações Ford, veja no seu manual. ) Rocam é WSS913 . Devem ter especificações da Ford mais rigorosas para moteres mais modernos como o " Ecoboost ".

    Praticamente todos carros novos usam, o 5 W 30 , que protege mais e é faz o motor ficar mais econômico, pq é mais fino e cria menos resistência interna como um 20 W 50, por exemplo.

    Inclusive o motor Rocam é muito sensível a viscosidade do óleo,  perde até rendimento com o 20 W 50.

    Esse Havoline parece ser um óleo bem aditivado. Muito Bom



    djrjv escreveu:Ah sim...c certeza...qlqr.oleo jamais
    Mas questionei quanto a ser um 5w30 pois dai ao invés de colocar o motorcraft posso usar um outro ainda melhor...como este indicado acima...


    Última edição por marbrand em 20/6/2014, 21:13, editado 2 vez(es)
    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 20/6/2014, 19:39

    Então no caso.teria.q.ser um 5w30 sintetico ?
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Sempre

    Mensagem por marbrand 20/6/2014, 21:02

    Sempre nos motores ROCAM, 5 w 30 , de preferencia totalmente sintético. ( O Sintético evapora menos ou nada em relação ao mineral, e mantem as viscosidades estáveis )

    Por isto se chama óleo : Multi Viscoso , em diferentes temperatura, ele se comporta com diferentes viscosidades. Exemplo : no frio é mais fino (Quando liga o Carro por exemplo)

    Este motor é muito sensível a viscosidade do óleo como falei. ( tem sites que dizem que ele perde até 5 cavalos, por causa de colocar um óleo com maior viscosidade.

    Onde o motor mais desgasta é na partida !!!!!

    Como tudo na vida , tem óleo 5w30 menos aditivados ou mais aditivados (melhores), que o Motorcraft Ford 5w30.  

    Mas acredito que o Motorcraft SN 5w30 , já protege bem o motor, de olho nas trocas corretas, claro.



    djrjv escreveu:Então no caso.teria.q.ser um 5w30 sintetico ?
    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 23/6/2014, 07:41

    marbrand escreveu:Sempre nos motores ROCAM, 5 w 30 , de preferencia totalmente sintético. ( O Sintético evapora menos ou nada em relação ao mineral, e mantem as viscosidades estáveis )

    Por isto se chama óleo : Multi Viscoso , em diferentes temperatura, ele se comporta com diferentes viscosidades. Exemplo : no frio é mais fino (Quando liga o Carro por exemplo)

    Este motor é muito sensível a viscosidade do óleo como falei. ( tem sites que dizem que ele perde até 5 cavalos, por causa de colocar um óleo com maior viscosidade.

    Onde o motor mais desgasta é na partida !!!!!

    Como tudo na vida , tem óleo 5w30 menos aditivados ou mais aditivados (melhores), que o Motorcraft Ford 5w30.  

    Mas acredito que o Motorcraft SN 5w30 , já protege bem o motor, de olho nas trocas corretas, claro.



    djrjv escreveu:Então no caso.teria.q.ser um 5w30 sintetico ?


    desde o outro Fiesta eu sempre coloco o motorcraft, penso que eh melhor colocar um oleo bom, principalmente o recomendado pela montadora, do que por oleo barato e dai depois se arrepender quando zoar o motor...
    legal...bom saber ref aos tipos de oleo, assim da proxima vez tento ver um oleo 'ainda melhor' que o motorcraft...
    igao1994
    igao1994
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 01/02/2013
    Idade : 29
    Localização : sao jose dos campos

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por igao1994 27/6/2014, 22:47

    bem a eco também é assim.......

    alguns modelos, como esse 2008 tem essa entrada ai na frente:

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Motor_100

    já a minha é do modelo orelha de sherk

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Ford-ecosport-xlt-16-2009-15974-MLB20111108011_062014-F
    (não é a minha)

    mas achei interessante essa entrada lateral, e vou investigar melhor isso amanha.....

    agora tá frio lá fora, e, descer na garagem não vai ser nada legal!
    rennanpinheiro
    rennanpinheiro
    Mini Pickup F-150
    Mini Pickup F-150


