Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


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    Superaquecimento Rocam 1.6 2011

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    Mensagem por dirriba 21/7/2014, 12:32

    Prezados colegas boa tarde

    Tenho um Fiesta hatch rocam 1.6 2011 e infelizmente sábado com 44.000 km o mesmo ferveu  : :baww: : 

    Status do problema:

    Anteriormente o carro apresentou uma colisão de ré de uma senhora que com o tempo causou a avaria da colmeia do radiador.

    Comprei uma nova, levantei o carro e desci a danificada e fiz a substituição.

    Coloquei aditivo paraflu vermelho e completei água.

    Ficou filé no meinho sempre show

    Sábado estava andando na Anchieta e dai quando estava chegando em SBC na faixa da esquerda a 90 km/h de boa curtindo e tals, senti perdendo potência e olhei pro painel e vi o ponteiro de temperatura quase chegando no vermelho.

    Reduzi o pé e fui puxando como deu para a direita, até chegar ao acostamento.

    Quando parei e desliguei imediatamente o propulsor, o ponteiro estava em cima da marca vermelha.

    Abri o capô e verifiquei que a tampa de válvulas estava saindo fumaça, indicando superaquecimento. Também abri o reservatório de água e estava vazio.

    Fui até uma loja próxima e arrumei 5 Litros de água temperatura ambiente e recoloquei no reservatório uma pequena dose - passados uns 15 minutos.

    Verifiquei uma grande fumaça branca saindo do propulsor e bomba de água.

    Girei a chave e a temperatura indicava que estava no "normal" e completei o nível, discando.

    O carro pegou de primeira e vi que uma mangueira do radiador estava desconectada.

    Desliguei o carro reconectei a mangueira e completei novamente água, ficou aparentemente normal.

    Somente um ruído estranho na saída do escapamento traseiro.

    Nisto chegou um povo da ecovias e disse que podia ser combustível adulterado.

    Olhei a vareta na hora e também não havia sinais da queima.

    Fui liberado para rodar pelo "mexanico" e toquei até o restaurante onde ia levar minha esposa.

    Quando cheguei no acesso dele o carro morreu e não pegava mais nem por reza.

    Novamente olhei o capo e vi que tinha água no reservatório e a vareta aparentemente estava de boa.

    Puxei o carro no braço e fui almoçar depois fui avaliar e resolvi chamar a plataforma.... o mexanico dela deu partida e vi que saia muita fumaça branca do escapamento (sinal de queima de água).
    Embarcamos na plataforma e como também existia suspeita de combustível adulterado (alcool com excesso de água) coloquei 30 reais no tanque de gasolina aditivada para um teste e sem resultado.

    Levei ele para casa e deixei quietinho na garagem.

    Domingo pela manhã fui olhar e vi que o reservatório estava sem água de novo e sem sinais de vazamento, completei o nível e olhei o reservatório de óleo - aparentemente normal. Dei partida pegou de primeira, mas estava desconfiado.... resolvi monitorar e a água sumiu...desliguei e analisei (não saiu pelo escape, nem havia sinal de água ao piso - temperatura fria e quantidade que sumiu não ia dar para evaporar). Puxei a vareta de novo e dai achei a água (finalmente) misturada ao óleo como se fosse um leite moça.

    Não liguei mais o carro e estou vendo agora um mecânico para verificar o problema e tomar as soluções.

    Estou com a seguinte hipótese de reparo:

    1 - Descer água do radiador
    2 - Descer óleo
    3 - Trocar filtros
    4 - Flush de motor
    5 - Trocar a juntar
    6 - substituir todos os retentores
    7 - Substituir a trava da mangueira

    Estou pensando seriamente em considerar a não dar um passe no cabeçote, somente testar sua estanquiedade dado que

    1 - não chegou a temperatura do vermelho até o final
    2 - a km é baixa

    O valor do mecânico que consultei até agora tá pedindo iniciais 700 a 800 - podendo variar se houver outros itens para reparo. Fazendo o passe no bloco (que não gostaria).

