O Mundo Sobre Ford Fiesta

Consumo absurdo para motor 1.0 (7,6 km/l de gasolina)

Compartilhe

marcelo.affonso
Nascituro
Nascituro

Consumo absurdo para motor 1.0 (7,6 km/l de gasolina)

Mensagem por marcelo.affonso em 17/9/2014, 09:04

Prezados,

Sou novato no fórum. Comprei um Fiesta Street 1.0 ano 2002 na semana passada. Minha intenção é utilizá-lo no trajeto casa/trabalho/casa a fim de gerar uma economia de combustível e poupar meu outro carro (um Nissan Livina 1.8L automático, ano 2012/2013).

Vinha usando meu Livina para trabalhar. Ele faz entre 7,5 e 8,5 km/l de gasolina no trânsito do RJ. Acredito que o Fiesta, com motor Zetec Rocam 1.0 possa fazer em torno de 12 km/l sob as mesmas condições.

Rodei esta primeira semana com o ar condicionado ligado. Percebi que o motor está MUITO acelerado com o ar condicionado ligado, mesmo na marcha lenta. Sem o ar condicionado ligado , acho que o motor também está acelerado, porém menos. Com o ar condicionado ligado, percebi ainda que a cada 10 segundos aproximadamente ouve-se um click (compressor armando ?), seguido de um aumento ainda maior na aceleração , que em seguida retorna ao nivel anterior (ainda acelerado). Estes períodos ficam se alternando com o ar condicionado ligado.

Parei na bomba de gasolina. Para minha surpresa, o carro fez apenas 7,69 km/l de gasolina.

Isso mesmo. Fiquei decepcionado. Com este consumo, volto a trabalhar de Livina, pois terei o conforto do câmbio automático e da direção hidráulica (que não tenho no Fiesta) e a comodidade de outros itens como vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento.

Sei que quando pegamos um carro usado, devemos fazer uma "manutenção inicial" que entendo ser composta dos seguintes itens :

1 - Substituição do óleo do motor e filtro de óleo; (realizado)
2 - Substituição do filtro de combustível;
3 - Substituição do filtro de ar;
4 - Substituição das velas de ignição;
5 - Verificação da correia dentada (corrente no caso do Zetec);
6 - Verificação das demais correias;
7 - Verificação do sistema de arrefecimento e substituição do líquido (agua + aditivo) se necessário;
8 - Verificação de freios (pastilhas, discos e lonas);

Peço aos companheiros que complementem a lista, com outros itens importantes que posso ter esquecido.

Pergunto aos senhores se a limpeza de bicos injetores auxiliaria a melhoria do consumo.

Aproveito a oportunidade para perguntar se vocês teriam alguma indicação de oficina mecânica no RJ, pois não encontrei nada no tópico correspondente aqui no fórum.

Desde já ,muito obrigado !

Abraço,
Marcelo

http://www.fordfiestaclube.com/t7444-marcelo-affonso-rio-de-janeiro-rj

marcelo.affonso
Nascituro
Nascituro

Re: Consumo absurdo para motor 1.0 (7,6 km/l de gasolina)

Mensagem por marcelo.affonso em 30/10/2014, 09:59

Bem , ninguém postou nada no tópico, mas vou continuar insistindo.   : :ewbt: :

Realizei a manutenção do sistema de injeção. Troquei velas, filtro de combustível, filtro de ar, realizei limpeza de bicos e foi necessária a substituição da sonda lambda.

A aceleração do motor melhorou com o ar ligado. Você percebe ao ligar o ar que o motor fica mais acelerado, mas não absurdamente como estava antes.

Rodei sem o ar ligado e consegui fazer 10,69 km/l no trânsito do RJ. Será que o consumo é este mesmo ou ainda pode melhorar mais ?

E com o ar ligado, que consumo deverei esperar ? Estou rodando com o ar ligado a partir de ontem, quando efetuar nova medida do consumo informarei.

Aceito recomendações de oficinas no RJ.

Abraço a todos.