    Mensagens : 409
    Data de inscrição : 03/09/2013
    Idade : 34
    Localização : São José / SC

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por rennanpinheiro 28/6/2014, 09:45

    A explicação lógica como outro colega aqui do clube já cogitou, é que trabalhando com uma temperatura mais homogênea ele controla mais facilmente o funcionamento da injeção com a finalidade de fazer os cortes com menos trabalho. Creio que o objetivo é "capar" mesmo o carro com esta entrada pois as que pegavam ar mais frio trabalham com uma gama muito grande de temperatura pro módulo gerenciar, baita acerto porco que a ford fez para não investir em novas tecnologias.
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Porca mesmo

    Mensagem por marbrand 28/6/2014, 13:09

    Uma entrada de ar péssima , só entra ar quente no " " Sherk ". , além de uma nova programação nesses ROCAM´S de 2010 em diante, pela desculpa de controle de emissões de gases.

    Pelo menos nos modelos 2014 remendaram com a entrada presa na longarina , ( tubo com as duas entradas laterais ), mais o ECU continua com a mesma Programação , baixou de 111 cv para 107 cv. (álcool )

    Alem de ser um carro muito gastador , principalmente em marcha lenta e engarrafamentos.


    rennanpinheiro escreveu:A explicação lógica como outro colega aqui do clube já cogitou, é que trabalhando com uma temperatura mais homogênea ele controla mais facilmente o funcionamento da injeção com a finalidade de fazer os cortes com menos trabalho. Creio que o objetivo é "capar" mesmo o carro com esta entrada pois as que pegavam ar mais frio trabalham com uma gama muito grande de temperatura pro módulo gerenciar, baita acerto porco que a ford fez para não investir em novas tecnologias.
    rennanpinheiro
    rennanpinheiro
    Mini Pickup F-150
    Mini Pickup F-150


    Mensagens : 409
    Data de inscrição : 03/09/2013
    Idade : 34
    Localização : São José / SC

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por rennanpinheiro 28/6/2014, 22:53

    Concordo em número, gênero e grau com você Marband. É um carro que agora faz economia somente na estrada pois na cidade e engarrafamentos a conta vem alta...
    igao1994
    igao1994
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 25
    Data de inscrição : 01/02/2013
    Idade : 29
    Localização : sao jose dos campos

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por igao1994 15/7/2014, 17:02

    acabei de vericar lá e existe uma entrada lateral de ar, ou seja vou adaptar......

    mas me digam, não existe um jeito de reprogramar a ECU para ele voltar a ficar com 111 CV?

    marbrand, Não são apartir de 2010 não, é apartir de outubro de 2008, depois dessa data, os motores vieram com essa reprogramação.

    pelo menos na Ecosport é assim, no caso, os motores 1.6 zetec roCam são os mesmos do fiestas não?????
    rennanpinheiro
    rennanpinheiro
    Mini Pickup F-150
    Mini Pickup F-150


    Mensagens : 409
    Data de inscrição : 03/09/2013
    Idade : 34
    Localização : São José / SC

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por rennanpinheiro 15/7/2014, 18:30

    igao1994 escreveu:acabei de vericar lá e existe uma entrada lateral de ar, ou seja vou adaptar......

    mas me digam, não existe um jeito de reprogramar a ECU para ele voltar a ficar com 111 CV?

    marbrand, Não são apartir de 2010 não, é apartir de outubro de 2008, depois dessa data, os motores vieram com essa reprogramação.

    pelo menos na Ecosport é assim, no caso, os motores 1.6 zetec roCam são os mesmos do fiestas não?????


    Exatamente isso Igao, esta programação de 107 CV veio no modelo 08 / 09 em diante. E os motores Zetec Rocam são exatamente os mesmos das antigas Eco sport 1.6 mono e nas Flex, o que muda do Fiesta para a Eco é apenas a relação de marcha mais curta na Eco. De resto é tudo o mesmo acerto...
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty a segunda sonda lambda está presente nas unidades fabricadas desde o 2º semestre de 2010

    Mensagem por marbrand 15/7/2014, 18:56


    De acordo com os técnicos da NGK/NTK, que fabrica os componentes do sistema OBD-BR2 para o modelo, a segunda sonda lambda está presente nas unidades fabricadas desde o 2º semestre de 2010, portanto o sistema varia dentro do mesmo ano de fabricação.

