O Mundo Sobre Ford Fiesta


Velas e cabos

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jorgeosj
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Velas e cabos

Mensagem por jorgeosj em 3/2/2014, 15:50

Amigos, qual marca de cabos e velas devo usar no meu fiestinha... sedan 16. rocam 11/12

A algum dele que me ajude a ganhar mais potencia?



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Re: Velas e cabos

Mensagem por Ze_Fernando em 3/2/2014, 15:58

jorgeosj escreveu:Amigos, qual marca de cabos e velas devo usar no meu fiestinha...  sedan 16. rocam 11/12

A algum dele que me ajude a ganhar mais potencia?


só velas e cabos não fará vc ganhar potencia, pra isso só mexendo em outras coisas como filtro esportivo e etc... quanto a marca pra original pode usar Motorcraft ou Bosch


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Re: Velas e cabos

Mensagem por jorgeosj em 3/2/2014, 16:41

Ze_Fernando escreveu:
jorgeosj escreveu:Amigos, qual marca de cabos e velas devo usar no meu fiestinha...  sedan 16. rocam 11/12

A algum dele que me ajude a ganhar mais potencia?



só velas e cabos não fará vc ganhar potencia, pra isso só mexendo em outras coisas como filtro esportivo e etc... quanto a marca pra original pode usar Motorcraft ou Bosch


Então amigo, compre um fiesta 2011/2012 porem eu tinha um 08/09, os dois são 1.6.

Esse 11/12 é meio que amarrado, parece engasgar. fiz a troca de oleo e filtros e estou vou fazer limpeza de bico. Ele já está com 50mil km. não sei se eu trocando as velas, possa melhorar isso e e com isso o aumento (regularização correta) da potencia do carro? ou se tem algum cabo e vela que ajude(melhor qualidade).



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Re: Velas e cabos

Mensagem por WAGNER S. N. em 3/2/2014, 17:49

Aê Jorge, beleza!

Se você nunca trocou as velas, já passou da hora!
A média para eles é de 35.000 a 40.000 km.
Para isso, leve no mecânico de sua confiança.
De quebra, aproveite verificar os cabos e também a correia e a bobina.
Caso, haja necessidade é bom adquirir na autorizada.
Abraços.

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Re: Velas e cabos

Mensagem por jorgeosj em 3/2/2014, 18:16

WAGNER S. N. escreveu:Aê Jorge, beleza!

Se você nunca trocou as velas, já passou da hora!
A média para eles é de 35.000 a 40.000 km.
Para isso, leve no mecânico de sua confiança.
De quebra, aproveite verificar os cabos e também a correia e a bobina.
Caso, haja necessidade é bom adquirir na autorizada.
Abraços.


amigo, comprei o carro, porem acho que o antigo dono não trocou nada. quero fazer essa revisão?

qual marca de vela e cabo devo usar?


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Re: Velas e cabos

Mensagem por Ze_Fernando em 3/2/2014, 20:10

jorgeosj escreveu:Então amigo, compre um fiesta 2011/2012 porem eu tinha um 08/09, os dois são 1.6.

Esse 11/12 é meio que amarrado, parece engasgar. fiz a troca de oleo e filtros e estou vou fazer limpeza de bico. Ele já está com 50mil km. não sei se eu trocando as velas, possa melhorar isso e e com isso o aumento (regularização correta) da potencia do carro? ou se tem algum cabo e vela que ajude(melhor qualidade).

só pra inicio de conversa não compare o 2008 com o 2011 kkkkkkkkkkkkkk o 2008 de longe anda bem mais que os mais novos, isso é resultado da mexida que a Ford teve que dar nele com relação a emissão de gases e etc... se vc conferir nos documentos vai ver que a cavalaria do 2011 é um pouco menor. eu tive um Class 2009 e andava muito e era bem mais economico que os 1.6 de agora. seria bom levar num mecanico de confiança pra ele avaliar o estado das velas se ja foram ou não trocadas.