E.Cavaignac
Coordenador
Coordenador

Mensagem por E.Cavaignac em 30/10/2014, 13:32

acredite, meu rocam 1.0 faz 8 e olha lá.
depois desse caro, deixei de acreditar na ilusão de que carro 1.0 é carro econômico.
tem 2.0 que faz melhor --'
se o meu fiesta andar 10km/l eu choro de alegria.

marcelo.affonso
Nascituro
Nascituro

Mensagem por marcelo.affonso em 30/10/2014, 13:50

É , meu caro. Tenho um amigo do trabalho que faz 11 a 12 km/l com um Gol 1.6, acredita ?

Você deve ter um consumo maior pois seu carro é Sedan, acho que um pouco mais pesado.

Alguém mais sabe dizer sobre o consumo do Rocam 1.0, tanto com ar ligado como desligado ?

Por enquanto as melhores marcas que tenho são :

Ligado : 7,69
Desligado : 10,69

Obrigado !

E.Cavaignac
Coordenador
Coordenador

Mensagem por E.Cavaignac em 30/10/2014, 20:00

então, são 1500kg. hatch 1100.
Muita diferença.
só tenho uma certeza... 1.0 nunca mais... a vendedora fala de um jeito lindo. Depois você que o produto não era lá aquilo (em termos de economia).
em conforto não tenho nada a reclamar desse carro.
Carro agora só 1.6 ou 2.0, tem uma relação potência/consumo infinitamente maior.

saulo51
Nascituro
Nascituro

Alto consumo

Mensagem por saulo51 em 20/11/2014, 18:01

Não acredito que a diferença do sedã para o hatch seja tão grande assim. O meu hatch com o ar ligado faz cerca de 7,5 a 8 Km/L. Sem o ar não xega a fazer 9. O carro é muito pesado pra pouca potencia do motor dele. Infelizmente essa é a realidade. Um fiat uno com 2 cavalos a mais pesa quase 200 quilos a menos.

Power220v
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Power220v em 6/2/2015, 09:40

Meu Street hach faz 14 a 16km/l em Brasilia.

Power220v
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Power220v em 6/2/2015, 09:41

Ahh, tinha esquecido, completo menos ar.

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Gionder em 7/2/2015, 01:53

É uma questão complexa isso aí de consumo de combustível. Tem tantas variáveis que fica difícil estudar e debater com qualquer certeza.

As variáveis principais são: peso do carro, relação de marchas, condição geral do motor e transmissão, pneus (estado, pressão, tipo de banda de rodagem, construção do pneu em sí), relevo por onde se anda com o carro, estilo de dirigir, condições climáticas e por aí vai.

Os Ka Rocam 1.0 são bem mais econômicos que os Fiesta Hatch 1.0 Rocam. Porque? Simples: peso. São quase 100kg de diferença. Isso significa: pisa-se menos e anda-se mais ágil.

No caso dos Fiesta Mk6, não tenha dúvida: vá de 1.6. São mais econômicos e muito mais ágeis. Eu acho que a Ford não poderia oferecer o Fiesta com o 1.0. Tinha que ser versão única de motor, como o Nissan Versa (se bem que agora pra 2015, a Nissan vai fazer a cagada de botar o novo 1.0 tricilindrico no Versa... lamentável).

Olha só: temos um 1.6 2010 e um 1.0 2014 aqui em casa. O 1.6 é sedan e o 1.0 é hatch. O sedan, em viagem, 120km/h constantes, ar condicionado ligado sempre, usando gasolina, trajeto plano na maior parte (Porto Alegre/RS-Garopaba/SC). Fez 17km/l. Isso mesmo. Dezessete. Não há erros na conta. É 17 mesmo. O carro estava 100% original, manutenção tinha sido feita há meio ano, mais ou menos.

Já o meu 1.0, com muito esforço, consigo fazer 14, 15km/l, com ar ligado e rodando a 90 e poucos por hora. Diferença brutal. Detalhe: a 120km/h, o 1.6 gira sereno a 3100rpm, quando no 1.0, 100km/h significam 3700rpm. A rotação de economia é, por consenso, na faixa de 50% do corte de giros. Se o motor corta nos 6700rpm (rocam 1.0), a economia maior gira entre os 2700 e 3400rpm. No 1.6, o corte acontece aos 6300, então entre 2500 e 3100rpm.