    E ai amigos tem algum palpite ou sugestão? Concordam com minha opção de não dar passe?

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    Mensagem por iceofsky 21/7/2014, 13:28

    Estranho... não pode ser junta do cabeçote? Talvez trocar ela e fazer uma limpeza no motor já resolva seu problema, agora você tem que verificar o que fez o carro superaquecer. Como você disse foi feito o reparo no radiador e mesmo assim aconteceu
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    Mensagem por dirriba 21/7/2014, 13:46

    iceofsky escreveu:Estranho... não pode ser junta do cabeçote? Talvez trocar ela e fazer uma limpeza no motor já resolva seu problema, agora você tem que verificar o que fez o carro superaquecer. Como você disse foi feito o reparo no radiador e mesmo assim aconteceu

    Então a junta foi pro saco, pois uma vez que houve a junção de água e óleo nesta ocorrência tudo indica que está danificado.

    Felizmente a água não está contaminada, o que poderia indicar uma falha mais séria.

    Qto ao superaquecimento aparentemente foi falha do anel de vedação que deve por um impacto anterior ter se afrouxado e gerado a condição do escape qdo o sistema foi mais exigido. Tanto que recolocado no local não houve mais vazamento.
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    Mensagem por iceofsky 21/7/2014, 13:56

    Entendi... pelo que eu conheço o ideal é primeiro abrir o motor e ver... se o mecanico já quis falar de mexer em bloco sem ver pula fora... porque as vezes ele só vai fazer a limpeza e falar que fez tudo lá... boa sorte amigo!
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    Mensagem por iceofsky 21/7/2014, 14:01

    Aproveitando... um dia eu tava subindo a serra a osvaldo cruz de taubate /ubatuba e parei em uma baia, quando desliguei o carro e liguei o contato o pontei subiu no máximo e a ventoinha ligou... logo estabilizando... vale a dica nunca desligue o carro quando esta em situações estremas o carro ta bom sem problemas mas assustei na hora
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    Mensagem por dirriba 21/7/2014, 14:11

    iceofsky escreveu:Aproveitando... um dia eu tava subindo a serra a osvaldo cruz de taubate /ubatuba e parei em uma baia, quando desliguei o carro e liguei o contato o pontei subiu no máximo e a ventoinha ligou... logo estabilizando... vale a dica nunca desligue o carro quando esta em situações estremas o carro ta bom sem problemas mas assustei na hora

    Conheço bem esta rodovia amigo, realmente o trecho de serra dela exige ao máximo o conjunto e qualquer falha é preocupante.

    Aconteceu comigo em uma saveiro (de empresa) que devido ao desgaste do disco de primeira acabou apagando em parte da subida, mas a bateria também já não estava aquelas coisas. Fiquei parado ali no meio da madrugada embaçado....foi a sorte o povo do DER passar e dar uma partida auxiliar nele :)

    Agora qto ao meu Fiestinha mesmo com dor, vou mandar abrir para avaliação. Aproveitar e trocar todos os retentores e a junta danificada, já que.... e avaliar para ver se precisa ou não o passe (tomare que não).

    :) Contarei a voces o resultado.
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    Mensagem por Tiago Oliveira 21/7/2014, 21:53

    dirriba escreveu:

    Estou pensando seriamente em considerar a não dar um passe no cabeçote, somente testar sua estanquiedade dado que

    1 - não chegou a temperatura do vermelho até o final
    2 - a km é baixa

    O valor do mecânico que consultei até agora tá pedindo iniciais 700 a 800 - podendo variar se houver outros itens para reparo. Fazendo o passe no bloco (que não gostaria).

    E ai amigos tem algum palpite ou sugestão? Concordam com minha opção de não dar passe?


    Grande, dar passe no bloco somente se o superaquecimento foi muito sério, porque o bloco é de ferro fundido.

