Prezados colegas boa tarde
Tenho um Fiesta hatch rocam 1.6 2011 e infelizmente sábado com 44.000 km o mesmo ferveu : :baww: :
Status do problema:
Anteriormente o carro apresentou uma colisão de ré de uma senhora que com o tempo causou a avaria da colmeia do radiador.
Comprei uma nova, levantei o carro e desci a danificada e fiz a substituição.
Coloquei aditivo paraflu vermelho e completei água.
Ficou filé no meinho sempre show
Sábado estava andando na Anchieta e dai quando estava chegando em SBC na faixa da esquerda a 90 km/h de boa curtindo e tals, senti perdendo potência e olhei pro painel e vi o ponteiro de temperatura quase chegando no vermelho.
Reduzi o pé e fui puxando como deu para a direita, até chegar ao acostamento.
Quando parei e desliguei imediatamente o propulsor, o ponteiro estava em cima da marca vermelha.
Abri o capô e verifiquei que a tampa de válvulas estava saindo fumaça, indicando superaquecimento. Também abri o reservatório de água e estava vazio.
Fui até uma loja próxima e arrumei 5 Litros de água temperatura ambiente e recoloquei no reservatório uma pequena dose - passados uns 15 minutos.
Verifiquei uma grande fumaça branca saindo do propulsor e bomba de água.
Girei a chave e a temperatura indicava que estava no "normal" e completei o nível, discando.
O carro pegou de primeira e vi que uma mangueira do radiador estava desconectada.
Desliguei o carro reconectei a mangueira e completei novamente água, ficou aparentemente normal.
Somente um ruído estranho na saída do escapamento traseiro.
Nisto chegou um povo da ecovias e disse que podia ser combustível adulterado.
Olhei a vareta na hora e também não havia sinais da queima.
Fui liberado para rodar pelo "mexanico" e toquei até o restaurante onde ia levar minha esposa.
Quando cheguei no acesso dele o carro morreu e não pegava mais nem por reza.
Novamente olhei o capo e vi que tinha água no reservatório e a vareta aparentemente estava de boa.
Puxei o carro no braço e fui almoçar depois fui avaliar e resolvi chamar a plataforma.... o mexanico dela deu partida e vi que saia muita fumaça branca do escapamento (sinal de queima de água).
Embarcamos na plataforma e como também existia suspeita de combustível adulterado (alcool com excesso de água) coloquei 30 reais no tanque de gasolina aditivada para um teste e sem resultado.
Levei ele para casa e deixei quietinho na garagem.
Domingo pela manhã fui olhar e vi que o reservatório estava sem água de novo e sem sinais de vazamento, completei o nível e olhei o reservatório de óleo - aparentemente normal. Dei partida pegou de primeira, mas estava desconfiado.... resolvi monitorar e a água sumiu...desliguei e analisei (não saiu pelo escape, nem havia sinal de água ao piso - temperatura fria e quantidade que sumiu não ia dar para evaporar). Puxei a vareta de novo e dai achei a água (finalmente) misturada ao óleo como se fosse um leite moça.
Não liguei mais o carro e estou vendo agora um mecânico para verificar o problema e tomar as soluções.
Estou com a seguinte hipótese de reparo:
1 - Descer água do radiador
2 - Descer óleo
3 - Trocar filtros
4 - Flush de motor
5 - Trocar a juntar
6 - substituir todos os retentores
7 - Substituir a trava da mangueira
Estou pensando seriamente em considerar a não dar um passe no cabeçote, somente testar sua estanquiedade dado que
1 - não chegou a temperatura do vermelho até o final
2 - a km é baixa
O valor do mecânico que consultei até agora tá pedindo iniciais 700 a 800 - podendo variar se houver outros itens para reparo. Fazendo o passe no bloco (que não gostaria).
E ai amigos tem algum palpite ou sugestão? Concordam com minha opção de não dar passe?
Tenho um Fiesta hatch rocam 1.6 2011 e infelizmente sábado com 44.000 km o mesmo ferveu : :baww: :
Status do problema:
Anteriormente o carro apresentou uma colisão de ré de uma senhora que com o tempo causou a avaria da colmeia do radiador.
Comprei uma nova, levantei o carro e desci a danificada e fiz a substituição.
Coloquei aditivo paraflu vermelho e completei água.
Ficou filé no meinho sempre show
Sábado estava andando na Anchieta e dai quando estava chegando em SBC na faixa da esquerda a 90 km/h de boa curtindo e tals, senti perdendo potência e olhei pro painel e vi o ponteiro de temperatura quase chegando no vermelho.
Reduzi o pé e fui puxando como deu para a direita, até chegar ao acostamento.
Quando parei e desliguei imediatamente o propulsor, o ponteiro estava em cima da marca vermelha.
Abri o capô e verifiquei que a tampa de válvulas estava saindo fumaça, indicando superaquecimento. Também abri o reservatório de água e estava vazio.
Fui até uma loja próxima e arrumei 5 Litros de água temperatura ambiente e recoloquei no reservatório uma pequena dose - passados uns 15 minutos.
Verifiquei uma grande fumaça branca saindo do propulsor e bomba de água.
Girei a chave e a temperatura indicava que estava no "normal" e completei o nível, discando.
O carro pegou de primeira e vi que uma mangueira do radiador estava desconectada.
Desliguei o carro reconectei a mangueira e completei novamente água, ficou aparentemente normal.
Somente um ruído estranho na saída do escapamento traseiro.
Nisto chegou um povo da ecovias e disse que podia ser combustível adulterado.
Olhei a vareta na hora e também não havia sinais da queima.
Fui liberado para rodar pelo "mexanico" e toquei até o restaurante onde ia levar minha esposa.
Quando cheguei no acesso dele o carro morreu e não pegava mais nem por reza.
Novamente olhei o capo e vi que tinha água no reservatório e a vareta aparentemente estava de boa.
Puxei o carro no braço e fui almoçar depois fui avaliar e resolvi chamar a plataforma.... o mexanico dela deu partida e vi que saia muita fumaça branca do escapamento (sinal de queima de água).
Embarcamos na plataforma e como também existia suspeita de combustível adulterado (alcool com excesso de água) coloquei 30 reais no tanque de gasolina aditivada para um teste e sem resultado.
Levei ele para casa e deixei quietinho na garagem.
Domingo pela manhã fui olhar e vi que o reservatório estava sem água de novo e sem sinais de vazamento, completei o nível e olhei o reservatório de óleo - aparentemente normal. Dei partida pegou de primeira, mas estava desconfiado.... resolvi monitorar e a água sumiu...desliguei e analisei (não saiu pelo escape, nem havia sinal de água ao piso - temperatura fria e quantidade que sumiu não ia dar para evaporar). Puxei a vareta de novo e dai achei a água (finalmente) misturada ao óleo como se fosse um leite moça.
Não liguei mais o carro e estou vendo agora um mecânico para verificar o problema e tomar as soluções.
Estou com a seguinte hipótese de reparo:
1 - Descer água do radiador
2 - Descer óleo
3 - Trocar filtros
4 - Flush de motor
5 - Trocar a juntar
6 - substituir todos os retentores
7 - Substituir a trava da mangueira
Estou pensando seriamente em considerar a não dar um passe no cabeçote, somente testar sua estanquiedade dado que
1 - não chegou a temperatura do vermelho até o final
2 - a km é baixa
O valor do mecânico que consultei até agora tá pedindo iniciais 700 a 800 - podendo variar se houver outros itens para reparo. Fazendo o passe no bloco (que não gostaria).
E ai amigos tem algum palpite ou sugestão? Concordam com minha opção de não dar passe?