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Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

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dirceucorsetti
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Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por dirceucorsetti em 8/10/2014, 14:01

Caros, depois de uma boa pesquisa aqui no fórum e a aplicação bem sucedida de soluções apresentadas pelos membros, venho mostrar o que eu fiz no meu carro pra restaurar parte da potência que a legislação de 2011 obrigou a Ford a tirar do motor Zetec Rocam.

Antes de tudo, meu carro é um Ford Fiesta Rocam 1.6l Hatch 2012 com 26mil km.

Cheguei às seguintes conclusões:

Entrada do ar

- A entrada original do nosso carro foi um erro de projeto, e foi corrigida no modelo 2014. Pra entender, é aquela orelha de shrek da foto:


- Algumas pessoas decidiram pela compra da entrada do modelo 2014, que é plug and play. Eu achei muito alto o investimento de 150 reais e adaptei um tubo corrugado. Alguns fizeram a mesma coisa com um cano de pvc. O resultado é o mesmo, só muda o acabamento. Enquanto a original recebia ar quente do radiador, essa vai até próximo da bateria, num furo que tem na parede interna do cofre do motor, e pega ar mais frio. Isso ajuda principalmente nos dias quentes. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t972p25-modificacao-da-cai

Limpeza do corpo de borboletas

- Dependendo das condições de uso do carro que você comprou, é provável que tenha ocorrido o acúmulo de sujeira próximo do fechamento da borboleta. Pra limpar ela, sugiro tu ver antes esse vídeo:


Regulagem do cabo do acelerador

- Durante a própria limpeza das borboletas, sugiro verificar se o carro foi um dos afetados por um erro de fábrica bem divulgado que é os "cabos longos" do acelerador. Esses cabos fora de especificação não permitem a abertura completa da borboleta. Pra verificar isso, regula o cabo (girando no suporte preso na borboleta) até que ele quase abra a borboleta. Tu tem que pedir pra alguém apertar o acelerador até o fundo, com o carro desligado, e ver se a borboleta abre completamente. Se ela não abrir, tu pegou o lote dos cabos longos.

- A solução que eu encontrei foi literalmente bater com um martelo o batente metálico (fim de curso) do pedal do acelerador até permitir a abertura completa. O ideal é ir batendo aos poucos, até que o fim de curso permita a abertura completa da borboleta. Não bata demais ou arranque fora o batente pois ele é importantíssimo pra manter a integridade da borboleta, já que ela não tem fim de curso nela mesma. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t345-tutorial-regulagem-de-tbi-zetec-rocam-para-abrir-100?highlight=regular+tbi

Atualização do sistema de injeção

- Pra cumprir com a legislação de emissões mais restritiva em vigor a partir de 2011, a Ford estrangulou alguns parâmetros de injeção, principalmente em baixas rotações. Isso fez com que o carro ficasse com uma resposta lenta nesse regime. Alguns policiais que haviam recebido um lote de fiestas reclamaram com a montadora que prontamente emitiu uma atualização na injeção, restaurando parte da potência presente nos modelos antigos. Só procurar na internet que tu vai ver uma diferença de alguns HP entre os modelos 2012 e 2005, por exemplo. Também falo por experiência, pois possuí um Fiesta Rocam 2005 que era de fato mais forte. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t3678-atualizacao-central-eletronica-fiesta-2012-10-e-16 e eu mesmo, hehe.

- Pra ti a solução vai ser passar na concessionária e solicitar a atualização. Como teu carro provavelmente não está na garantia, talvez queiram cobrar pela hora de serviço, apesar de o procedimento levar 10min. A dica que eu dou é ir tentando em várias concessionárias, talvez alguma os caras sejam gente boa e façam pra ti. Foi o meu caso.

Troca do filtro de ar e combustível

- Já que tu vai fazer toda essa função, aproveita e troca os filtros de ar e combustível. Se tiver com uma grana na hora, troca o óleo (pelo original sintético) e o filtro do óleo também. Nossa gasolina é bem suja, e provavelmente já reduziu o fluxo do filtro da gasolina e pode contaminado o óleo.