    Provavelmente você terá que fazer a plaina no cabeçote, pois o mesmo é de alumínio. Mas isso quem irá dizer é a retificadora que verificará se houve empeno ou não. Caso constate, não hesite em faze-lá. Peça um check-up completo no seu cabeçote, verificando trincas, vedações, limpeza, etc. Já que está aberto, é melhor aproveitar a mão de obra e olhar tudo.

    Seu mecânico, deve fazer os apertos dos parafusos na sequência e torque corretos, evitando assim diferença no assentamento do cabeçote ao bloco e outro empeno.

    Já que foi superaquecimento que causou todo esse transtorno, verifique cuidadosamente todo o sistema, assim você evita futuras dores de cabeça.

    Abraços!

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    Mensagem por dirriba 22/7/2014, 08:54

    Tiago Oliveira escreveu:
    dirriba escreveu:

    Estou pensando seriamente em considerar a não dar um passe no cabeçote, somente testar sua estanquiedade dado que

    1 - não chegou a temperatura do vermelho até o final
    2 - a km é baixa

    O valor do mecânico que consultei até agora tá pedindo iniciais 700 a 800 - podendo variar se houver outros itens para reparo. Fazendo o passe no bloco (que não gostaria).

    E ai amigos tem algum palpite ou sugestão? Concordam com minha opção de não dar passe?


    Grande, dar passe no bloco somente se o superaquecimento foi muito sério, porque o bloco é de ferro fundido.

    Provavelmente você terá que fazer a plaina no cabeçote, pois o mesmo é de alumínio. Mas isso quem irá dizer é a retificadora que verificará se houve empeno ou não. Caso constate, não hesite em faze-lá. Peça um check-up completo no seu cabeçote, verificando trincas, vedações, limpeza, etc. Já que está aberto, é melhor aproveitar a mão de obra e olhar tudo.

    Seu mecânico, deve fazer os apertos dos parafusos na sequência e torque corretos, evitando assim diferença no assentamento do cabeçote ao bloco e outro empeno.

    Já que foi superaquecimento que causou todo esse transtorno, verifique cuidadosamente todo o sistema, assim você evita futuras dores de cabeça.

    Abraços!


    Grande Tiago,valeus ae por seus valiosos comentários :)

    Então estou levando ele agora na plataforma para não prejudicar mais e combinei com o mecânico de que ele desmonte o conjunto e envie o cabeçote para uma retifica conhecida minha para avaliação do que vai precisar ser feito.
    De toda a forma já autorizei a retifica a fornecer as juntas originais e também substituir todos os retentores e fazer uma conferência geral do sistema, já para aproveitar a viagem e também que foi aberto...

    Qto a remontagem combinei de fazermos juntos no sábado, vou conseguir o manual técnico do motor da ford com algum colega (alguém? alguém? :D) e vou faze-lo junto. Pois tenho a maioria das ferramentas, inclusive o torquímetro, para fazer o serviço (trabalhar na área de manutenção - porém, de outro segmento tem suas vantagens).

    Superaquecimento - analise da causa

    Feito este processo devo também descer o radiador, envareta-lo e vou checar um detalhe do que foi colocado com o original - peguei a peça original (que vou mandar depois para uma recuperadora fazer o serviço para mim) - e comparei com a instalada. Achei uma diferença que pode explicar a causa.

    Como infelizmente não tenho como tirar as fotos agora para voces entenderem, o que acontece é que o engate da mangueira na original possui umas ranhuras para melhor a aderência e a mesma na que coloquei é lisa.

    O que fazer? Vou pegar um microserrilha e vou fazer no corpo dele estas mesmas raunharas. Além disso vou adicionar uma abraçadeira a original, para melhorar a fixação.

