O Mundo Sobre Ford Fiesta


PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Compartilhe

Roberson
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagens : 268
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba/PR

PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por Roberson em 7/9/2011, 17:24

achei este tutorial com dicas de som, não vi se tem algo aqui no forum igual mais estou postando se ajudar alguem ou tirar alguma duvida esta ai..







Potência PMPO: fuja desta!

PMPO é a sigla de Peak Music Power Output (Potência de Saída de Pico Musical).
Segundo alguns fabricantes de amplificadores e alto-falantes, é a potência suportada por um pico de tensão com duração de milésimos de segundo.


A questão, é que não existe um padrão no mundo para a medição desse valor. Portanto, é conveniente para boa parte de fabricantes especificar a potência do seu produto em watts PMPO, ou destacá-la na embalagem mais do que a potência em RMS. Não se deixe enganar por potências extraordinárias em amplificadores e falantes, esse número provavelmente é a potência de pico.

Então não adianta nada você comparar os 500 WPMPO de um fabricante com os 2000 WPMPO de outro, tanto para amplificadores ou alto-falantes. E, na realidade atual, os fabricantes obtém a potência PMPO multiplicando a potência real (RMS) por um valor que varia de 2 até 16, é um absurdo! Então, é normal encontrar produtos que tenham "100 Watts RMS" ou incríveis "800 Watts PMPO" por exemplo.

* Um exemplo prático da confusão dos watts PMPO, é a de você ver em uma vitrine 2 amplificadores: um deles indica "600 watts PMPO" e o outro indica "2000 watts PMPO", e os dois com mesmo preço: É provável que você pense que o módulo com "2000 watts PMPO" seja bem mais forte, afinal, são "2000 watts"!!! Mas se você ver a potência RMS, e um tiver 200 watts RMS e o outro 300 watts RMS, aí sim, é a potência que merece sua atenção e vai ser decisiva na sua escolha final.

Potência RMS: é o que vale!

RMS significa "Root Mean Square" (Raiz média quadrada).
É o valor confiável, a potência real dos amplificadores e falantes. Com esse valor você pode comparar os produtos do mercado, pois é o metodo formal e padrão adotado por todos os fabricantes do mundo para especificar a potência real de seus produtos.

RMS é a máxima potência que o amplificador e o falante suportam desde que estejam reproduzindo a faixa de frequência para quais eles foram fabricados, isto é, a potência que eles suportam ao funcionar por bastante tempo reproduzindo uma música.

Se o fabricante divulga a potência em Watts RMS é um ótimo sinal. Ele está sendo muito honesto e acredita que seus clientes saberão entender suas especificações.

Por exemplo, se você instalar um módulo que tenha 50 Watts RMS em 4 ohms, em um alto-falante de 50 Watts RMS em 4 ohms também, a durabilidade dos aparelhos será de um tempo indeterminado, mas muito tempo.

Embora não devesse, a potência de um amplificador ou falante é sempre dada em Watts, seja RMS ou PMPO.
Não é ilegal deixar de informar se a potência é RMS ou PMPO. É apenas conveniente para alguns fabricantes...
Os valores dados em PMPO são sempre altos. Em RMS os valores são mais modestos, porém reais, para uma mesma classe de aparelhos.
Se o anúncio apregoa uma potência alta para um aparelho modesto, pode desconfiar que o fabricante está falando em Watts PMPO.
Dicas para uma boa instalação:

Para não ocorrer erros providos de má instalação, seguir dicas básicas é fundamental!

- procure sempre utilizar cabos RCA blindados

- os cabos RCA devem ser passados pelo lado oposto aos cabos de alimentação. Também é muito recomendável que sejam
passados longe dos cabos de ignição, afim de evitar ruídos no sistema de audio ocasionados pelo motor do carro.

- sempre utilize um fusível próximo da bateria pra proteger todo seu sistema de audio, inclusive, a própria fiação do sistema.

- utilize fusíveis da mesma amperagem de seu amplificador. Pode ser tolerado 10A a menos, e nunca nada a mais

- O coração do sistema de audio, ao contrário do que muitos pensam, não são os alto-falantes, e sim a amplificação que você utiliza.
De nada adianta você adquirir falantes caros, potêntes e modernos, se a sua amplificação é ruim. Portanto, aconselho que sempre
escolha antes de tudo, um bom amplificador. Depois, a escolha de falantes fica muito fácil!

- Siga SEMPRE o que diz o manual dos produtos; não invente moda!
Como escolher uma boa instaladora?

A escolha de uma boa instaladora com técnicos competentes é fundamental para evitar dores de cabeça futuras.

- Antes de decidir por qual loja levar seus produtos para instralação, peça dicas de amigos, se tiveram experiências boas ou ruins.

- NUNCA opte pela mais barata: geralmente, boas instaladoras utilizam material de ótima qualidade, como cabos de alimentação,
conectores, proteção para cabos, etc.

- Quando visitar uma loja, repare se há certificado de cursos concluídos pelos instaladores. Lojas que exibem troféus obtidos em
campeonatos de som também é válido!

- Lojas limpas e organizadas merecem mais atenção!

- Tamanho não é documento: as lojas maiores não são própriamente dito, as melhores. O que vale é a experiência dos instaladores.
Geralmente em lojas pequenas você tem um atendimento mais personalizado.

