O Mundo Sobre Ford Fiesta


Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

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Jarbas Lemos
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Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 10/2/2014, 07:27

Boa noite...

Fiquei muito feliz ao encontrar esse clube.

Tenho meu fiesta desde 2007. Adoro meu carro...

Tenho alguns problemas crônicos que parece que nem a concessionária pode resolver...

Tomara que vocês possam me ajudar.

Não encontrei o lugar para postar minhas dúvidas. Caso eu esteja fazendo errado. Peço encarecidamente que postem para poder me ajudar.

Bom... Meu fiesta tem um problema de aceleração.. Hora está lenta demais, hora está em mais de 3 mil giros.

Quando liga o Ar Condicionado o carro de quarta marcha anda a mais de 50km/h sem eu acelerar. Quando passam o aparelho dizem que é normal.

Também acontece esse aumento de aceleração sem o Ar condicionado estar ligado... Não é todo dia nem toda hora, mas percebo que quando a rotação sobe demais, o carro fica muito mais fraco.

Quando estou andando com o carro tudo bem.... mas se parar em um engarrafamento, normalmente tenho que desligar o Ar Condicionado pois o giro sobe demais.

Outro problema que tenho é com o freio que é muito duro... quando ando com outro carro por algumas horas e depois tenho que pegar o meu novamente parece que tenho que pular em cima do pedal de freio para parar. Segundo o mecânico o hidrovácuo está perfeito... falou que é duro assim mesmo.

Outro problema é a caixa de direção que é frágil demais em 6 anos troquei duas vezes.

E o último problema é a suspensão, que troquei os quatro amortecedores, bucha... tudo q se pode imaginar e quando passo em alguma irregularidade na curva meu carro soca e sai tanto de frente quanto de traseira, principalmente em pisos de concreto onde ficam as imendas. Passo com outros carros e isso não acontece. Ele não absorve apesar dos amortecedores novos.

Meu carro tem 170.000 km, não baixa óleo, nunca me deixou na mão.. peguei ele com 60.000 km.. Já viajei muito nele e adoraria poder resolver esses problemas para poder curtir ainda mais meu carro.

Desde já obrigado.

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por rokl4nd3r em 10/2/2014, 09:46

já pensou em levar em outro mecanico.. ?
freio duro nao é normal, pode ser hidrovacuo ou cilindro mestre.
se vc falou que o giro sobe quando liga o ar, pode ser o atuador que compensa o motor quando liga o a/c, alguma mangueira dando entrada falsa de ar ou talvez até uma fissura no diafragma do hidrovacuo que se agrava quando liga o a/c...

não manjo muito, vamos ver oq os outros colegas dizem.

abraços.


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Ze_Fernando em 10/2/2014, 13:49

como disse nosso amigo rokl4nd3r o freio deve ser o Hidrovacuo com problemas, e mais esse seu problema de acelerar pode estar ligado a isso, visto que o hidrovacuo furado faz dar entrada de ar falsa no motor aumentando aceleração ou pode baixar tbem. primeiro verifique isso e veja se continua acelerado


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Jarbas Lemos
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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 10/2/2014, 18:35

Já procurei muitos mecânicos, inclusive duas agências da ford.

Sobre o hidrovácuo, o meu mecânico falou para quando ficar acelerado eu tirar o tubo que leva o ar do hidrovácuo até o motor e tampar com o dedo, pois como vcs bem disseram poderia ser uma entrada falsa de ar... Já fiz isso e não adiantou.. continuou acelerado

Já teve mecânico que condenou o corpo de borboleta inteiro, sendo que quando questionei sobre a devolução do dinheiro caso não fosse ele desistiu de trocar.

As únicas coisas que não troquei e que me falaram q pode influenciar são: Corpo de borboleta, Sensor de temperatura e uma tal de sonda lamba ou lambda. não sei como se escreve.

Ele não fica acelerado apenas com o Ar ligado.. Sem o Ar tb fica.. tem dia que parece carro Zero com a rotação perfeita e tem dia que o bichinho, fica nervoso, fica acelerado e consome muito.

Outra coisa que esqueci de comentar que pode dar uma dica a alguem para me ajudar.

No Detran temos que fazer o teste de poluentes. Quando o carro está no aparelho tem q se manter a rotação em 2.000rpm. Mas meu carro não fica nessa rotação... quando acelero e coloco em 2.000 ele sozinho fica caindo para 1.200, oscilando... Então tenho que fazer o teste em marcha lenta.

Obrigado pela atenção e carinho de vocês...

Espero que alguem possa me ajudar.

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por GdX_1.0 em 10/2/2014, 19:02

Temperamental esse seu Fiesta hein?

