O Mundo Sobre Ford Fiesta

Dúvidas (Itens para revisão)

Compartilhe

kellyalcantara
Nascituro
Nascituro

Dúvidas (Itens para revisão)

Mensagem por kellyalcantara em 24/1/2014, 01:27

Boa noite.

Tenho um Fiesta Rocam 2010 e ele tá com 54 mil km rodados.

Como eu sei quais os itens que precisão de revisão, ou serem trocados, renovados, etc?
Já procurei no manual e não tem nada a respeito.

Ex.: amortecedor, velas, essas coisas, disco de freio...

Teria uma quilometragem padrão pra troca desses itens?
Alguém sabe informar todos os itens e as quilometragens?

Desde já, obrigada.

fabionew7
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Re: Dúvidas (Itens para revisão)

Mensagem por fabionew7 em 24/1/2014, 07:55

Bom dia Kelly, se este carro nunca teve revisões periódicas de 10,20,30 e 40 km provavelmente na concessionária ou em qualquer outra oficina eles farão uma revisão como se fosse a de 40 mil km porque é a mais completa, pra você ter uma ideia na revisão de 40 mil km troca-se os seguintes itens:
Óleo 5w30, Fluido de Freio, fluido de radiador, Filtro de Óleo, Filtro de ar, Filtro Separador, Filtro de Combustível, velas de ignição.
Pra ficar mais completa eu incluiria troca de cabos de velas e bobina de ignição, troca de pastilha de freios e disco se estiver gasto, troca de sapatas de freio e inspeção na suspensão do carro.

Caso este veículo esteja com suas revisões em dia troca-se somente os seguintes itens:
Óleo 5W30, Filtro de Óleo, Filtro de Combustível.
- velas de ignição troca-se com 40 mil km (troque os cabos de velas e bobina de ignição também, a bobina é um problema cronico nos fiestas)
- Amortecedor o próprio mecânico vai avaliar se precisa de substituição ou não, não tem um km estipulada para substituição.
- Disco de freio também, o correto é a cada duas substituições de pastilhas trocar o disco também, mas isso depende das condições que estão

WAGNER S. N.
Nascituro
Nascituro

Mensagem por WAGNER S. N. em 24/1/2014, 09:49

Oi Kelly, bom dia!

Referente ao assunto manutenção deve consultar o manual do proprietário, mas ele é um indicativo do período aproximado em que as peças normalmente têm o desgaste.

Também depende de alguns fatores que podem antecipar ou programar os reparos:

- Cidade, praia ou campo?
- Trânsito leve ou congestionado?
- Asfalto ou terra?
- Forma de condução;
- Condições externas: poluição, maresia, poeira etc.

Fiz uma listagem que você poderá estar efetuando de acordo com as suas condições de tempo e dinheiro.

Manutenção periódica:

Óleo: é o 5W30, use o sintético para 10.000 km ou um óleo para 5.000 km se rodar pouco.
A troca deve ser feita de acordo com a quilometragem ou 6 meses (o que ocorrer 1º), assim, para cada 10.000 km, deve-se trocar o filtro de óleo.

Marcas de óleo: Motorcraft, Castrol Magnatec, F1 Master, Shell Helix.

Combustível: a cada 10.000 km dependendo do posto em que abastece, se for uma bandeira conhecida e de sua confiança em até 20.000 km.

Ar: a cada 10.000 km se houver muita poluição, maresia e poeira. Mas se o filtro estiver pouco sujo, basta um jato de ar para limpar e em até 20.000 km, efetua-se a nova troca, mas verifique o filtro separador.

Marca de sugeridas: Mann ou Fram.

Lembrete: Existem lojas especializadas que fazem essas trocas de fluidos.

Também há peças específicas que deve atentar-se.

Siga o velho ditado:

“Dê a Cesar o que é de Cesar!”

Isto é, você não vai trocar, por exemplo, os discos, pastilhas e lonas de freio em uma oficina que faz reparos em ar condicionado, certo?
A não ser que haja um mecânico específico para isto.

Solicite um check up nos itens abaixo e caso, haja a necessidade de troca, jamais, utilize peças paralelas (marcas desconhecidas) ou recondicionadas (só se for em último caso!), exceto bateria, motor de arranque e alternador que são à base de troca.
Antes faça um orçamento na autorizada e lojas de autopeças, o produto é o mesmo, só porque muda à embalagem, podem ter preços abusivos!
Depois do serviço executado, solicite as peças trocadas.

Sistema de freios:
O sistema de freios é a Varga, utilizada na maioria dos veículos.
- Pastilhas, marcas sugeridas: Varga ou Cobreq;
- Disco: caso ele fale que é necessário dar um passe ou troca, é melhor substituir por uma peça nova e original, bem como, o cilindro na pinça com limpeza e troca do reparo.
A peça paralela está sujeito a empenar;
- Lona traseira: o processo é o mesmo, solicite que faça a averiguação não apenas dela, mas também, o cilindro (burrinho) para ver se não tem vazamento do fluido no anel retentor de borracha, bem como, os rolamentos no cubo da roda.
- caso o fluido esteja muito escuro, substitua.

