Ford Fiesta Clube

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O Mundo Sobre Ford Fiesta


3 participantes

    Manutenção Geral

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    Mensagem por alexandrergomes 16/3/2014, 23:57

    Prezados, comprei meu primeiro carro usado 45.000km (Fiesta Rocam Sedan 1.6 Flex 2011), troquei o filtro de ar, óleo, combustível, cabine, comprei a correia para trocar, completei o oleo da D.H e freio, trocou e colocou 1lt de aditivo no reservatório do radiador e preciso saber o que mais devo trocar para independente de não estar na época, trocar tudo que for necessário para que eu comece a contagem do zero e ainda, de quanto e quanto tempo devo trocar as devidas coisas que eu troquei agora. Preciso saber tambem qual a recomendação de alinhar/balancear pneus, etc... enfim, não entendo nada de carro e preciso saber todos os cuidados
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    Mensagem por Gui Mendes 11/10/2014, 14:22

    Up, comprei o mesmo carro e não entendo quase nada de carro.

    Me falaram pra olhar tambem, pastilha de freio, suspensão e velas ( to achando o consumo alto 8,5 km/l)
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    Arbalest
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    Mensagem por Arbalest 12/10/2014, 05:13

    Vamos lá, não tenho MUUUUITA experiencia em usados, mas o crítico pro carro não te deixar na mão é:

    1. filtros todos novos, até porque custa barato e seria economia porca não trocar. (ar, Cabine, Combustível, Óleo)
    2. Óleo especificado no manual do carro de boa marca, recomendo Mobil ou Castrol (motorcraft).
    3. Correia dentada (caso o carro tenha), e correia de acessórios. Aqui vale lembrar que se estiver documentado por nota fiscal que o serviço foi recem feito, vale apenas uma conferida, afinal é um serviço mais caro, no caso dos ROCAM não precisa preocupar com correia dentada, pois é corrente de comando banhada a óleo.
    4. Estado geral dos freios, discos, pastilhas, vazamentos em pinças ou cilindros de roda traseiros, estado do fluido de freio, não recomendo "completar" fluido de freio velho de carro usado, faça a troca por completo caso haja contaminação por água. Não curto dar "passe" em disco, caso o disco esteja zoado, troque.

    5. Fluido do arrefecimento, em carros com até 100mil KM ou 3-4 anos, apenas conferir se a proporção de aditivo está correta, corrigir esta proporção caso necessário, em carros mais velhos recomendo uma troca geral do fluido, limpeza do sistema e procura por vazamentos, substituição das mangueiras necessárias em caso de algum vazamento. Fluidos de DH, conferir gás e óleo do ar condicionado.

    6. Inspeção visual em pneus e rodas a procura de bolhas, ou empenos. Balancear e alinhar depois de checar que está tudo ok, senão seria gastar dinheiro atoa.

    7. Velas e sistema de ignição devem ser conferidos, e caso necessário trocados componentes como velas ou cabos, não compensa trocar por trocar sem dar uma olhada primeiro.

    8. Suspensão, conferir vazamentos e ação dos amortecedores, colocar umas 3 pessoas no carro e ver o quanto as molas vão ceder, talvez já estejam cansadas.

    Outra coisa que recomendo é não empolgar e abusar e confiar em um carro que está contigo a pouco tempo, ir pegando feeling de freios, suspensão respostas do motor, e assim com o tempo ir pegando mais confiança e aprendendo os limites do carro, diversão e segurança garantidas.

    Por último de tudo, a troca de itens visuais, como manoplas, tapetes etc, priorizem gastar a grana restante em manutenção mecânica primeiro, depois as firulas :)

    Claro que se for fazer isso tudo de imediato não tem quem aguente o custo, e no final das contas iria custar de cara quase um carro 0 mais simples do que o comprado. Mas vá fazendo aos poucos, 1-2 itens por mês até ter revisado tudo, comece pelo que julgar mais crítico, ai cada carro vai ser um caso pois dependendo do antigo dono pode estar tudo ok, ou tudo ferrado.


    Abraço


    Última edição por Arbalest em 12/10/2014, 05:19, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Complementar)
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    Mensagem por Gui Mendes 15/10/2014, 20:47

    Valeu, favoritei aqui, vou ir trocando aos poucos porque haja dinheiro hahaha.

    Vlw
    Abrazz

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