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Re: Velas e cabos

Mensagem por WAGNER S. N. em 4/2/2014, 05:41

Aê Jorge, beleza

Quanto as velas você pode usar: NGK TR6B-10, serve para o KA, Fiesta 1.0/1.6, Courier e o Escort acima de 99 - ROCAM.

Tem a Bosch, mas não sei o código.

Referente aos cabos é bom adquirir na autorizada (este só adquira, se o mecânico de sua confiança pedir), mas caso ainda queira trocar, pelo menos estará com o sistema de ignição em boas condições.

Abraços.

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Re: Velas e cabos

Mensagem por edpalhares em 21/3/2014, 14:01

Jorge

Meu primo mecanico e recomenda NGK sem duvida.

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Re: Velas e cabos

Mensagem por Andrews em 6/2/2015, 21:16

Alguem sabe me dizer se procede a informaçao que os cabos tem uma sequencia certa, ouvi dizer q nao se pode trocar de posiçao os cabos..

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Re: Velas e cabos

Mensagem por Gionder em 7/2/2015, 01:05

Não é tanto uma questão de trocar os cabos mas sim de errar a sequência de disparo das faíscas que vem da bobina.

Cada conexão de faísca tem que ir para a vela certa, do contrário, o motor pode funcionar muito mal ou nem funcionar no geral.


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Re: Velas e cabos

Mensagem por Julierme em 9/2/2015, 10:30

compre as velas da marca

NGK de iridium

você vai ganhar mais potencia no motor sem duvidas bounce


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Re: Velas e cabos

Mensagem por Gionder em 9/2/2015, 18:05

Julierme escreveu:compre as velas da marca

NGK de iridium

você vai ganhar mais potencia no motor sem duvidas bounce

Calma lá. Não é tão simples assim. "Troca as velas pelas iridium tal e tal q vc vai ganhar mais CVs!"... O motor só vai ganhar rendimento se o combustível sendo usado não está entrando em combustão como deveria. Por exemplo, um motor com taxa de compressão muito alta rodando na gasolina, pode estar detonando, em vez de funcionar corretamente. Ou a tal "batida de pino", como é conhecida.

A vela mais "fria" dá faísca sem tanto atraso (a meu entender. Me corrijam se eu estiver errado), então assim que a bobina emite o sinal, a vela não precisa "aquecer" tanto pra gerar a mesma faísca. Somente nesta situação é que se vai ganhar algum rendimento, mas não necessariamente de potência.

Carros de corrida movidos a Metanol geralmente usam velas muito frias justamente por isso. Eles não detonam com facilidade, necessitando de taxas muito altas e velas especiais para fazer a queima da maneira correta. Outra boa justificativa é se o carro usa álcool e você ainda houve "bater pino", como é o caso do meu rocam 1000cc. Neste caso, pode ser interessante trocar velas e cabos por uns de maior capacidade. Os de 10mm siliconados e velas "Iridium" (esse é só um nome de linha de produtos, como Ford "Motorcraft", ou Dodge "Mopar", ou Fiat "Abarth") são os mais frequentemente indicados.


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UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

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Re: Velas e cabos

Mensagem por GdX_1.0 em 9/2/2015, 19:29

Gionder escreveu:
Julierme escreveu:compre as velas da marca

NGK de iridium

você vai ganhar mais potencia no motor sem duvidas bounce

Calma lá. Não é tão simples assim. "Troca as velas pelas iridium tal e tal q vc vai ganhar mais CVs!"... O motor só vai ganhar rendimento se o combustível sendo usado não está entrando em combustão como deveria. Por exemplo, um motor com taxa de compressão muito alta rodando na gasolina, pode estar detonando, em vez de funcionar corretamente. Ou a tal "batida de pino", como é conhecida.

A vela mais "fria" dá faísca sem tanto atraso (a meu entender. Me corrijam se eu estiver errado), então assim que a bobina emite o sinal, a vela não precisa "aquecer" tanto pra gerar a mesma faísca. Somente nesta situação é que se vai ganhar algum rendimento, mas não necessariamente de potência.