- Tática: pergunte ao lojista, onde será instalado seu amplificador: se ele disser que colocará embaixo do banco do passageiro, não
permita em hipótese alguma! Algumas lojas, para economizar material e tempo, colocam amps embaixo dos bancos, mas esse local
é muito perigoso para o produto, pois entra água com muita facilidade (em dias de chuva) e os passageiros podem pisar no amp, soltar cabos, etc.
Lugar de amplificador é no porta malas, salvo picapes, cujo habitáculo é pequeno. Se o lojista insistir em colocar seu amp embaixo
do banco, desista e vá em outra loja!
Dicas sobre amplificadores/módulos tipo Booster:

A diferença entre amplificadores e Boosters são muitas. Módulos tipo Booster (que significa "reforçador") amplifica o som a partir
da saída dos falantes. Utilizam um circuíto mais simples que os amps mosfet, e que custa mais barato, porém, geram mais distorção.
Boosters utilizam transformadores na saída, que limita muito a resposta de baixas frequências, reforçando mesmo as frequências
altas (médios e agudos), o que significa que a música pode ser reproduzida de forma diferente da original a qual fora gravada.
Portanto, se você faz questão de um som com uma resposta plana em todas as frequências, com um booster você não vai conseguir.

A única vantagem de um booster sobre um amplificador, é o seu custo. São baratos, e dão um bom resultado final pelo o que valem.
Porém, não espere milagres. Boosters geralmente não possuem regulagens como corte de frequência, ligação em bridge, e suas
impedâncias de saída são de valores fixos.

Já os amplificadores, são muito mais modernos. Utilizam circuito de fonte chaveada, que amplifica o sinal de tensão da bateria de
3 a 5 vezes ou até mais.
A resposta de frequência de um amplificador é mais extensa, o que significa que a música será amplificada por completo, não havendo
exclusão em nenhuma faixa de frequência, além de ser mais plana do que em um booster. Enfim, o som será mais limpo, cristalino e
o nível de distorção será muito menor.

Amplificadores mosfet possuem regulagem de ganho, corte de frequência e permite ligação em bridge. Isso sem contar com sistemas
de proteção contra inversão de polaridade, temperatura e distorção. São mais caros, mas valem o quanto custa.
Geralmente, a maior parte dos amplificadores possuem 4 canais, sendo estes de 2 ohms, podendo virar dois canais de 4 ohms
(bridge), onde a potência dobra e a impedância sobe.
Existem também, amplificadores com 4 canais de 1 ohm, que possibilita a ligação de uma grande quantidade de falantes, e que dão
bridge em 2 ohms.


FONTE:http://www.somcuritiba.com.br/loja/dicas-de-som-i-4.html


Última edição por robersonriedo em 7/9/2011, 18:43, editado 1 vez(es)


_________________
ROBERSONRIEDO

Convidad
Convidado

Re: PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por Convidad em 7/9/2011, 18:04

Muito bom amigo...realmente estava faltado pra deixar mais completo a seção de SOM AUTOMOTIVO

tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2374
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 37
Localização : Mossoró/RN

Re: PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por tomazsena em 7/9/2011, 18:37

Robsonriedo, põe a fonte de onde você retirou essa informação e Põe no final do texto.


_________________



Minha Garagem Atualizada 22/01/2012




tomazsena
Conselheiro
Conselheiro

Mensagens : 2374
Data de inscrição : 07/07/2011
Idade : 37
Localização : Mossoró/RN

Re: PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por tomazsena em 7/9/2011, 18:39

E, só para complementar:

POTÊNCIA MUSICAL (ou Potência em Regime Musical ou Potência de Programa Musical ou Potência de Pico)

Qualquer música tem uma alternância entre momentos de volume mais alto (picos) e outros de volume mais baixo. Em geral, a média de volume das músicas é bem inferior (50%) aos picos ocasionais. Ou seja, se uma música atinge picos de 1.000 Watts, a média de potência da música é de "apenas" 500 Watts.

Os amplificadores possuem, internamente, capacitores (um tipo de componente elétrico) que armazenam energia (funcionam como uma reserva de energia). Assim, podem fornecer potências bem mais altas que a potência RMS (e mesmo maior que a potência elétrica consumida) por pouco tempo (alguns milisegundos, em geral o tempo de duração dos picos). Em geral, a potência musical equivale ao dobro da potência RMS. Ou seja, tem +3dB em relação à potência RMS.

A Potência Musical não invalida a Lei da Conservação da Energia. Os capacitores realmente armazenam energia suficiente para fornecer o dobro da potência RMS por um tempo bem curto. Mas, uma vez descarregados, essa potência não consegue ser mantida, ou seja, não é contínua. Logo, é potência de pico.

A fórmula de calcular permanece a mesma, Potência = (Voltagem de saída)² / Impedância, só que agora se leva em conta apenas os picos de voltagem que acontecem nas saídas do amplificador. E a distorção não pode ultrapassar valores grandes (tipicamente 1% ou 2%, no máximo 5%, pois acima disso os falantes serão danificados).

fonte: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=145


_________________



Minha Garagem Atualizada 22/01/2012




Roberson
CFC Auto-Escola
CFC Auto-Escola

Mensagens : 268
Data de inscrição : 18/08/2011
Idade : 35
Localização : Curitiba/PR

Re: PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por Roberson em 7/9/2011, 18:53

blz tomazsena, colocado a fonte.........


_________________
ROBERSONRIEDO

Conteúdo patrocinado

Re: PMPO X RMS E DICAS DE SOM.......

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:32


    Data/hora atual: 5/12/2016, 08:32