    Na verdade a mudança começou com os carros que vieram com ter  duas sondas , se não me engano. Pos e Pre "Catalizador ", para maior controle de emissão de gases.


    http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=664&edid=55&topicid=2

    Saiba por que a segunda sonda passou a ser obrigatória em todos os carros fabricados no Brasil e veja também como é o procedimento de diagnóstico e testes de sinal e de alimentação do heater

    Existe uma peça fundamental para que o sistema de injeção trabalhe no melhor de sua eficiência. Localizada no sistema de escape e posicionada antes do catalisador, a sonda lambda - ou sensor de oxigênio - analisa a quantidade de O2 nos gases expelidos pelo motor e envia essa informação para a unidade de comando da injeção eletrônica. Através dessa informação, o sistema de injeção regula a mistura ar/combustível injetada na câmara de combustão. Caso esteja pobre, ou seja, com pouco combustível, o sistema enriquece a mistura. Se estiver ou rica, com excesso de combustível, o sistema empobrece a mistura.

    O equilíbrio da mistura que queima na câmara é determinante para o controle do consumo, emissão de poluentes e extensão da vida útil do catalisador. A sonda, nos carros Flex, por meio de um mecanismo chamado sensor lógico, é capaz de identificar o combustível usado. E, não menos importante, quando a mistura está na condição estequiométrica (ou seja, com as quantias exatas de ar e combustível), o catalisador chega a ter 95% de eficiência na conversão de elementos nocivos como CO (monóxido de carbono), NOx (óxido de nitrogênio) e HC (hidrocarboneto) em gases não poluentes.

    Para garantir que o sistema formado pela primeira sonda e catalisador trabalhe com mais eficiência, um segundo sensor de oxigênio foi incorporado para avaliar os gases que já passaram pelo catalisador. Essa segunda sonda pode não atuar diretamente na informação sobre a mistura, mas, sim, verificando se a primeira sonda e o catalisador estão atingindo os resultados esperados na correção da mistura e na "limpeza" dos gases. Esse sistema é chamado de OBD-BR2 ("On-Board Diagnosis" ou "Sistema de Diagnose de Bordo"), e é obrigatório em todos os carros com motor de ciclo Otto comercializados no Brasil desde o início de 2011, como manda a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente - Resolução 354/2004).

    Por isso, trazemos nessa reportagem um panorama de como funciona essa segunda sonda no Ford Fiesta 2011 1.6 Flex, com 22 mil km rodados, e vamos mostrar ainda procedimentos de diagnóstico e testes que garantem o bom funcionamento do componente. De acordo com os técnicos da NGK/NTK, que fabrica os componentes do sistema OBD-BR2 para o modelo, a segunda sonda lambda está presente nas unidades fabricadas desde o 2º semestre de 2010, portanto o sistema varia dentro do mesmo ano de fabricação.

    É bom lembrar que isso não acontece apenas com o Fiesta, já que 60% dos veículos produzidos em 2010 seguiram o padrão OBD-BR2. Vamos acompanhar os procedimentos dos testes de sinal e alimentação da sonda e diagnose de problemas na emissão de gases do veículo, mas antes vamos entender melhor as características do componente e como ele funciona.




    rennanpinheiro escreveu:
    igao1994 escreveu:acabei de vericar lá e existe uma entrada lateral de ar, ou seja vou adaptar......

    mas me digam, não existe um jeito de reprogramar a ECU para ele voltar a ficar com 111 CV?

    marbrand, Não são apartir de 2010 não, é apartir de outubro de 2008, depois dessa data, os motores vieram com essa reprogramação.

    pelo menos na Ecosport é assim, no caso, os motores 1.6 zetec roCam são os mesmos do fiestas não?????