    Etapas do reparo

    Além da recuperação do cabeçote e junta, vou aproveitar e fazer - medida preventiva:

    1 - Flush no motor (já que circulou por ele óleo contaminado)
    2 - Limpeza do sistema de arrefecimento
    3 - Troca de óleo e filtros
    4 - Limpeza de bico injetor
    5 - Remover e analisar visualmente o estado do reservatório expansivo (já que temos tantas queixas sobre ele)
    6 - Substituição do filtro de cabina (já estava no momento)
    7 - Revisão dos sensores - com leitura da central e substituição se necessário
    8 - Limpeza do cofre
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    Mensagem por GdX_1.0 22/7/2014, 18:51

    Com relação ao motor, um colega postou em outro tópico o manual completo de montagem e desmontagem do Fiesta/EcoSport, incluindo motor. Segue o link: http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/Fiesta_EcoSport.html .
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    Mensagem por dirriba 23/7/2014, 07:27

    GdX_1.0 escreveu:Com relação ao motor, um colega postou em outro tópico o manual completo de montagem e desmontagem do Fiesta/EcoSport, incluindo motor. Segue o link: http://www.euphorbia.com.br/ecosportclub/EcoSport/Fiesta_EcoSport.html .

    Agradecido pela dica, vou ve-lo imediatamente para ver se atende as necessidades que preciso :)
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    Mensagem por dirriba 4/8/2014, 08:58

    Bem pessoal serviço concluído no sábado, vamos ao resumo

    Custo: R$1.300,00

    1 - Flush no motor (já que circulou por ele óleo contaminado) - FOI REALIZADO COM SUCESSO
    2 - Limpeza do sistema de arrefecimento - FOI REALIZADO COM SUCESSO E REPOSTO O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DA MARCA PARAFLU COR VERMELHA.
    3 - Troca de óleo e filtros - CONCLUÍDO COM SUCESSO - EM OBSERVAÇÃO PARA VERIFICAR EVENTUAIS PROBLEMAS FUTUROS
    4 - Limpeza de bico injetor - FEITO A LIMPEZA E TAMBÉM DO TBI
    5 - Remover e analisar visualmente o estado do reservatório expansivo (já que temos tantas queixas sobre ele) - FOI REMOVIDO E NÃO IDENTIFICADO NENHUM TIPO DE DANO.
    6 - Substituição do filtro de cabina (já estava no momento) - NÃO FOI FEITO, FOI APENAS REMOVIDO POR NÃO TER DISPONIBILIDADE IMEDIATA
    7 - Revisão dos sensores - com leitura da central e substituição se necessário - FEITO UM RESET E UM SCANNER NA CENTRAL NENHUM ERRO IDENTIFICADO
    8 - Limpeza do cofre - REALIZADO COM O USO DE JATO DE AR COMPRIMIDO

    O bloco do carro não sofreu nenhum tipo de dano, sendo preservado.

    O cabeçote do carro necessitou de passe e não ocorreu PT dele

    A junta de cabeçote foi substituida, a anterior estava severamente avariada.

    Foi substituído o filtro de ar, velas, filtro de combustível, foi trocado todas as abraçadeiras do sistema de refrigeração como medida preventiva.

    De acordo com o mecânico existe a necessidade de sempre ficar-se alerta ao sistema de arrefecimento dos motores ROCAM, pois nem sempre o sensor vai acusar corretamente o superaquecimento no painel. Nestes casos quando for percebido o dano já vai ser tarde....

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    Mensagem por geovbiten 6/8/2014, 01:16

    Não sei se ajuda mas tinha um supercharger que aquecia andando de 120 para cima dessa velocidade. Troquei válvula termostatica e corpo, sensor de temperatura, ia comprar o radiador qdo percebi o problema. A bomba de agua tinha se ido. O SC estava com 138000km. Logo pergunto a vc se testou a bomba de agua.
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    Mensagem por dirriba 6/8/2014, 08:18

    geovbiten escreveu:Não sei se ajuda mas tinha um supercharger que aquecia andando de 120 para cima dessa velocidade. Troquei válvula termostatica e corpo, sensor de temperatura, ia comprar o radiador qdo percebi o problema. A bomba de agua tinha se ido. O SC estava com 138000km. Logo pergunto a vc se testou a bomba de agua.
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    Olá amigo bom dia

    Então fiz uma conferência geral do sistema e a falha foi ocasionada devido a mangueira de retorno do radiador que escapou, causando a perda do líquido de arrefecimento em momento crítico.

