O Mundo Sobre Ford Fiesta

Consumo absurdo para motor 1.0 (7,6 km/l de gasolina)

Compartilhe

marcelo.affonso
Nascituro
Nascituro

Consumo absurdo para motor 1.0 (7,6 km/l de gasolina)

Mensagem por marcelo.affonso em 17/9/2014, 09:04

Prezados,

Sou novato no fórum. Comprei um Fiesta Street 1.0 ano 2002 na semana passada. Minha intenção é utilizá-lo no trajeto casa/trabalho/casa a fim de gerar uma economia de combustível e poupar meu outro carro (um Nissan Livina 1.8L automático, ano 2012/2013).

Vinha usando meu Livina para trabalhar. Ele faz entre 7,5 e 8,5 km/l de gasolina no trânsito do RJ. Acredito que o Fiesta, com motor Zetec Rocam 1.0 possa fazer em torno de 12 km/l sob as mesmas condições.

Rodei esta primeira semana com o ar condicionado ligado. Percebi que o motor está MUITO acelerado com o ar condicionado ligado, mesmo na marcha lenta. Sem o ar condicionado ligado , acho que o motor também está acelerado, porém menos. Com o ar condicionado ligado, percebi ainda que a cada 10 segundos aproximadamente ouve-se um click (compressor armando ?), seguido de um aumento ainda maior na aceleração , que em seguida retorna ao nivel anterior (ainda acelerado). Estes períodos ficam se alternando com o ar condicionado ligado.

Parei na bomba de gasolina. Para minha surpresa, o carro fez apenas 7,69 km/l de gasolina.

Isso mesmo. Fiquei decepcionado. Com este consumo, volto a trabalhar de Livina, pois terei o conforto do câmbio automático e da direção hidráulica (que não tenho no Fiesta) e a comodidade de outros itens como vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos e sensor de estacionamento.

Sei que quando pegamos um carro usado, devemos fazer uma "manutenção inicial" que entendo ser composta dos seguintes itens :

1 - Substituição do óleo do motor e filtro de óleo; (realizado)
2 - Substituição do filtro de combustível;
3 - Substituição do filtro de ar;
4 - Substituição das velas de ignição;