    Exatamente isso Igao, esta programação de 107 CV veio no modelo 08 / 09 em diante. E os motores Zetec Rocam são exatamente os mesmos das antigas Eco sport 1.6 mono e nas Flex, o que muda do Fiesta para a Eco é apenas a relação de marcha mais curta na Eco. De resto é tudo o mesmo acerto...
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty ERRADO

    Mensagem por marbrand 15/7/2014, 19:07


    LEIA ACIMA SOBRE OBD-BR2 , foi ai que caiu a potencia dos Fiestas Rocams.

    igao1994 escreveu:acabei de vericar lá e existe uma entrada lateral de ar, ou seja vou adaptar......

    mas me digam, não existe um jeito de reprogramar a ECU para ele voltar a ficar com 111 CV?

    marbrand, Não são apartir de 2010 não, é apartir de outubro de 2008, depois dessa data, os motores vieram com essa reprogramação.

    pelo menos na Ecosport é assim, no caso, os motores 1.6 zetec roCam são os mesmos do fiestas não?????
    gutofiorucci
    gutofiorucci
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 7
    Data de inscrição : 28/07/2012
    Idade : 37
    Localização : São Carlos

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por gutofiorucci 16/8/2014, 20:58

    Olá pessoal,
    eu ainda não tinha comentado nesse post, mas já faz um tempinho que venho acompanhando ele.

    Eu tenho um fiesta 1.6 2013/2013 que tem a entrada de ar do tipo "orelha de shurek" e sempre achei estrada essa entrada de ar dentro do cofre do motor. Dai vendo esse tópico fiquei tentado em trocar por uma dessas duas alternativas, a entrada da caixa de roda ou a entrada do modelo 2014.

    Mas com relação essa da caixa da roda tem uma coisa que está me preocupando (além da dificuldade de encontrar a peça...). Me parece que a entrada de ar da caixa da roda do meu carro está tampada, pq tem um saco plástico com alguma coisa dentro, tipo uma espuma, provavelmente para não deixar a lataria ficar fazendo barulho. Vejam a imagem a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 212y5p5

    Ou seja, não tem como por uma entrada ai correto?


    Com relação a entrada de ar do modelo 2014, gostaria de saber se teve alguma modificação na tampo do capo no modelo 2014. A do meu carro é a da foto a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Oaowm9


    Por favor, alguém que tenha o modelo 2014 me diga se a tampa do capo é igual a minha ou se tem um desenho diferente ou uma folga maior para entrar ar.

    Mais uma coisa, para quem trocou a entrada de ar, tem sentido uma diferença legal no desempenho/consumo do carro após a troca??

    Obrigado pessoal!!!

    Abração
    djrjv
    djrjv
    Piloto de Fuga
    Piloto de Fuga


    Mensagens : 165
    Data de inscrição : 20/09/2013
    Idade : 39
    Localização : São Paulo

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por djrjv 16/8/2014, 21:15

    Gutofiorucci,
    Como pode ver no historico do post...o meu era orelha.do shrek e troquei pela entrada da caixa de ar.
    Olhando de frente esse buraco onde eh encaixado o duto da caixa de roda, do lado esquerdo tem mesmo esse plastico c algo dentro (provavelmente espuma)...tampando sei la porque, mas do lado direito o vao eh livre, que eh por onde o ar entra...
    Se eu nao me engano eu pude ver ainda melhor, quando tive q tirar o farol pra poder trocar a lampada queimada...
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Capo

    Mensagem por marbrand 16/8/2014, 22:26

    Coloquei a entrada de ar do 2014 , O meu é 2013/2013 (março/13), ficou original. Pode colocar, não vai mais pegar ar quente, nem ar quente do ventilador do radiador. Vai ver diferença no transito pesado e dias quentes. !!!!!

    A fresta é suficiente para entrar ar, e mais seguro por causa de inundações que o da caixa de roda. kkkkkk (Esta peça , como não roda muito no estoque, não tem as vezes pq ninguém procura e não quebra, apenas um duto, fiz pedido na CSS , chegou em uma semana., aqui em Salvador.

    Essa é minha opinião.