    Foi feita a substituição da abraçadeira de todo o sistema e uma revisão geral.

    Abraço!
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    Mensagem por lucasminduri 4/9/2014, 10:52

    Aconteceu comigo sexta passada na estrada quando notei a temperatura alta e ja no vermelho, logo que vi ainda andei uns 200metros para encontrar um bom lugar para estacionar. Parei e vi que existia um grande vazamento de agua. acionei o seguro e enviei o carro para a concessionária ford onde realizo as revisões. Conclusão; Bomba dágua destruida. Como um carro 2012 com 40.000 rodados tem uma bomba dágua acabada do jeito que ficou. Valor do reparo com bomba, correia, polia, aditivos e mão de obra. R$ 760,00. Ainda bem que não queimou a junta.
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    Mensagem por dirriba 4/9/2014, 12:23

    lucasminduri escreveu:Aconteceu comigo sexta passada na estrada quando notei a temperatura alta e ja no vermelho, logo que vi ainda andei uns 200metros para encontrar um bom lugar para estacionar. Parei e vi que existia um grande vazamento de agua. acionei o seguro e enviei o carro para a concessionária ford onde realizo as revisões. Conclusão; Bomba dágua destruida. Como um carro 2012 com 40.000 rodados tem uma bomba dágua acabada do jeito que ficou. Valor do reparo com bomba, correia, polia, aditivos e mão de obra. R$ 760,00. Ainda bem que não queimou a junta.

    Lucas neste caso tem algo estranho na ocorrência, tendo em vista que voce (pelo que entendi) está sempre fazendo o reparo em CC - este problema com a bomba geralmente está relacionado a falta de aditivo na água.

    Voce checou se eles estavam colocando o aditivo corretamente no reservatório?

    Pois de fato 40.000Km e perder a bomba de água, pela sua descrição, é relacionado como uma das causas a água com impureza e com falta de aditivo.

    Que bom que sua junta permaneceu intacta, assim evitou a dor de cabeça de retificar a tampa de válvula e a troca dela.

    No meu caso o problema gerador da questão foi uma colisão de uma eco esporte que gerou danos a colméia do radiador. Nem tinha muita culpa, a mulher (sem querer discriminar, pois muitas que conheço dirigem muito bem - e como os homens existem exceções) entrou sem observar minha aproximação e estava distraído admito. Havia mais de 200 metros a frente e seguia em baixa km (uns 30~35km/h) - ela acessou e podia ter ido bem a frente, mas entrou e freou de uma vez.
    Como estava distraído (pois havia visto o espaço bem a frente e estava em baixa velocidade) não a notei a tempo e ai qdo vi só senti o pou. Não ia fazer nada pq oc arro estava até perdendo velocidade, mas ela tinha engate e aquela **** de bola entrou danificando aquela gradinha preta da frente e bateu no radiador e no condensador. O condensador ficou de boa, nem perdeu faz nem nada. O radiador acabou danificando e tendo um furo bem ali onde fica a ventoinha....
    Tive de substitui-lo e ai começou meus problemas com o sistema de refrigeração do carro :(
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    Mensagem por lucasminduri 4/9/2014, 22:10

    As revisões foram todas feitas no prazo e na mesma CCS. A Água estava sempre limpa (com aditivo), nunca aconteceu nenhum problema e a bomba quebrou (o eixo parece que ficou sem rolamento) foi muito estranho o acontecido, felizmente até o momento parece que realmente não aconteceu nada com a junta (estou monitorando o nivel do reservatório diariamente).

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