Cara, de tudo que foi "condenado" pelos mecânicos, o mais provável que esteja causando o problema de carro acelerado é a sonda lambda ou o corpo de borboleta terem ido pro além. A sonda lambda é quem regula a mistura ar/combustível pro motor, e quando o seu carro fica acelerado parece que a mistura nesse caso está "gorda" (muito combustível pra pouco ar), bem característico de carro muito preparado. O corpo de borboleta também pode não estar fechando direito, fazendo entrar muito ar na câmara de combustão fazendo o motor também falhar na lenta. Mas só dá pra ter certeza levando num mecânico bom e que a oficina tenha o ferramental pra fazer os testes.

Ah sim, não sei se os Fiestas desse ano ainda usam acelerador por cabo, mas se usar seria bom dar uma verificada também no cabo de acelerador.


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 11/2/2014, 00:25

Vou ver se troco a sonda lambda. Já tenho que trocar as pastilhas de freio amanhã.. se eu enontrar na loja... Acredito q possa ser isso mesmo. Agora, encontrar um mecânico bom pra diagnosticar que é difícil... Depois que inventaram a máquina para testar eletrônicamente... Mecânico virou trocador de peça e digitador de ano e modelo.

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por rokl4nd3r em 11/2/2014, 19:36

pois é... isso é tipo, problema primário.. qualquer mecanico deveria ser capaz de identificar esses problemas (motor oscilando e freio duro).

do freio, bato o pé em insistir que é ou hidrovacuo ou cilindro mestre. tive um uno que entupiu a mangueira do hidrovacuo, ai passava pouco ar pro sistema de freio e o pedal ficava duro pra caramba. resolveu trocando a mangueira.

já da oscilação.. se não é hidrovacuo é algum sensor. Corpo da borboleta EU acho dificil ser no fiesta, pois o acelerador é mecânico e a não ser que a borboleta esteja com folgas absurdas, esse problema nao ia aparecer. posso ter falado merd4, vamos retificar.

Desculpa minha ignorancia, mas entendo muito pouco de Ford.

Seu Fiesta é Endura ou Zetec?

li um pouco por aí... o sensor MAF do seu carro fica junto com o corpo da borboleta?
Defeito na MAF faz isso (experiencia com meu Clio), deixa o motor oscilando quando da pau na leitura...
existem meios de testar a MAF e a Sonda Lambda.
Se o defeito for na MAF, e se a MAF for junto com o corpo da borboleta, pode ser aceitavel que o defeito seja na peça inteira e apenas a troca de todo o conjunto resolva...

sinto não entender o suficiente sobre o carro para dar mais palpites.. mas um scanner acredito que consiga identificar se a MAF ou a Sonda estão apresentando leituras irregulares.

Procure alguma oficina que mexa com Carburadores. Possívelmente será um bom lugar com equipamento necessário para identificar o possível problema da sua injeção...

já desligou o sensor MAF? O carro funciona sem ele. descobre onde é o chicote, tira fora (talvez o motor morra), da partida de novo e ve o que acontece..
novidades posta ae pra nois.

abraços.


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 12/2/2014, 19:51

O sensor fica junto do corpo de borboleta sim.

Conversei com o mecânico e sobre o freio duro ele falou que deve ser o hidrovácuo mesmo, porém não é perceptivel nenhum vazamento.

Quanto a ele estar dando entrada falsa de ar não acredito, pois já tirei a mangueira do hidrovácuo e tampei com o dedo, tirando qualquer entrada falsa de ar e mesmo assim continuou acelerado.

Troquei o filtro de ar novamente e o carro ficou dois dias funcionando perfeitamente... Hoje viajei e na parte da manhã perfeito.. quando peguei a estrada e fui freiar no quebra molas quase não parei, pois na estrada não percebe-se mas o carro estava tão acelerado que o freio quase não parou o carro e quando coloquei em ponto morto o motor deveria estar a uns 4 mil giros... Urrando de tão acelerado.

Já passei meu carro no scanner de oficina umas 10x e só uma vez que apareceu a mensagem de mistura pobre e nunca mais apareceu nada.

Vou esperar entrar uma grana e de qualquer forma levar o hidrovácuo em uma oficina no Rio que recondiciona hidrovácuo.

Muito obrigado pela gentileza em tentar ajudar e disponibilizarem seu tempo pra tentar me ajudar.

Pra vocês terem uma idéia da incompetência desses mecânicos de hoje em dia.

Meu carro estava agarrando o freio de mão... Ficava esbarrando a sapata e teve uma vez q derreteu o encaixe da calota no parafuso da roda, estourou rolamento.