Carros de corrida movidos a Metanol geralmente usam velas muito frias justamente por isso. Eles não detonam com facilidade, necessitando de taxas muito altas e velas especiais para fazer a queima da maneira correta. Outra boa justificativa é se o carro usa álcool e você ainda houve "bater pino", como é o caso do meu rocam 1000cc. Neste caso, pode ser interessante trocar velas e cabos por uns de maior capacidade. Os de 10mm siliconados e velas "Iridium" (esse é só um nome de linha de produtos, como Ford "Motorcraft", ou Dodge "Mopar", ou Fiat "Abarth") são os mais frequentemente indicados.
Velas Iridium ou Irídio na verdade tem esse nome por causa do metal usado na fabricação do eletrodo que, junto com outras ligas metálicas também usadas na fabricação de velas (como a platina e o cobre) formam uma liga extremamente dura e com ótima condutividade (lembrando que o irídio sozinho é um péssimo condutor elétrico) e com ponto de ebulição altíssimo (em torno dos 2000ºC).
Tem como vantagens a maior durabilidade da peça - dura pelo menos o DOBRO da quilometragem das velas convencionais -, menor tensão pra gerar a faísca necessária para a queima do combustível, a folga entre o aterramento e o eletrodo da vela pode ser maior sem prejudicar a faísca.
Por isso é muito comum ver carros ou motos extremamente preparados com velas deste tipo. Neste link tem uma explicação das diferenças entre as velas convencionais e as de irídio (embora seja explicado para motos, podemos aplicar nos carros também já que o que muda de um pra outro é o tamanho do motor e a quantidade de rodas). Somente ignore a parte "ganho de potencia em torno de 1 a 3%" porque é placebo.


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Re: Velas e cabos

Mensagem por maraccini em 10/5/2015, 22:17

Uma rápida informação sobre eletricidade como exemplo um raio procura sempre local mais fácil ( ponta ou pico ) para cair/subir (neste caso especifico) exemplo : arvore, pessoas na praia por isso que pedem que quando esta em local aberto abaixar com cabeça entre as pernas e com braços abraçados na perna.
 A eletricidade nas velas funcionam exatamente igual e como os motores Rocam 1.0 flex tem alta taxa de compressão e pode usar alcool ( dieletrico dificulta o faiscamento ou centelha) foi indicado as velas NGK Green LTR7  que tem suco em V no eletrodo central e forma duas colunas com picos que GARANTE e FACILiTA a CENTELHA ou faiscamento ( Os New KA 1.5 motor Sigma e o 1.6 tb usam estas velas) mas uma observação em um carro normal sem aquecimento ou problemas na ignição é sempre o eletrodo central que acaba primeiro e faz com que tenha que trocar o jogo de vela. Esta velas são boas até que o eletrodo central se gaste e arredonde e por experiência perto de 20.000 km sem manutenção dai consumo e desempenho ficam comprometidos por isso que indicam manutenção (lixar com lima ou lixa de unha de ferro e calibrar o GAP abertura do eletrodo) que é meio difícil com o suco em V.
Existe uma alternativa para todos os motores Rocam flex ou a gasolina e os Sigma 1.5 e 1.6 a esta velas são as Bosch Power SP 10 e SP 45 onde o eletrodo central é de Itrium (metal que dura mais que as velas de cobre NGK) e o suco em V que melhora a faísca esta no eletrodo lateral , mas na pratica dura m a mesma coisa com eficiência se não fizer a manutenção  até 20.000 km , mas com manutenção de 10.000 km em 10.000 km duram de 30.000 a 40.000 km por jogo     Mas a vantagem está no custo enquanto uma NGK custa perto de R$ 100,00 um jogo Bosch custa de R$ 45,00 a R $ 55,00.
Antigamente havia entre mecânicos um preconceito com velas Bosch porque estas eram terceirizadas e qualidade duvidosa hoje não existe mais isso e é uma grande multinacional alemã.
Espero ter ajudado

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Re: Velas e cabos

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