Sistema de suspensão:
- Amortecedores
- Molas*
- bandeja
- pivôs da bandeja e da direção e
- buchas da suspensão e barra estabilizadora.
Marcas sugeridas: Cofap, Monroe e Nakata (pivôs).

* Muitas lojas falam que tem a necessidade da troca das molas, sendo desnecessária, por não se tratar de veículo de carga, exceto, quando a pessoa usa como tal ou houver quebra da mesma o que é improvável ou com fadiga.

Pneus e direção:
- Balanceamento das rodas;
- Alinhamento do caster e camber.
- Desgaste da banda de rodagem.

Sistema de arrefecimento:
- Radiador
- Mangueiras do radiador e ar quente.
- Reservatório (troque por uma original), caso estiver sem condições de verificar o nível de água.
- Limpeza no sistema de arrefecimento (água + aditivo na proporção de 1:1, 50% de água destilada e 50% de aditivo sintético).
Marca sugerida: Valvoline.

Motor:
- Velas a cada 40.000 km pode ser a NGK – NGK-TR6B10, Bosch ou Champion;
- Cabos de vela (original);
- Troca de correia e o tensor (original);

Checar: Bobina de ignição, bomba d’água, bomba de gasolina (no tanque).
Extra: motor de arranque.

Bateria:
Checar: Carga da bateria e o alternador (para ver se está carregando);

Extras:
- Ar condicionado se disponível: recarga, verificação do sistema (bomba, condensador, mangueiras) e a troca do filtro a cada 20.000 km.
- Palhetas do limpador de para brisa: trocar a cada ano.
- Lâmpadas dos faróis, lanternas e setas;
- Extintor de incêndio;
- Estepe.
- Tubos de escape e silencioso.
- Borracha de vedação das portas.

Nesta listagem que eu fiz, independe do manual, que você pode estar fazendo a qualquer instante.

Quando o veículo estiver no elevador, qualquer dúvida pergunte ao mecânico para sanar algum problema.

Espero tê-la ajudado.
Abraços.

kellyalcantara
Nascituro
Nascituro

Mensagem por kellyalcantara em 24/1/2014, 10:50

Obrigada pela resposta.

Agora em maio completo 2 anos que estou com esse carro e sempre faço essa manutenção periódica de Óleo, Fluido de Freio, Fluido de radiador, Filtro de Óleo, etc...

A minha dúvida mesmo é com relação as outras peças, exemplo:
Eu notei que quando eu passo no quebra mola eu escuto um barulhinho como se fosse o amortecedor cansado (ou algo assim), coisa que antes eu não ouvia.

Aí tem uma quilometragem pra troca dessas peças, por exemplo?

E ontem também notei que ele ta vazando óleo.

fabionew7
Piloto de Fuga
Piloto de Fuga

Mensagem por fabionew7 em 24/1/2014, 12:39

kellyalcantara escreveu:Obrigada pela resposta.

Agora em maio completo 2 anos que estou com esse carro e sempre faço essa manutenção periódica de Óleo, Fluido de Freio, Fluido de radiador, Filtro de Óleo, etc...

A minha dúvida mesmo é com relação as outras peças, exemplo:
Eu notei que quando eu passo no quebra mola eu escuto um barulhinho como se fosse o amortecedor cansado (ou algo assim), coisa que antes eu não ouvia.

Aí tem uma quilometragem pra troca dessas peças, por exemplo?

E ontem também notei que ele ta vazando óleo.

Não tem uma km especifico não, isso é o tipo de peça que se você passar num buraco muito forte, pode estourar o amortecedor, Coxins, braços oscilantes. Etc. Mas se esta vazando óleo do amortecedor é porque está estourado mesmo, somente um mecânico pra avaliar se vai ser preciso trocar outras peças. Lembrando que o correto é trocar os dois amortecedores juntos.

WAGNER S. N.
Nascituro
Nascituro

Mensagem por WAGNER S. N. em 24/1/2014, 16:07

Olá Kelly, boa tarde!

Referente ao amortecedor, você não mencionou se é o dianteiro ou traseiro, o que já não é um bom sinal, comprometendo a estabilidade do veículo.

Neste caso, você tem que o trocar os dois (direito e esquerdo), as buchas do amortecedor (o bom mesmo é comprar na autorizada, este dê preferência ao original - tem uma coloração meio amarela ou creme e com a marca do fabricante impressa), pois, aqueles que fornecem são similares e de péssima qualidade que depois de um certo tempo, eles acabam estourando e todos os componentes que constituem.

Se for na frente apenas troque o jogo dianteiro, mas não esqueça de verificar os traseiros e vice-versa.

Marcas sugeridas: Cofap ou Monroe.