Levei em 3 mecânicos e ninguem descobria.

Levei no meu atual mecânico e estava faltando uma mola que faz a sapata voltar. Resolvido o problema.

É complicado demais.

Tem um canal no youtube que assisto direto, chamado: HIGH TORQUE, de uma oficina em BH e o cara ensina muita coisa, não tem papas na lingua e sabe o está fazendo... Estou até pensando que entrando a grana vou levar nesse cara, mesmo que eu tenha que andar 300km. Mas deve ser caro demais, pois estão levando carro do Brasil inteiro lá.

Pois desanima tentar encontrar um mecânico bom.

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por rokl4nd3r em 12/2/2014, 23:12

vish.. High Torque = ADG. no Clube Palio Tuning se vc escrevia esse nome, o forum retornava uma mensagem de erro... kkkkk

fala mais uma coisa... o freio duro é sempre, ou se agrava quando o carro fica acelerado ?


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Ze_Fernando em 13/2/2014, 07:08

Jarbas espere vc ganhar na Mega Sena pois o Alexandre da High Torque vai arrancar seu couro kkkkk cara ai perto de vc deve ter alguma oficina boa, melhor vc pagar um preço maior ai do que viajar pra pagar fora. procura em alguma cidade vizinha ai.


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 13/2/2014, 14:37

O freio é duro sempre. Nunca foi macio.

Já procurei umas 10 oficinas.

Desanima... Hoje meu fiesta acordou de bom humor... Rotação normal mesmo com o ar ligado, quase não está perdendo potência. Coisa que acontece quando está acelerado.

Imagino que a high torque deve ser cara mesmo. Mas acho que meu carro está como uma pessoa a anos com a doença que ninguem descobre e tem que levar em um especialista, mesmo que seja caro... O que eu já gastei de gasolina em 7 anos devido as vezes que ele fica acelerado, já seria uma boa entrada para dar em um fiesta mais novo... kkkkk

Muito obrigado gente... está sendo muito legal essa boa vontade de vocês de ajudar.

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Jarbas Lemos em 13/2/2014, 14:40

Esqueci de comentar uma coisa que o ADX falou e me fez pensar.

Desde que comprei o carro ele anda demais.

Todo mundo que dirige diz que parece que é 1.4.

Subo a serra de petrópolis de QUINTA marcha, só reduzindo se tiver alguem na frente.

Será que esse carro foi preparado pelo dono anterior, e por isso estou com esse problema desde que comprei? Será que foi remapeado?

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por Ze_Fernando em 14/2/2014, 07:26

cara pra saber se ele foi remapeado só um especialista em injeção eletronica vai saber te falar, os primeiros Rocam andam muito mesmo afinal tem uma carroceria levinha. em compensação os Rocam 1.0 novo é muito lento kkkkkkk


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por rokl4nd3r em 14/2/2014, 19:39

ainda no freio duro, quando tive problemas com meu ex premio (argh), eu mesmo comprei o reparo do cilindro mestre e troquei... acho que o reparo custou uns 40 reais... e ficou zero.

já levou o carro em nego que mexe com carburador? eles se atualizaram e quase sempre também mexem com injeção... não é dificil achar um que realmente saiba encontrar o defeito no carro

esquece o High Torque cara... na moral... AIUHUIAhiuauh


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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

Mensagem por mikenelson em 22/2/2014, 22:19

Grande Jarbas
Também tenho um GL 2001.
Muito bom o carrinho, embora não seja tão econômico mas, nunca tive nenhum dos problemas que refere.
Peguei ele com 70 m, muito maltratado, óleo sujo, embuchamento gasto, pneus velhos, e fedendo a cigarro que dava nojo.
Enfim.
Depois de sanar os problemas acima, instalei GNV, só uso Podium, e Motorcraft 5~30.
Embuchamento original, certo?
Alinhado, balanceado e casterizado.
Pra passar a régua, passei o scanner nele tem uns 10 meses, por aí.
Mas, levando em consideração tudo o que já foi dito pelos colegas, realmente um dos mecânicos que me atenderam, me disse que este motorzinho foi ou é, muito usado para competições de arrancada. Depois que vc tocou no assunto, me lembre.
De repente, o motor e o carro todo foi mexido e daí a alta de giro.
Mas, creio que o teu maior problema seja realmente a falta de um profissional competente, bem intencionado e disposto a atender o que ele chamam de "carro velho". Complicado isso.
Faço votos que consiga resolver, senão, vende esse e compra outro do mesmo ano ou próximo, 2002 por aí.
Boa sorte

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Re: Fiesta GL 2001 Rocam Defeitos crônicos

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