    Ou a Ford simplesmente poderia ter ressuscitado a entrada 2004 ???????

    Na estrada tb vai pegar mais pressão, naquela fresta do capo tb.

    Estou satisfeito, meu carro esta mais uniforme entre dias quentes e frios.

    Ótimo Investimento.

    Estou pensando agora num Inflow, mais dizem que não faz tanta diferença. ??????????

    E meu carro é novo, troco as vezes filtro na revisão com apenas 3.000 kms, o papel do filtro sempre esta novo e não umedece. Vou fazer a terceira revisão em Setembro co 10.000 kms.





    gutofiorucci escreveu:Olá pessoal,
    eu ainda não tinha comentado nesse post, mas já faz um tempinho que venho acompanhando ele.

    Eu tenho um fiesta 1.6 2013/2013 que tem a entrada de ar do tipo "orelha de shurek" e sempre achei estrada essa entrada de ar dentro do cofre do motor. Dai vendo esse tópico fiquei tentado em trocar por uma dessas duas alternativas, a entrada da caixa de roda ou a entrada do modelo 2014.

    Mas com relação essa da caixa da roda tem uma coisa que está me preocupando (além da dificuldade de encontrar a peça...). Me parece que a entrada de ar da caixa da roda do meu carro está tampada, pq tem um saco plástico com alguma coisa dentro, tipo uma espuma, provavelmente para não deixar a lataria ficar fazendo barulho. Vejam a imagem a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 212y5p5

    Ou seja, não tem como por uma entrada ai correto?


    Com relação a entrada de ar do modelo 2014, gostaria de saber se teve alguma modificação na tampo do capo no modelo 2014. A do meu carro é a da foto a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Oaowm9


    Por favor, alguém que tenha o modelo 2014 me diga se a tampa do capo é igual a minha ou se tem um desenho diferente ou uma folga maior para entrar ar.

    Mais uma coisa, para quem trocou a entrada de ar, tem sentido uma diferença legal no desempenho/consumo do carro após a troca??

    Obrigado pessoal!!!

    Abração
    marbrand
    marbrand
    Nascituro
    Nascituro


    Mensagens : 59
    Data de inscrição : 31/03/2013
    Idade : 64
    Localização : Salvador

    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Inflow

    Mensagem por marbrand 16/8/2014, 22:28


    Parece que vc tem Inflow , AJUDOU ???????


    gutofiorucci escreveu:Olá pessoal,
    eu ainda não tinha comentado nesse post, mas já faz um tempinho que venho acompanhando ele.

    Eu tenho um fiesta 1.6 2013/2013 que tem a entrada de ar do tipo "orelha de shurek" e sempre achei estrada essa entrada de ar dentro do cofre do motor. Dai vendo esse tópico fiquei tentado em trocar por uma dessas duas alternativas, a entrada da caixa de roda ou a entrada do modelo 2014.

    Mas com relação essa da caixa da roda tem uma coisa que está me preocupando (além da dificuldade de encontrar a peça...). Me parece que a entrada de ar da caixa da roda do meu carro está tampada, pq tem um saco plástico com alguma coisa dentro, tipo uma espuma, provavelmente para não deixar a lataria ficar fazendo barulho. Vejam a imagem a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 212y5p5

    Ou seja, não tem como por uma entrada ai correto?


    Com relação a entrada de ar do modelo 2014, gostaria de saber se teve alguma modificação na tampo do capo no modelo 2014. A do meu carro é a da foto a baixo
    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Oaowm9


    Por favor, alguém que tenha o modelo 2014 me diga se a tampa do capo é igual a minha ou se tem um desenho diferente ou uma folga maior para entrar ar.

    Mais uma coisa, para quem trocou a entrada de ar, tem sentido uma diferença legal no desempenho/consumo do carro após a troca??

    Obrigado pessoal!!!

    Abração

    Conteúdo patrocinado


    DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA! - Página 5 Empty Re: DÚVIDA BESTA! DIFERENÇA NA ENTRADA DE AR (?) - COM FOTOS - ALGUEM ME EXPLICA!

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 08:58