Importante:

Apesar de parecer lógico aumentar a passagem do ar e o fluxo do combustível, essas alterações podem não apresentar a melhora de potência que a sua espectativa criou. Principalmente se as modifiações mecânicas não forem acompanhadas da atualização da injeção. Não levei meu carro em um dinamômetro para medir a potência e o torque antes e depois. Como toda a informação que você acha na internet, faça por sua conta e risco.

Dito isso, eu consegui comprovar o aumento agora com a boa e velha cantada de pneus em terceira marcha que meu Fiesta de 2005 era tão feliz em fazer.

Abraços!

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por mbrx em 9/10/2014, 23:28

Note que a I.E. foi alterada, deixando a mistura pobre e ponto atrasado até mais de 3500RPM depois a celtral acerta com a mistura e ponto ideais, ai vira o bicho parece até VTEC.KKKKKK
Outro ponto relevante foi a gambiarra que fizeram com o coletor de escape, que já vem com o catalisador integrado, para coloca-lo ali, usaram um catalizador pequeno e muito próximo da saida do cabeçote, tornando a tubulação de escape curta e desigual, sem fluxo nenhum, que acabou por contribuir com a falta de força em baixa. O carro éra tão amarrado que morria ao passar uma lombada em segunda,em parte foi resolvido com a atualização da central.

Nota: já usei um coletor do ka xr modificado em meu Fiesta 2012 1.6 e realmente ajudou muito, tanto em torque em baixa( 1KG de torque fácil bem antes do original) quanto potência em media-alta. Ficou show!!!!!

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por dirceucorsetti em 9/10/2014, 23:40

mbrx escreveu:  Note que a I.E. foi alterada, deixando a mistura pobre e ponto atrasado até mais de 3500RPM depois a celtral acerta com a mistura e ponto ideais, ai vira o bicho parece até VTEC.KKKKKK
 Outro ponto relevante foi a gambiarra que fizeram com o coletor de escape, que já vem com o catalisador integrado, para coloca-lo ali, usaram um catalizador pequeno e muito próximo da saida do cabeçote, tornando a tubulação de escape curta e desigual, sem fluxo nenhum, que acabou por contribuir com a falta de força em baixa. O carro éra tão amarrado que morria ao passar uma lombada em segunda,em parte foi resolvido com a atualização da central.

Nota: já usei um coletor do ka xr modificado em meu Fiesta 2012 1.6 e realmente ajudou muito, tanto em torque em baixa( 1KG de torque fácil bem antes do original) quanto potência em media-alta. Ficou show!!!!!

Essa do coletor eu não sabia. Qual o tamanho da modificação? Ainda dá pra usar o catalisador original? Fico curioso se essa alteração não precisaria da alteração em mais parâmetros da injeção do que apenas uma atualização padrão. Abraço

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por Julierme em 10/10/2014, 08:48

Alguém sabe se esta atualização de injeção foi disponibilizada para o supercharger 2003?


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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por mbrx em 13/10/2014, 23:11

Sem catalisador é claro!!!!!

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por Jan_montreal em 23/11/2014, 20:38

Pessoal.

Ao tentar ver  o tutorial eu recebo a mensagem: Desculpa, mas apenas usuários com acesso especial podem ler tópicos neste fórum.
Como posso fazer para ter acesso às informações especiais?

Valew.


dirceucorsetti escreveu:Caros, depois de uma boa pesquisa aqui no fórum e a aplicação bem sucedida de soluções apresentadas pelos membros, venho mostrar o que eu fiz no meu carro pra restaurar parte da potência que a legislação de 2011 obrigou a Ford a tirar do motor Zetec Rocam.

Antes de tudo, meu carro é um Ford Fiesta Rocam 1.6l Hatch 2012 com 26mil km.