Mas se eles vierem com um papo que tem substituir as molas, desconfie!
Só se estiver quebrada ou que a mola estiver com fadiga (que não dá mais pressão) na hora da montagem!
É bem visível que após a montagem, ao comparar ambos um tá mais alto do que o outro.
Aí sim.

Caso contrário, é mais um pretexto para lesar o consumidor.

Espero ter ajudado.

Abraços.

lucio_candido
Nascituro
Nascituro

Mensagem por lucio_candido em 25/1/2014, 12:59

Tenho um Fiesta Rocam 2012 e vou levar pra fazer a revisão de 20K, peguei um orçamento e a loja colocou os seguintes ítens:

Filtro de Combustível: 19,2;
Mão de obra freio: 70,0*
Mão de obra mecânica: 30,0
alinhamento de direção: 30,0
filtro de óleo: 16,29;
filtro de ar: 28,0;
pastilha de freio: 61,56;*
disco de freio dianteiro: 108,58;*
aditivo orgânico27,05;
balanceamento de rodas: 30,0;
óleo: 146,88

Total: 594,62.

*Se necessário.

Teria mais alguns ítens para revisar? O carro é meu desde zero e não percebo nenhum barulho nem nada estranho no mesmo. Só achei estranho o disco de freio mesmo, pois como tenho costume com moto e NUNCA troquei um disco de freio fiquei meio ressabiado, mas já vi que parece que a cada duas trocas de pastilhas é bom trocar os discos de freio.

WAGNER S. N.
Nascituro
Nascituro

Mensagem por WAGNER S. N. em 25/1/2014, 16:02

E aê Lucio, beleza!

Dizer que: duas a três trocas de pastilhas é muito relativo, depende de vários fatores:

- trânsito livre ou congestionado;
- estrada ou cidade;
- forma de como o motorista dirige;
- utiliza diariamente ou esporádico (finais de semana).

Ao tirar a roda do veículo, verifique a espessura do disco.
Aquele "dente" que forma na extremidade é o melhor indicativo.
Caso você observe que é pouco saliente mesmo em duas ou três trocas e que você poupou os freios, não há necessidade da troca.
Mas quando você utiliza em condições adversas das situações acima mencionadas, como por exemplo: trânsito congestionado na cidade e diariamente e sempre com o pé no freio (anda e para), aí sim dependendo da espessura deve efetuar a troca.

É bom quando for trocar, pegar o disco original na autorizada.
Já tive a amarga experiência em comprar uma no paralelo e depois de um tempo, empenou (no Ka). No momento em que freava o pedal subia e descia e que você sentia no pé.
Logo, o barato saiu caro!

Solicite a verificação do fluido de freio (se estiver muito escuro), substitua por um novo e verifique a pinça se não está engripada.

Também, dê uma checada na lona traseira e no cilindro (burrinho) para ver se não há vazamento do mesmo no anel retentor de borracha e peça para fazer a regulagem.

Abraços

Última edição por WAGNER S. N. em 25/1/2014, 22:48, editado 2 vez(es)

lucio_candido
Nascituro
Nascituro

Mensagem por lucio_candido em 25/1/2014, 17:38

WAGNER S. N. escreveu:E aê Lucio, beleza!

Dizer que: duas a três trocas de pastilhas é muito relativo, depende de vários fatores:

- trânsito livre ou congestionado;
- estrada ou cidade;
- forma de como o motorista dirige;
- utiliza diariamente ou esporádico (finais de semana).

Ao tirar a roda do veículo, verifique a espessura do disco.
Aquele "dente" que forma na extremidade é o melhor indicativo.
Caso você observe que é pouco saliente mesmo em duas ou três trocas e que você poupou os freios, não há necessidade da troca.
Mas quando você utiliza em condições adversas das situações acima mencionadas, como por exemplo: trânsito congestionado na cidade e diariamente e sempre com o pé no freio (anda e para), aí sim dependendo da espessura deve efetuar a troca.

É bom quando for trocar, pegar o disco original na autorizada.
Já tive a amarga experiência em comprar uma no paralelo e depois de um tempo, empenou (no Ka). No momento em que freava o pedal subia e descia e que você sentia no pé.
Logo, o barato saiu caro!

Solicite a verificação do fluido de freio (se estiver muito escuro), substitua por um novo e verifique a pinça se não está engripada.

Também, dê uma checada na lona traseira e no cilindro (burrinho) para ver se não já vazamento do mesmo no anel retentor de borracha e peça para fazer a regulagem.

Abraços

Opa Wagner excelentes dicas, vou mandar verificar sim tudo como dito. No caso realmente o carro pega muito congestionamento, pois quem anda com ele é minha esposa e sempre em horários de pico. Por exemplo ela demora para ir ao trabalho que fica a 4Km cerca de 20 minutos, ou seja, tem dias que é bem engarrafado. Por sinal o consumo do carro nessas condições está dando 6 por litro de gasolina com ar ligado direto.

Forte abraço.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:06

Data/hora atual: 9/12/2016, 23:06