E eu já reparei uma coisa: rodando no álcool, tem uma diferença absurda de economia quando o tempo está mais quente. Coisa de até 2km/l no consumo instantâneo em velocidade constante. Na gasolina é o contrário. O quanto mais frio o tempo, melhor o consumo. Como eu moro no RS, tem calor e frio em igual proporção. Eu até já me habituei: frio? Gasolina. Calor? àlcool.

Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

Power220v
Nascituro
Nascituro

Mensagem por Power220v em 7/2/2015, 15:25

Poxa, já pra mim é mais diferente, o carro é bem original também , a diferença é mais pelo pneu que no original é 165 e agora eu to com 175. Mais em questão de consumo o meu é muito mais econômico em dia quente.

Ze_Fernando
Discípulo de Chuck Norris
Discípulo de Chuck Norris

Mensagem por Ze_Fernando em 9/2/2015, 16:30

Temos 2 Fiestas 1.6 2012/2013 e 1.0 2013/2013, e por incrivel que pareça o 1.6 tem mais autonomia do que o 1.0 kkkkkkkk 1.0 ja foi motivo de economia, apartir dos flex isso mudou. meu 1.6 chego rodar 450 km com 1 tanque de alcool na cidade 50% usando AC, no 1.0 completamos e rodou 220 km e ja esta abaixo de meio tanque tbem usando 50% de AC. Quando for trocar o 1.0 minha namorada não quer outro kkk diz ela que só 1.6 daqui pra frente.

Gionder
Coordenador
Coordenador

Mensagem por Gionder em 9/2/2015, 18:11

Na minha opinião, a faixa de motorização correta pra se ter na cidade é algo que gere entre 12 e 15kgmf de torque e entre 80 e 100hp de potência. Não há necessidade de mais do que isso para se andar no trânsito. Carros leves ou não, isso é o suficiente. Para a estrada, onde será mantido no mínimo 80km/h constantes, já seria interessante dispor de mais do que isso. Algo próximo dos 20kgmf e 130-140hp estariam mais do que suficiente, pois até 120km/h não seria "quase nada" para um motor com essa especificação manter essa velocidade.

Claro, depende também do peso do carro. No caso do Clio, do Celta e do falecido Uno caixinha, os parcos 70 e poucos HP (60 no caso do uno) são suficientes, visto que os carros mal tem 900kg. Mas no caso dos nossos fiesta mk6, onde mesmo o hatch pelado 1.0 pesa mais de 1000kg, o rocam de 73 e 9,4kgmf se torna fraco demais. Já no Ka, ele é até espertinho.

prova do que eu to falando:

Ford Fiesta Rocam 1.0 SE +2013/14. De fábrica com: A/C, D/H ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E dianteiros, Far.Neblina, T/E, Limp. e Desemb. traseiro, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, Duplo Airbag.
UPs: bigode cromado; Lâmina traseira cromada; Fita de leds nos faróis; Protetor de Cárter; Sens. Estac. tipo Sonar; Filtro Inflow EHPF2050; CAI. Km/l: A 8.5 cidade e 12.8 estrada. G 9.7 cidade e 15.4 estrada

Ford Ka+ SEL 1.5 2015/2016. De fábrica com: A/C, Dir. Elet. ajustável em altura, Bco motorista ajust. altura, V/E nas quatro, Ret. Elet., T/E, Far. Neblina, Tapetes em Carpete, Limp. Flat Blade, PC de Bordo, ABS, EBD e BAS, Duplo Airbag, Cont. de estab., tração, frenagem em curva e HLA.
UPs: por enquanto nenhum. Km/l: A 9.4 cidade e 14.1 estrada, G 10.5 cidade e 17.3 estrada

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:23

Data/hora atual: 4/12/2016, 20:23