Cheguei às seguintes conclusões:

Entrada do ar

- A entrada original do nosso carro foi um erro de projeto, e foi corrigida no modelo 2014. Pra entender, é aquela orelha de shrek da foto:


- Algumas pessoas decidiram pela compra da entrada do modelo 2014, que é plug and play. Eu achei muito alto o investimento de 150 reais e adaptei um tubo corrugado. Alguns fizeram a mesma coisa com um cano de pvc. O resultado é o mesmo, só muda o acabamento. Enquanto a original recebia ar quente do radiador, essa vai até próximo da bateria, num furo que tem na parede interna do cofre do motor, e pega ar mais frio. Isso ajuda principalmente nos dias quentes. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t972p25-modificacao-da-cai

Limpeza do corpo de borboletas

- Dependendo das condições de uso do carro que você comprou, é provável que tenha ocorrido o acúmulo de sujeira próximo do fechamento da borboleta. Pra limpar ela, sugiro tu ver antes esse vídeo:


Regulagem do cabo do acelerador

- Durante a própria limpeza das borboletas, sugiro verificar se o carro foi um dos afetados por um erro de fábrica bem divulgado que é os "cabos longos" do acelerador. Esses cabos fora de especificação não permitem a abertura completa da borboleta. Pra verificar isso, regula o cabo (girando no suporte preso na borboleta) até que ele quase abra a borboleta. Tu tem que pedir pra alguém apertar o acelerador até o fundo, com o carro desligado, e ver se a borboleta abre completamente. Se ela não abrir, tu pegou o lote dos cabos longos.

- A solução que eu encontrei foi literalmente bater com um martelo o batente metálico (fim de curso) do pedal do acelerador até permitir a abertura completa. O ideal é ir batendo aos poucos, até que o fim de curso permita a abertura completa da borboleta. Não bata demais ou arranque fora o batente pois ele é importantíssimo pra manter a integridade da borboleta, já que ela não tem fim de curso nela mesma. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t345-tutorial-regulagem-de-tbi-zetec-rocam-para-abrir-100?highlight=regular+tbi

Atualização do sistema de injeção

- Pra cumprir com a legislação de emissões mais restritiva em vigor a partir de 2011, a Ford estrangulou alguns parâmetros de injeção, principalmente em baixas rotações. Isso fez com que o carro ficasse com uma resposta lenta nesse regime. Alguns policiais que haviam recebido um lote de fiestas reclamaram com a montadora que prontamente emitiu uma atualização na injeção, restaurando parte da potência presente nos modelos antigos. Só procurar na internet que tu vai ver uma diferença de alguns HP entre os modelos 2012 e 2005, por exemplo. Também falo por experiência, pois possuí um Fiesta Rocam 2005 que era de fato mais forte. Fonte: http://www.fordfiestaclube.com/t3678-atualizacao-central-eletronica-fiesta-2012-10-e-16 e eu mesmo, hehe.

- Pra ti a solução vai ser passar na concessionária e solicitar a atualização. Como teu carro provavelmente não está na garantia, talvez queiram cobrar pela hora de serviço, apesar de o procedimento levar 10min. A dica que eu dou é ir tentando em várias concessionárias, talvez alguma os caras sejam gente boa e façam pra ti. Foi o meu caso.

Troca do filtro de ar e combustível

- Já que tu vai fazer toda essa função, aproveita e troca os filtros de ar e combustível. Se tiver com uma grana na hora, troca o óleo (pelo original sintético) e o filtro do óleo também. Nossa gasolina é bem suja, e provavelmente já reduziu o fluxo do filtro da gasolina e pode contaminado o óleo.

Importante:

Apesar de parecer lógico aumentar a passagem do ar e o fluxo do combustível, essas alterações podem não apresentar a melhora de potência que a sua espectativa criou. Principalmente se as modifiações mecânicas não forem acompanhadas da atualização da injeção. Não levei meu carro em um dinamômetro para medir a potência e o torque antes e depois. Como toda a informação que você acha na internet, faça por sua conta e risco.

Dito isso, eu consegui comprovar o aumento agora com a boa e velha cantada de pneus em terceira marcha que meu Fiesta de 2005 era tão feliz em fazer.

Abraços!

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por mbrx em 23/11/2014, 20:58

Amigo você já se apresentou e fez sua garagem?

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por Jan_montreal em 23/11/2014, 21:39

Não lembro se me apresentei na época, mas ainda não fiz a garagem.
Vou revisar isso então.

Obrigado.

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Re: Restaurando a potência do MK6 no MK6,5

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:05


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